Autor Tópico: Bomba de água  (Lida 1616 vezes)

Offline tropico

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2021
  • Mensagens: 3
  • Localidade: Évora
  • Marca: Honda
  • Modelo: FORZA 300 NSS
Bomba de água
« em: 10 de Setembro de 2021, 17:02 »
Boa tarde companheiros,
por motivos pessoais e profissionais a minha Forza 300 (2013) não tem rolado muito; conclusão com cerca 8 anos tem apenas 9 mil kms; agora que a vida permitiu entregar-me mais à boneca resolvi mandar fazer revisão geral mais profunda, trocar pneus etc no concessionário oficial; nunca notei em qualquer problema ao longos destes anos...ligam-me e dizem que a bomba de água pifou!!...nunca vi qualquer mancha na garagem de perda de líquidos.
Já aconteceu a alguém problemas com a bomba de água....é que estamos a falar de basicamente 400!! euros!!
Obrigado

Offline SARider

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2021
  • Mensagens: 196
  • Localidade: Sintra
  • "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: N-Max 125
Re: Bomba de água
« Responder #1 em: 10 de Setembro de 2021, 18:12 »
Nas versões antigas da Forza 300 havia um problema crónico com o retentor de encosto da bomba de água. Supostamente esse problema teria a ver com a montagem do componente ainda em fábrica. Tenta perceber se a tua unidade estava no lote com problemas, e se assim for a marca só tem de assumir o custo, mesmo depois da garantia acabar.
 O facto de estar quase parada durante anos não ajuda, e sendo um retentor de encosto, basta a viagem para a oficina para começar a verter.
  scooter_
 
Yamaha N-Max 125
V-Strom650XT

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Bomba de água
« Responder #2 em: 10 de Setembro de 2021, 20:26 »
No caso da Forza não sei, mas as Piaggio 500cc davam muitos problemas porque a bomba de água tinha o veio em metal e a parte que move a "água" era de platico, com os anos, kms e falta de manutenção a parte plástica descravava e puff fazia chocapic (neste caso era mais leite creme por todo o lado), pelo que o companheiro diz pode ser o selo mecânico da bomba, nem todas têm um furo para a água escoar e consequentemente pingar o chão da garagem pode estar a deixar passar a água para dentro do motor e misturar com o óleo.

Aperta com eles se realmente a moto tinha recall pode ser que não pages nada.


Cumps
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline tropico

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2021
  • Mensagens: 3
  • Localidade: Évora
  • Marca: Honda
  • Modelo: FORZA 300 NSS
Re: Bomba de água
« Responder #3 em: 10 de Setembro de 2021, 21:30 »
desde já, obrigado pelo feedback

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Bomba de água
« Responder #4 em: 11 de Setembro de 2021, 00:06 »
Boa tarde companheiros,
por motivos pessoais e profissionais a minha Forza 300 (2013) não tem rolado muito; conclusão com cerca 8 anos tem apenas 9 mil kms; agora que a vida permitiu entregar-me mais à boneca resolvi mandar fazer revisão geral mais profunda, trocar pneus etc no concessionário oficial; nunca notei em qualquer problema ao longos destes anos...ligam-me e dizem que a bomba de água pifou!!...nunca vi qualquer mancha na garagem de perda de líquidos.
Já aconteceu a alguém problemas com a bomba de água....é que estamos a falar de basicamente 400!! euros!!
Obrigado

O facto de ter estado parada e depois de volta à vida pode o retentor tem cedido, agora que 400 € por uma bomba de água custa a dar custa, enfim..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Bomba de água
« Responder #5 em: 11 de Setembro de 2021, 08:58 »
O facto de ter estado parada e depois de volta à vida pode o retentor tem cedido, agora que 400 € por uma bomba de água custa a dar custa, enfim..

Quando vi o valor tb pareceu caro. Mas provavelmente inclui o trabalho de troca. Na maxsym tive esse problema ainda em garantia e lembro que foi preciso abrir o motor literalmente ao meio para trocar aquilo. Muito  trabalho...  :(

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Bomba de água
« Responder #6 em: 11 de Setembro de 2021, 13:58 »
Quando vi o valor tb pareceu caro. Mas provavelmente inclui o trabalho de troca. Na maxsym tive esse problema ainda em garantia e lembro que foi preciso abrir o motor literalmente ao meio para trocar aquilo. Muito  trabalho...  :(
A questão é que para a pcx 2010 a bomba de água custa 50/70€ e é agarrada a árvore de cames ..na forza faz parte da tampa de motor ... Custa quase 300 libras ... Porque se vende completa com tampa do motor ... Podes comprar em separado peça a peça e sai mais barato... mas não estou a ver na oficina a fazer isso...

https://www.bike-parts-honda.com/honda-motorcycle/300-SCOOTER/FORZA/2013/NSS300AD/Engine/RIGHT-CRANKCASE-COVER--WATER-PUMP/67401/E_07/1/14889



Enviado do meu 5028D_EEA através do Tapatalk
« Última modificação: 11 de Setembro de 2021, 14:06 por Sergio-fininho »

Offline tropico

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2021
  • Mensagens: 3
  • Localidade: Évora
  • Marca: Honda
  • Modelo: FORZA 300 NSS
Re: Bomba de água
« Responder #7 em: 12 de Setembro de 2021, 15:31 »
pelas vossas estimadas opiniões, bate certo; eu é que não percebo nada disto e só queria confirmar com alguém entendido
Obrigado

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Bomba de água
« Responder #8 em: 12 de Setembro de 2021, 18:37 »
Fazia falta um mercado de peças paralelas mais forte para as motas tal como há para os automóveis, muitas vezes estamos dependentes das marcas daí muitos preços serem elevadissimos.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018