Autor Tópico: Escolha da primeira scooter 125cc  (Lida 3459 vezes)

hasmoreira

  • Visitante
Escolha da primeira scooter 125cc
« em: 17 de Maio de 2021, 10:13 »
Bom dia!

Já há muito tempo que tinha ideia de "um dia compro uma scooter" mas a coisa nunca se proporcionou.
Nas últimas semanas a ideia voltou e tenho andado a ver o mercado, sendo que gostaria de obter algumas sugestões e respostas a algumas dúvidas.

A minha utilização da scooter seria maioritariamente para deslocações para praticar desporto algumas vezes por semana (uns 35km), uma ida às compras aqui e ali, padaria, ir até à baixa do Porto (20km), deslocações a casa dos meus pais (30-35km) e ocasionalmente uma deslocação a casa dos sogros (60-70km). Em algumas destas, se o tempo convidar e conseguir convencer a minha esposa, teria companhia na viagem.

Não tenho grande experiência a conduzir scooters (apesar de já ter conduzido umas 2 ou 3 vezes) mas tenho bastante experiência a andar com duas rodas (bicicleta) em estradas onde andam carros por isso não tenho grande receio na parte da condução. Condução defensiva, estar atento e prever o que vão fazer os carros, essas coisas.

Em termos do que já vi:
- SYM JET X 125 ABS
- Honda PCX
- Yamaha NMAX
- Keeway Vieste 2021

Sinto-me tentado porque gosto muito do look (e do preço) p.e. da SYM JET X 125 ABS (que é nova 2021, não é?) ou mesmo da Keeway mas... dei por mim a achar que se quiser andar com a minha esposa e quisermos ter arrumação para p.e. ir jantar ao Porto e deixar os capacetes na mota, arrumação seria um ponto em que parece que a PCX é de facto melhor? Em qualquer dos casos provavelmente teria de considerar uma uma top case talvez? Como fazem normalmente para arrumar o material? A SYM JET com uma top case fica mais barata que a PCX...

A mesma coisa no conforto para o pendura: se a quero aliciar a um passeio pela marginal do Douro até casa dos meus sogros é bom que seja minimamente confortável. Alguma nota sobre o conforto para o pendura nestes modelos?

Não tenho propriamente um orçamento definido e felizmente tenho possibilidade de avançar para qualquer uma das que aqui falei mas não queria comprar uma PCX p.e. só por ser PCX e ser competente em todos os aspetos, queria sim comprar algo competente adequado ao que preciso, se puder poupar algum, perfeito.

Por último, algum modelo que esteja a descurar?
Vi algumas outras opções e para as "minhas" deslocações até vi algumas mais "slim", tipo Keeway Cityblade ou Sym Symphony 125 ST (ou a Symphony S), que chegariam perfeitamente. No entanto estas parecem-me menos propícias a viajar com um pendura ocasionalmente. Ou estou a pensar mal?

Obrigado desde já pela ajuda,
« Última modificação: 17 de Maio de 2021, 13:45 por hasmoreira »

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Escolha da primeira scooter 125cc
« Responder #1 em: 17 de Maio de 2021, 12:04 »
Companheiro, acho que a maioria de nós passámos por essa fase.

Deixo algumas sugestões:
- testa o máximo de modelos que conseguires. As scooters nas fotos podem ser bonitas mas cada uma tem as suas particularidades, umas assentam bem e outras nem por isso
- o modelos que indicas são citadinas e a ideia de conforto é coisa muito vaga (talvez a Jet X possa ser um pouco melhor). Irão cumprir esse programa mas andar frequentemente com pendura é coisa que iria evitar, pela falta de espaço e conforto
- para andar a dois sugeria uma maxi-scooter, mesmo que seja 125cc
- quase nunca as citadinas têm espaço para guardar 2 capacetes e terás de procurar, caso seja essa a tua decisão. A alternativa será uma topcase.
   das citadinas que recordo terem espaço para 2 capacetes, será a Medley, por ex
- é difícil de acertar na primeira compra, pelo que uma usada pode ser uma opção racional.
Acima de tudo espero que te divirtas
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: Escolha da primeira scooter 125cc
« Responder #2 em: 17 de Maio de 2021, 12:32 »
o famoso cabo das tormentas ....

Vai nas calmas ... compra de acordo com o bolso, se ja vens de bicicleta o mais certo sera nao demorares muito com a mesma scooter
se puderes compra usado, sempre perdes menos dinheiro em te desfazer dela.
Yamaha e Hondas estao uns pontos acima das outras e isso se reflecte no preco ( volto ao ponto 1 compra de acordo com o teu bolso )
top case so para capacete ? Nao vas por ai .. leva o capacete contigo fica sempre bem ..

Compra a scooter e depois adiciona o que precisares de acordo com a tua utilização.

Sou pobre e por isso sugeri comedir no gasto .. se dinheiro. nao for uma problema vai a um concessionario e compra uma.

por experiencia propria dificilmente uma scooter ira resolver todos os requisitos, provavelmente iras comprar duas :D

boas curvas.
vou ali ja volto

Offline EML

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 348
  • Localidade: Porto
  • Marca: Sym
  • Modelo: Symphony 125 ST
Re: Escolha da primeira scooter 125cc
« Responder #3 em: 17 de Maio de 2021, 12:40 »
A Piaggio Medley pode ser uma boa solução.
Tem roda grande que é uma mais valia em mau piso e calçada. Tem espaço para 2 capacetes e se colocares uma topcase, até podes ir às compras. A nova já tem o máximo de potência permitida para uma 125 cc (carta B) pelo que deve aguentar bem com pendura e o intervalo entre revisões é alargado.
Eu tenho uma Sym Symphony 125 ST e funciona bem, mas por baixo do banco só cabe um capacete Jet ou um integral muito pequeno. A topcase e o piso plano permitem uma boa capacidade de carga.
Mas o mais importante é experimentar! scooter_
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,67 l/100 km (15140 Km - 09/2022)

hasmoreira

  • Visitante
Re: Escolha da primeira scooter 125cc
« Responder #4 em: 17 de Maio de 2021, 13:58 »
Engraçado terem mencionado que "talvez não vás ficar por aqui" em termos de mota porque quanto mais pesquiso mais me parece que isso seja verdade  _pensador_

Não teria qualquer problema em comprar usado mas confesso que tenho 0 experiência e/ou conhecimento em termos mecânicos por isso comprar usado a um particular seria um pouco um tiro no escuro. Talvez num stand a coisa seja diferente. Tenho de procurar stands com alguma oportunidade na zona do Porto.
Encontrei p.e. no Standvirtual um stand (que me parece profissional) a vender uma Sym Jet 14 de 2018 com 10000 km por 1890€. Se calhar já dava para umas aventuras.

Relativamente às minhas questões que foram respondendo, obrigado pela menção da Piaggio, dei uma vista de olhos no site e vou tentar experimentar. Assim como vou tentar experimentar as outras. A Sym Jet perguntei em dois ou três sítios e ou não têm disponível ou não têm uma para teste, fica mais difícil. Pedi para experimentar a NMax, acredito que me vá arrepender porque deve ser difícil não gostar.

Quanto ao restante, de facto neste segmento com pendura regularmente em AE ou assim é provavelmente algo que não acontecerá. Mas espero que dê para umas idas à praia, baixa do Porto e similares. Tudo coisas de 20-30km no máximo, ida e volta. Com uma topcase então penso que ficaria resolvido o problema de arrumação também neste casos.
« Última modificação: 17 de Maio de 2021, 14:14 por hasmoreira »

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Escolha da primeira scooter 125cc
« Responder #5 em: 17 de Maio de 2021, 15:56 »
Evita comprar por impulso, dedica-te a ver opiniões, modelos, tens aqui muita informação também.
Os modelos citadinos são feitos para uma pessoa andar na cidade. Para duas pessoas ou estrada e AE, também fazem, mas podem parecer pouco.
Avalia bem o uso que vais dar, o orçamento (não esquecer equipamento para dois), e o futuro. Se gostares, vais querer uma coisa melhor e o dinheiro gasto agora pode não ser recuperado. Talvez uma usada.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Escolha da primeira scooter 125cc
« Responder #6 em: 17 de Maio de 2021, 18:33 »
Para andar com pendura, fazer troços de auto-estrada e pondo em destaque o conforto e espaço de arrumação, como primeira scooter EU iria procurar uma Sym GTS em segunda mão, a um stand de confiança (por causa da garantia) para me adaptar e depois logo via, com qualquer troca teria menos desvalorização.
Nem falo da Piaggio X10, para não parecer mal  _lol_
« Última modificação: 17 de Maio de 2021, 18:35 por Paulo Renato Ferreira »

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Escolha da primeira scooter 125cc
« Responder #7 em: 18 de Maio de 2021, 13:22 »
Companheiro na minha opinião devias de considerar uma maxi scooter e não uma citadina, depois tendo em conta que só podes conduzir 125 escolhia assim uma baratinha e boa tipo as Sym GTS, Kymco Downtown ou Piaggio X7, X8, XEvo por exemplo.

Depois de tudo se quiseres tirar a carta tens muita coisa para ver, se não quiseres tirar a carta a Xmax ou a Forza.

Pelo que vejo e vi aqui no CPM muitos compraram scooter citadina, para evoluir para maxiscooter e posteriormente tiraram a carta e na minha ótica é desperdicio de dinheiro, porque a citadina é somente isso para cidade e pelo que dizes já tens aí muitos passeios em que uma citadina torna-se fraca.

Tenho uma YBR 125 (mais citadino não há) que vai a todo lado mas é uma tortura andar a fazer muitos kms naquilo, é possivel, mas se der para evitar evito ao máximo.

Cumps.
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline Psiboy

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2020
  • Mensagens: 60
  • Localidade: Cascais
Re: Escolha da primeira scooter 125cc
« Responder #8 em: 18 de Maio de 2021, 13:39 »
Dou o meu exemplo...

Nunca tive mota, conduzi umas 4 vezes em puto e duas delas fui ao chao lol
Aos 41 anos, a ideia da mota despertou o interesse. Numa fase inicial pela poupança, trabalho em Lisboa e o estacionamento é uma renda, e neste momento pela poupança e pelo divertimento.
Nao sabia se me ia adaptar e por isso não queria gastar muito dinheiro.
Apontei para 3 modelos. Nmax, PCX e Sym Gts.
Felizmente o melhor negocio que apareceu foi na que me senti melhor, a sym Gts. Tambem era a que mais gostava...
Faço marginal e auto estrada por isso ter mais protecção era um factor importante...
Neste momento posso dizer que estou muito satisfeito, com e sem pendura... Este domingo fiz um passeio de quase 300km com pendura e adorei!
Gostei de tal maneira da experiência das duas rodas que tenciono tirar a carta para uma de mais cc, mas nao tenciono vender a scooter. A minha é uma Gts 125i evo que arranjas a bom preço.
Votos de uma boa escolha e que venha rapido para aproveitares o bom tempo.
Abraço

Enviado do meu SM-N960F através do Tapatalk


Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5290
  • Localidade: sintra
Re: Escolha da primeira scooter 125cc
« Responder #9 em: 20 de Maio de 2021, 12:39 »
Também foi com uma gts que regressei ás duas rodas...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018