Autor Tópico: Produção de baterias para carros elétricos liberta tanto CO2 como 8 anos de utilização de um carro a  (Lida 3977 vezes)

Offline moto2cool

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O fabrico de baterias origina um elevado valor de emissões" e que  "cada kWh  da bateria gera entre 150 a 200 quilogramas de CO2" apenas na fábrica. "Quer isto dizer que uma bateria de 30 kWh emite, na produção, 4500 quilos de CO2. Mas se estivermos a falar de uma bateria de 100 kWh esse valor é quase ofensivo: 15 toneladas de CO2", acrescenta o texto.

De acordo com o mesmo artigo, que se baseia no estudo sueco, "metade das emissões vem da produção de matérias primas e da produção de baterias, enquanto a mineração representa entre 10 a 20%", partindo do pressuposto que "a energia utilizada no fabrico das baterias utiliza mais de 50% de combustíveis fósseis".

"Portanto, quando falamos de mobilidade sustentável e dizemos que os carros elétricos emitem zero gramas de CO2, não podemos esquecer este facto: a produção das baterias liberta tanto CO2 como um carro a gasolina durante 8 anos de utilização", conclui-se.

Será verdade?

Questionado pelo Polígrafo, Rui Costa Neto, investigador no Instituto Superior Técnico e pós-doutorado em Engenharia Mecânica, sublinha que "os números estão corretos se as baterias forem produzidas apenas com eletricidade de origem fóssil".

"Se as baterias forem produzidas como eletricidade 100% renovável, não há praticamente qualquer tipo de emissões de CO2, e aí a notícia seria completamente falsa. Vai depender sempre da origem da eletricidade com que as baterias são feitas", destaca

https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/producao-de-baterias-para-carros-eletricos-liberta-tanto-co2-como-8-anos-de-utilizacao-de-um-carro-a-gasolina
« Última modificação: 09 de Maio de 2021, 21:03 por moto2cool »
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Offline Carlujo

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E não só...
A produção de motores de combustão também emite CO2.
A exploração petrolífera emite CO2.
A energia gasta na manutenção programada dos veículos de combustão também gasta electricidade. Se não for de fontes renováveis, também emite CO2.
E por aí fora.
Há quem goste de falar também na reciclagem das baterias, mas esquece-se de falar na reciclagem dos motores de combustão e, mais importante, na reciclagem de óleos e outros fluidos utilizados em toda a vida desse mesmo motor.
Os lobbys conseguem arranjar estudos muito facilmente, é tudo uma questão de números. Podiam falar no CO2 emitido por quem realiza esse "estudo" durante a fase de investigação... 😁😁😁
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Offline zeuz

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Offline Carlujo

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É exatamente da forma que eu vejo este tema.
Há muito "estudo" financiado por alguém com interesse no assunto, que faz comparações entre coisas diferentes. E isso retira toda a credibilidade,apesar de tentarem mostrar a seriedade desses mesmos "estudos"...
Comparar a produção de um carro elétrico com a utilização de um a combustão demonstra falta de seriedade. Principalmente, quando não se colocam todos os dados de um dos lados.
Quando houver um estudo que compare a produção de ambos, TODOS os custos de utilização e até de reciclagem, aí é um estudo sério.
Mas tenho pena que os motores de combustão acabem, apesar de um veículo eléctrico ter mais "disparo" no arranque, fica a faltar o som das rotações a subir.
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Lembro-me dê um antigo ministro das Finanças, já falecido, que quando argumentaram com um estudo internacional que defendia uma posição desvalorizou com a resposta:" eu sei o que são esses estudos internacionais, já fiz muitos"

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Offline zeuz

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Vocês sabem que houve estudos para atestar que fumar faz bem à saúde? Também é possível encontrar no YouTube anúncios antigos a promover o consumo de cigarros...

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Offline moto2cool

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Offline zeuz

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Offline Lourenço

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Offline karloxilva

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Sempre houve tarados, mas tinham vergonha ou não tinham o "tempo de antena" que lhes emprestasse um certo grau de credibilidade.
A Internet deu-lhes visibilidade. O velho hábito de "parar parar ver o acidente" deu-lhes audiência, reencaminhamentos, e mais audiência, e, por via disso, "ganha-pão". Dinheiro.
Isso fê-los perder qualquer réstia de vergonha, se alguma houvesse. Depois, quais crianças que repetem uma gracinha que sabem ter sucesso, aumentaram o grau de taradice para conquistar cliques.

The medium is the message", escreveu Marshall McLuhan.

Perante aquilo que me apercebo dos "conteúdos" que há por aí,  um puto "deixado à solta" na Internet, já nem é na pornografia que se arrisca a ver coisas menos saudáveis - pela ideia errada que dá sexualidade -, há coisas a que se expõe bem mais danosas para a sua formação.

O problema aqui não é só os tarados ganharem dinheiro, insistirem na tecla, serem copiados por  outros tarados que saem do armário porque a audiência torna tudo menos bizarro... o problema é que dão dinheiro a ganhar à plataforma.
Assim, em nome do negócio, deixa-se a mentira, a má formação, os preconceitos e os ódios de todo o género tornarem-se virais. E os vírus infectam... principalmente aqueles que não estão "protegidos" por um vacina que se chama Cultura, ou por uma defesa mais básica, o espírito crítico, isto é, ter a capacidade de procurar o contraditório.

Peço desculpa pelo fora de tópico. Sobre este, o estudo foi feito na Suécia e tem credibilidade. Segundo percebi, não pretende justificar as alterações criadas no Clima pelo consumo de combustíveis fósseis, nem estabelecer uma comparação daquelas que ouvimos dos negacionistas. É um dado objectivo que a produção de baterias consome combustíveis fósseis.
Eles dizem que se for produzido com energias renováveis as emissões são efectivamente reduzidas, e têm razão.
Na minha opinião, o problema dos transportes não se resume a baterias. Uma cidade engarrafada por "automóveis limpos" não deixa de ser uma cidade engarrafada.
« Última modificação: 24 de Maio de 2021, 13:55 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline Carlujo

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Mais uma "verdade inquestionável" sobre veículos eléctricos, que afinal, não é bem assim...
Assim se enganam os tolos e aqueles que acreditam em tudo o que lêem online.

https://observador.pt/factchecks/fact-check-centenas-de-carros-eletricos-apodrecem-porque-empresas-de-reciclagem-nao-aceitam-baterias/
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Offline zeuz

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Offline Ferro

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Concordo absolutamente com o que foi dito!
Este tipo de discussão elevada, deixa-me orgulhoso de pertencer ao CPM!
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Offline Jorge de Almeida

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Offline davidsantos

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Realmente quando pensamos que já vimos tudo no YouTube..
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Offline fastnet

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Cada lobby procura defender os seus interesses, pelo que não é difícil de entender os seus motivos.

Os lobby do petróleo e o dos construtores automóveis têm-nos dirigido, em determinado rumo, por mais de 100 anos

Partilho um vídeo sobre veículos elétricos vs combustíveis fósseis, com uma visão mais alargada da questão (qualquer que seja o lobby responsável pelo vídeo)

https://www.youtube.com/watch?v=lVWcAtAxDP0&t=10s
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Offline moto2cool

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Na verdade andamos de lobby em lobby e a verdade deve andar por aí, mas não sei qual.
O meu receio da electricidade está no monopólio, enquanto a gasolina é um oligopólio e mesmo assim temos sérias reservas à formação do preço.
No caso de um monopólio estamos á mercê deles, por isso existe corrida para adquirir posições nas eléctricas.
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Offline fastnet

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Na verdade andamos de lobby em lobby e a verdade deve andar por aí, mas não sei qual.
O meu receio da electricidade está no monopólio, enquanto a gasolina é um oligopólio e mesmo assim temos sérias reservas à formação do preço.
No caso de um monopólio estamos á mercê deles, por isso existe corrida para adquirir posições nas eléctricas.

Sem dúvida alguma.
No entanto para veículos e habitação, o particular pode produzir energia para seu consumo o que é uma vantagem e pode significar uma menor dependência de outros.
Tem custos associados mas tudo é um "trade-off" nesta vida.
 
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