Imagine que você tem uma equipe de corrida competindo em nível mundial. Suas máquinas precisam ter as melhores peças e tecnologia para vencer corridas. Mas os circuitos em que você corre espalhados por todo o mundo, e seu acesso à sua fábrica podem estar a dias de distância, enquanto a próxima sessão está apenas a algumas horas de folga. Isto é, a menos que você possa imprimir em 3D suas novas peças diretamente no circuito.
A equipe da BMW usa a impressão 3D, que “permite a produção rápida e eficiente de novos componentes de protótipo direto no circuito”. E se o componente funcionar bem na Superbike Mundial S 1000 RR da BMW, a equipe pode enviá-lo digitalmente para a fábrica para ser usado com motocicletas de produção.
Este método é quase o reverso do processo normal. Tradicionalmente, os engenheiros desenvolvem novos componentes na fábrica. Em seguida, os novos componentes passam por simulações de computador. Se os engenheiros acharem que a peça será útil, ela pode ser produzida em metal ou carbono. Posteriormente, a equipe pode instalar a peça e testá-la na pista.
Mas a BMW agora tem uma capacidade de impressão 3D portátil que viaja para cada circuito no caminhão da equipe. Após a chegada, a impressora é montada na área do pit da BMW Motorrad WorldSBK Team para uso durante todo o evento.
https://advrider.com/bmw-3d-prints-prototype-parts-during-wsbk-events/Comentário: quando comprar a GSA eles enviam um ficheiro para imprimir em casa