Autor Tópico: Vibração e "coice"  (Lida 4091 vezes)

Offline JP

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jun 2021
  • Mensagens: 23
  • Localidade: Santa Maria da Feira
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Grand dink 125
Vibração e "coice"
« em: 25 de Junho de 2021, 08:53 »
Olá bom dia a todos.

Na minha Grand Dink 125, fiz a limpeza na zona da correia que vi no youtube , exceto a polie traseira por não ter um saca. Acontece que agora passado uns 20 ou mais Km a mota começou a vibrar e após um arranque suave ela dá um "coice" ou esticão (não sei como dizer) nos carros é como se o bi-massa estivesse danificado, aqui não sei :) como digo estou a reapreder termos.
Os roletos estão um pouco danificados, mas não queria mexer por causa da garantia (ou será que posso?)
Alguém já teve a mesma situação? soluções têm?
Já agora alguém tem o livro de serviço/manutenção que me possa dispensar para imprimir?
Um abraço e desde já muito obrigado.

Offline motociclista

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 150
  • Localidade: Santarém
  • JAFERREIRA
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: AN650 BURGMAN EXC/2019
Re: Vibração e "coice"
« Responder #1 em: 25 de Junho de 2021, 09:05 »
Olá bom dia a todos.

Na minha Grand Dink 125, fiz a limpeza na zona da correia que vi no youtube , exceto a polie traseira por não ter um saca. Acontece que agora passado uns 20 ou mais Km a mota começou a vibrar e após um arranque suave ela dá um "coice" ou esticão (não sei como dizer) nos carros é como se o bi-massa estivesse danificado, aqui não sei :) como digo estou a reapreder termos.
Os roletos estão um pouco danificados, mas não queria mexer por causa da garantia (ou será que posso?)
Alguém já teve a mesma situação? soluções têm?
Já agora alguém tem o livro de serviço/manutenção que me possa dispensar para imprimir?
Um abraço e desde já muito obrigado.

De certeza que usaste algum produto engordurado e a correia está a patinar. Usa um spray de limpar travões.
José António Ferreira

Offline JP

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jun 2021
  • Mensagens: 23
  • Localidade: Santa Maria da Feira
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Grand dink 125
Re: Vibração e "coice"
« Responder #2 em: 25 de Junho de 2021, 09:26 »

Desde já muito obrigado pela pronta resposta.
Acredito que, apesar de todo o cuidado isso pudesse ter acontecido, contudo (julgo eu!) isso aconteceria de imediato e não passado 20 ou mais km, não!?
Não sou assim muito fã do liquido/spray limpa, prefiro sempre o diluente celuloso, ou não acham que se deva utilizar?
Na parte da embraiagem só passei a lixa no ferodo ena polie/cubo da mesma.

Um abraço,

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Vibração e "coice"
« Responder #3 em: 25 de Junho de 2021, 09:27 »
Tens de desmontar a poli traseira em geral não precisas de nenhum saca ... Travas com o travão traseiro e desapertar a porta.... O que te está acontecer é que tens gordura entre a poli e os calços e quando atraca já é com muita rotação e faz esse coice

Enviado do meu 5028D_EEA através do Tapatalk


Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Vibração e "coice"
« Responder #4 em: 25 de Junho de 2021, 09:30 »
Nas sapatas de embraiagem podes passar esfregão verde, provavelmente engordoraste os calços de embraiagem.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline JP

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jun 2021
  • Mensagens: 23
  • Localidade: Santa Maria da Feira
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Grand dink 125
Re: Vibração e "coice"
« Responder #5 em: 25 de Junho de 2021, 09:35 »

Mais uma vez muito obrigado a todos.

Vou fazer isso, vou desmontar Limpara bem a zona e vou aproveitar para colocar os roletos que comprei, mas que julgo arrepender-me pois o que me foi dito é que os originais eram 18 x 14 de 13gr. e aparentemente acho-os muito pesados, vamos a ver.

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Vibração e "coice"
« Responder #6 em: 25 de Junho de 2021, 09:43 »
Saúde!

Sobre o manual, à falta de outra coisa, pode dar uma vista de olhos aqui: https://www.manualslib.com/manual/1865001/Kymco-G-Dink-125i.html
Acho que já fiz um "download" gratuito nesta página, haverá outras.

Sobre essa vibração que ocorre na rotação em que o motor arranca a scooter da imobilidade, é coisa que normalmente associada a sujidade na zona embraiagem, nomeadamante pelo pó das pastilhas e uma campânula "polida" pelo seu agarrar. Uma limpeza ajuda.
Uma sopradela bem dirigida  é coisa que ajuda a tirar o pó e, como já foi proposto pelo companheiro 'motociclista', o uso de líquido de limpeza de travões. Não usar lixa, um vulgar esfregão verde de lavagem de loiça associado ao líquido de limpeza e depois a passagem de um trapo limpo. Com jeito pode-se fazê-lo sem desmontar a campânula.
Atenuará a coisa, mas esse lado "selvagem" é algo característico das scooters mais pesadas.
Há quem torne quase imperceptível ou anule a coisa com roletes ligeiramente mais leves, mas para não sacrificar velocidade de ponta não há nada como a limpeza sistemática e criteriosa dessa a zona - algo que muitas oficinas só fazem no extremo para não acrescentarem t€mpo à factura.
Se a scooter está na garantia, é de evitar desmontar o que seja. Qualquer marca deixada pode servir de "prova" para se eximirem de responsabilidades.
« Última modificação: 25 de Junho de 2021, 10:00 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline JP

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jun 2021
  • Mensagens: 23
  • Localidade: Santa Maria da Feira
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Grand dink 125
Re: Vibração e "coice"
« Responder #7 em: 25 de Junho de 2021, 09:53 »

Saúde!

Obrigado pela dica, irei fazer essa limpeza e posso desmontar passando somente o limpeza de travões no ferodo e no cubo.
Os roletos mais pesados vão fazer com que perca velocidade de ponta, mas ganho no arranque, certo!? já vi na net um fulano que colocou alternadamente um roleto pesado e um mais leve, ganhando (segundo ele) velocidade de ponta e arranque, o quê que vocês acham da ideia!?

No que respeita à garantia eu acho que, não implicando motor e caixa, não podem fugir à responsabilidade, pois acho que isto são considerados materiais de desgaste e não estão incluídos na garantia usados, não acham!?


Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Vibração e "coice"
« Responder #8 em: 25 de Junho de 2021, 10:10 »
Saúde!

[...]
Os roletos mais pesados vão fazer com que perca velocidade de ponta, mas ganho no arranque, certo!? já vi na net um fulano que colocou alternadamente um roleto pesado e um mais leve, ganhando (segundo ele) velocidade de ponta e arranque, o quê que vocês acham da ideia!?

No que respeita à garantia eu acho que, não implicando motor e caixa, não podem fugir à responsabilidade, pois acho que isto são considerados materiais de desgaste e não estão incluídos na garantia usados, não acham!?

É o contrário, companheiro: roletes mais leves dão mais rapidez de arranque mas sacrificam a velocidade de ponta, principalamnte se tiverem gramagens muito inferiores aos originais. Pela lógica, roletes mais pesados amplificam o ressalto no momento do arranque.

Sobre a garantia, convém saber das condições.
As porcas de aperto do variador e da embraiagem têm torques de aperto (N-m, Newton-metro) específicas.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline JP

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jun 2021
  • Mensagens: 23
  • Localidade: Santa Maria da Feira
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Grand dink 125
Re: Vibração e "coice"
« Responder #9 em: 25 de Junho de 2021, 10:21 »
É o contrário, companheiro: roletes mais leves dão mais rapidez de arranque mas sacrificam a velocidade de ponta, principalamnte se tiverem gramagens muito inferiores aos originais. Pela lógica, roletes mais pesados amplificam o ressalto no momento do arranque.

Sobre a garantia, convém saber das condições.
As porcas de aperto do variador e da embraiagem têm torques de aperto (N-m, Newton-metro) específicas.

Pois das condições de garantia não sei, mas no mundo dos automóveis funciona assim  ;)

Agradeço também muito toda a prestabilidade. Eu sei que há os apertos, eu tenho a chamada chave dinamómetro e julgo que os apertos são 6Kg ou 60Nm

Um grande abraço e muita saúde!

Offline JP

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jun 2021
  • Mensagens: 23
  • Localidade: Santa Maria da Feira
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Grand dink 125
Re: Vibração e "coice"
« Responder #10 em: 28 de Junho de 2021, 09:41 »

Bom dia amigos   scooter_

Após ter feito o que me aconselharam, devo dizer que a máquina ficou muito melhor e como também mudei os roletos ela ficou mais serena, acabaram-se as vibrações e a velocidade de ponta é agora mais elevada (quase 220km/h dentro da minha carrinha  :)) ;) :) :)) mas se tirar 100 éo que ela dá, com a ajudinha de uma ligeira descida) com a perda do poder de arranque que agora se faz com maaaaiiiiisssss calma até ás 3000rpm, mas tudo bem, não tenho uma máquina de corrida é apenas uma scooter 125 portanto calma  ;)  _Rolley_  scooter_

Um abraço a todos e sempre que precisarem de mim disponham!


Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Vibração e "coice"
« Responder #11 em: 28 de Junho de 2021, 21:16 »
O importante é que ficou resolvido, aparece há sempre tópicos em que podemos ajudar, a factor chave aqui é ajudar e sermos ajudados quando é necessário.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline JP

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jun 2021
  • Mensagens: 23
  • Localidade: Santa Maria da Feira
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Grand dink 125
Re: Vibração e "coice"
« Responder #12 em: 30 de Junho de 2021, 13:22 »
O importante é que ficou resolvido, aparece há sempre tópicos em que podemos ajudar, a factor chave aqui é ajudar e sermos ajudados quando é necessário.

Boas

Sim é verdade, ajudar e ser ajudado é o lema.

Obrigado a todos!