Boas,não me expliquei bem! Tenho a mota desligada mas o ponteiro do conta rotações fica nas 3000 rpm. Parece-me que algo avariou!!!
Provavelmente avaria no quadrante..
Este fim de semana estive a ver o que pode estar na origem desta situação e continuo na mesma. Desliguei, limpei e voltei a ligar a ficha do quadrante e nada de novo. Alguém consegue dizer onde fica a válvula que liga ao conta rotações? Procurei mas não a encontrei. Desliguei várias fichas mas nenhuma era do conta rotações. Deixo um vídeo para perceberem o que acontece. Há demasiada rotação para a velocidade!https://youtu.be/crYAoenBgNs
E rotação para rotação do motor? Esquecendo a velocidade que atinge a rotação medida aparenta corresponder ao regime de rotação real do motor? Já investigou sensor de rotação do motor e ligações ao mesmo? Versão de Injeção ou carburador?
Penso que terá de haver um captor para perceber a rotação do motor poderá ser daí...mas é apenas uma hipótese
Já tentei procurar uma imagem para ser mais fácil localizar na mota mas não encontrei nada
A rotação do motor e mais baixa do que mostra o ponteiro. Para ter uma ideia, por vezes vou a 80km/h e vou quase no red line. As ligações já dei uma vista de olhos e aparentam estar ok. A minha dúvida é onde é que está esse sensor de rotação do motor
update...depois de consultar um manual de serviço (versão injeção), acho que não existe um sensor especifico para a rotação do motor. o conta rotações deriva o sinal do comando da bobina de ignição proveniente da centralina.ou seja: se o motor funciona normalmente a avaria esta no quadrante. se o motor esta com comportamento anomalo então a cetralina pode ser a fonte do problema ou pelo menos estar envolvida. espero que ajude...