Autor Tópico: Piaggio Medley 125 - Kit aumento de cilindrada  (Lida 3579 vezes)

Pio61

  • Visitante
Piaggio Medley 125 - Kit aumento de cilindrada
« em: 05 de Agosto de 2021, 15:53 »
Boa tarde a todos.

É a primeira vez que publico no fórum e agradeço a V. ajuda. Comprei recentemente um Piaggio Medley 125 de 2019 com11mil km. A moto está impecável, é excelente para o transito citadino mas..., não há bela sem senão, acho-a um pouco curta de potência e sobretudo em velocidade máxima pois não passa dos 100-105 e a essa velocidade o motor corta.
Será algo em termos de programação de ECU?

Estou a começar a pensar em fazer algumas alterações e gostava de ouvir a V. opinião e experiência.

Assim, vale a pena montar um kit de aumento de cilindrada para 177 ou 183 cc da Polini e da Malossi (que incluem cabeça, piston, segmentos e juntas, mastb opcionalmente ecu reprogramado) ? Já alguém montou ? E que tal o aumento de performances / potência / velocidade máxima ?
Sei que a montagem de um kit destes obriga a um certo trabalho de desmontagem e montagem. Alguém tem ideia do nr de horas de trabalho ou de quanto custa em termos de mao de obra num bom mecanico?

E já agora conhecem algum mecanico para esta transformação que seja competente.

EU sei que são muitas perguntas e peço a V. compreensão.
O meu Obrigado a todos desde já.

Pedro Pio

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Piaggio Medley 125 - Kit aumento de cilindrada
« Responder #1 em: 05 de Agosto de 2021, 21:16 »
Boas Pedro, penso que a velocidade está dentro da média do segmento na tua scooter, se sentes falta de potência penso que o melhor caminho seria passares para uma 300cc eu pessoalmente não faria a alteração que mencionas além de ficares com a mota ilegal o que te poderá trazer problemas numa futura inspecção caso venham a existir, o investimento daria para a carta de mota caso não a tenhas..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline SARider

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2021
  • Mensagens: 196
  • Localidade: Sintra
  • "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: N-Max 125
Re: Piaggio Medley 125 - Kit aumento de cilindrada
« Responder #2 em: 05 de Agosto de 2021, 22:12 »
Investir em kits aumento CC não deverá por si só aumentar a velocidade de ponta, ainda por cime se dizes que ela já corta rotação.
 A transmissão deverá também sofrer alteração, talvez com variador sport. Mesmo sem saber exactamente o necessário, é facil concluir que para ser bem feito não ficará nada barato.
Além disso, por muito bem feita, esse tipo de modificações acarretam sempre algum compromisso ao nivel da fiabilidade e segurança, pois não é só subir potencia e esperar que o resto do conjunto aguente, já para não falar das questões legais já referidas pelo companheiro davidsantos.

 Pelo que vi da tua apresentação, presumo que terás carta A, certo?
  Nesse caso não seria bem mais sensato um upgrade para uma scooter 300/350cc?  Vais ver que a prazo fica bem mais barato....

 Isso é somente mais uma  opinião.... A ultima palavra é sempre tua.
  _convivio_
Yamaha N-Max 125
V-Strom650XT

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Piaggio Medley 125 - Kit aumento de cilindrada
« Responder #3 em: 06 de Agosto de 2021, 10:36 »
Bolas, já respondi na apresentação
Tendo carta de mota do faz sentido comprar acima, até porque com a valorização das 125 por causa da carta B a diferença de preço em usado não será tão grande
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Piaggio Medley 125 - Kit aumento de cilindrada
« Responder #4 em: 06 de Agosto de 2021, 10:39 »
Quando começares a ver o preço do investimento todo.... Porque falta aí muita coisa ...tens de mudar variador ,tens de mudar corpo de injecção,tens de mudar os carretos da cx ..etc etc se não souberes fazer e tiveres de pagar mudas de ideias muito rápido... Porque qualquer oficina para afinar esse ou outra mota alterada funciona á hora .. emagina 20€ á hora para abrir a cx trocar carretos ir testar , etc etc e apresentar uma conta por exemplo de 100€ mais material... E estamos só a falar da cx....quando chegares a parte do variador  ... Aliás a boca para o canto da garagem...

Enviado do meu 5028D_EEA através do Tapatalk


Offline carlospira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2014
  • Mensagens: 809
  • Localidade: Montemor-o-Velho-Coimbra
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX - 125
Re: Piaggio Medley 125 - Kit aumento de cilindrada
« Responder #5 em: 07 de Agosto de 2021, 21:13 »

Boas companheiro,

Eu tendo também uma de 2016 com 105.700 kms neste momento também sinto esses teus problemas da velocidade...Mas, como sabes, são poucos CV que elas têm...Aqui á uns anos fiz uma alteração na minha para lhe aumentar a velocidade também, coloquei material da Malossi, Polinni e ela de facto chegou a dar os 120 kms/h. ( vê no meu DB as alterações que fiz na altura ) Mas, gastei uns 300 euros com essa brincadeira...
Para mim, não justificou até porque ela só andou assim uns 4/5 meses a dar essas velocidades , pois com a quantidade de kms que faço a correia e os roletes começam a gastar num instante e a velocidade de ponta vai baixando rápidamente... Nunca mais voltei a gastar tanto com material desse tipo...
Para mim, o que ela dá, tem que bastar...Um dia destes tiro a carta e subo de CC para ter o prazer de andar um pouco mais rápido...

Boas curvas

 scooter_ scooter_ scooter_
 _scp_ _scp_ _scp_
Carlos Pires
Kymco Agility 125 - 4.000 até  32.000  kms
Piaggio Medley 125  - 0  kms  até... 114. 850 kms
Honda PCX-125 - 0  até  34.000 kms para já.