Autor Tópico: Keeway Zahara 125CC 2013 não pega  (Lida 2688 vezes)

keewayzahara

  • Visitante
Keeway Zahara 125CC 2013 não pega
« em: 17 de Junho de 2021, 22:43 »
Boa noite

Caros participantes no fórum, sou "maçarico" de motos só comprei a moto para deslocar para o trabalho com a Pandemia.

Comprei uma keeway zahara 125CC de 2013 que tinha 16500km em Junho de 2020, e de momento tem 18200km

A moto sempre funcionou bem, mas de janeiro até agora andou pouco  devido ao teletrabalho, em Fevereiro levei a um mecânico de uma oficina da minha zona que sempre que passo via que tinha muito trabalho e levei lá para uma revisão aos travões e mudar um a um tubo do óleo dos travões que começava a ficar traçado.

Na minha opinião a moto em travar veio igual... mesmo tendo pago 90€ pelo serviço

Agora vamos ao problema a moto a semana passada ao ligar pegava mas passado 10seg ia abaixo.

Desmanchei os plásticos vi que tinha o filtro de óleo, cachimbo e vela muito estragados e fui comprar a keeway a pensar que era isso e a moto continua sem pegar..

Ai reparo que a moto falta 1 parafuso no tubo plástico que liga a saída do filtro de ar abraçadeira aperto abraçadeira e a moto não pega.

Depois vejo que falta outro parafuso no cilindro, ou seja o cilindro tem 2 parafusos, mas só tinha 1 parafuso coloco o parafuso que falta e a moto pega a trabalhar, mas tinha apertado tb o cabo de aceleração que estava algo solto as porcas afinação.

E a moto começou a funcionar bem, fui andar nela e ela foi-me abaixo 2 vezes no relanti, mas mal carregava no botão ela pegava bem.

No dia a seguir ligo a moto e ela pega bem, mas quando vou andar nela a moto vai abaixo, tive que deixar ela aquecer  coisa que antes nao era preciso
No dia seguinte fui fazer 30km com ela para experimentar e no arranque aconteceu o mesmo mas desta vez acelerei a fundo na moto e ela não precisou de aquecer e funcionou normal atingindo até os 95kmh

Hoje de manha fui trabalhar e a moto ao acelerar depois de ligar ia abaixo morria, então voltei a ligar e acelerar ao maximo e ela já não ia a abaixo chego aos sinais e a moto foi abaixo ao relanti ao fim de 2min lá. mas volto a ligar e ela funciona logo...

Ao fim da tarde volto a pegar nela, e ela não pegava sequer tive que chamar o reboque, quando chego a casa volto a tentar ligar e ela pega mas 2segundos depois vai abaixo.

Conseguem pf dizer que tipo de avaria a moto pode de ter? o que devo verficar?

Obrigado

keewayzahara

  • Visitante
Re: Keeway Zahara 125CC 2013 não pega
« Responder #1 em: 20 de Junho de 2021, 23:46 »
A moto agora voltou a pegar...

Mas acontece que se acelerar mal coloque a trabalhar ela ela vai logo abaixo.

Se acelerar ela com rapidez ela funciona e não vai abaixo mas depois fica muito acelerada.

Ou seja com a roda de trás no ar, a moto fica mt acelerada e a roda de trás anda com grande velocidade, travo a roda com o travão mas quando largo ela volta a rolar sem acelerar...

O relanti da moto está estranho ou mt fraco ou mt acelerado...

Acabei por levar a moto a um mecânico, vamos ver o que ele diz amanha.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5290
  • Localidade: sintra
Re: Keeway Zahara 125CC 2013 não pega
« Responder #2 em: 21 de Junho de 2021, 00:51 »
Talvez afinação de carburador resolva ou afinação de válvulas..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

keewayzahara

  • Visitante
Re: Keeway Zahara 125CC 2013 não pega
« Responder #3 em: 21 de Junho de 2021, 23:47 »
Boa noite DavidSantos

Hoje recebi noticias do mecânico que levei a moto, pessoa de confiança que é amigo de um familiar meu, e fez a revisão gratuita

ele limpou as entradas de ar e disse que a moto com ele pegou bem, disse lhe  que era mais no arrancar então ele foi ver uma peça que ajuda a moto a pegar em frio e limpou e disse que nem a sente acelerada agora, mas que ia experimentar amanha de novo mas para a partida a ir buscar.

Espero ter conseguido resolver o problema para dar uma grande volta nela visto que estou de  férias e o tempo a melhorar

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5290
  • Localidade: sintra
Re: Keeway Zahara 125CC 2013 não pega
« Responder #4 em: 23 de Junho de 2021, 17:33 »
Poderá ter sido o starter automático.. O importante é que fique resolvido.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

keewayzahara

  • Visitante
Re: Keeway Zahara 125CC 2013 não pega
« Responder #5 em: 25 de Junho de 2021, 16:40 »
Na realidade o problema não está resolvido.

Ontem peguei na moto ela pegou a primeira no automático mas quando vou arrancar ela foi abaixo, e tive que a deixar aquecer e funcionou normalmente.

Hoje pego na moto automático e ela arranca logo sem precisar de aquecer.... Fiz 20km com ela até que viro para uma rua de paralelo a descer  pique, vou  ao relantim a travar e a moto foi abaixo e não voltou a pegar, tive encostado a tentar ligar e nada...

Deixei ficar uns 20 minutos a moto parada, e volto a ligar a moto, as primeiras 2 tentativas não pegou, depois pegava e ia abaixo ao fim de 2segundos 3 tentativas, depois aguentava ligada mas ao acelerar ia abaixo mais 3 tentativas, até que pegou deixei um tempo e voltou a funcionar como se nada tivesse acontecido...
Vim acelerar nela ate aos 100km e tudo perfeito

Fui a uma rua de paralelo a descer junto de casa e a moto não foi abaixo, desliguei volto a ligar e ela pega sem problema....

E levar ao mecanico sem o problema ele diz que não consegue ver o problema pois na mão dele a moto funciona a 100%.. Não entendo o que fazer, e nem posso fazer viagens longas pois tenho receio de ficar na estrada...

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1218
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Keeway Zahara 125CC 2013 não pega
« Responder #6 em: 25 de Junho de 2021, 17:01 »
Eu tive um problema parecido na minha GTS.
Algumas vezes ia abaixo quando acelerava, principalmente a frio. Quando fazia uma travagem mais brusca, também perdia potência e, por vezes, disligava-se.
Também andei na oficina sem descobrirem o que se passava, a fazer testes e sem resolver. Até o sensor do ar automático mudaram e o problema manteve-se.
Fui a uma oficina diferente e descobriram o problema: a borboleta do carburador.
Depois de mudada, nunca mais aconteceu.
As válvulas não precisam de afinação? Também costuma ter sintomas idênticos...
Espero que consigas resolver esse problema rapidamente, para poderes usufruir da menina, que o tempo ajuda.  _convivio_
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5290
  • Localidade: sintra
Re: Keeway Zahara 125CC 2013 não pega
« Responder #7 em: 25 de Junho de 2021, 22:26 »
As avarias intermitentes são as mais chatas de detectar..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Keeway Zahara 125CC 2013 não pega
« Responder #8 em: 26 de Junho de 2021, 10:44 »
As avarias intermitentes são as mais chatas de detectar..

É a grade vantagem das motas com OBDII (ou semelhante).

Ter acesso ao relatório de erros é uma ferramenta crucial no despiste dessas avarias "misteriosas".

Já agora, não entendo essa política  de tentativa e erro que algumas oficinas usam.

Ou seja, há um problema,  é feito uma avaliação,  muda-se uma peça, cobra-se a peça e mão de obra ao cliente e... a mota fica na mesma.

Interrogo-me: nao terá o cliente direito à devolução do dinheiro?
Afinal foi a avaliação do problema feita pela oficina que estava errada.

Não me parece justo ir tentando adivinhar  o problema às custas do cliente, digo eu...
Se não,  somos todos mecânicos.
Vamos mudando peças até se acertar.

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Keeway Zahara 125CC 2013 não pega
« Responder #9 em: 26 de Junho de 2021, 13:28 »
Na realidade o problema não está resolvido.

Ontem peguei na moto ela pegou a primeira no automático mas quando vou arrancar ela foi abaixo, e tive que a deixar aquecer e funcionou normalmente.

Hoje pego na moto automático e ela arranca logo sem precisar de aquecer.... Fiz 20km com ela até que viro para uma rua de paralelo a descer  pique, vou  ao relantim a travar e a moto foi abaixo e não voltou a pegar, tive encostado a tentar ligar e nada...

Deixei ficar uns 20 minutos a moto parada, e volto a ligar a moto, as primeiras 2 tentativas não pegou, depois pegava e ia abaixo ao fim de 2segundos 3 tentativas, depois aguentava ligada mas ao acelerar ia abaixo mais 3 tentativas, até que pegou deixei um tempo e voltou a funcionar como se nada tivesse acontecido...
Vim acelerar nela ate aos 100km e tudo perfeito

Fui a uma rua de paralelo a descer junto de casa e a moto não foi abaixo, desliguei volto a ligar e ela pega sem problema....

E levar ao mecanico sem o problema ele diz que não consegue ver o problema pois na mão dele a moto funciona a 100%.. Não entendo o que fazer, e nem posso fazer viagens longas pois tenho receio de ficar na estrada...
A meu ver e pelos sintomas descritos...
Vou apontar para : ou as válvulas estão  mal afinadas... Ou tens aí um seguemento agarrada...

Enviado do meu 5028D_EEA através do Tapatalk


keewayzahara

  • Visitante
Re: Keeway Zahara 125CC 2013 não pega
« Responder #10 em: 27 de Junho de 2021, 00:12 »
Voltei a pegar na moto  ontem as  20h e a moto não pegava....

Mas descobri um "truque" para ela pegar, carrego com uma mão no travão e no botão ela faz a chamada mas não pega, mas se eu acelerar ela já pega...
Começou algo fraca depois fica acelerada

Arranquei com ela e funcionava bem e fui para as rampas, rampas de alcatrão não foi abaixo
Chego a rampa de paralelo e mesmo no final ela lá foi abaixo, faço automatico e ela não pega... lá tive que fazer o "truque"
outra rampa de paralelo e ela vai abaixo outra vez o "truque."

Fui outra vez as rampas e ela desta vez continuou a funcionar

Hoje não andei com ela só a liguei e ligou sempre a primeira, mas de manha ficou algo acelerada a roda andar sozinha durante um tempo de tarde já não..

No meu caso ele não levou dinheiro porque é uma pessoa amiga, e acabou por não comprar peça.

Esta semana trabalho presencialmente vou arriscar ir assim com a moto. Para na proxima levar a oficina porque já estou em teletrabalho. são 6km de casa ao trabalho

Mas arriscar viagens longas tenho bastante receio...

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Keeway Zahara 125CC 2013 não pega
« Responder #11 em: 27 de Junho de 2021, 13:18 »
O fato de acontecer em paralelo indica para algo que acontece por causa da vibração ( mau contato? Peça solta?)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5290
  • Localidade: sintra
Re: Keeway Zahara 125CC 2013 não pega
« Responder #12 em: 27 de Junho de 2021, 19:22 »
Por vezes é uma coisa mais simples do que se pensa..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

keewayzahara

  • Visitante
Re: Keeway Zahara 125CC 2013 não pega
« Responder #13 em: 16 de Julho de 2021, 22:54 »
Desculpem não ter dito mais nada.

Ponto da situação levei a moto a oficina ( ele é amigo e não levou dinheiro logo não posso dizer que seja por dinheiro)  Ele disse que colocou uma junta no carburador, e limpou ele. A moto lá estava boa a funcionar.
Mas disse-me que estas motos ganhavam "manias" e que travar a fundo em rampa paralelo pode fazer a moto ir baixo, e que ao pegar devo carregar no travão esquerdo, carregar no start e acelerar com a mão direita em simultâneo.

O que achei isto estranho... Ela nunca preciso de tal coisa...

No dia seguinte noto a moto muito acelerada, e a consumir muito e ia logo abaixo ao pegar...
Armei-me em mecânico e tirei um pouco de aceleração
A moto na 4f de manha pegou com a mania, mas fez 6km bem no centro do porto. De tarde a vinda do trabalho pegou a primeira sem fazer a mania nenhum problema...

Hoje pego na moto lá teve que ser a mania e a moto funcionou depois bem, mas ao descer o paralelo foi abaixo e já não queria pegar, e depois sempre que deixava de acelerar a moto morria e ia abaixo.

Fui de novo ao parafuso acelerar um pouco e ela deixou de ir abaixo....

Ponto da situação vou ver o orçamento  na keeway para verem aquilo se não for alto vou arranjar porque tenho receio de lá levar e nada feito... como neste mecânico 2 vezes lá e nada

Caso não exista penso evoluir para outra moto, a Fosti R9, que acham? confiável?


Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5290
  • Localidade: sintra
Re: Keeway Zahara 125CC 2013 não pega
« Responder #14 em: 16 de Julho de 2021, 23:44 »
Penso que o problema dessa mota é precisar de um bom mecânico, não é suposto mota nenhuma pegar com jeitinho e macumbas, o ideal é um bom mecânico.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

keewayzahara

  • Visitante
Re: Keeway Zahara 125CC 2013 não pega
« Responder #15 em: 31 de Julho de 2021, 02:23 »
Sim também acho isso que é necessário um bom mecânico.. Estou a pensar levar a MotoBoxe no Porto mas passei lá disseram que estava cheia e tenho que la voltar

Agora começo a pensar que o problema seja de gasolina.

Tenho ido trabalhar todos os dias da semana e a moto só a 2f tem dificuldade a pegar ( porque no sábado e no domingo tem estado parada)

Costumo comprar gasolina para a moto em bidão  quando vou meter gasolina no carro, e esqueci hoje de manha de meter gasolina na moto. e fui trabalhar no vermelho (não passo por nenhuma bomba) a moto foi bem para lá, mas a vinda para casa sempre que travava a moto ou estando parado a moto ia abaixo, mas pegava a primeira ao inicio de forma normal e depois pegava se eu acelerasse logo nela.

Cheguei a casa tinha a gasolina atestei a moto e ela não foi mais a baixo....
Será que a bomba de puxar ou algo com a gasolina faça a moto não chegar gasolina com a torpidação do paralelo a travar?

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5290
  • Localidade: sintra
Re: Keeway Zahara 125CC 2013 não pega
« Responder #16 em: 31 de Julho de 2021, 10:03 »
Costumas andar na reserva?
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

keewayzahara

  • Visitante
Re: Keeway Zahara 125CC 2013 não pega
« Responder #17 em: 01 de Agosto de 2021, 00:42 »
Não, desde que tenho a moto  1 ano, quando a moto chega a meio costumo encher, só chegou a reserva 2 vezes comigo e esta foi a que foi mesmo quase ao fim...

Hoje a moto pegava e ia abaixo, depois lá pegou e foi bem mas estando mt tempo parado com ela ela acaba por morrer e desligar.

Na oficina da Motoboxe disseram que este mes não pegam na moto.

Será que me conseguem ajudar com um bom mecânico no Porto?

Começo a pensar vender ela ao desbarato e comprar uma nova até de mudanças, mas conduzo mais é cidade e scooter acaba pro ser ideal...

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5290
  • Localidade: sintra
Re: Keeway Zahara 125CC 2013 não pega
« Responder #18 em: 01 de Agosto de 2021, 12:59 »
Podes sempre trocar por outra scooter, dás como retoma..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Keeway Zahara 125CC 2013 não pega
« Responder #19 em: 01 de Agosto de 2021, 16:13 »
Não, desde que tenho a moto  1 ano, quando a moto chega a meio costumo encher, só chegou a reserva 2 vezes comigo e esta foi a que foi mesmo quase ao fim...
Hoje a moto pegava e ia abaixo, depois lá pegou e foi bem mas estando mt tempo parado com ela ela acaba por morrer e desligar.
Na oficina da Motoboxe disseram que este mes não pegam na moto.
Será que me conseguem ajudar com um bom mecânico no Porto?
Começo a pensar vender ela ao desbarato e comprar uma nova até de mudanças, mas conduzo mais é cidade e scooter acaba pro ser ideal...
o mês de agosto costuma ser complicado por causa das férias.
Tenho ouvido falar bem da Mototrofa, mas não sei se pegam na keeway.
O site da andardemoto costuma ter os concessionários das várias marcas, infelizmente acho que não está muito atualizado, podes procurar ali
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5290
  • Localidade: sintra
Re: Keeway Zahara 125CC 2013 não pega
« Responder #20 em: 01 de Agosto de 2021, 23:20 »
É um mês que a maioria fecha para férias...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018