Autor Tópico: Silence S01  (Lida 5363 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Silence S01
« em: 24 de Abril de 2021, 16:20 »

  Você sabe qual é a scooter elétrica mais vendida em nosso mercado?  Sim, as scooters Silence fabricadas pela empresa espanhola Scutum.  Com certeza já viu algum na rua: ou o modelo S02 é este ou costuma ver cidades pintadas de vermelho e branco.



já falada aqui como SEAT Mó eScooter 125

  Sim, é exatamente nisso que você está pensando: os usados pelo serviço de compartilhamento de motocicletas Acciona.  Este que você vê nas fotos não é exatamente aquele.  Este é ou S01, ou mais alto do intervalo atual.  Uma scooter desfeita para um look mais premium, com um certo ar futurista e, sobretudo, para uso privado.

  Se você olhar, tem elementos como aquela cúpula, que seria, no mínimo, mais delicada nesse uso compartilhado, e outras que querem fazer a diferença em termos de conforto de uso: a bateria removível, com rodas e um pega, estilo “carrinho”., que quer facilitar a sua vida na hora de recarregar a scooter, as alças reguláveis à distância, o piso plano ou o orifício para dois capacetes sob o assento, com um sistema original de abertura através das alças.

  É uma scooter original e diferente.  Em movimento é agradável e fácil e possui um nível de equipamento muito adequado: nada perderá sem o que está habituado numa scooter a gasolina.  Sem surpresa, uma marca como a SEAT escolheu esta Silence S01 para fazer o desembarque no mundo da motocicleta e em breve veremos esta scooter comercializada pela marca de automóveis com o nome SEAT Mó eScooter 125. E logicamente, o nome “125” É só isso, o nome, já que, como elétrico, não tem deslocamento.  Apesar disso, sim, sua homologação é como a de um 125 gasolina e você pode levá-lo com uma licença de mais de três anos e seus benefícios também são semelhantes.
  É desenvolvido e fabricado na Espanha.  A empresa foi fundada e é dirigida pelo célebre Carlos Sotelo, antigo enduro e piloto de Dakar com longa experiência neste ramo, tendo também fundado a marca de scooters e motos CSR.
  O sucesso obtido com Silence é inegável: não só os exemplos da Acciona ou da SEAT “enfeitam” o currículo da marca: Correos ou Telepizza entre outras, ambas com muita experiência na área das frotas de scooters, são também clientes da marca .  Só com isso, ela já deve aparecer não só como uma das mais vendidas, mas também como uma das mais confiáveis, uma vez que a experiência, por número de unidades em operação, é praticamente inigualável por outras scooters concorrentes.
  Com esse nível já adquirido, Silence perfila-se como o projecto de mobilidade eléctrica mais fiável da actualidade: uma extensa rede de concessionários, onde já existem 17 “flagship store” em Espanha e algumas outras noutros países europeus e entendo que a aposta do Silêncio e importante.
  Claro, não é uma scooter barata: a gasolina mais cara do mercado 125 ronda os € 5.000.  Este “125 elétrico” tem um preço oficial de € 6.250, embora agora você tenha um desconto de € 800 que o deixa em € 5.650.  Sim, ainda é mais caro, mas a cada dia eles estão mais próximos.  E, claro, se você pegar os números considerando a economia de combustível e manutenção, verá que eles não estão tão longe.
  Como é o Silence S01?
  Esteticamente moderno, com detalhes marcantes como este círculo luminoso no meio do flanco que serve como indicador do nível de carga externo, ou o farol redondo um tanto futurista.  Mas também tem um ar utilitarista inegável: o terreno plano, as retas em conjunto com aquelas curvas e formas arredondadas da carroceria, os pneus grandes.  Tudo isto “sublinhado” por uma cor tão marcante como este verde, embora possa escolhê-la em cores muito mais discretas, como o branco ou o cinzento escuro.
  Tecnicamente, é uma scooter bastante normal com uma parte para bicicletas e uma parte elétrica moderna, mas não revolucionária.  O chassi é uma estrutura aberta em tubo de aço, o que deixa aquela “gaveta” no meio para colocar a bateria, o que a torna uma scooter longa (não excessiva, mede 1.450 mm entre eixos).  É leve: filho 111 kg sem bateria, em uma scooter que não é pequena.  Possui um único amortecedor traseiro, do lado direito, e um garfo padrão.  Llantas de 15 “delante y 14” detrás, el Silence frena gracias a dos discotecas, uno en cada rueda, com un sistema de frenada combinada ya un freno regenerativo que se ativa cuando desaceleras, de forma diferente em cada um dos três mapas de  funcionamiento  o que tem.
  O motor não tem escova, o tipo que vai no próprio cubo da roda traseira.  É um motor de 7.000w, capaz de potência de pico de 9kW.  É autolimitado na velocidade máxima para atingir a autonomia necessária e também, não no modo Eco, chega a 70 km / h, não no modo City 85 km / he não no modo Sport atinge até 100 km / h.
  A aceleração também é diferente em cada um dos dois modos, muito diferente.  No modo Eco pode parecer até um pouco preguiçoso, e no modo Sport até se torna um pouco excessivo.  Jogando com os modos, em um dia normal de uso, você estará perto de 100 km de autonomia, falando em viagens de e para a cidade mais as que você tem que fazer dentro dela.
  A bateria é uma das coisas mais bem pensadas sobre esta scooter.  É uma espécie de “carrinho”, com pega e rodas integradas, que coloca na lateral da scooter.  Com uma alavanca no fundo do orifício embaixo do assento, você libera, pega pela alça, puxa e pega com muito esforço, já que automaticamente desdobra as rodas e fica bem: atadura segundo, repousando no chão.  Ou carregador integrado no mesmo pacote, para que você possa carregá-lo de qualquer plugue se precisar de mais carregadores.  E se tiver ficha na garagem, nem precisa de retirar a bateria: tem ligação na própria scooter.  A capacidade nominal de 5,6 kWh com carga normal levará entre 6 e 8 horas com carga total.  Oficialmente, tem autonomia de 137 km na modalidade Eco, 104 na Cidade e 82 na Esporte.  Claro, a Silence está buscando um sistema de “troca” de bateria: o Battery Station Silence será nas cidades e, se você comprar uma scooter com sistema de aluguel de bateria, deixará a que acabou de passar naquela estação e levará ele, diretamente, um totalmente carregado.
  A iluminação é completa com LEDs, é claro.  Ele tem dois plugues USB no lado esquerdo da contra-blindagem.  Sob o assento cabem dois capacetes integrados e podem ser levantados da chave de ignição ou, se você tiver uma ignição dada e um descanso de pé estendido, puxando as duas alavancas de freio (um sistema curioso e original).  Possui, além daquela perna lateral, um pedestal central de fácil manuseio.  E o quadro é bastante completo e legível: velocidade, alcance, quilometragem, potência “entregue” ou recuperada por meio de frenagem regenerativa, modo selecionado, etc.  E, claro, como um bom eletricista, tem conectividade móvel para várias funções secundárias (navegação na tela, em TFT) como um aplicativo específico da marca.
  Como vai o Silence S01
  Para começar, você se esquece do posto de gasolina.  É um prazer sair de casa com o tanque cheio todos os dias.  Isso, claro, é apenas anedótico, porque economizar é importante em nossos casos: de acordo com os relatos oficiais da marca (e eles não parecem se afastar muito da realidade, de acordo com nosso teste) a cada 100 km percorridos você vai precisar uma carga.  Se você fizer isso nas famosas “tarifas de vale”, considerando que o preço médio do Kw na tarifa de vale é de 0,12 euros, você gastará 0,70 centavos de euro por 100 km percorridos.  E para manutenção normal, soluções de remoção de óleo e filtro: rodas e pastilhas de freio quando se desgastam, mais fluidos de freio ou suspensão a cada vários anos.
  Entrar e sair é confortável.  O piso plano e a altura do assento de 805 mm tornam-no muito acessível.  Se quiser, você tem um assento baixo, apenas 755 mm como opção.  Usar esta scooter é tão fácil como qualquer 125: você desce-a do pedestal, “inicia” com a chave e pressiona o botão “Modo” para que apareça na caixa “Pronto”.
  A partir daí, você acelera e vende, corta gás e uma primeira parte dos atos regenerativos.  Se você puxar as alavancas de freio, essa regeneração é acentuada, antes de acionar os discos de freio.  No modo Eco é muito suave: beira o “maçante” nas acelerações, mas em áreas da cidade com ruas estreitas é recomendado, você gasta menos e se move bem.  O modo que você mais vai usar é o Cidade: tem mais regeneração (mais retenção do motor também, claro), desempenho suficiente e você já percebeu que o torque do motor elétrico é de última geração: acelera mais do que qualquer gasolina 125 e se recupera melhor quase até o final do seu odômetro.  O modo desportivo é divertido, tem muito mais capacidade do que uma scooter normal e também acelera muito mais.  É a modalidade que leva até 100 km / h, mas é aconselhável utilizá-la apenas naqueles anel viário ou de entrada e saída: gasta-se muito.
  Tudo corre bem e, fazendo jus ao nome, silêncio quase absoluto.  Para manobrar tem um botão de reversão na frente do cone esquerdo: você pressiona, abre o acelerador e ele vai para trás.  Ajude-o a tirá-lo do estacionamento.  Nos semáforos, não é difícil sair primeiro.  Trava bastante bem, com um bom tacto graças, entre outras coisas, às alavancas ajustáveis à distância.  Os Suspenses também funcionam bem: eles são um pouco “saltitantes” se você entrar em buracos e o assento um pouco duro, mas não são ruins.
  O chassi é perfeito: você percebe que ele flexiona se você freia forte ou nesses solavancos, mas as rodas de 15 “e 14” calçadas com pneus Michelin dão uma boa aderência, necessária para acelerar se você quiser.  Com um motor que nenhuma gasolina pode igualar ao torque, é divertido.  Claro, é fácil “arranhar” o suporte contra o solo inclinando-se para a esquerda e o “choque” vem do fato de que o ruído é bastante escandaloso quando ocorre: não há ruído do motor que o cubra um pouco.
  Na estrada é estável e com desempenho suficiente.  Esses 100 km / h ou o máximo chega até eles sem problemas e você pode mantê-lo em plena capacidade pelo tempo que quiser, desde que fique de olho na autonomia.  Confortável na posição e silencioso, ele se adapta bem às curvas e se mantém facilmente na linha que você deseja.  Os espelhos têm um suporte um pouco curto e seus cotovelos parecem melhores do que os que estão atrás.  Devem ser separados um pouco mais, mas por outro lado têm a vantagem de ser um problema na hora de se locomover entre carros: é uma scooter bastante estreita e ágil.
  Ou melhor:
  - Economia de consumo e manutenção
  -Agradável e “diferente” de vestir
  -Boa capacidade de carga
  Eu iria melhorar com:
  -Preço Alto
  - Espelhos curtos
  - O pé da boia toca o solo com facilidade
  É assim que vemos o Silence S01
  Na estrada: 2
  Na cidade: 4
  Passageiro: 3
  Conforto: 3
  Equipamento: 3
  Rodovia: 2
  (Pontuação de 1 a 5)
  É uma scooter elétrica, com as vantagens que isso implica em economia de uso (não compra) e suavidade, além de serem divertidas de transportar, com muito torque.  Tem benefícios suficientes para um uso real na cidade ou das cidades dormitório para o centro e vice-versa.
  O equipamento é original e suficiente, embora falte um porta-luvas frontal onde possam esvaziar os bolsos ou carregar o controle remoto da garagem com as mãos, por exemplo.  Muito inteligente no seu sistema de baterias, o melhor do Silence é que é a scooter eléctrica com melhor futuro e que vai trazer novidades interessantes, como as estações de troca de baterias e um serviço pós-venda acessível e simples.
 (Tradução automática)

https://www.formulamoto.es/silence/2021/04/21/prueba-silence-s01-silencio-lider/30204.html



"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Silence S01
« Responder #1 em: 26 de Abril de 2021, 00:03 »
Scooter atraente e bom conceito..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Silence S01
« Responder #2 em: 21 de Maio de 2023, 21:04 »
Ja em 2023
 A silence está lado a lado com a super socco em vendas,os preços de campanha ,valem a pena
Ja existem exemplares com 50.000 km por cá.
Da super socco uma com 96.000km so levando pneus 2x e travões 1 x ,usando 3 baterias .

Enviado do meu SM-A505FN através do Tapatalk

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Kharys

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2023
  • Mensagens: 94
  • Localidade: Quinta do Conde
  • Marca: Seat
  • Modelo: Mó Performance
Re: Silence S01
« Responder #3 em: 18 de Setembro de 2023, 14:55 »
Hello,

Agora também na FNAC...  :P

https://www.fnac.pt/silence

{},
Kharys
« Última modificação: 18 de Setembro de 2023, 14:57 por Kharys »

Offline 4_ever

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX 125
Re: Silence S01
« Responder #4 em: 25 de Setembro de 2023, 21:23 »
 Pena que não tenha ABS.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Silence S01
« Responder #5 em: 26 de Setembro de 2023, 09:19 »
Pena que não tenha ABS.

Á a principal lacuna que lhe vejo , é que já não é propriamente barata.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018