Portanto, caso não saiba, há alguns anos, as redes de combustível nacionais foram obrigadas a disponibilizar combustíveis simples nos seus postos de abastecimento. Ou seja, combustíveis com uma quantidade mais baixa de aditivos.
Quantidade mais baixa, mas ainda assim, cumpridora das normas EN 590 (Gasóleo) e EN 228 (Gasolina), prontamente exigidas pelas fabricantes de automóveis.
O que é um combustível aditivado?
É a versão mais cara do combustível de cada posto, que no caso da Galp tem o nome de Evologic, na Repsol é denominado de Neotech, e no caso da BP, é conhecido como Ultimate.
Combustíveis esses, que têm alguns constituintes extra, que são os tais ‘aditivos‘.
Em suma, cada marca tem o seu nome de marketing. No entanto, de forma bem curiosa, hoje em dia, até os postos ‘low-cost’ têm combustível aditivado, como é o caso da Prio com o seu TOP 95.
Os combustíveis simples ou “low-cost” têm aditivos?
Sim! No entanto, em baixas quantidades, apenas de forma a cumprir as normas referenciadas em cima.
Qual é a diferença?
A premissa é igual para todas as marcas! Os combustíveis Premium prometem mais quilómetros por depósito, e menos problemas na manutenção do veículo. Tudo devido ao facto de deixarem o depósito mais limpo.
Curiosamente, também prometem menos gases poluentes, etc… Será verdade? Bem, nenhuma das gasolineiras partilha a quantidade de aditivos que mete no seu combustível Premium, e segundo muitos estudos, é “tudo igual ao litro”.
O que é um aditivo?
De forma muito simples, são produtos com o objetivo de limpar o depósito, válvulas e injetores, melhorar a combustão, lubrificar o sistema de injeção, etc… Produtos esses, que são adicionados ao combustível que mete no seu carro.
Vale a pena?
Pergunta difícil e resposta ainda mais complicada.
Não existe nenhum estudo que aponte, sem qualquer dúvida, para os benefícios deste tipo de combustível. No entanto, se os aditivos estiverem presentes, o combustível é realmente de maior qualidade. Se isso faz diferença na quantidade de KMs, e manutenção a longo prazo do seu carro… Ninguém sabe!
Uma coisa é certa, se o combustível Premium efetivamente ajuda a manter o motor limpo e a obter uma melhor combustão. No outro lado da barricada, o combustível simples não vai sujar o motor. Dito tudo isto, o combustível Premium também não vai ajudar a que o seu carro desenvolva melhor, ou a produzir mais cavalos de potência.
Os mitos!
Curiosamente, existe uma série de mitos, que são espalhados por condutores, mecânicos, funcionários dos próprios postos de combustível, etc… Onde o mais comum passa pelos condutores com histórias de ‘horror’, em que após um único depósito de combustível simples, rapidamente a luz do motor acendeu. Não acredite nessa história dramática.
Conclusão
Como é impossível saber a quantidade de aditivos que cada marca mete nos seus combustíveis Premium, vai andar a pagar preços ‘Premium’, por combustíveis ‘Premium’, que na verdade, não faz ideia do que têm lá dentro. Ou seja, não faz ideia do que está a meter no depósito do seu carro, estando apenas a seguir o marketing de cada marca.
Assim, para alguns entusiastas, o mais fácil e vantajoso, passa pelo o uso de combustível simples, e posteriormente, a adição de aditivos em casa. Existe muita variedade no mercado de várias marcas, muitas delas com qualidade. Desta forma, é possível manter o sistema de combustão do seu carro limpo, e claro, sabe o que realmente está a meter no depósito do seu automóvel.
https://www.leak.pt/combustiveis-simples-e-aditivado/