Autor Tópico: Vibrações após instalação de um kit cilindro  (Lida 3676 vezes)

Offline Luís Gama

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Fev 2021
  • Mensagens: 4
  • Localidade: Camacha
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Agility 125
Vibrações após instalação de um kit cilindro
« em: 27 de Maio de 2021, 20:32 »
Boas malta!

Sou dono de uma Kymco Agility City 125cc de 2014. Gosto imenso da scooter e da sua condução.  Contudo, como vivo na Ilha da Madeira, tenho algumas dificuldades, nomeadamente nas várias subidas da ilha, em que a scooter perde muita força e velocidade.

Assim sendo, optei por comprar um variador da malossi multivar 2000 e coloquei umas molas de embreagem mais fortes da naraku. Melhorou em algumas coisas, como por exemplo no arranque. No entanto, apesar de ter melhorado qualquer coisinha nas subidas, continuo com algumas dificuldades em manter a força. Por exemplo, várias 125cc passam por mim, sem muito esforço.

Tendo isto tudo em conta, optei por colocar um kit cilindro 160cc da naraku. Comprei também cambota reforçada e cdi.
Após a montagem e de colocar o motor na mota, sem montar o variador/transmissão, pus a scooter a trabalhar e correspondeu às expectativas! Um barulho "agressivo", com mais rotação e compressão!

Ao finalizar e montar o variador/transmissão,  aí é que apareceram os problemas! Coloquei me em cima da mota e coloquei a trabalhar. Para meu espanto, a moto começa com alguma vibração já anormal ao que era, sendo que quando giro ligeiramente o punho, essa vibração aumenta bastante!
A mota também encontra-se sem força nenhuma! Isto porque ao testá-la, o acelerador ficou preso por causa dum cabo junto ao carburador (não me crucifiquem 😅), e ao travar, a mota desligou.

Outra situação que mudou desde a instalação do kit cilindro, e que não sei se tem haver, é que mal rodo o punho, a mota já anda. Antes, devido às molas colocadas, a scooter só arrancava em rotações mais altas.

Segue aqui a lista do material:
- Variador Malossi Multivar, com mola de contraste amarela e roletes 11,5g
- Molas de embreagem vermelhas da Naraku +2000rpm
- Kit cilindro 160cc Naraku pistão forjado.

 Sei que muitos irão dizer que devia trocar de mota e subir de cc, mas por favor, tentem focar-se na minha questão.

Muito obrigado a todos, abraço

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Vibrações após instalação de um kit cilindro
« Responder #1 em: 09 de Junho de 2021, 19:35 »
A scooter só vibra com o vareador instalado?

Pelo que aprendi no curso de mecânica que ando a fazer se montar o pistão ou a biela ao contrário fica a vibrar bastante. Ouves algum grilar ou barulho metálico?

Trocaste os rolamentos da cambota ou usa bronzes?

Cumps
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Vibrações após instalação de um kit cilindro
« Responder #2 em: 10 de Junho de 2021, 21:26 »
Já tiveste mais novidades acerca do problema?
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Luís Gama

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Fev 2021
  • Mensagens: 4
  • Localidade: Camacha
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Agility 125
Re: Vibrações após instalação de um kit cilindro
« Responder #3 em: 22 de Junho de 2021, 15:14 »
Boas!

Desculpem a demora! Nunca mais tive tempo para a scooter, só agora é que andei a mexer e, após pedir ajuda mecânica, chegamos à conclusão que o problema era mesmo o vareador. Ao substituir, a mota ficou normal e tal como queria!

No entanto, surgiram outros problemas!  :-\ um retentor do lado do variador rebentou e começou a passar óleo. Felizmente, notei a perda de potência e parei a mota, pois já tinha a roda encharcada de óleo!
Substituí o retentor e limpei a caixa do variador e os demais componentes. A mota voltou a rodar normalmente.....

Até ontem! Vinha a fazer uma subida com duas pessoas, e comecei a ouvir um barulhinho metálico que parecia vir do escape ou da rodovolante (presumo eu, não conseguia perceber em andamento) e comecei a perder força. O que noto é que sempre que aparece o barulho acompanha a perda de força. Esta perda de força e barulho só acontecem quando a mota está quente e quando acelero  pelo menos 3/4 do acelerador.

Alguém tem alguma opinião ou sabe de alguma situação parecida?

Obrigado companheiros!

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Vibrações após instalação de um kit cilindro
« Responder #4 em: 23 de Junho de 2021, 12:14 »
Boas
Será que ainda trabalhou com pouco oleo e marcou algo?
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Luís Gama

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Fev 2021
  • Mensagens: 4
  • Localidade: Camacha
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Agility 125
Re: Vibrações após instalação de um kit cilindro
« Responder #5 em: 23 de Junho de 2021, 23:54 »
Boas
Será que ainda trabalhou com pouco oleo e marcou algo?
Boas mpaneves,

Não chegou a trabalhar com pouco óleo, quando a desliguei ainda tinha suficiente.

Estive a fazer uma pesquisa e encontrei uma situação semelhante num fórum estrangeiro, em que o problema estava numa mola das valvulas.

Quando tiver tempo, vou ver esta sugestão.

Abraço

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Vibrações após instalação de um kit cilindro
« Responder #6 em: 24 de Junho de 2021, 06:48 »
Boas assim á distância é complicado de perceber .. mas para mim tens aí 2 problemas : primeiro a marca do kit e do material ( que para mim é a baixo de lixo) , no variador tens outra asneira procuras força e metes um variador malossi ( de velocidade )..... Outra coisa kit cilindro,cambota,variador, molas ... Então e gasolina????!!!!! Isso precisa de aumento de gasolina .... Com a mesma gasolina que usavas no cilindro 125 já devia de ser pouca para 125 imagina agora para 160.....
 Ao montares um cilindro maior existe vários factores que tem de se alterar quase obrigatóriamente ....
Cx tem de ser alongada ( mas uma vez que precisas de força deixas ficar) , o variador de origem se é força que precisas só mudas os roletes... Obrigatório mudar injector ou carburador ( giglers) , as molas de embreagem e de contrastes... Depois existe sempre aquele leque de peças extras que dão sempre mais jeito..,
Boas curvas e repensar nesse projecto... Segue alguém que tenha mudado isso por vezes é mais fácil..... Mas lá está a malta quando muda é para velocidade....
Só espero que não estejas a tentar ter as 2 coisas ..lol

Enviado do meu 5028D_EEA através do Tapatalk


Offline Luís Gama

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Fev 2021
  • Mensagens: 4
  • Localidade: Camacha
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Agility 125
Re: Vibrações após instalação de um kit cilindro
« Responder #7 em: 24 de Junho de 2021, 23:48 »
Boas assim á distância é complicado de perceber .. mas para mim tens aí 2 problemas : primeiro a marca do kit e do material ( que para mim é a baixo de lixo) , no variador tens outra asneira procuras força e metes um variador malossi ( de velocidade )..... Outra coisa kit cilindro,cambota,variador, molas ... Então e gasolina????!!!!! Isso precisa de aumento de gasolina .... Com a mesma gasolina que usavas no cilindro 125 já devia de ser pouca para 125 imagina agora para 160.....
 Ao montares um cilindro maior existe vários factores que tem de se alterar quase obrigatóriamente ....
Cx tem de ser alongada ( mas uma vez que precisas de força deixas ficar) , o variador de origem se é força que precisas só mudas os roletes... Obrigatório mudar injector ou carburador ( giglers) , as molas de embreagem e de contrastes... Depois existe sempre aquele leque de peças extras que dão sempre mais jeito..,
Boas curvas e repensar nesse projecto... Segue alguém que tenha mudado isso por vezes é mais fácil..... Mas lá está a malta quando muda é para velocidade....
Só espero que não estejas a tentar ter as 2 coisas ..lol

Enviado do meu 5028D_EEA através do Tapatalk



Boas amigo,
Compreendo o que queres dizer, mas com a instalação do variador malossi consegui subir os rendimentos. Por exemplo, tinha dificuldades em fazer uma subida longa onde não passava dos 50kmh. Apenas com o kit variador, consegui passar para os 60kmh.

De resto, compreendo tudo o que dizes, relembrando que este projeto não está totalmente terminado, mas volto a frisar que estava contente com o andamento da mota até este problema.
Obrigado pelas sugestões.

Abraço