Autor Tópico: Tamanho do capacete  (Lida 3778 vezes)

joaop

  • Visitante
Tamanho do capacete
« em: 02 de Junho de 2021, 16:03 »
Boas malta.
Se calhar vou fazer uma pergunta quase "estúpida", mas faço na mesma.  _Rolley_
O tamanho do capacete "S", "M", "L", "XL" é igual em todos os capacetes, ou depende da marca (tal como alguma roupa, sapatos, etc)?
Pergunto isto porque queria um capacete que não consigo encontrar em stock em Portugal e queria encomendar num site online (motocard.com).
Assim, experimentava um "L" (deve ser o meu tamanho) num capacete qualquer e sabia que era esse o tamanho.
Por exemplo, o forro não pode ser um pouco mais grosso ou mais fino e fazer com que um "L" seja diferente de capacete para capacete?
Obrigado e boas curvas.

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Tamanho do capacete
« Responder #1 em: 02 de Junho de 2021, 16:21 »
Boas malta.
Se calhar vou fazer uma pergunta quase "estúpida", mas faço na mesma.  _Rolley_
O tamanho do capacete "S", "M", "L", "XL" é igual em todos os capacetes, ou depende da marca (tal como alguma roupa, sapatos, etc)?
Pergunto isto porque queria um capacete que não consigo encontrar em stock em Portugal e queria encomendar num site online (motocard.com).
Assim, experimentava um "L" (deve ser o meu tamanho) num capacete qualquer e sabia que era esse o tamanho.
Por exemplo, o forro não pode ser um pouco mais grosso ou mais fino e fazer com que um "L" seja diferente de capacete para capacete?
Obrigado e boas curvas.

Viva companheiro
Não consigo ser-te útil na questão das dimensões dos capacetes. Sei que uns tem a calota mais ovalizada que outros e pouco mais.
No entanto, penso ser prática corrente nas lojas online, aceitarem, pelo menos, uma devolução para troca de produto ou até mesmo reembolso em certos casos.
Rui

Online Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1218
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Tamanho do capacete
« Responder #2 em: 02 de Junho de 2021, 16:26 »
Muitas vezes, nem dentro da mesma marca assentam da mesma forma...
Eu tentava ir a uma loja física experimentar e, depois, mandava vir de fora.
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

joaop

  • Visitante
Re: Tamanho do capacete
« Responder #3 em: 02 de Junho de 2021, 16:27 »
Sim, é o que eu penso fazer, ir a uma loja física experimentar.
Acho que é que está esgotado, queria um HJC CS15 TRION, tamanho "L" (em princípio)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Tamanho do capacete
« Responder #4 em: 02 de Junho de 2021, 18:47 »
A experimentação é sempre vantajosa, primeiro porque os modelos são diferentes, depois porque os tamanhos podem variar.
Primeiro tens que encontrar o tipo de capacete adequado a tua cabeça, depois vem o tamanho certo.
Nunca esquecer que com o tempo as espumas vão ceder um pouco, por isso  preferir justo mas sem apertar demais.
Depois conforme o tipo de viagem procurar mais ventilado ou mais silencioso. Normalmente são opostos, mais de um e perdes do outro, excepto nos muito caros, onde podes ter as duas coisas.
Vê as opiniões dos companheiros
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline HJRD

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2019
  • Mensagens: 162
  • Localidade: Évora
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Tamanho do capacete
« Responder #5 em: 02 de Junho de 2021, 22:57 »
Muitas vezes, nem dentro da mesma marca assentam da mesma forma...
Eu tentava ir a uma loja física experimentar e, depois, mandava vir de fora.

Eu experimento na loja, e se for o que procuro, compro na loja onde experimento. Se custar mais uns euros, que custe. É o preço que pago por levar o produto de imediato para casa, e com a certeza de que é logo o adequado. Além de que não me parece ser muito correta essa prática, para com os comerciantes que também tentam sobreviver, como todos nós...
"No fear, no pain, nobody left to blame
I'll try alone make destiny my own..."

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: Tamanho do capacete
« Responder #6 em: 02 de Junho de 2021, 23:01 »
Eu também não tenho paciência para fazer isso.

Há malta que também faz isso nos tênis e no material de golfe (apesar daqui às vezes a diferença é muito relevante).
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline rui.manticora

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jul 2020
  • Mensagens: 35
  • Localidade: vila nova da telha
  • Marca: piaggio
  • Modelo: mp3 300 hpe
Re: Tamanho do capacete
« Responder #7 em: 03 de Junho de 2021, 12:24 »
Eu experimento na loja, e se for o que procuro, compro na loja onde experimento. Se custar mais uns euros, que custe. É o preço que pago por levar o produto de imediato para casa, e com a certeza de que é logo o adequado. Além de que não me parece ser muito correta essa prática, para com os comerciantes que também tentam sobreviver, como todos nós...

 _pol_
Casal 2Vel.; MZ 250; Vespa 50; XMax 250; Scarabeo 500 GT; MP3 300 HPE Sport.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Tamanho do capacete
« Responder #8 em: 03 de Junho de 2021, 15:36 »
Muitas vezes, nem dentro da mesma marca assentam da mesma forma...
Eu tentava ir a uma loja física experimentar e, depois, mandava vir de fora.

Exato... As diferenças por vezes ainda são grandes..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Online Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1218
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Tamanho do capacete
« Responder #9 em: 03 de Junho de 2021, 22:17 »
Eu experimento na loja, e se for o que procuro, compro na loja onde experimento. Se custar mais uns euros, que custe. É o preço que pago por levar o produto de imediato para casa, e com a certeza de que é logo o adequado. Além de que não me parece ser muito correta essa prática, para com os comerciantes que também tentam sobreviver, como todos nós...

Eu também não o faço, mas há muita gente a fazê-lo e, nalguns casos, podem poupar muito dinheiro. Há quem faça isso com capacetes, com blusões, com luvas...
Só falei porque o companheiro pareceu querer mesmo comprar em loja online.
Quanto ao facto de ser correto ou não fazer isso, é muito discutível. Também não é correcto os vendedores tentarem safar-se das responsabilidades das garantias, mas há quem o faça e o cliente tem trabalho e chatices garantidas...
« Última modificação: 03 de Junho de 2021, 22:24 por Carlujo »
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Tamanho do capacete
« Responder #10 em: 03 de Junho de 2021, 22:38 »
Se não houvesse diferenças por vezes astronómicas, as pessoas não compravam on line...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Lone Wolf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Amadora City
  • Com civismo cabemos lá todos...
  • Marca: Honda
  • Modelo: SD04
Re: Tamanho do capacete
« Responder #11 em: 03 de Junho de 2021, 22:45 »
Eu experimento na loja, e se for o que procuro, compro na loja onde experimento. Se custar mais uns euros, que custe. É o preço que pago por levar o produto de imediato para casa, e com a certeza de que é logo o adequado. Além de que não me parece ser muito correta essa prática, para com os comerciantes que também tentam sobreviver, como todos nós...

Embora seja uma prática de algumas pessoas e encorajadas por tantas outras, costumo dizer que se a diferença for grande até poderá valer a pena, se for curta não sei se faz sentido... e por norma quando a diferença é significativa há que ter em conta se é um produto descontinuado, além de outras variáveis...

Sim, é o que eu penso fazer, ir a uma loja física experimentar.
Acho que é que está esgotado, queria um HJC CS15 TRION, tamanho "L" (em princípio)

Companheiro, julgo que a caparica peles tem esse modelo ainda em stock...

Eu também não o faço, mas há muita gente a fazê-lo e, nalguns casos, podem poupar muito dinheiro. Há quem faça isso com capacetes, com blusões, com luvas...
Só falei porque o companheiro pareceu querer mesmo comprar em loja online.
Quanto ao facto de ser correto ou não fazer isso, é muito discutível. Também não é correcto os vendedores tentarem safar-se das responsabilidades das garantias, mas há quem o faça e o cliente tem trabalho e chatices garantidas...

Carlujo, os vendedores vulgo distribuidores não dão garantias, quem dá garantia é o fabricante e/ou importador  ;).
E as garantias são dadas pelo representante/importador do pais onde é efectuada a aquisição, no caso de Portugal será o importador nacional ou ibérico, mas sempre após reporte da fabrica  ;)
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

Offline Lone Wolf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Amadora City
  • Com civismo cabemos lá todos...
  • Marca: Honda
  • Modelo: SD04
Re: Tamanho do capacete
« Responder #12 em: 03 de Junho de 2021, 22:49 »
Se não houvesse diferenças por vezes astronómicas, as pessoas não compravam on line...

Não sei se será bem assim, ainda há bem pouco tempo li aqui no forum uma situação sobre material GIVi onde a diferença era de poucos mais de 20€... mas claro que online será sempre mais barato em relação ao mercado nacional, desde logo há a diferença do IVA que acrescida do facto de uma loja online ter menos custos fixos faz com que no preço final haja diferenças...
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Tamanho do capacete
« Responder #13 em: 04 de Junho de 2021, 10:06 »
Não sei se será bem assim, ainda há bem pouco tempo li aqui no forum uma situação sobre material GIVi onde a diferença era de poucos mais de 20€... mas claro que online será sempre mais barato em relação ao mercado nacional, desde logo há a diferença do IVA que acrescida do facto de uma loja online ter menos custos fixos faz com que no preço final haja diferenças...

Claro, por isso é que eu disse "por vezes" e não sempre..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Tamanho do capacete
« Responder #14 em: 04 de Junho de 2021, 10:13 »
As diferenças de preço por vezes são absurdas, por isso costumo comprar online.
Nos casos em que é preciso experimentar faço a primeira compra em loja e depois online.
Como há variações que podem justificar a troca, deve-se ver bem a tabela de tamanhos da loja (não é sempre igual) e escolher uma loja que permita troca sem custos. Por último, nas compras online não dispenso o Paypal, até já me serviu numa compra de uma grande rede nacional .
No caso de preços em loja perto dos preços online, compro na loja, mas atenção: a liberdade de troca nos primeiros dias após a compra, sem justificação, não se aplica a compras presenciais onde podem, se quiserem, recusar a troca por motivo de tamanho.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Lone Wolf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Amadora City
  • Com civismo cabemos lá todos...
  • Marca: Honda
  • Modelo: SD04
Re: Tamanho do capacete
« Responder #15 em: 04 de Junho de 2021, 21:44 »
Claro, por isso é que eu disse "por vezes" e não sempre..

Não é assim tão claro  ;), o companheiro optou por comprar on-line.
A verdade é que cada um é livre de comprar onde e como quer... por cá o nosso mercado é uma gota no oceano e será cada vez será menor e com menos disponibilidade e variedade de artigos  ;)
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

joaop

  • Visitante
Re: Tamanho do capacete
« Responder #16 em: 05 de Junho de 2021, 08:35 »
Bom dia pessoal.
Obrigado pelos comentários!
Eu não faço questão de comprar online.
O que acontece é que já tentei procurar numa loja física, e não há nenhum em stock (há duas lojas que têm, mas é o "S"). Dizem que podem encomendar, mas não sei se será fácil de arranjar. Até em Espanha.
Mesmo algumas online (por exemplo, eurobikes.com) só tem por encomenda.
Aparentemente a "factory-bike.es" parece que tem em stock, mas já duvido...


Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Tamanho do capacete
« Responder #17 em: 05 de Junho de 2021, 09:59 »
Acabei de"comprar" esse capacete na caparicapeles, que tem loja física. (?!?)

"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Laranjo

  • Visitante
Re: Tamanho do capacete
« Responder #18 em: 07 de Junho de 2021, 09:38 »
É indispensável experimentar o capacete tal como já se referiu aqui. Até da mesma marca pode haver diferença de calota (já me aconteceu comum Givi). Comprar em loja é o mais lógico para este material e um capacete até é bom que seja dentro da nossa zona. Uma vez comprei um na Motocard em Madrid (loja física) tive um problema com o pinlok e se não fosse la habitualmente por motivos de trabalho tinha sido um problema. Mesmo assim tive que andar com ele às “costas”….
Quanto a preços muitas vezes as lojas em Portugal acompanham, salvo se for uma campanha.

Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: Tamanho do capacete
« Responder #19 em: 07 de Junho de 2021, 16:29 »
topico sensível .

Online serra mais barato sim .. mas se fores a uma loga . meso sendo mais caro , se fores bem tratado, gasta la os teus euros .. se fores amavel o vendedor ate te reduz o preco para ser mais acesivel ha loja online
Ha que ter em conta os gastos de ter uma loja aberta e nao serve apenas para la ir experiementar .
Se todos formos nessa onda deixa de haver lojas fisicas e locais para experimentar.

Ha uma diferenca sim, mas depois dos portes e se te derem algum disconto nao teras assim tanta diferenca.
Se nao tens de experimentar e ja sabes o teu tamanho compra online.
 por 50 paus nao sei se vale a pena tanto jogo de cintura.

vou ali ja volto