Autor Tópico: Uso obrigatório de luvas entre outras leis em Espanha a partir do final do ano 2021  (Lida 4822 vezes)

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
.. boas caros companheiros á pouco estive a ver que por Espanha nos finais deste ano passa a ser obrigatório o uso de luvas , etc etc ... Mas o que mais me tocou foi que ..... Em caso de fila os motociclistas possam usar a via de emergência até uma velocidade máxima de 40kh.... O que por cá  dava cá um jeitão....



Enviado do meu 5028D_EEA através do Tapatalk






Um pouco do que fotografei


https://photos.app.goo.gl/LxEoHG5tsw2qJBgE6


Enviado do meu 5028D_EEA através do Tapatalk
Modificar mensagem
« Última modificação: Ontem às 19:05 por Sergio-fininho »


Post unido
« Última modificação: 09 de Abril de 2021, 16:39 por Admin28 »

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Luvas obrigatórias para motociclistas espanhóis
« Responder #1 em: 09 de Abril de 2021, 08:29 »
A maioria dos países possui leis que obrigam os passageiros a tomar algumas medidas para melhorar potencialmente sua segurança. As leis variam consideravelmente. E nos Estados Unidos, as leis que obrigam o uso de capacetes são um assunto quente nas conversas. Mas e as luvas?

O Diretor Geral de Tráfego (DGT) da Espanha está  a tomar medidas para exigir que os motociclistas e seus passageiros usem luvas durante a condução. Essa lei está em vigor na França desde 2017. Lá, os motociclistas e seus passageiros devem usar luvas e agora a DGT da Espanha está aplicando uma lei semelhante.

Um grupo de trabalho da DGT reuniu-se inicialmente para discutir o uso obrigatório de coletes de airbag para motociclistas. Mas a exigência de airbag foi abandonada e o grupo passou a usar luvas obrigatórias. Por fim, o Grupo de Trabalho 52 sobre Motocicletas e Segurança no Trânsito elaborou uma nova lei exigindo seu uso.

A partir do início de 2021, os operadores de motocicletas e seus passageiros que viajam na Espanha devem usar luvas de proteção. Aparentemente, nem todas as luvas atenderão aos requisitos da lei. Luvas feitas de lã, jeans, “couro fino” ou náilon não atendem aos padrões da DGT. Elas devem ter couro grosso, couro sintético, kevlar ou um material semelhante altamente resistente à abrasão e ao calor para serem compatíveis.

O vice-diretor de ensino da DGT, Montserrat Pérez, disse:

“Quando um motociclista sofre um acidente e ocorre uma queda, instintivamente ele coloca as mãos em primeiro lugar para evitar o golpe, por isso é uma das partes do corpo que mais sofre lesões. Daí a importância de sempre usar luvas. ”

https://advrider.com/gloves-now-mandatory-for-spanish-motorcyclists/




"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Luvas obrigatórias para motociclistas espanhóis
« Responder #2 em: 09 de Abril de 2021, 11:57 »
Faz todo sentido..




Outras leis que não as nossas, é pena...


Post unido
« Última modificação: 09 de Abril de 2021, 16:35 por Admin28 »
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline JetSetWilly

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2013
  • Mensagens: 236
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kymco
  • Modelo: AK 550
Há uma lista, já faz alguns anos, que indica a ordem de importancia das protecções:

1 - capacete
2 - proteção dos olhos
3 - blusão / proteção do tronco
4 - luvas
5 - botas
6 - joalheiras

Esta lista foi compilada estatisticamente segundo uma base de dados de acidentes.
Em cidade a baixas velocidades um outro estudo, que me lembro, as luvas estavam antes do blusão.

Pena não encontrar agora esses estudos ....

Pedro
Sym Symphony SRT 125 0-9100 kms
Kymco Xciting 400i ABS 4518 - 31000kms
Kymco AK550 0 kms ...

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Faz todo sentido..




Outras leis que não as nossas, é pena...


Post unido
É uma questão de tempo, pois enquanto existe grande liberdade dos Estados. Com o tempo haverá regulamentação europeia em muitos aspectos, inclusive na segurança ( veja - se as inspeções)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
É uma questão de tempo, pois enquanto existe grande liberdade dos Estados. Com o tempo haverá regulamentação europeia em muitos aspectos, inclusive na segurança ( veja - se as inspeções)

Os bons exemplos são para ser seguidos, e tudo o que seja um acréscimo á segurança é bem vindo.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline FabioEsteves

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 113
  • Localidade: Ermesinde
Eu apoio o uso de luvas. Tenho hoje 44 anos e sofri um acidente de moto aos 19.
Quando cai a primeira coisa que coloquei no chão foi a mão.
Resultado. Até hoje tenho a marca na palma da mão, onde não tem impressão digital e se preciso apoiar no chão. Tem que ter cuidado. Pois a pele ficou mais fina naquele local.
Pode parecer ruim ter que usar a luva. Mas é necessário assim como o capacete.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
As luvas são de facto importantíssimas concordo com a obrigatoriedade..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Ainda bem que de vez em quando alguém desenterra tópicos para os trazer "à baila".

Eu faz-me impressão ver alguém sem luvas a conduzir mota, mas acho mais importante o blusão.

Esta obrigatoriedade acho que é daquelas para "inglês" ver. Quem cai e não leva luvas, pode ter uma mazelas, mas nada comparado com a falta que um capacete faz.

Atenção que não estou a dizer que não há lesões graves nas mãos, apenas a relativizar.

Mais importante, do meu ponte de vista, era ser taxativamente proibido o uso de chinelos a conduzir motociclos.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline mrsantos

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Fev 2021
  • Mensagens: 32
  • Localidade: Moita
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Concordo plenamente com o uso obrigatório de luvas. A mais pequena queda pode levar a grandes mazelas nas mãos.

Offline SARider

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2021
  • Mensagens: 196
  • Localidade: Sintra
  • "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: N-Max 125
  O equipamento de proteção individual pode fazer toda a diferença em caso de queda ou colisão. Acho que isso nem está em discussão, e  tanto luvas como blusão fazem parte da minha indumentária  sempre que uso moto ou scooter, mas desculpem lá  o meu desconforto em relação a este tema, pois quando o assunto passa a ser "Obrigatório" seja o que for, fico sempre de pé atras... É que já  começa a fartar que a resposta para qualquer desafio seja imposição ou obrigatoriedade.
 
 É igualmente  para mim estranho que o pessoal ache isso normal ou mesmo inevitável, como se já não houvesse demasiadas "imposições" ou burocracias, que na realidade em nada contribuem para ajudar ou simplificar o nosso dia a dia.
 
 Enfim... desculpem lá a opinião, mas para obrigatório já bastam os impostos...



 

 
 
Yamaha N-Max 125
V-Strom650XT

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Ainda bem que de vez em quando alguém desenterra tópicos para os trazer "à baila".

Eu faz-me impressão ver alguém sem luvas a conduzir mota, mas acho mais importante o blusão.

Esta obrigatoriedade acho que é daquelas para "inglês" ver. Quem cai e não leva luvas, pode ter uma mazelas, mas nada comparado com a falta que um capacete faz.

Atenção que não estou a dizer que não há lesões graves nas mãos, apenas a relativizar.

Mais importante, do meu ponte de vista, era ser taxativamente proibido o uso de chinelos a conduzir motociclos.

Sem dúvida, é sem luvas em t-shirt e calção até arrepiaa
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
  O equipamento de proteção individual pode fazer toda a diferença em caso de queda ou colisão. Acho que isso nem está em discussão, e  tanto luvas como blusão fazem parte da minha indumentária  sempre que uso moto ou scooter, mas desculpem lá  o meu desconforto em relação a este tema, pois quando o assunto passa a ser "Obrigatório" seja o que for, fico sempre de pé atras... É que já  começa a fartar que a resposta para qualquer desafio seja imposição ou obrigatoriedade.
 
 É igualmente  para mim estranho que o pessoal ache isso normal ou mesmo inevitável, como se já não houvesse demasiadas "imposições" ou burocracias, que na realidade em nada contribuem para ajudar ou simplificar o nosso dia a dia.
 
 Enfim... desculpem lá a opinião, mas para obrigatório já bastam os impostos...



 

 
 
Esse é o ponto.
Parece que agora as pessoas são todas crianças que têm de ser protegidas por uma mão legislativa.
Também me sinto sufocado com tanta proibição.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Quem já usa luvas nem vai sentir a imposição das mesmas..  _reg_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Quem já usa luvas nem vai sentir a imposição das mesmas..  _reg_
Quem já usa luvas deixa de usar, assina uma moção contra a obrigação de usar luvas e vai à manifestação junto da Assembleia. 
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
 Em tempos espalhei-me numa BW's e fiquei com cicatrizes em ambos os pulsos e num joelho... não foi grave, mas as marcas ficam comigo como má memória deste acidente.

Os espanhóis andam a ficar bastante draconianos nas suas decisões que se reflectem numa espécie de imposição por decreto.

Se por cá a moda pega, é mais uma imposição que enfatiza um subliminar "infantilizar" do cidadão comum que se desloca em 2 rodas... haja bom senso dos nossos governantes e do cidadão.


 - Na Australia existe uma entidade governativa a TAC : https://www.tac.vic.gov.au/ que exerce a sua função multi-nível no âmbito de acções de sensibilização na segurança rodoviária.



Uma imagem vale mais que mil palavras...mas a mensagem além de chocante é uma abre-olhos. _pol_
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Quem já usa luvas deixa de usar, assina uma moção contra a obrigação de usar luvas e vai à manifestação junto da Assembleia. 


Kkkk _lol_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
"Capacete, agora luvas... qualquer dia nem posso ir de chinelos para a praia! Isto é que vai uma ditadura."
Perdoem-me a caricatura dos "chinelos", mas malta que fala assim não sabe o que é uma ditadura.
Uma ditadura a sério, em que não se pode escrever... que se vive numa ditadura.

Sei que já foi há umas quatro décadas, que a maioria do pessoal só conhece o um feriado de Abril e que muitos já crescidos no dia 25 desse mês de 1974 receberam a Liberdade como se tivesse saída na "Farinha Amparo"(*). Não foi assim que ela chegou, o que explicará algumas... nostalgias.
Quem lembrou isto, viu muitas "casais" conduzidas por gente sem capacete a passar à frente da polícia - sim, a ditadura, aquela que de facto existiu, não obrigou ao uso do capacete durante muitos anos -, e também se lembra de alguns que morreram pela falta dele em acidentes estúpidos a baixa velocidade, depois dum "só vou ali"... e de outros que mostravam as mãos cheias de cicatrizes à laia de medalhas - eu ainda tenho uma ou outra... da bicicleta.

Se forem praia de mota, usem luvas (e levem os chinelos na mochila ou debaixo do assento não nos pés).
Estúpido? O estúpido é numa Democracia ter de haver leis que proíbam que se cuspa e se atire beatas para o chão...

(*) A "Farinha Amparo", não sei se ainda existe, era uma farinha enfarta-brutos com que muito boa gente tirou a barriga de misérias. A caixa trazia lá dentro um brinde ou um brinquedo.
Se ouvirem alguém gritar-vos no meio do  trânsito "A Carta sai-te na Farinha Amparo?!", já sabem o significado...
« Última modificação: 01 de Outubro de 2021, 10:20 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
"Capacete, agora luvas... qualquer dia nem posso ir de chinelos para a praia! Isto é que vai uma ditadura."
Perdoem-me a caricatura dos "chinelos", mas malta que fala assim não sabe o que é uma ditadura.
Uma ditadura a sério, em que não se pode escrever... que se vive numa ditadura.

Sei que já foi há umas quatro décadas, que a maioria do pessoal só conhece o um feriado de Abril e que muitos já crescidos no dia 25 desse mês de 1974 receberam a Liberdade como se tivesse saída na "Farinha Amparo"(*). Não foi assim que ela chegou, o que explicará algumas... nostalgias.
Quem lembrou isto, viu muitas "casais" conduzidas por gente sem capacete a passar à frente da polícia - sim, a ditadura, aquela que de facto existiu, não obrigou ao uso do capacete durante muitos anos -, e também se lembra de alguns que morreram pela falta dele em acidentes estúpidos a baixa velocidade, depois dum "só vou ali"... e de outros que mostravam as mãos cheias de cicatrizes à laia de medalhas - eu ainda tenho uma ou outra... da bicicleta.

Se forem praia de mota, usem luvas (e levem os chinelos na mochila ou debaixo do assento não nos pés).
Estúpido? O estúpido é numa Democracia ter de haver leis que proíbam que se cuspa e se atire beatas para o chão...

(*) A "Farinha Amparo", não sei se ainda existe, era uma farinha enfarta-brutos com que muito boa gente tirou a barriga de misérias. A caixa trazia lá dentro um brinde ou um brinquedo.
Se ouvirem alguém gritar-vos no meio do  trânsito "A Carta sai-te na Farinha Amparo?!", já sabem o significado...

 _palmas_
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S

(*) A "Farinha Amparo", não sei se ainda existe, era uma farinha enfarta-brutos com que muito boa gente tirou a barriga de misérias. A caixa trazia lá dentro um brinde ou um brinquedo.
Se ouvirem alguém gritar-vos no meio do  trânsito "A Carta sai-te na Farinha Amparo?!", já sabem o significado...

Um dos brindes era esta bolsa para guardar a carta de condução. Daí se ter popularizado a brincadeira, da carta da fariha amparo.

Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Um dos brindes era esta bolsa para guardar a carta de condução. Daí se ter popularizado a brincadeira, da carta da fariha amparo.



Boa malha! Essa não sabia. "Aprender, sempre."
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Boa malha! Essa não sabia. "Aprender, sempre."

Também desconhecia...  _lool_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018