Autor Tópico: Novo radar em Lisboa já controla a velocidade média  (Lida 4203 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Novo radar em Lisboa já controla a velocidade média
« em: 12 de Março de 2021, 22:53 »
Aperta o cerco aos automobilistas em excesso de velocidade que travam apenas à passagem pelos radares. Novos dispositivos que conseguem aferir a velocidade média entre dois pontos estão previstos para reforçar a rede do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) em Portugal, já a partir deste ano.


Um destes equipamentos já está, inclusivamente, a ser testado na Ponte Vasco da Gama, com o intuito de aprovar a sua instalação naquela via, informação confirmada por fonte oficial da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), em declarações ao Observador.


Estes novos equipamentos, que serão utilizados pela primeira vez nas estradas nacionais, integram um conjunto de 30 novos radares que serão instalados de forma rotativa em 50 locais diferentes, aumentando para 110 o número de postos de controlo da rede SINCRO.


Dez destes novos dispositivos vão permitir o controlo da velocidade média entre dois pontos, e a ANSR já divulgou algumas das estradas onde estes radares serão colocados: EN5 em Palmela, EN10 em Vila Franca de Xira, EN101 em Vila Verde, EN106 em Penafiel, EN109 em Bom Sucesso, IC19 em Sintra, IC8 na Sertã.


https://www.motor24.pt/noticias/novo-radar-em-lisboa-ja-controla-a-velocidade-media/1512217/
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Novo radar em Lisboa já controla a velocidade média
« Responder #1 em: 14 de Março de 2021, 01:33 »
 scooter_ _policia_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Novo radar em Lisboa já controla a velocidade média
« Responder #2 em: 14 de Março de 2021, 09:53 »
Eu acho que esse sistema de radares já está a funcionar à uns anos no viaduto Duarte Pacheco sentido Sul/Norte, tanto que se repararem quando passam o  radar depois da curva mais a frente existem uns quadrados no alcatrão que parecem ser os sensores.

E no sentido inverso também podem reparar que existe.
« Última modificação: 14 de Março de 2021, 09:53 por PSH72 »

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Novo radar em Lisboa já controla a velocidade média
« Responder #3 em: 14 de Março de 2021, 10:58 »
Tanto quanto sei os sensores no chão não estão relacionados com radares, mas controlo de tráfego

(não lhes dês ideias )
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Novo radar em Lisboa já controla a velocidade média
« Responder #4 em: 14 de Março de 2021, 11:02 »
Tanto quanto sei os sensores no chão não estão relacionados com radares, mas controlo de tráfego

(não lhes dês ideias )

Eu pensei que fossem os sensores porque estão a poucos metros depois dos radares, não digo de outros que estão na estradas.

Mas nada como jogar pelo seguro.

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Novo radar em Lisboa já controla a velocidade média
« Responder #5 em: 14 de Março de 2021, 11:53 »
A uns anos atrás os sensores no chão perto dos semáforos de velocidade controlada faziam isso mesmo, controlar a velocidade que era acima do limite, agora existe um pequeno radar no poste por cima da via que faz disparar a luz vermelha.
Já repararam que quando vamos um pouco acima do limite e passamos as duas luzes amarelas a dizer "velocidade controlada" (exemplo) 70 kms/hora demora uns segundos a ficar vermelho ? Pois é porque quando chegamos mais perto do "tal radar" ela dispara e muita gente aproveita e segue sem parar.

« Última modificação: 14 de Março de 2021, 11:59 por Americano »
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline jcsc

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 329
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125i
Re: Novo radar em Lisboa já controla a velocidade média
« Responder #6 em: 14 de Março de 2021, 22:48 »
Há alguns desses riscos/sensores no chão que sao contadores de transito, ainda ha meia duzia de anos dava para ir ver ao site que ja nao me lembro exatamente qual era, para ver por dia por hora e qual a a velocidade quantos veiculos tinham passado com esses parametros. lembro-me de ver por exemplo na Via rapida da costa - IC20 as tantas da noite haver 1 ou  veiculos a velocidades daquelas... Entretanto ja nao disponibilizam esses valores, se bem que estavam meios escondidos.
Outros sao sensores de fluxo de transito, no Pragal nos semaforos junto a estacao e ao hospital sao desses.
SYM GTS 125i

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Novo radar em Lisboa já controla a velocidade média
« Responder #7 em: 15 de Março de 2021, 15:35 »
Há alguns desses riscos/sensores no chão que sao contadores de transito, ainda ha meia duzia de anos dava para ir ver ao site que ja nao me lembro exatamente qual era, para ver por dia por hora e qual a a velocidade quantos veiculos tinham passado com esses parametros. lembro-me de ver por exemplo na Via rapida da costa - IC20 as tantas da noite haver 1 ou  veiculos a velocidades daquelas... Entretanto ja nao disponibilizam esses valores, se bem que estavam meios escondidos.
Outros sao sensores de fluxo de transito, no Pragal nos semaforos junto a estacao e ao hospital sao desses.


Ainda existem alguns sensores no chão contadores de transito em vários sítios mas nem todos estão a funcionar.
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.