Autor Tópico: Novas regras para a importação de compras online feitas fora da UE  (Lida 1678 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Atenção às regras que podem criar problemas nas compras fora da UE. Não será tanto o IVA nas compras pequenas mas a taxa de desalfandegamento que os CTT podem estar a mirar como fonte ilegítima de rendimento.
Isto está no site deles:

Saiba tudo sobre a nova diretiva comunitária e como pode proceder nas suas compras extracomunitárias.

A partir de 1 de julho de 2021 todas as compras eletrónicas extracomunitárias passarão a ser alvo de Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA), independentemente do valor do objeto e da data em que foi adquirido, terminando assim a atual isenção de IVA nas compras extracomunitárias até 22 euros. 

O processo de desalfandegamento será mais simples, envolvendo maior automatização, e o preço dos serviços de desalfandegamento CTT será mais baixo.

Todas estas alterações resultam de uma diretiva comunitária, que alterou o regime do IVA nas Transações Intracomunitárias e a legislação complementar relativas à aplicação do imposto sobre o IVA no comércio eletrónico e entram em vigor em simultâneo no conjunto dos países da EU a 1 de julho de 2021.

https://www.ctt.pt/particulares/receber/desalfandegar/fim-isencao-de-iva-desalfandegar
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Novas regras para a importação de compras online feitas fora da UE
« Responder #1 em: 09 de Junho de 2021, 13:36 »
Boa partilha  _pol_

A parte má é o o que se paga a mais, mas, pelo menos simplificaram a coisa.

Cumps
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Novas regras para a importação de compras online feitas fora da UE
« Responder #2 em: 09 de Junho de 2021, 14:55 »
Boa partilha  _pol_

A parte má é o o que se paga a mais, mas, pelo menos simplificaram a coisa.

Cumps
Receio não tenham simplificado. Em relação ao atual complicaram e se posso concordar que o IVA seja pago, o que vai acontecer são os CTT meterem preços que atualmente não cobram a título de desalfandegamento. E uma encomenda de 10€ possa pagar 2,3€ de IVA e os CTT metem o dedo e cobram mais uns 6 ou 7€ ficando pelo dobro do preço de aquisição. ( O primeiro caso é imposto para o estado, o segundo lucro para empresa)
Acho que as compras fora da UE vão cair drasticamente.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Novas regras para a importação de compras online feitas fora da UE
« Responder #3 em: 10 de Junho de 2021, 23:45 »
Eu já fui apanhado neste novo (sistema limpa guito ) ficou quase tão caro como o material comprado...

Enviado do meu 5028D_EEA através do Tapatalk


Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Novas regras para a importação de compras online feitas fora da UE
« Responder #4 em: 11 de Junho de 2021, 13:00 »
Saúde!
Falo como alguém que também já mandou vir algumas coisas de fora da UE, nomeadamente da China.
Conforme um companheiro já referiu atrás, também concordo que todas as compras estejam sujeitas a impostos, ressalvando aqui que me preocupa a racionalidade do seu valor mas ainda mais onde os gastam... mas isso é outra conversa.
Por falar em "conversa", há que saber onde acaba a tentativa de trazer equidade fiscal à concorrência entre os diversos vendedores e continua a fábula marada de "colocar raposas a tomar conta de galinhas". Os CTT já foram uma empresa de referência mas tornaram-se, a par de outras empresas bem conhecidas e também inevitáveis, máquinas de extorsão dos "clientes" por conta da sua posição privilegiada no "mercado".

[Editado]

Acabei de ler no "Contacto", um jornal português editado no... Luxemburgo, uma melhor explicação sobre o tema. Partilho:
https://www.wort.lu/pt/economia/comercio-online-acaba-isenc-o-de-iva-para-importac-o-de-bens-extra-comunit-rios-online-de-ate-22-euros-60cb55e6de135b92364ebf72
« Última modificação: 17 de Junho de 2021, 15:43 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes