Faz todo sentido.. Outras leis que não as nossas, é pena...Post unido
É uma questão de tempo, pois enquanto existe grande liberdade dos Estados. Com o tempo haverá regulamentação europeia em muitos aspectos, inclusive na segurança ( veja - se as inspeções)
Ainda bem que de vez em quando alguém desenterra tópicos para os trazer "à baila".Eu faz-me impressão ver alguém sem luvas a conduzir mota, mas acho mais importante o blusão.Esta obrigatoriedade acho que é daquelas para "inglês" ver. Quem cai e não leva luvas, pode ter uma mazelas, mas nada comparado com a falta que um capacete faz.Atenção que não estou a dizer que não há lesões graves nas mãos, apenas a relativizar.Mais importante, do meu ponte de vista, era ser taxativamente proibido o uso de chinelos a conduzir motociclos.
O equipamento de proteção individual pode fazer toda a diferença em caso de queda ou colisão. Acho que isso nem está em discussão, e tanto luvas como blusão fazem parte da minha indumentária sempre que uso moto ou scooter, mas desculpem lá o meu desconforto em relação a este tema, pois quando o assunto passa a ser "Obrigatório" seja o que for, fico sempre de pé atras... É que já começa a fartar que a resposta para qualquer desafio seja imposição ou obrigatoriedade. É igualmente para mim estranho que o pessoal ache isso normal ou mesmo inevitável, como se já não houvesse demasiadas "imposições" ou burocracias, que na realidade em nada contribuem para ajudar ou simplificar o nosso dia a dia. Enfim... desculpem lá a opinião, mas para obrigatório já bastam os impostos...
Quem já usa luvas nem vai sentir a imposição das mesmas..
Quem já usa luvas deixa de usar, assina uma moção contra a obrigação de usar luvas e vai à manifestação junto da Assembleia.
"Capacete, agora luvas... qualquer dia nem posso ir de chinelos para a praia! Isto é que vai uma ditadura."Perdoem-me a caricatura dos "chinelos", mas malta que fala assim não sabe o que é uma ditadura.Uma ditadura a sério, em que não se pode escrever... que se vive numa ditadura.Sei que já foi há umas quatro décadas, que a maioria do pessoal só conhece o um feriado de Abril e que muitos já crescidos no dia 25 desse mês de 1974 receberam a Liberdade como se tivesse saída na "Farinha Amparo"(*). Não foi assim que ela chegou, o que explicará algumas... nostalgias.Quem lembrou isto, viu muitas "casais" conduzidas por gente sem capacete a passar à frente da polícia - sim, a ditadura, aquela que de facto existiu, não obrigou ao uso do capacete durante muitos anos -, e também se lembra de alguns que morreram pela falta dele em acidentes estúpidos a baixa velocidade, depois dum "só vou ali"... e de outros que mostravam as mãos cheias de cicatrizes à laia de medalhas - eu ainda tenho uma ou outra... da bicicleta.Se forem praia de mota, usem luvas (e levem os chinelos na mochila ou debaixo do assento não nos pés).Estúpido? O estúpido é numa Democracia ter de haver leis que proíbam que se cuspa e se atire beatas para o chão...(*) A "Farinha Amparo", não sei se ainda existe, era uma farinha enfarta-brutos com que muito boa gente tirou a barriga de misérias. A caixa trazia lá dentro um brinde ou um brinquedo.Se ouvirem alguém gritar-vos no meio do trânsito "A Carta sai-te na Farinha Amparo?!", já sabem o significado...
(*) A "Farinha Amparo", não sei se ainda existe, era uma farinha enfarta-brutos com que muito boa gente tirou a barriga de misérias. A caixa trazia lá dentro um brinde ou um brinquedo.Se ouvirem alguém gritar-vos no meio do trânsito "A Carta sai-te na Farinha Amparo?!", já sabem o significado...
Um dos brindes era esta bolsa para guardar a carta de condução. Daí se ter popularizado a brincadeira, da carta da fariha amparo.
Boa malha! Essa não sabia. "Aprender, sempre."