Autor Tópico: Radares na África twin  (Lida 2258 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Radares na África twin
« em: 16 de Março de 2021, 20:59 »

 Não sabemos ainda se o sistema da Honda irá basear-se na tecnologia desenvolvida pela Bosch, e que já é usada pelos restantes fabricantes que mencionámos. Mas tendo a Honda uma parte do seu negócio vocacionada para os automóveis, e sabendo que nesse mundo este tipo de tecnologias está bastante mais avançado, poderá acontecer o caso da Honda estar a desenvolver um sistema exclusivo que irá permitir utilizar novas ajudas eletrónicas.

 
   
       
 
 A utilização de radar dianteiro permite à marca desenvolver um sistema de “cruise control” adaptativo. Este sistema é uma evolução em relação aos convencionais sistemas de controlo de velocidade de cruzeiro que atualmente muitas motos apresentam na sua lista de equipamento.
 
 Com o “cruise control” adaptativo o condutor deixa de se preocupar com o aproximar de veículos que circulam à sua frente, pois o radar deteta e envia informação a uma centralina que depois atua sobre os travões e acelerador da moto, adaptando a velocidade da moto de forma automática para evitar o embate.
 
 Mas no caso das patentes da Honda Africa Twin de próxima geração, tudo indica que a marca japonesa está a trabalhar em algo mais do que isso. O radar dianteiro aparenta ter dimensões algo exageradas quando comparado com os radares da Ducati, BMW Motorrad ou KTM. Alguns rumores apontam para que, para além do radar, a Honda esteja a incluir uma pequena câmara que irá detetar obstáculos ou outros veículos, permitindo ao condutor da Africa Twin usufruir de ainda mais tecnologia e ajudas à condução que melhoram a segurança.

 
 [img width=740 height=493]https://as.sobrenet.pt/s/image/tsr/brandm/content/1920x1280/0ha2h0ondcqjkozy3kbme2yora2.jpg[/img

 Quanto ao radar traseiro, o mesmo será necessário para detetar a aproximação e posição de veículos na traseira da moto, principalmente no chamado ângulo morto, avisando o condutor da Africa Twin da presença de veículos nessa zona através de sinais luminosos nos espelhos retrovisores. Muito semelhante ao que já podemos encontrar na Ducati Multistrada V4 S.
 
 Como normalmente acontece nestas situações, o facto de terem sido descobertas patentes com sistema de dois radares para a Africa Twin não significa que esta tecnologia será realidade

https://www.andardemoto.pt/moto-news/53533-a-proxima-honda-africa-twin-vai-ter-dois-radares/
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"