Autor Tópico: Afinação de válvulas?  (Lida 4330 vezes)

Offline Psiboy

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2020
  • Mensagens: 60
  • Localidade: Cascais
Afinação de válvulas?
« em: 04 de Maio de 2021, 18:41 »
Boas companheiros

Acho que ja li algures que se devem afinar válvulas de x em X km.
Ha algum intervalo de km estipulado? Tem que ser feito? Nota-se alguma coisa que indique que deva ser feito?
Tenho uma sym gts 125i evo com 24000km

Desde já obrigado e boas curvas

Enviado do meu SM-N960F através do Tapatalk


Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Afinação de válvulas?
« Responder #1 em: 04 de Maio de 2021, 22:53 »
Boas, normalmente quando se começam a ir abaixo ou custar a pegar podem ser sinais, mas também há casos de 60000 kms e nunca afinaram, eu penso afinar as minhas entre os 20 e os 30 mkm, sei que aos 6000 há oficinas que afinam, mas como acho um exagero... Não sei se está definida uma quilometragem certa, a tua com 24000 se calhar já seria sensato.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Afinação de válvulas?
« Responder #2 em: 04 de Maio de 2021, 22:53 »
Acho que nos manuais de serviço aparece essa info. Nao olhando aos intervalos oficiais, geralmente quando começa  a ter dificuldade no arranque a frio ou por exemplo como ja aconteceu  comigo, depois de ligar o motor se o desligasse sem deixar aquecer bem, tinha de esperar um bocado antes de tentar ligar novamente.( tinha de deixar arrefecer o motor substancialmente). De qq forma so avançava para afinar velas depois de verificar o mais  obvio... vela, algum filtro mais obstruido etc

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Afinação de válvulas?
« Responder #3 em: 05 de Maio de 2021, 12:02 »
De certeza que no manual, na parte respeitante à manutenção, vem lá a quilometragem e que a afinação deve ser realizada.
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Afinação de válvulas?
« Responder #4 em: 07 de Maio de 2021, 09:43 »
Alguns sintomas:
  • dificuldade em pegar, nota-se que ela tenta mas...
  • assim que se põe a trabalhar, nos dias frios, após começa a descer o ralentim vai-se abaixo
  • perca de força em subidas
  • resposta restardada ao punho, o chamado poço, por exemplo, desacelera para passar devagarinho num cruzamento ou passadeira elevada e depois quando acelera ela não reage logo e só um ou dois segundos depois
  • mota a morrer por exemplo quando pára num cruzamento
Atenção que estes sintomas não são exclusivos da falta de afinação de válvulas.

A minha GTS, por exemplo, começou por dar os sintomas 1, 2 e 4.Troquei a vela e o filtro de ar - que estava encharcado - e melhorou muito.Mais tarde, uns 5000kms depois,  começou novamente a não pegar tão bem e começou a revelar os sintomas 3 e 5.Foi afinada e até hoje...

Também verdade seja dita, depois de afinada já estava em teletrabalho e desde então deve ter feito uns 1000kms.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Afinação de válvulas?
« Responder #5 em: 07 de Maio de 2021, 09:50 »
Boas dicas
Eu pessoalmente estou como a maioria dos entendidos me diz,nao tem sintomas nao mexe,a xmax é verificada aos 20k km nao lhe mexi,sei de quem as foi verificar nos mesmos km e nao foi preciso mexer,mas atenção, o trato que leva,os oleos usados também influenciam.
Na nossa tnt que indicam de 6 em 6 000km ,acho,foram afinadas aos 1500 pois vinham apertadas demais de fabrica,tem mais de 13000e nunca mais se mexeu,não tem nada de anormal no seu funcionamento, para já.
Sei duma pcx que em 80000km nunca as afinou e nao tinha sintomas
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Afinação de válvulas?
« Responder #6 em: 07 de Maio de 2021, 09:52 »
Boas dicas
Eu pessoalmente estou como a maioria dos entendidos me diz,nao tem sintomas nao mexe,a xmax é verificada aos 20k km nao lhe mexi,sei de quem as foi verificar nos mesmos km e nao foi preciso mexer,mas atenção, o trato que leva,os oleos usados também influenciam.
Na nossa tnt que indicam de 6 em 6 000km ,acho,foram afinadas aos 1500 pois vinham apertadas demais de fabrica,tem mais de 13000e nunca mais se mexeu,não tem nada de anormal no seu funcionamento, para já.
Sei duma pcx que em 80000km nunca as afinou e nao tinha sintomas

Exato ,disseste tudo...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Afinação de válvulas?
« Responder #7 em: 07 de Maio de 2021, 12:53 »
Compreendo a tua posição,   Neves mas discordo.
Acho que os verdadeiros entendidos são a yamaha ou honda, enfim, quem fez a mota.
Os sintomas de necessidade de afinação de válvulas já são a manifestação de um problema mecânico com consequências económicas imprevisíveis.

Por exemplo, não se usa essa politica em mais nenhum aspecto na manutenção  da mota: Não se espera que um motor agarre até se mudar o óleo, ou a transmissao final gripe pelo mesmo motivo.
Ou acabem as pastilhas de travao ou os pneus dêem as ultimas.

Mais vale andar descansado, digo eu.


Offline Psiboy

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2020
  • Mensagens: 60
  • Localidade: Cascais
Re: Afinação de válvulas?
« Responder #8 em: 07 de Maio de 2021, 13:08 »
Obrigado a todos pelas opiniões.
Vai fazer revisao na proxima semana e queria saber se faz sentido falar nisso ou nao...
No orçamento não falaram e fiquei com a duvida. Vou perguntar quando a deixar.

Boas curvas

Enviado do meu SM-N960F através do Tapatalk


Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Afinação de válvulas?
« Responder #9 em: 07 de Maio de 2021, 13:25 »
Numa revisão bem feita detetam o problema se houver. Se importar custos elevados contactam antes de mexer
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Psiboy

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2020
  • Mensagens: 60
  • Localidade: Cascais
Re: Afinação de válvulas?
« Responder #10 em: 07 de Maio de 2021, 13:29 »
Numa revisão bem feita detetam o problema se houver. Se importar custos elevados contactam antes de mexer
Assim espero...

Enviado do meu SM-N960F através do Tapatalk


Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Afinação de válvulas?
« Responder #11 em: 07 de Maio de 2021, 14:29 »
No manual da sym GTS 125/300 as folgas das válvulas são verificadas a cada revisão de 6 k
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Afinação de válvulas?
« Responder #12 em: 08 de Maio de 2021, 00:57 »
Assim espero...

Enviado do meu SM-N960F através do Tapatalk

Pois depende da oficina... Para não te darem valor é porque não lhe vão mexer...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Afinação de válvulas?
« Responder #13 em: 08 de Maio de 2021, 10:41 »
Obrigado a todos pelas opiniões.
Vai fazer revisao na proxima semana e queria saber se faz sentido falar nisso ou nao...
No orçamento não falaram e fiquei com a duvida. Vou perguntar quando a deixar.

Boas curvas

Enviado do meu SM-N960F através do Tapatalk
Não pergunte por isso só quando lá deixar a mota. Coloque já essa questão.
Quase todas as oficinas hoje em dia funcionam por agendamentos e têm os tempos mais ou menos contados.
Mais agora com o bom tempo e o desconfinamento.

Afinar as válvulas ainda precisa de algum tempo e deve levar uma junta nova. Se a oficina puder planear tudo, fazer o serviço da mota todo seguido e garantir que no dia em que lá deixa a mota já lá têm uma junta, poderá sair-lhe mais barato.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk


Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Afinação de válvulas?
« Responder #14 em: 08 de Maio de 2021, 11:32 »
Conheço casos em que a motas custavam a pegar a frio ou a quente e a verificação das válvulas resolve o problema, há scooters que a folga das válvulas de fábrica são em torno de 0.10mm o meu conselho é que todas as que tenham este valor seja aumentado para 0.15mm, no minimo e sempre medido a frio, porque a tendência com o funcionamento do motor é de diminuir a folga devido ao aquecimento e consequente dilatação dos metais. O problema mais grave é quando o manual vem com folgas tão baixas e só pedem verificação por exemplo a cada 20 mil, isto pode originar desgaste permaturo das sedes, guias e das próprias válvulas, para não falar de que só pela valvula não fechar completamente começa a carbonizar no angulo de fecho e o motor perde compressão e consequentemente rendimento.

Comprei à pouco tempo uma Xciting 400i com 20 mil kms e custava a pegar a quente bastou colocar a folga certa e deixou de o fazer.

A maioria das scooters penso que tenha o comando de abertura das válvulas por "martelos" e por isso é só usar chaves convencionais não é necessário tirar a árvore de cames, se fôr por tuchos aí já temos de tirar as cames e a corrente de distribuição.

Cumps
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Afinação de válvulas?
« Responder #15 em: 10 de Maio de 2021, 22:10 »
Conheço casos em que a motas custavam a pegar a frio ou a quente e a verificação das válvulas resolve o problema, há scooters que a folga das válvulas de fábrica são em torno de 0.10mm o meu conselho é que todas as que tenham este valor seja aumentado para 0.15mm, no minimo e sempre medido a frio, porque a tendência com o funcionamento do motor é de diminuir a folga devido ao aquecimento e consequente dilatação dos metais. O problema mais grave é quando o manual vem com folgas tão baixas e só pedem verificação por exemplo a cada 20 mil, isto pode originar desgaste permaturo das sedes, guias e das próprias válvulas, para não falar de que só pela valvula não fechar completamente começa a carbonizar no angulo de fecho e o motor perde compressão e consequentemente rendimento.

Comprei à pouco tempo uma Xciting 400i com 20 mil kms e custava a pegar a quente bastou colocar a folga certa e deixou de o fazer.

A maioria das scooters penso que tenha o comando de abertura das válvulas por "martelos" e por isso é só usar chaves convencionais não é necessário tirar a árvore de cames, se fôr por tuchos aí já temos de tirar as cames e a corrente de distribuição.

Cumps
Muitas ja sao de pastilhas....
Pergunto, será assim tao difícil fazer touches hidráulicas como nos carros?
As que são de martelos são mais "barulhentas "
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Afinação de válvulas?
« Responder #16 em: 11 de Maio de 2021, 18:40 »
O tucho hidraulico é a maior bosta de sempre tenho um carro com isso que com 200 mil já perde pressão interna do tucho, que faz com que as válvulas não abram de todo e como não se sabe ao certo quais estão mal o melhor é trocar os 16... que custam 15 paus cada... para quem quer ter o carro/moto por pouco tempo é bom não se gasta nada a afinar mas quando avaria é bico.

Não e dificil de fazer até porque a Honda CB Seven Fifthy usa isso e já é um modelo antigo mas torna sempre o preço da moto mais elevado. São opções como tudo nas nossas vidas.

Cumps
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Afinação de válvulas?
« Responder #17 em: 11 de Maio de 2021, 20:30 »
O tucho hidraulico é a maior bosta de sempre tenho um carro com isso que com 200 mil já perde pressão interna do tucho, que faz com que as válvulas não abram de todo e como não se sabe ao certo quais estão mal o melhor é trocar os 16... que custam 15 paus cada... para quem quer ter o carro/moto por pouco tempo é bom não se gasta nada a afinar mas quando avaria é bico.

Não e dificil de fazer até porque a Honda CB Seven Fifthy usa isso e já é um modelo antigo mas torna sempre o preço da moto mais elevado. São opções como tudo nas nossas vidas.

Cumps
Se o óleo usado tivesse sempre sido de boa qualidade isso provavelmente nao teria acontecido....eu nunca vi mas também  vejo mal
É que nos enlatados ha muita mania de usar 10w40 onde para carro esse oleo nao presta,é 10w40 para tudo e assim se assassinam motores, não digo que seja o caso pois tu sabes disso
Ja tive motores japoneses a gastar oleo aos 150000km ,perguntei que oleo se usava é sempre 10 w40 pois é gama baixa, carros de treta,etc,ao confrontar com o recomendado e falando mais de oleos podemos deixar alguns entendidos a gaguejar, por isso motor que seja meu de mota ou carro o oleo sou eu que coloco e sei o que la colocar, nunca afinei válvulas a nenhum motor,nunca tive motores a gastar óleo,nem nunca tive problemas por isso .
« Última modificação: 11 de Maio de 2021, 20:40 por mpaneves »
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Afinação de válvulas?
« Responder #18 em: 12 de Maio de 2021, 18:42 »
Ora bem é por isso mesmo que eu decidi virar me para a mecanica e aprender com quem tem experiencia.

E se formos nós a fazer é sempre diferente, hoje em dia é dificil de ter confiança nas oficinas porque o método de trabalho do "despacha" está bastante interiorizado e isso não é nada bom.
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline Psiboy

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2020
  • Mensagens: 60
  • Localidade: Cascais
Re: Afinação de válvulas?
« Responder #19 em: 14 de Maio de 2021, 14:14 »
Fiz a pergunta antes de deixar a mota.
Segundo a oficina, nao havendo sintomas nao mexem. Embora tenham referido que aos 12000 devem ser afinadas.
Assim sendo fiz apenas troca de óleo, filtro de ar e pastilhas a frente.
Os travões têm 4 pastilhas, nao fazia ideia. Como um dos jogos estava ainda bom, foram substituidas duas e as outras duas vêm debaixo do banco oara quando for preciso trocar.

Paguei 149€

Obrigado a todos e boas curvas

Enviado do meu SM-N960F através do Tapatalk