Autor Tópico: Onde é feita a tua mota?  (Lida 3286 vezes)

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Onde é feita a tua mota?
« em: 29 de Maio de 2021, 08:41 »
Muitos nao vão gostar, mas é algo que ja se sabia
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Re: Onde é feita a tua mota?
« Responder #1 em: 29 de Maio de 2021, 09:10 »
Afinal a minha Piaggio é uma chinoca...  _confuso_
Por isso, se calhar é que as peças demoram tanto tempo a chegar, é mais longe...   _Rolley_

 _lol_





« Última modificação: 29 de Maio de 2021, 09:13 por Paulo Renato Ferreira »

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Re: Onde é feita a tua mota?
« Responder #2 em: 29 de Maio de 2021, 09:16 »
Nao Paulo, esse é o erro comum, a Piaggio é italiana, pode é ter componentes da china
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Re: Onde é feita a tua mota?
« Responder #3 em: 29 de Maio de 2021, 09:27 »
Nao Paulo, esse é o erro comum, a Piaggio é italiana, pode é ter componentes da china

Estou esclarecido, a minha Piaggio é italiana, ponto assente; a válvula/sensor da temperatura exterior que estou à espera há mais de dois meses é que vem da china, já percebi a demora  _pol_ _lol_
« Última modificação: 29 de Maio de 2021, 09:28 por Paulo Renato Ferreira »

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Re: Onde é feita a tua mota?
« Responder #4 em: 29 de Maio de 2021, 12:25 »
Não é nenhuma surpresa, mão de obra barata.
Quando lembro das discussões sobre o produto chinês e da idolatria das marcas não chinesas, só me surge uma gargalhada
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Re: Onde é feita a tua mota?
« Responder #5 em: 29 de Maio de 2021, 13:13 »
O vídeo seria perfeito se explicasse melhor, quais as que compram produtos chineses e montam no seu país e quais os que simplesmente subcontratam a construção "chave-na-mão".

Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

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Re: Onde é feita a tua mota?
« Responder #6 em: 29 de Maio de 2021, 13:44 »
O vídeo seria perfeito se explicasse melhor, quais as que compram produtos chineses e montam no seu país e quais os que simplesmente subcontratam a construção "chave-na-mão".
Isso ninguém deve fazer a não ser as marcas brancas,nao tem lógica comprar lá barato e levar para fora para ludar o nome,encarecia logo o produto
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Re: Onde é feita a tua mota?
« Responder #7 em: 29 de Maio de 2021, 22:52 »
Isso ninguém deve fazer a não ser as marcas brancas,nao tem lógica comprar lá barato e levar para fora para ludar o nome,encarecia logo o produto
As BMW referidas (por exemplo) são montadas na Ásia, o têm componentes fabricados na Ásia?
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

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Re: Onde é feita a tua mota?
« Responder #8 em: 30 de Maio de 2021, 21:01 »
A bmw tem máquinas feitas lá, depois existem marcas tipo pirelli, bosch que têm la fábricas e dizem made in china
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Re: Onde é feita a tua mota?
« Responder #9 em: 31 de Maio de 2021, 10:21 »
A bmw tem máquinas feitas lá, depois existem marcas tipo pirelli, bosch que têm la fábricas e dizem made in china
Penso que as primeiras foram as scooters
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Offline Elizeu

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Re: Onde é feita a tua mota?
« Responder #10 em: 04 de Fevereiro de 2022, 15:45 »
Há motos de todas as marcas vendidas aqui que tem muitos componentes chineses, inclusive BMW. Parece ser uma tendência em toda a indústria.

Offline antoniopat

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Re: Onde é feita a tua mota?
« Responder #11 em: 04 de Fevereiro de 2022, 21:20 »
Em nome do lucro todos mudam-se para lá e agora já nem é obrigatório a jointventure imaginem.

O Brasil nisso é inteligente tem várias marcas da China e de Taiwan que montam as motos lá assim, pelo menos, fomenta emprego na montagem. Na Europa é exatamente o oposto é só meter tócolante da marca X e siga para lucro.

A Piaggio é tão italiana como a Honda e a Yamaha são japonesas, o que não invalida de terem boas máquinas, a Nexus que tive tinha peças TGB e era de 2006...

Só o que acho mal é passarem tudo para a China e depois vendem cá os produtos sem pensar que estão a enterrar a economia porque não contribuem para a produtividade da população.
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Offline JPA

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Re: Onde é feita a tua mota?
« Responder #12 em: 04 de Fevereiro de 2022, 22:00 »
Em nome do lucro todos mudam-se para lá e agora já nem é obrigatório a jointventure imaginem.

O Brasil nisso é inteligente tem várias marcas da China e de Taiwan que montam as motos lá assim, pelo menos, fomenta emprego na montagem. Na Europa é exatamente o oposto é só meter tócolante da marca X e siga para lucro.

A Piaggio é tão italiana como a Honda e a Yamaha são japonesas, o que não invalida de terem boas máquinas, a Nexus que tive tinha peças TGB e era de 2006...

Só o que acho mal é passarem tudo para a China e depois vendem cá os produtos sem pensar que estão a enterrar a economia porque não contribuem para a produtividade da população.


A questão das motos serem lá serem fabricadas ou montadas, é sobretudo fiscal...

O Brasil tem taxas de importação muito elevadas para produtos originários de outros países.

A zona franca de Manaus é pródiga em variadas fábricas ( montadoras) das marcas mais conhecidas, e neste aspecto o Brasil é gigante...

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Re: Onde é feita a tua mota?
« Responder #13 em: 06 de Fevereiro de 2022, 11:47 »
Em nome do lucro todos mudam-se para lá e agora já nem é obrigatório a jointventure imaginem.

O Brasil nisso é inteligente tem várias marcas da China e de Taiwan que montam as motos lá assim, pelo menos, fomenta emprego na montagem. Na Europa é exatamente o oposto é só meter tócolante da marca X e siga para lucro.

A Piaggio é tão italiana como a Honda e a Yamaha são japonesas, o que não invalida de terem boas máquinas, a Nexus que tive tinha peças TGB e era de 2006...

Só o que acho mal é passarem tudo para a China e depois vendem cá os produtos sem pensar que estão a enterrar a economia porque não contribuem para a produtividade da população.
Numa economia global o que interessa é baixar os custos de produção, o salário é um factor importante nos custos, como o acesso a matéria prima e a distribuição.
Orientais a receber pouco, matérias primas abundantes e custos de distribuição altamente subsidiados, é difícil competir no mundo mais desenvolvido.

A de solução tem sido procurar distinção em qualidade, inovação, tecnologia, mas com a redução gradual do fosso tecnológico está a fusão mais difícil ter empregos no mundo ocidental.

A única vantagem é quando começar em força a robotização de quase todos os sectores, com a dispensa da mais de obra a vida aqui será um paraíso em comparação com as convulsões chinesas ( de pouco nos serve porque o borboleta vira dragão)
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Re: Onde é feita a tua mota?
« Responder #14 em: 07 de Fevereiro de 2022, 17:52 »
A B400 é "Made in Japan", está bem visível numa etiqueta debaixo do banco. Mas de certeza que todos os componentes foram fabricados no Japão?
Até as mais "japonesas" e "europeias" têm componentes asiáticos. Fabricados de acordo com os critérios das marca, claro, ou escolhidos por estas do catálogo de fabricantes de componentes específicos, cumprindo o caderno de encargos do modelo cuja marca vai ser exibida no "stand".
O preço da deslocalização sai mais ou menos barato... para o Consumidor?
A Burgman 125 foi montada até há alguns em Espanha, numa unidade fabril da Suzuki. O curioso seria comparar o preço do modelo da suzuki "espanhola" com as outras scooters... antes dessa fábrica ter encerrado.

"É pelo preço da mão-de-obra", dizem. É mais barata sem dúvida... mas alguém notou um abaixamento significativo dos preços das motas das grandes marcas desde que deslocalizaram a sua produção para locais menos tradicionais da Ásia? O selo com o "logo" da marca continua a ser um dos componentes mais caros de uma mota... ou valorizados, o que não é bem a mesma coisa e muitas vezes não tem a ver com a qualidade intrínseca do produto. De qualquer forma, uma marca continua a significar um padrão.

Noutra perspectiva menos simplista, o que assistimos foi à deslocalização da produção para locais de mão-de-obra mais barata e menos "sindicalizada", com menos direitos laborais, mas também à "deslocalização" das sedes da empresas para paraísos fiscais (como a Holanda, por exemplo - que usufruindo dessa "saúde económica" proporcionada pela entrada de valores não produzidos na sua economia nos acusam de "viver de papo para o ar"...).
"Compromisso nacional" dos dirigentes das grandes empresas? O pais destes é um "offshore" algures e a sua bandeira tem as cores dos gráficos dos quadros da bolsa. Presumir que as empresas terão algum tipo de consciência ou de envolvimento com o progresso nacional é uma utopia equiparável a supor que as lágrimas de um crocodilo revelam empatia - sendo que, pelo menos, o réptil, saciado, vai pôr-se ao sol e deixa os outros bichos beberem da água do "seu" charco...

Os japoneses, com a economia destruída pela II Guerra Mundial, investiram em novos métodos de produção (o Toyotismo, a Qualidade) e na automação para colocarem os produtos mais baratos no Ocidente - o mercado onde se ganhava dinheiro. Lembro que chegaram a ver as suas exportações bloqueadas pela influência das marcas nacionais. Como resolveram a questão? Fábricas nos EUA e na Europa.
Em Portugal, também houve uma fábrica da Renault, milhares de empregos, e um mercado que apesar de modesto dava primazia à compra de veículos fabricados cá (lembram-se da EDP e do Estado cheios de "4L"? Pois. Depois entrámos na CEE, as barreiras alfandegárias que colocávamos caíram por terra... Essa "União Europeia" que não o é: há "dumping" fiscal (impostos artificialmente mais baixos para as empresas para competir com o vizinho do lado), mas também "dumping social" (direitos laborais a raiar o zero para se prometer esses impostos)... não há normalização, nem fiscal nem social e há competição interna como se não houvesse "União", o que retira aos "pequenos" a possibilidade de se poderem defender. Hoje, a penetração das marcas é medida à escala europeia e não nacional.
Obstáculos fiscais que o Brasil, e outros ,podem colocar, obrigando à montagem nacional de uma parte dos produtos vendidos nesses países. Neste particular, há que ter em conta o valor, a dimensão, de mercados como o do Brasil.

Outra pergunta que deveria ser feita e também tem a ver com a deslocalização de produção de motas:
Onde está o maior mercado de scooters, na Europa, nos EUA ou... na Ásia?

Escrito isto, vou ligar a minha "Smart TV" coreana montada na Polónia.

« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2022, 09:54 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

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Re: Onde é feita a tua mota?
« Responder #15 em: 08 de Fevereiro de 2022, 07:23 »
E sabem que em determinadas marcas existe o mesmo modelo feito na casa mae e noutra fabrica,claro que existem diferenças nos materiais.
A tinta japonesa nao é igual à francesa
O aço japonês não é igual ao aço europeu
Tudo isto juntado a outro tipo de maode obra,maquinaria e controlo de qualidade,dá diferenças, não deveria ser assim,mas que as há, há.
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Re: Onde é feita a tua mota?
« Responder #16 em: 09 de Fevereiro de 2022, 21:26 »
E sabem que em determinadas marcas existe o mesmo modelo feito na casa mae e noutra fabrica,claro que existem diferenças nos materiais.
A tinta japonesa nao é igual à francesa
O aço japonês não é igual ao aço europeu
Tudo isto juntado a outro tipo de maode obra,maquinaria e controlo de qualidade,dá diferenças, não deveria ser assim,mas que as há, há.

É verdade, e penso que sem qualquer tipo de desprimor pelas marcas cujas fábricas estão espalhadas por este mundo fora, os modelos são e devem ser sempre produzidos pelos melhores critérios objetivando potenciais compradores e a sua satisfação.

Por vezes tratam-se de modelos para determinadas áreas geográficas, presumo que possa haver critérios de homologação.

A MBK francesa e a Yamaha é um dos melhores exemplos que temos na Europa. Já tive uma BW's feita pela MBK com motor Minarelli... japonês só o carburador Teikey!

 - Só um aparte, mas havia um  tópico em que participamos hà 3 dias sobre a nova Honda ADV 350, que entretanto não  encontro e presumo que foi apagado pelo CC ( mistério ??)...mas isso pouco interessa agora, mas é quase que uma certeza de que se o modelo em causa fosse fabricada na Tailândia e não na Itália como se comentou, a escolha de alguns materiais seria "diferente".

"Se a malta soubesse de tudo isto não tinha piada", mas é sempre bom andar informado.

NB: Parece que o tópico em questão foi entretanto reposto. _pol_
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2022, 22:52 por JPA »
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Re: Onde é feita a tua mota?
« Responder #17 em: 10 de Fevereiro de 2022, 07:24 »
Ambas as empresas mbk e minarelli são ha alguns anos 100% yamaha
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Re: Onde é feita a tua mota?
« Responder #18 em: 10 de Fevereiro de 2022, 17:17 »
A minha vem da delegação italiana,se foi lá montada já não sei.. _pensador_
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Re: Onde é feita a tua mota?
« Responder #19 em: 14 de Fevereiro de 2022, 13:00 »
Ambas as empresas mbk e minarelli são ha alguns anos 100% yamaha

A MBK ou "Motobécane", nasceu em 1923 e foi o maior construtor de duas rodas em França. Conforme foi dito pelo mpaneves, hoje é uma subsidiária da Yamaha.
A piada é que há poucos anos víamos modelos da MBK e da Yamaha, iguaizinhos, a conviveram na rua - e lá vinha aquela de a MBK ser a "marca branca" da Yamaha. Cá em casa, houve uma MBK,  quando se tiravam alguns plásticos era possível ver componentes  a dizer "Yamaha".
Ao encontro do que escrevi atrás, a MBK montava as Yamaha e esta colocava-as no mercado europeu como tal. Quando o número da quota de importações era ultrapassado, vendiam com o nome da marca europeia.
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Re: Onde é feita a tua mota?
« Responder #20 em: 14 de Fevereiro de 2022, 21:37 »
A MBK ou "Motobécane", nasceu em 1923 e foi o maior construtor de duas rodas em França. Conforme foi dito pelo mpaneves, hoje é uma subsidiária da Yamaha.
A piada é que há poucos anos víamos modelos da MBK e da Yamaha, iguaizinhos, a conviveram na rua - e lá vinha aquela de a MBK ser a "marca branca" da Yamaha. Cá em casa, houve uma MBK,  quando se tiravam alguns plásticos era possível ver componentes  a dizer "Yamaha".
Ao encontro do que escrevi atrás, a MBK montava as Yamaha e esta colocava-as no mercado europeu como tal. Quando o número da quota de importações era ultrapassado, vendiam com o nome da marca europeia.


MBK Industries, 100% capital Yamaha Corp. of Japan desde 2000, volume de negócios em 2021 = 341 milhões euros.

Scooters Yamaha

    XMAX 125
    XMAX 125 Tech MAX
    XMAX 300
    XMAX 300 Tech MAX
    XMAX 400
    XMAX 400 Tech MAX


Motorcycles Yamaha

    MT-125
    R125
    XSR700
    Ténéré 700
    Tracer 700 - redesigned in 2021 and now called TRACER 7
    Ténéré 700 Rally edition


Estes modelos são fabricados em França... _pol_

NB: OS VIN numbers se começarem por: VF, VG, VH, VJ, VK, VL, VM, VN, VP, ou VR são França, qualquer outro VIN que comece apenas com "J" é Japão.
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Re: Onde é feita a tua mota?
« Responder #21 em: 15 de Fevereiro de 2022, 11:26 »

MBK Industries, 100% capital Yamaha Corp. of Japan desde 2000, volume de negócios em 2021 = 341 milhões euros.

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NB: OS VIN numbers se começarem por: VF, VG, VH, VJ, VK, VL, VM, VN, VP, ou VR são França, qualquer outro VIN que comece apenas com "J" é Japão.
Até parece que trabalhas lá.....como eu
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