Boas dicas Eu pessoalmente estou como a maioria dos entendidos me diz,nao tem sintomas nao mexe,a xmax é verificada aos 20k km nao lhe mexi,sei de quem as foi verificar nos mesmos km e nao foi preciso mexer,mas atenção, o trato que leva,os oleos usados também influenciam.Na nossa tnt que indicam de 6 em 6 000km ,acho,foram afinadas aos 1500 pois vinham apertadas demais de fabrica,tem mais de 13000e nunca mais se mexeu,não tem nada de anormal no seu funcionamento, para já. Sei duma pcx que em 80000km nunca as afinou e nao tinha sintomas
Numa revisão bem feita detetam o problema se houver. Se importar custos elevados contactam antes de mexer
Assim espero...Enviado do meu SM-N960F através do Tapatalk
Obrigado a todos pelas opiniões. Vai fazer revisao na proxima semana e queria saber se faz sentido falar nisso ou nao...No orçamento não falaram e fiquei com a duvida. Vou perguntar quando a deixar. Boas curvas Enviado do meu SM-N960F através do Tapatalk
Conheço casos em que a motas custavam a pegar a frio ou a quente e a verificação das válvulas resolve o problema, há scooters que a folga das válvulas de fábrica são em torno de 0.10mm o meu conselho é que todas as que tenham este valor seja aumentado para 0.15mm, no minimo e sempre medido a frio, porque a tendência com o funcionamento do motor é de diminuir a folga devido ao aquecimento e consequente dilatação dos metais. O problema mais grave é quando o manual vem com folgas tão baixas e só pedem verificação por exemplo a cada 20 mil, isto pode originar desgaste permaturo das sedes, guias e das próprias válvulas, para não falar de que só pela valvula não fechar completamente começa a carbonizar no angulo de fecho e o motor perde compressão e consequentemente rendimento.Comprei à pouco tempo uma Xciting 400i com 20 mil kms e custava a pegar a quente bastou colocar a folga certa e deixou de o fazer.A maioria das scooters penso que tenha o comando de abertura das válvulas por "martelos" e por isso é só usar chaves convencionais não é necessário tirar a árvore de cames, se fôr por tuchos aí já temos de tirar as cames e a corrente de distribuição.Cumps
O tucho hidraulico é a maior bosta de sempre tenho um carro com isso que com 200 mil já perde pressão interna do tucho, que faz com que as válvulas não abram de todo e como não se sabe ao certo quais estão mal o melhor é trocar os 16... que custam 15 paus cada... para quem quer ter o carro/moto por pouco tempo é bom não se gasta nada a afinar mas quando avaria é bico.Não e dificil de fazer até porque a Honda CB Seven Fifthy usa isso e já é um modelo antigo mas torna sempre o preço da moto mais elevado. São opções como tudo nas nossas vidas.Cumps