Autor Tópico: !!! Preciso de ajuda !!!  (Lida 3691 vezes)

  • Visitante
!!! Preciso de ajuda !!!
« em: 17 de Março de 2021, 23:18 »
Boa noite companheiros.

Á cerca de dois meses mudei de local de trabalho embora a empresa seja a mesma, mas noutro local.
Antes de casa ao trabalho eram 5km, agora a outra está a 10 km de casa, ou seja 20km diarios(ida e volta) 120km +/- por semana, e tendo um carro a gasolina são +/- 15€/20€ por semana.

Foi então que me surgiu a ideia de comprar uma Scooter.
objetivo , reduzir o custo com o combustível no meu carro, e no carro da mulher são 100€aprox / mês.

Orçamento só para aquisição da scooter : 3000€
Percurso citadino , 2 km paralelo, o restante em alcatrão.
Tenho visto em sites , em stands e afins vários modelos mas aquela que estou enamorado é a nmax , apesar de ainda não ter experimentado. ( vou experimentar esta semana a nmax de serviço e uma SYM Sym Symphony 125 com 9.000km - 2000€ )
Acham a nmax ideal para fazer este trajeto diário?
Recomendariam outra mais "pequena"? 

Tenho em vista dois possíveis negócios :1º nmax 2020 -  0 km , 3000€ preço chave na mão ;
                                                          2º nmax 2017 - 2700 km 2800€ com topcase , vidro frontal( para-vento ) dois capacetes, dois casacos Homem e Mulher.

Peço por favor a vossa opinião , visto eu ser um pouco leigo nesta matéria.
 

Confesso que este tema me tem tirado o sono durante a noite, _Zang_ pois a cabeça diz para avançar, e o coração diz que não.  _martelada_

Obrigado a todos,

Cumprimentos

« Última modificação: 17 de Março de 2021, 23:36 por André Passos »

Offline Psiboy

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2020
  • Mensagens: 60
  • Localidade: Cascais
Re: !!! Preciso de ajuda !!!
« Responder #1 em: 17 de Março de 2021, 23:35 »
Da minha experiência e na minha opiniao, e porque sou muito adepto de 2a mao, ia para a nmax de 2017... esta praticamente nova e ja tras equipamento... em equipamento nao gastarás menos de 300€ em para cada ocupante. E estou a ser poupado...
Cada um sabe do seu orçamento, mas para mim ia nessa

Enviado do meu SM-N960F através do Tapatalk


Offline rui.manticora

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jul 2020
  • Mensagens: 35
  • Localidade: vila nova da telha
  • Marca: piaggio
  • Modelo: mp3 300 hpe
Re: !!! Preciso de ajuda !!!
« Responder #2 em: 18 de Março de 2021, 08:43 »
Olá, eu nunca comprei usado mas porque nunca calhou aparecer uma boa oportunidade. Realmente a nmax usada parece uma boa compra por causa do equipamento que vem associado. Quem anda de scooter sabe que um para-vento mais alto dá muito jeito em dias frios ou de chuva e que uma top case é essencial para meter a tralha toda que se leva para o trabalho. Ainda por cima com dois casacos... quem a está a vender percebeu que não nasceu para andar de scooter. O mal de uns é o bem de outros. Eu não hesitava, comprava a usada, mudava-lhe o óleo e...siga :)
Boa sorte na decisão :)
Casal 2Vel.; MZ 250; Vespa 50; XMax 250; Scarabeo 500 GT; MP3 300 HPE Sport.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: !!! Preciso de ajuda !!!
« Responder #3 em: 18 de Março de 2021, 10:47 »
Equacionaste outras opções, por exemplo GPL, trocar por um por um modelo mais económico, trocar por um elétrico, ...?
Se vais manter os carros, ter mais um veículo só dá despesa.

Caso a ideia seja ter um veiculo prático com possibilidade de "furar" trânsito, avança nisso  _pol_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: !!! Preciso de ajuda !!!
« Responder #4 em: 18 de Março de 2021, 12:02 »
Concordo com o fastnet.
Nao me parece grande poupança o investimento.
Repara, o que fazes é basicamente reduzir a despesa em combustível a 1/3.
Mas pagas mais um seguro e mais manutenção.
A scooter compensa  se nao tivesses lugar onde estacionar, houvesse sempre um trânsito infernal ou algo parecido.
Assim, para mim, nao faz sentido.
Talvez um carro eléctrico e uns painéis solares?
Andas de borla, sem revisões, usas o carro para outros fins e poupas ainda mais, geras energia para casa e recuperas dinheiro todos os meses e ajudas o ambiente.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: !!! Preciso de ajuda !!!
« Responder #5 em: 18 de Março de 2021, 17:24 »
Sobre a política de transporte, se houver passe deve ser melhor, a compra de scooter só compensa no muito longo prazo e depende se estás disposto a andar de scooter no inverno, é preciso gostar para andar debaixo de chuva
Se querem fazer uma aventura em duas rodas e passear  pode justificar, só pela economia não acredito, fica sempre mais caro.
Sobre os modelos, são muito equivalentes  com o bónus da usada. Mas e a garantia? A nova tem a garantia toda .
Infelizmente as citadinas usadas estão muito caras, pode compensar comprar novo pelo valor comercial quando quiseres vender
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Alexandre

  • Visitante
Re: !!! Preciso de ajuda !!!
« Responder #6 em: 18 de Março de 2021, 23:29 »
Boa noite companheiro, não sei se vou ao teu encontro de ajuda  _pensador_ _pensador_ _pensador_. Na minha opinião sincera, tens de pensar muito bem qual é o objetivo principal. Se for para baixar apenas custo mensais, tens de pensar que a scooter não vai andar 12meses por ano, até porque isso depende de cada um de nós. ( apanhar frio, chuva e uns mosquitos pelo caminho )  _lol_ _lol_ . Eu apenas olha para a janela para saber se vou vestir o fato de chuva ou não, porque de mota vou de certeza, porque tenho prazer em andar de mota  scooter_. Não querendo fugir ás tuas questões, também tens ideia que vais de 6mil em 6mil/km fazer uma revisão e vais acrescentar um seguro e vais diminuir em dois pneus em relação ao carro!! Eu sou sincero naquilo que digo, andar de mota apenas por questões de pensarmos que vai ser mais barato, dia menos dia, a scooter acaba na garagem mais tempo parada que andar. Agora se tiver prazer, gosto e paixão em andar de duas rodas, companheiro não pense duas vezes. Em relação ás escolhas, não serei a melhor pessoa a falar disso, porque tirando uma vespa 125 tive sempre scooter 300cc para cima.
Optima escolha e pense para aquilo que pretende
 

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5305
  • Localidade: sintra
Re: !!! Preciso de ajuda !!!
« Responder #7 em: 19 de Março de 2021, 21:29 »
Com a quilometragem a percorrer penso que a poupança não será muita, metendo revisões, seguro etc..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: !!! Preciso de ajuda !!!
« Responder #8 em: 20 de Março de 2021, 11:22 »
Eu comprei mota em 2017, pelos mesmos motivos. E de facto compensou.
Vai sair daqui um texto grande porque também eu em 2017 andei com as mesmas dúvidas e a considerar várias opções.

Mas há quer ter em atenção:
  • eu fazia 60km por dia em vez desses 20km/h;
  • eu tenho uma carrinha a gasolina que consumia uma média de 7,1L/100km;
  • com o carro pagava 1,1€ por dia em estacionamento e com mota pagava 0€;
  • eu faço grande parte da manutenção em casa.

Pelo que vai poupar e tendo em conta que ainda precisa comprar equipamento, eu iria para uma mota usada, bastante abaixo dos 3000€, até porque em dias de chuva ou frio extremo quase de certeza vai querer usar à mesma o carro.

Tenha também em atenção que, se vai fazer estrada, com camiões à mistura e carros a ultrapassarem "à queima", é provável que fique melhor com uma mota maior ou com um comportamento mais desportivo/mais adequado a estrada (Yamaha xmax, Honda Forza, Sym GTS ou Sym Joymax, Kymco Downtown.......)Experimente uma scooter 125 maior/mais desportiva e veja a diferença. Não são tão manobráveis em cidade mas são melhores em estrada.Por exemplo, uma vez que vai fazer 2km em paralelos, deve considerar que a xmax tem rodas maiores que a nmax (ou pelo menos tinha, não tenho acompanhado muito os novos modelos). Mas pode acontecer que uma xmax usada com mais kms lhe sirva bem melhor que uma nmax nova ou quase nova.


Eu depois de experimentar uma Honda PCX em estrada mudei logo de ideias e acabei a comprar uma maior.Terá de nos dizer que tipo de percurso faz para melhor podermos dizer qual o tipo de scooter que melhor compensa. Se fizer muito trânsito parado até uma 50cc pode ser melhor que uma 125cc, mas se fizer muita estrada aberta a mais de 60km/h ou AE, uma scooter maior pode ser proveitosa.


Gastei 2100€, com oferta de capacete, numa Sym GTS usada com 17500km e não me arrependo.
Afinal, no ano seguinte, acabei por mudar de emprego e ficar a trabalhar a 10km de casa e verifiquei que em dias de chuva mais a sério ou muito frio, ou se gosta muito de andar de mota ou acabamos por usar o carro.

Dito isto, a mota traz despesas e só compensa se a usar a sério e fizer pelo menos as manutenções básicas em casa. Se com o carro paga estacionamento e com a mota não, então já é mais uma ajuda. Nunca compensa a curto prazo, apenas a médio/longo prazo.


Alternativas:
  • Instalar em casa painéis solares para produção de energia - normalmente só compensa se tiver em casa um consumo diurno, em horas de sol, que possa ser compensado pelos painéis. Isto pode resultar se por exemplo tiver em casa além do frigorífico uma arca, se puder colocar máquinas de lavar loiça, lavar roupa e secar roupa a trabalhar durante o dia mas nunca tudo ao mesmo tempo, se cozinhar com placas eléctricas à hora de almoço, se no verão puder colocar a trabalhar um ar condicionado durante o dia em vez de o ligar no máximo no final do dia....
    Há várias estratégias para aproveitar os painéis.
  • Se o carro é a gasolina pode transformar para GPL. Regra geral, embora dependa do carro, entre 1600€ a 2400€ consegue fazer o processo todo. Os sistemas de GPL atuais são muito bons e as diferenças de consumo em relação à gasolina já não são tão altas como antigamente.
  • Instalar painéis solares de aquecimento de águas sanitárias - aqui a despesa depende muito das obras que terá de fazer ou não para este efeito e o proveito dependerá de vários fatores (de quantas pessoas tem em casa, de como aquece agora as águas - cilindro, esquentador - se pode ligar as máquinas de lavar a torneiras de água quente...). Eu tenho esquentador automático e desde há 2 semanas que ele só liga até lhe chegar água dos painéis, depois disso a água já vem temperatura suficiente.

Voltando à mota, dou-lhe uma ideia das despesas adicionais/poupanças que tive:
  • Despesas: seguro da mota, pneus mota, blusão, segundo capacete, luvas de verão, luvas de inverno, cobre-pernas, manápulas para o guiador, top case para poder transportar mais coisas na mota, filtro de ar, óleo do motor, óleo da transmissão, correia de transmissão.
  • Poupanças: 1,1€ por dia em estacionamento, gasolina (de 7,1L/ 100km para 3,1L/100km), pneus do carro (jantes 17" não perdoam), mudanças de óleo (agora só faço uma vez por ano), riscos no carro no estacionamento (aqui sim, posso-lhe dizer que poupei imenso pois o estacionamento que eu usava era apertado e muita gente não tem respeito pelo que é dos outros), outras manutenções do carro que dependem muito dos kms, estado geral do carro (pois o carro ficava muitas vezes estacionado ao sol e a mota ficava à sombra).

Se a ideia é poupar, veja muito bem quanto pode poupar no carro para depois fazer contas e decidir até quanto compensa gastar na mota e equipamentos.
Se a ideia também é dar uns passeios, aí já não contam só os €€€€ mas deverá ponderar uma scooter mais adequada a estrada.

Desculpe o testamento mas fez-me lembrar o meu percurso em 2017. Não compre nada no impulso, sem fazer contas e sem experimentar outras motas diferentes, para ter uma ideia concreta das opções que tem.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: !!! Preciso de ajuda !!!
« Responder #9 em: 20 de Março de 2021, 11:36 »
Uma visão com a sabedoria da experiencia
Seria mais fácil se fosse o coração a pedir e a cabeça a dizer que não, porque se o coração não pedir a mota o melhor é  mesmo desistir.
Ninguém anda de mota por muito tempo se não gostar e investir para desistir depois fica muito mais caro
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: !!! Preciso de ajuda !!!
« Responder #10 em: 20 de Março de 2021, 12:46 »
Eu comprei mota em 2017, pelos mesmos motivos. E de facto compensou.
Vai sair daqui um texto grande porque também eu em 2017 andei com as mesmas dúvidas e a considerar várias opções.

Mas há quer ter em atenção:
  • eu fazia 60km por dia em vez desses 20km/h;
  • eu tenho uma carrinha a gasolina que consumia uma média de 7,1L/100km;
  • com o carro pagava 1,1€ por dia em estacionamento e com mota pagava 0€;
  • eu faço grande parte da manutenção em casa.

Pelo que vai poupar e tendo em conta que ainda precisa comprar equipamento, eu iria para uma mota usada, bastante abaixo dos 3000€, até porque em dias de chuva ou frio extremo quase de certeza vai querer usar à mesma o carro.

Tenha também em atenção que, se vai fazer estrada, com camiões à mistura e carros a ultrapassarem "à queima", é provável que fique melhor com uma mota maior ou com um comportamento mais desportivo/mais adequado a estrada (Yamaha xmax, Honda Forza, Sym GTS ou Sym Joymax, Kymco Downtown.......)Experimente uma scooter 125 maior/mais desportiva e veja a diferença. Não são tão manobráveis em cidade mas são melhores em estrada.Por exemplo, uma vez que vai fazer 2km em paralelos, deve considerar que a xmax tem rodas maiores que a nmax (ou pelo menos tinha, não tenho acompanhado muito os novos modelos). Mas pode acontecer que uma xmax usada com mais kms lhe sirva bem melhor que uma nmax nova ou quase nova.


Eu depois de experimentar uma Honda PCX em estrada mudei logo de ideias e acabei a comprar uma maior.Terá de nos dizer que tipo de percurso faz para melhor podermos dizer qual o tipo de scooter que melhor compensa. Se fizer muito trânsito parado até uma 50cc pode ser melhor que uma 125cc, mas se fizer muita estrada aberta a mais de 60km/h ou AE, uma scooter maior pode ser proveitosa.


Gastei 2100€, com oferta de capacete, numa Sym GTS usada com 17500km e não me arrependo.
Afinal, no ano seguinte, acabei por mudar de emprego e ficar a trabalhar a 10km de casa e verifiquei que em dias de chuva mais a sério ou muito frio, ou se gosta muito de andar de mota ou acabamos por usar o carro.

Dito isto, a mota traz despesas e só compensa se a usar a sério e fizer pelo menos as manutenções básicas em casa. Se com o carro paga estacionamento e com a mota não, então já é mais uma ajuda. Nunca compensa a curto prazo, apenas a médio/longo prazo.


Alternativas:
  • Instalar em casa painéis solares para produção de energia - normalmente só compensa se tiver em casa um consumo diurno, em horas de sol, que possa ser compensado pelos painéis. Isto pode resultar se por exemplo tiver em casa além do frigorífico uma arca, se puder colocar máquinas de lavar loiça, lavar roupa e secar roupa a trabalhar durante o dia mas nunca tudo ao mesmo tempo, se cozinhar com placas eléctricas à hora de almoço, se no verão puder colocar a trabalhar um ar condicionado durante o dia em vez de o ligar no máximo no final do dia....
    Há várias estratégias para aproveitar os painéis.
  • Se o carro é a gasolina pode transformar para GPL. Regra geral, embora dependa do carro, entre 1600€ a 2400€ consegue fazer o processo todo. Os sistemas de GPL atuais são muito bons e as diferenças de consumo em relação à gasolina já não são tão altas como antigamente.
  • Instalar painéis solares de aquecimento de águas sanitárias - aqui a despesa depende muito das obras que terá de fazer ou não para este efeito e o proveito dependerá de vários fatores (de quantas pessoas tem em casa, de como aquece agora as águas - cilindro, esquentador - se pode ligar as máquinas de lavar a torneiras de água quente...). Eu tenho esquentador automático e desde há 2 semanas que ele só liga até lhe chegar água dos painéis, depois disso a água já vem temperatura suficiente.

Voltando à mota, dou-lhe uma ideia das despesas adicionais/poupanças que tive:
  • Despesas: seguro da mota, pneus mota, blusão, segundo capacete, luvas de verão, luvas de inverno, cobre-pernas, manápulas para o guiador, top case para poder transportar mais coisas na mota, filtro de ar, óleo do motor, óleo da transmissão, correia de transmissão.
  • Poupanças: 1,1€ por dia em estacionamento, gasolina (de 7,1L/ 100km para 3,1L/100km), pneus do carro (jantes 17" não perdoam), mudanças de óleo (agora só faço uma vez por ano), riscos no carro no estacionamento (aqui sim, posso-lhe dizer que poupei imenso pois o estacionamento que eu usava era apertado e muita gente não tem respeito pelo que é dos outros), outras manutenções do carro que dependem muito dos kms, estado geral do carro (pois o carro ficava muitas vezes estacionado ao sol e a mota ficava à sombra).

Se a ideia é poupar, veja muito bem quanto pode poupar no carro para depois fazer contas e decidir até quanto compensa gastar na mota e equipamentos.
Se a ideia também é dar uns passeios, aí já não contam só os €€€€ mas deverá ponderar uma scooter mais adequada a estrada.

Desculpe o testamento mas fez-me lembrar o meu percurso em 2017. Não compre nada no impulso, sem fazer contas e sem experimentar outras motas diferentes, para ter uma ideia concreta das opções que tem.
Esqueci-me de dizer, e aqui vai depender muito do que comprar. Faça sempre contas a revisões anuais ou a cada xxxxxkm caso compre mota com garantia e queira manter a garantia.
Depois disso, mesmo com manutenção em casa, faça contas sempre pelo menos a 50 a 100€ a cada dois anos, para oficina, além dos pneus, pois vão surgir sempre coisas que não sabe fazer/resolver.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk


André Passos

  • Visitante
Re: !!! Preciso de ajuda !!!
« Responder #11 em: 20 de Março de 2021, 16:36 »
Muito obrigado a todos pelas ajuda/sugestões.
No entanto tenho mais duas dúvidas por favor em relação á nmax.
A scooter encontra se com apenas 2700km fez a revisão dos 1000km já há mais de um ano , e penso q a próxima é aos 6000km, e sendo de 2017,não devia ter sido trocado o óleo novamente?
O motor de 2017 é igual ao de 2020? Apenas muda a estética?
Cumprimentos a todos.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5305
  • Localidade: sintra
Re: !!! Preciso de ajuda !!!
« Responder #12 em: 22 de Março de 2021, 15:26 »
Muito obrigado a todos pelas ajuda/sugestões.
No entanto tenho mais duas dúvidas por favor em relação á nmax.
A scooter encontra se com apenas 2700km fez a revisão dos 1000km já há mais de um ano , e penso q a próxima é aos 6000km, e sendo de 2017,não devia ter sido trocado o óleo novamente?
O motor de 2017 é igual ao de 2020? Apenas muda a estética?
Cumprimentos a todos.

Se puderes compra a de 2021 , tive oportunidade de ver uma e achei fantastica , ou entao faz um test ride e tiras as tuas impressoes.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018