O que é a contra-brecagem
Esta é uma técnica de condução imprescindível para todos os motociclistas. Não será possível conduzir uma moto sem utilizar a contra-brecagem. Ao contrário do que acontece num veículo de três ou mais rodas, quando o condutor desse veículo pretende seguir uma determina direção, tem de virar o guiador / volante na direção que pretende seguir.
Numa moto, e devido às dinâmicas de condução específicas que um veículo de duas rodas exige, o condutor deve exercer força no guiador para o lado contrário da curva. Desta forma a moto irá inclinar para a direção pretendida. Atenção que esta técnica deve ser utilizada em combinação com outras técnicas de condução. Porém, a contra-brecagem é a base da condução de uma moto.
Tendo por base esta técnica, a Honda pretende auxiliar os motociclistas a controlar a moto através de um sistema automático de contra-brecagem.
Nos esquemas das patentes agora reveladas, o novo sistema automático de contra-brecagem utiliza motores elétricos comandados pela unidade de medição de inércia instalada na moto. Se a IMU detetar que a moto está a deslizar lateralmente e poderá existir perda de controlo do equilíbrio, o sistema aplica a contra-brecagem necessária para que o motociclista mantenha o controlo da moto.
O mecanismo está fixo à coluna de direção da moto. Liga-se à mesa de direção superior por um veio. Assim que o algoritmo inserido na IMU pela Honda deteta instabilidade, é exercida uma quantidade de força predeterminada na direção oposta, efetivamente usando a contra-brecagem. A Honda acredita que desta forma automática o condutor da moto recupera mais facilmente o controlo e evitará quedas indesejáveis.
https://motojornal.pt/honda-desenvolve-um-sistema-automatico-de-contra-brecagem/