Autor Tópico: Consumos e outras coisas mais de maxiscooters de 300 a 500cc  (Lida 3417 vezes)

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Ando há algum tempo a ponderar a troca da minha Sym GTS Evo 125 por algo com um pouco mais de força/velocidade e com ABS.
Primeiro ainda tenho de tirar a carta. ;D

Será algo, se tudo correr bem, para daqui a um ano, vamos a ver.

Gostava de obter alguns testemunhos, nomeadamente relativos a consumos de algumas scooters de 300 a 500cc. Precisamente pelos consumos - e também porque não necessito - não estou a ponderar 600cc.
Será para comprar usada.
 
O que já andei a ver:- GTS 300;
- Cruisym 300;
- Joymax 300;
- SuperDink 350;-GrandDink 300;
 - XCiting 300 e 500;
- Forza 300 e 350;
- Xmax 300;
 

Máquinas como Burgman 400, MaxSym 400, TMax e MaxSym TL  penso que já ficarão muito caras.
 
Prioridades: consumos, tem que ter ABS, conforto, intervalos de manutenção mais alargados do que a GTS 125 e se possível rodas um pouco maiores.
 
Claro que nunca irei comprar nada sem experimentar primeiro umas quantas.
 
Mas gostava de ter o vosso feedback nomeadamente no que respeita a consumos e problemas crónicos ou mesmo alguma sugestão de uma ou outra scooter mais ou menos na mesma categoria.
 
Irei fazer pouco circuito citadino e será sempre com poucas ou nenhumas filas de trânsito e no máximo 2 semáforos pelo caminho.
Irei fazer essencialmente 2 a 4 viagens diárias de 10km cada, em estradas municipais, onde não passo dos 70km/h, 80km num ou dois pontos.
Se voltar a trabalhar em Lisboa irei fazer 2 viagens diárias de 19km cada, em estrada aberta e ocasionalmente AE. Este é o principal ponto que me leva a ponderar a troca, pois a GTS Evo 125 dá o que dá.
 
Obrigado a todos e boas curvas  scooter_ scooter_ scooter_
« Última modificação: 31 de Julho de 2021, 13:29 por ruicosta »

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Consumos e outras coisas mais de maxiscooters de 300 a 500cc
« Responder #1 em: 31 de Julho de 2021, 12:42 »
Olá Rui pelo que descreves uma 300cc seria o ideal, na minha opinião as 400cc já se nota no consumo, tanto a Gts ou cruisym tem um motor já bastante maduro e fiável, em consumo e velocidade de ponta a xmax 300 será o motor mais eficiente da classe 300..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Consumos e outras coisas mais de maxiscooters de 300 a 500cc
« Responder #2 em: 31 de Julho de 2021, 13:27 »
Olá Rui pelo que descreves uma 300cc seria o ideal, na minha opinião as 400cc já se nota no consumo, tanto a Gts ou cruisym tem um motor já bastante maduro e fiável, em consumo e velocidade de ponta a xmax 300 será o motor mais eficiente da classe 300..
Sim, tudo aponta para uma 300 até porque ando sempre sozinho, não se justificando uma subida de cc e raramente darei passeios que justifiquem muito mais do que isso.Porquê uma 350 ou 400cc?

Vi uma Honda Forza 350 e quando fui ver as reviews e houve duas coisas que me chamaram a atenção, o vidro alto e a iluminação das ópticas frontais. 
Do vidro alto não abdico mas neste caso só posso tirar conclusões depois de comparar com outras, nomeadamente com a que tenho atualmente.A iluminação das ópticas, isso sim, é uma das coisas que detesto na GTS Evo e é muito importante para mim porque continuarei a circular muitas vezes de noite.
E vi uma SuperDink 350 - e não 300 como deixei no post inicial - que também me agradou, excepto o vidro, que me pareceu ser baixo. Mas mais uma vez, só comparando com o que tenho atualmente.
 
Portanto, a subida a 350 - sabendo que na realidade algumas não têm os 350 mas um pouco menos - será mais por uma questão de alguma oportunidade que possa surgir.
« Última modificação: 31 de Julho de 2021, 13:28 por ruicosta »

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Consumos e outras coisas mais de maxiscooters de 300 a 500cc
« Responder #3 em: 31 de Julho de 2021, 13:48 »
O melhor é mesmo primeiro tirar a carta A
Depois de ter a carta já se pode experimentar e as sensações podem dar a resposta... Até pode ser uma scooter esquisita
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline eXurion

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2020
  • Mensagens: 106
  • Marca: Sym
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Consumos e outras coisas mais de maxiscooters de 300 a 500cc
« Responder #4 em: 31 de Julho de 2021, 14:53 »
Com uma Cruisym 300 a fazer 50km diários com 20km de AE a puxar bem faço média de 3.8L.
Não te esqueças a uma vantagem é que até 350cc não pagas IUC.
« Última modificação: 31 de Julho de 2021, 14:54 por eXurion »

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Consumos e outras coisas mais de maxiscooters de 300 a 500cc
« Responder #5 em: 31 de Julho de 2021, 15:31 »
O melhor é mesmo primeiro tirar a carta A
Depois de ter a carta já se pode experimentar e as sensações podem dar a resposta... Até pode ser uma scooter esquisita

 
Sim, primeiro que tudo a carta.
 
Mas dificilmente decidirei em função de sensações, embora também as tenha.Gosto de andar de mota mas não é algo que me apaixone.
 
Tinha um carro, a gasolina porque previa fazer poucos kms, e afinal acabei a fazer muitos kms. Como o  dito bebe bem e depois de alguns azares com defeitos de fabrico em carros - um deles ainda persiste - a decisão de comprar mota em 2017 foi puramente racional, poupar o carro que não dava problemas, poupar em combustível e em estacionamento.
 
Depois disso, em 2018, é preciso ter sorte, arranjei mais um carro com um grave defeito de fabrico, que não sei quando vai parar de vez.
Como cá em casa sempre precisámos de 2 meios de transporte e provavelmente continuaremos a precisar, vejo-me obrigado a garantir que existe sempre pelo menos um carro em condições de andar e, na falta do segundo, a mota.
A continuação com motas - embora goste - é mais racional do que emocional e terá de pender sempre para o lado da utilidade, apenas garantindo segurança e conforto.
Questões como a estética, ter maior velocidade de ponta, maior aceleração, keyless, vidros ajustáveis eletricamente e outras mais, serão sempre secundárias.
 
Daí a minha questão sobre os consumos, que será sempre um dos principais factores de decisão.
A excepção claro, poderá ser alguma oportunidade que, não sendo uma 300, seja de aproveitar, mas sempre de olho nos consumos e nas despesas de manutenção.


Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Consumos e outras coisas mais de maxiscooters de 300 a 500cc
« Responder #6 em: 31 de Julho de 2021, 15:54 »
Com uma Cruisym 300 a fazer 50km diários com 20km de AE a puxar bem faço média de 3.8L.
Não te esqueças a uma vantagem é que até 350cc não pagas IUC.
Obrigado pela informação do consumo.

Eu estou atualmente a fazer 2.9L com a GTS Evo, em estradas municipais (estava, porque agora a trabalhar em casa, ela mal tem saído).
Se voltar a trabalhar em Lisboa irei fazer sensivelmente, 2 vezes por dia, 6km de estrada + 12 de AE + 1 de cidade quase sem paragens, onde apanharei comboio para Lisboa.
As viagens em AE não serão diárias, apenas quando estiver com o tempo mais apertado, mas sempre sem ultrapassar os 120km/h.

Ando a fazer estas pesquisas porque à medida que vão saindo novos motores não faço ideia de quais são os consumos destas meninas, nomeadamente acima dos 300cc. 
 
À partida poupo sempre porque o carro (carrinha a gasolina), sem ir à AE, come sempre 7.1 a 7.3 e paga estacionamento (1.1€ por dia).
Com a mota tenho estacionamento gratuito (ainda por cima dentro da estação da CP).

Quanto ao IUC, pensava que a isenção era até aos 400cc, mas já percebi que estava enganado. Obrigado.
 

Offline Duas Rodas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2012
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 300
Re: Consumos e outras coisas mais de maxiscooters de 300 a 500cc
« Responder #7 em: 31 de Julho de 2021, 17:29 »
Boa tarde,

Tive uma SW-T400 de 2009, com um dos melhores motores bicilíndricos da Honda, que me gastava 4,2 litros aos 100.

Tenho hoje uma Xmax 300 que me faz 2,9 litros/ 100km.

Se andares com pendura acrescenta umas duas décimas às médias.

Estes valores para estas cilindradas podes considerar como referência, sem andar a pisar ovos e fazendo percursos mistos de AE e nacional.

 _convivio_
Honda SW-T400 (09/2016) 27870 km>71380 km
Yamaha Xmax 300 (02/2021) 0km >

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Consumos e outras coisas mais de maxiscooters de 300 a 500cc
« Responder #8 em: 31 de Julho de 2021, 17:49 »
Boa tarde,

Tive uma SW-T400 de 2009, com um dos melhores motores bicilíndricos da Honda, que me gastava 4,2 litros aos 100.

Tenho hoje uma Xmax 300 que me faz 2,9 litros/ 100km.

Se andares com pendura acrescenta umas duas décimas às médias.

Estes valores para estas cilindradas podes considerar como referência, sem andar a pisar ovos e fazendo percursos mistos de AE e nacional.

 _convivio_
Obrigado.

Isso faz-me pensar que mudar para uma 300 pouco aumentará os meus consumos, já que ando nos 2.9L com a minha 125.
Quais são os intervalos de manutenção de uma Xmax 300 (óleos, correia...)?

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk


Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Consumos e outras coisas mais de maxiscooters de 300 a 500cc
« Responder #9 em: 31 de Julho de 2021, 17:56 »
Boas companheiro, eu na minha Xciting 400 faço entre 3,5 e 4l/100km, mas tem vareador Polini, filtro de ar DNA e escapalhão Arrow completo, ando sempre sem topcase e por norma não piso ovos.  _mau_

No que toca a ajudar na escolha penso que a marca é só mesmo isso o que que conta é o material que a mota oferece, por exemplo a Xciting tem a suspensão da frente quase do mesmo tamanho de uma moto "normal", pinça de travão radial com duplo disco flutuante, o que significa uma frente muito estável tanto em curva como em travagem e todas as que falaste não são assim teóricamente tão boas, mas, nada como experimentar.

Acredito que na mesma situação uma 400 não gasta mais meio litro que uma 300 mas vai gastar sempre mais como é obvio.

Cumps
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Consumos e outras coisas mais de maxiscooters de 300 a 500cc
« Responder #10 em: 31 de Julho de 2021, 19:37 »
Boas companheiro, eu na minha Xciting 400 faço entre 3,5 e 4l/100km, mas tem vareador Polini, filtro de ar DNA e escapalhão Arrow completo, ando sempre sem topcase e por norma não piso ovos.  _mau_

No que toca a ajudar na escolha penso que a marca é só mesmo isso o que que conta é o material que a mota oferece, por exemplo a Xciting tem a suspensão da frente quase do mesmo tamanho de uma moto "normal", pinça de travão radial com duplo disco flutuante, o que significa uma frente muito estável tanto em curva como em travagem e todas as que falaste não são assim teóricamente tão boas, mas, nada como experimentar.

Acredito que na mesma situação uma 400 não gasta mais meio litro que uma 300 mas vai gastar sempre mais como é obvio.

Cumps
A prova de que a minha pesquisa ainda vai no início é que até referi a Xciting 300 e só há pouco reparei que já nem existe por cá. Ou seja, se apanhar alguma será já com alguns anos.
 
Do que percebi actualmente já só vendem a 400 S.
Quanto à descrição que fizeste sobre o comportamento da mota, é um dos poucos argumentos que me pode convencer a gastar mais um pouco já que preservo muito a minha segurança.
Obrigado

Offline Duas Rodas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2012
  • Mensagens: 719
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 300
Re: Consumos e outras coisas mais de maxiscooters de 300 a 500cc
« Responder #11 em: 31 de Julho de 2021, 22:09 »
Obrigado.

Isso faz-me pensar que mudar para uma 300 pouco aumentará os meus consumos, já que ando nos 2.9L com a minha 125.
Quais são os intervalos de manutenção de uma Xmax 300 (óleos, correia...)?

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk

Muda óleo e filtros a cada 5.000 kms.
A correia e roletes aos 20.000 km.

O motor da Xmax300 é um mimo, em AE chega aos 140 km/h sem esforço e sem dares por isso.
Honda SW-T400 (09/2016) 27870 km>71380 km
Yamaha Xmax 300 (02/2021) 0km >

Offline eXurion

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2020
  • Mensagens: 106
  • Marca: Sym
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Consumos e outras coisas mais de maxiscooters de 300 a 500cc
« Responder #12 em: 02 de Agosto de 2021, 12:51 »
Boas, só para dar um pouco de perspectiva, eu adoro ir para o trabalho de scooter, mas não pensem que seja uma poupança imediata.
Então vamos assumir o seguinte cenário, encontras uma xmax 300 usada por 5000€ e compras para "poupar combustível".

Vamos fazer contas:
Vamos assumir que fazes 19km diários, que a gasolina custa em média 1,65€ e a scooter tem um consumo de 3L/100km e a carrinha de 7.5L/100km.
A scooter irá gastar 1,88€ de gasolina diários, e a carrinha 4,70€ de gasolina e 1,10€ de estacionamento um total de 5,80€ diários.

Em 1.275 dias gastarias 2.397€ em combustível com a scooter e 7.395€ em combustível e estacionamento com a carrinha.
A diferença de 5.000€ para comprar a scooter iria demorar 1.275 dias a ser compensada no gasto, isto sem contar com manutenções de ambos os veículos.

A scooter para se pagar a si própria demoraria cerca de 4 anos e 25.000km. O que pode parecer muito tempo e quilômetros mas as máquinas hoje em dia já fazem 100.000km facilmente quando bem estimadas.

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Consumos e outras coisas mais de maxiscooters de 300 a 500cc
« Responder #13 em: 02 de Agosto de 2021, 15:19 »
Boas, só para dar um pouco de perspectiva, eu adoro ir para o trabalho de scooter, mas não pensem que seja uma poupança imediata.
Então vamos assumir o seguinte cenário, encontras uma xmax 300 usada por 5000€ e compras para "poupar combustível".

Vamos fazer contas:
Vamos assumir que fazes 19km diários, que a gasolina custa em média 1,65€ e a scooter tem um consumo de 3L/100km e a carrinha de 7.5L/100km.
A scooter irá gastar 1,88€ de gasolina diários, e a carrinha 4,70€ de gasolina e 1,10€ de estacionamento um total de 5,80€ diários.

Em 1.275 dias gastarias 2.397€ em combustível com a scooter e 7.395€ em combustível e estacionamento com a carrinha.
A diferença de 5.000€ para comprar a scooter iria demorar 1.275 dias a ser compensada no gasto, isto sem contar com manutenções de ambos os veículos.

A scooter para se pagar a si própria demoraria cerca de 4 anos e 25.000km. O que pode parecer muito tempo e quilômetros mas as máquinas hoje em dia já fazem 100.000km facilmente quando bem estimadas.
Obrigado pelas contas, fiz essas e outras mais em 2017m quando comprei a GTS.
Alguns acertos a essas contas, sem desfazer no teu raciocínio. Parte 1:
Na realidade, em teoria, 4 anos não chegariam. Dado que só trabalho em dias úteis - felizmente - e todos os anos gozo um mês de férias, apenas trabalho sensivelmente 924 dias em 4 anos.E destes, em dias de puro gelo ou chuva torrencial, irei deslocar-me de carro.Por outro lado, como há uns anos voltei a estudar e ainda não terminei, serão muitos os dias em que a esses 19km (para cada lado) terei de adicionar outros 9 para cada lado, para deslocação para o curso à noite, pelo menos durante ano e meio.
 

Parte 2:
Já verifiquei que hoje, com 5000€, conseguiria não só uma 300 (Forza, Xmax, GTS, Cruisym ou Joymax Z) usada com poucos kms como até por um valor bem mais baixo, no caso de uma Sym.
O que me faz estar ainda menos apreensivo com o gasto é que no caso da compra de uma 300€ venderei a minha GTS EVO, cujo investimento já foi completamente recuperado, que está bem estimada, nunca caiu nem deu toques, tem cobre-pernas e caso compre uma 300 já com top-case vendo a que tenho na GTS.
 
A grande questão de momento  - além de precisar da carta primeiro - é mesmo se continuarei a trabalhar em casa, situação em que pouco ando quer de carro quer de mota ou se além de trabalhar fora de casa ainda voltarei a trabalhar em Lisboa, circunstâncias em que seria mesmo aconselhável a evolução.