Autor Tópico: Gasolina low cost - mais uma acha para a fogueira  (Lida 4232 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Gasolina low cost - mais uma acha para a fogueira
« em: 26 de Outubro de 2021, 20:41 »
Portanto, caso não saiba, há alguns anos, as redes de combustível nacionais foram obrigadas a disponibilizar combustíveis simples nos seus postos de abastecimento. Ou seja, combustíveis com uma quantidade mais baixa de aditivos.

Quantidade mais baixa, mas ainda assim, cumpridora das normas EN 590 (Gasóleo) e EN 228 (Gasolina), prontamente exigidas pelas fabricantes de automóveis.

O que é um combustível aditivado?

É a versão mais cara do combustível de cada posto, que no caso da Galp tem o nome de Evologic, na Repsol é denominado de Neotech, e no caso da BP, é conhecido como Ultimate.

Combustíveis esses, que têm alguns constituintes extra, que são os tais ‘aditivos‘.

Em suma, cada marca tem o seu nome de marketing. No entanto, de forma bem curiosa, hoje em dia, até os postos ‘low-cost’ têm combustível aditivado, como é o caso da Prio com o seu TOP 95.

Os combustíveis simples ou “low-cost” têm aditivos?

Sim! No entanto, em baixas quantidades, apenas de forma a cumprir as normas referenciadas em cima.

Qual é a diferença?

A premissa é igual para todas as marcas! Os combustíveis Premium prometem mais quilómetros por depósito, e menos problemas na manutenção do veículo. Tudo devido ao facto de deixarem o depósito mais limpo.

Curiosamente, também prometem menos gases poluentes, etc… Será verdade? Bem, nenhuma das gasolineiras partilha a quantidade de aditivos que mete no seu combustível Premium, e segundo muitos estudos, é “tudo igual ao litro”.

O que é um aditivo?

De forma muito simples, são produtos com o objetivo de limpar o depósito, válvulas e injetores, melhorar a combustão, lubrificar o sistema de injeção, etc… Produtos esses, que são adicionados ao combustível que mete no seu carro.

Vale a pena?

Pergunta difícil e resposta ainda mais complicada.

Não existe nenhum estudo que aponte, sem qualquer dúvida, para os benefícios deste tipo de combustível. No entanto, se os aditivos estiverem presentes, o combustível é realmente de maior qualidade. Se isso faz diferença na quantidade de KMs, e manutenção a longo prazo do seu carro… Ninguém sabe!

Uma coisa é certa, se o combustível Premium efetivamente ajuda a manter o motor limpo e a obter uma melhor combustão. No outro lado da barricada, o combustível simples não vai sujar o motor. Dito tudo isto, o combustível Premium também não vai ajudar a que o seu carro desenvolva melhor, ou a produzir mais cavalos de potência.

Os mitos!

Curiosamente, existe uma série de mitos, que são espalhados por condutores, mecânicos, funcionários dos próprios postos de combustível, etc… Onde o mais comum passa pelos condutores com histórias de ‘horror’, em que após um único depósito de combustível simples, rapidamente a luz do motor acendeu. Não acredite nessa história dramática.

Conclusão

Como é impossível saber a quantidade de aditivos que cada marca mete nos seus combustíveis Premium, vai andar a pagar preços ‘Premium’, por combustíveis ‘Premium’, que na verdade, não faz ideia do que têm lá dentro. Ou seja, não faz ideia do que está a meter no depósito do seu carro, estando apenas a seguir o marketing de cada marca.

Assim, para alguns entusiastas, o mais fácil e vantajoso, passa pelo o uso de combustível simples, e posteriormente, a adição de aditivos em casa. Existe muita variedade no mercado de várias marcas, muitas delas com qualidade. Desta forma, é possível manter o sistema de combustão do seu carro limpo, e claro, sabe o que realmente está a meter no depósito do seu automóvel.

https://www.leak.pt/combustiveis-simples-e-aditivado/


 

"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Gasolina low cost - mais uma acha para a fogueira
« Responder #1 em: 27 de Outubro de 2021, 00:30 »
Eu sei que já uso o top 95 da prio á cerca de 6 anos no carro e moto e sempre sem qualquer tipo de problema, tanto o carro como a moto apresentam uma queima excelente...é apenas a minha experiência e nada mais.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Gasolina low cost - mais uma acha para a fogueira
« Responder #2 em: 27 de Outubro de 2021, 12:55 »
Carro ou mota, sempre da mais barata, oficina só  para manutenção  normal

Offline PauloBarros

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jul 2021
  • Mensagens: 18
  • Localidade: Tercena
  • Um trajeto planeado, é meio caminho andado...
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC700X (dct)
Re: Gasolina low cost - mais uma acha para a fogueira
« Responder #3 em: 27 de Outubro de 2021, 19:46 »
Bem, isto cada um com a sua "pancada"... _lol_...
Eu á quase 6 anos que , tanto nos meus carros ou na mota , só ponho GALP Evologic.....e tenho-me dado bem com isso....
MOTOTURISTA

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Gasolina low cost - mais uma acha para a fogueira
« Responder #4 em: 27 de Outubro de 2021, 21:19 »
Combinar as palavras "fogueira" e "gasolina" tornam este tema potencialmente ... explosivo.

Não faço ideia do que está lá dentro, mas cheira-me (literalmente, cheira diferente) que a BP usa uns pózinhos de pirlimpimpim.

Por exemplo, com a Galp simples as scooters parecem-me mais rápidas, ou talvez a gelatinosa esteja mais lenta.
Com a BP ultimate, subitamente todas as scooters se tornam lentas, ou talvez a gelatinosa esteja mais rápida.

Claro que há o efeito placebo e pode ser que o aroma da gasolina BP afecte os neurónios do motociclista típico de forma a que tudo não passe de uma ilusão.



Offline EML

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 348
  • Localidade: Porto
  • Marca: Sym
  • Modelo: Symphony 125 ST
Re: Gasolina low cost - mais uma acha para a fogueira
« Responder #5 em: 28 de Outubro de 2021, 22:37 »
Combinar as palavras "fogueira" e "gasolina" tornam este tema potencialmente ... explosivo.

Não faço ideia do que está lá dentro, mas cheira-me (literalmente, cheira diferente) que a BP usa uns pózinhos de pirlimpimpim.

Por exemplo, com a Galp simples as scooters parecem-me mais rápidas, ou talvez a gelatinosa esteja mais lenta.
Com a BP ultimate, subitamente todas as scooters se tornam lentas, ou talvez a gelatinosa esteja mais rápida.

Claro que há o efeito placebo e pode ser que o aroma da gasolina BP afecte os neurónios do motociclista típico de forma a que tudo não passe de uma ilusão.
Sempre coloquei a Top da Prio na scooter, mas ultimamente tenho abastecido de gasolina simples num posto que me fica no caminho e também tenho a sensação que a scooter acelera mais alegremente e os consumos baixaram um pouco. Efeito placebo não é porque não esperava nenhuma diferença! _confuso_
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,67 l/100 km (15140 Km - 09/2022)

Offline Elizeu

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2021
  • Mensagens: 52
  • Localidade: Jundiaí - São Paulo - Brasil
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XMAX 250
Re: Gasolina low cost - mais uma acha para a fogueira
« Responder #6 em: 15 de Maio de 2022, 20:43 »
Aqui no Brasil são vendidos 3 tipos de gasolina, a comum, a aditivada e a especial, com preços diferentes. Sempre usei, nos carros e motos, a comum. Algumas semanas atrás conversando com um colega que trabalha no ramo de combustíveis automotivos, tive a surpresa de saber que os tais "aditivos" são mais baratos que a própria gasolina. Ou seja, nas bombas pagamos por uma gasolina aditivada mais caro que a comum quando deveria ser o contrário.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Gasolina low cost - mais uma acha para a fogueira
« Responder #7 em: 15 de Maio de 2022, 21:27 »
Eu também abasteco na prio 95 aditivada..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Gasolina low cost - mais uma acha para a fogueira
« Responder #8 em: 16 de Maio de 2022, 19:41 »
Eu também abasteco na prio 95 aditivada..
Também sempre que posso uso essa

"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Online LeoLopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2011
  • Mensagens: 1284
  • Localidade: Lagoa-Algarve
  • CPM nº 1654
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 400
Re: Gasolina low cost - mais uma acha para a fogueira
« Responder #9 em: 16 de Maio de 2022, 20:46 »
Boas .....
Pois cá por casa só ponho GALP Evologic no carro e nas motos .

Experiencia com a Prio no tempo da CB 500 , não pegava a primeira a frio e depois de quente ainda pior  _Zang_

Experiencia com a do Auchan no Fiat Panda com um deposito cheio comparativamente com a GALP fazia uns bons kms a menos

Offline stones

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2017
  • Mensagens: 265
  • Localidade: matosinhos
  • A alegria evita mil males e prolonga a vida.
  • Marca: QJ Motor
  • Modelo: STR 550
Re: Gasolina low cost - mais uma acha para a fogueira
« Responder #10 em: 16 de Maio de 2022, 20:50 »
A gasolina aditivada da Prio e o gasóleo e uma porcaria .em relação as gasolinas simples são todas iguais quando saem da petrogal  porque a cepsa compra direto ja refinada talvem agora entendam a diferença para menos 10 centimos  por litro .
Comprar gasolina simples na galp ou jumbo e o mesmo .
A unica gasolina e gasóleo simples mas  mas e estou a escrever duas vezes que trás  aditivo mas com menos quantidade e a BP e claro depois tem a  ultimate para mim a gasolina e gasoleo só repsol  ou BP.

Offline stones

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2017
  • Mensagens: 265
  • Localidade: matosinhos
  • A alegria evita mil males e prolonga a vida.
  • Marca: QJ Motor
  • Modelo: STR 550
Re: Gasolina low cost - mais uma acha para a fogueira
« Responder #11 em: 16 de Maio de 2022, 20:51 »
Boas .....
Pois cá por casa só ponho GALP Evologic no carro e nas motos .

Experiencia com a Prio no tempo da CB 500 , não pegava a primeira a frio e depois de quente ainda pior  _Zang_

Experiencia com a do Auchan no Fiat Panda com um deposito cheio comparativamente com a GALP fazia uns bons kms a menos

Tem menos aditivo o evalogic da galp que o simples da BP ..

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Gasolina low cost - mais uma acha para a fogueira
« Responder #12 em: 16 de Maio de 2022, 21:02 »
Uso prio á 7 anos e nunca tive qualquer tipo de problema...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Gasolina low cost - mais uma acha para a fogueira
« Responder #13 em: 17 de Maio de 2022, 09:45 »
Os meus abastecimentos, tanto no carro como na mota, tem sido 90% com Prio 95 aditivada.
Rui

Offline Jafqa

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Nov 2022
  • Mensagens: 33
  • Localidade: Vila do Conde
  • A andar de mota desde 1995
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Gasolina low cost - mais uma acha para a fogueira
« Responder #14 em: 19 de Dezembro de 2022, 14:42 »
ora bem, eu até gosto de usar a Prio TOP 95  _pol_, mas de facto vou intercalando com a Galp Evologica, a BP ultimate e a Repsol neotech ( tenho esta oferta toda num raio de 1 Km de minha casa   :) ).

sinceramente, não sinto diferença nenhuma ( a não ser na carteira  _reg_ )

quando passeio por Espanha, é o que houver.
e continuo a não sentir diferença nenhuma...  _pol_


Offline HJRD

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2019
  • Mensagens: 162
  • Localidade: Évora
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Gasolina low cost - mais uma acha para a fogueira
« Responder #15 em: 19 de Dezembro de 2022, 20:02 »
A ADV já levou BP simples 95, Galp simples 95, Auchan 95, e algumas daqueles postos de combustível de aldeia que nunca se sabe bem de onde vem a marca. Até agora, a diferença é só na carteira...
"No fear, no pain, nobody left to blame
I'll try alone make destiny my own..."

Offline SARider

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2021
  • Mensagens: 196
  • Localidade: Sintra
  • "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: N-Max 125
Re: Gasolina low cost - mais uma acha para a fogueira
« Responder #16 em: 20 de Dezembro de 2022, 22:37 »
Posso apenas falar da minha vivencia.
 Pelo que me toca, os combustiveis não são todos iguais.  E o tipo de motor parece ter a sua influencia.
 Nunca tive problemas com avarias supostamente provocadas pelo combustivel usado.

 Um dos carros cá de casa consome  gasolina/GPL. Por abastecer gasolina de 3 em 3 meses (+-),  usa E95 aditivada, por ser  mais estável com o passar do tempo, uma vez que o grosso do tempo o motor queima GPL.
 Outro dos carros cá de casa é um diesel recente, e uso somente gasoleo aditivado Galp ou BP. Registo todos os abastecimentos que faço, e consigo perfeitamente perceber um aumento  acima de 0,5 Lt/100 sempre que uso combustivel simples, principalmente o da Prio. Não são percepções mas sim dados.  Ou o carro efectivamente consome mais, ou as bombas estão "marteladas" para vender mais barato sem "perder" margem de lucro com "promoções" do tipo "pague 20lt e leve apenas 18". Normalmente não ando a queimar acelerador, por isso não me é perceptível diferenças de performance.

 Quanto á V-Strom 650, não noto diferença alguma entre E95 simples, aditivada ou E98. Assim uso E95 e siga! Quanto á marca, é irrelevante e procuro sempre que possivel colocar combustível em postos em que não vendam "cafes e pastelaria fina", pois para filas e tempo de espera já bastam os kms  em que sou obrigado a andar de enlatado!

 

 _convivio_
Yamaha N-Max 125
V-Strom650XT

Offline Duas Rodas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2012
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 300
Re: Gasolina low cost - mais uma acha para a fogueira
« Responder #17 em: 21 de Dezembro de 2022, 16:15 »
Boas tardes,

Regra geral, ou ponho Cepsa optima 95 ou Prio Top 95 na minha XMax300. Não noto diferença nenhuma.  _convivio_

Boas festas!
Honda SW-T400 (09/2016) 27870 km>71380 km
Yamaha Xmax 300 (02/2021) 0km >