Autor Tópico: Uma opinião que partilho  (Lida 3241 vezes)

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Uma opinião que partilho
« em: 27 de Janeiro de 2021, 08:39 »
Bom dia a todos,
Hoje ao deambular na net encontrei este texto que partilho convosco pois revejo-me nele e passa a informação ao mais jovens nestas lides.

Benelli TRK 502 / 502X / 251 - Portugal
Grupo Privado
“José Alexandre
22 de junho de 2020  ·
Espero que este artigo nos traga mais consciência do veículo que conduzimos…
Quando vejo alguns Postes aqui do pessoal a dizer que “minha corta 6 aos 179klm/h”, “Já dei 186 km/h “, “cheguei a dar 192km/h” e muitos mais comentários.
Tenho moto desde os meus 14 anos, já perdi a conta às motos que tive e aos quilómetros percorridos, não só em Portugal, mas também por toda a Europa.
Se nunca passei da velocidade permitida por lei?
Claro que sim, e a boa verdade vos digo, a velocidade máxima que dei numa moto até hoje foi de 320kh, uma moto com 200kg e 198cv, muito fácil de atingir grandes velocidades, muita adrenalina, contudo sempre que quero andar a estas velocidades, ou outras fora dos parâmetros normais, faço nos Track Day no Autódromo do Estoril, muito mais seguro para mim e para os outros. Sim porque quando conduzo moto ou carro, preocupo-me muito com os outros, afinal vivemos em sociedade, não estamos sós nas estradas…
Tive motos muito potentes, mas com a idade e como queria uma moto para passeio, resolvi comprar a TRK502, uma moto excelente com bastante conforto e dá perfeitamente para andar na casa dos 130kmh em AE, perfeita, na realidade devo de ir a 120kmh.
Também já a levei ao limite, claro está fui para o Autódromo do Estoril e passei uma bela tarde a testar a moto em todos os sentidos, os testes que fiz foram muito exaustivos com vários cenários, inclusive em off road.
Conclusão, é uma moto excelente em termos de segurança para passear na ordem de marcha dos 130kmh a 140kmh, excelente.
A partir destas velocidades a TRK não tem segurança no caso de querermos parar ou contornar algum obstáculo que nos apareça pela frente, perde muita estabilidade e é humanamente impossível alguém a controlar, porque a moto não foi preparada para andar acima da velocidade que referi aí em cima.
Quando andamos nas estradas ou AE temos de ter em consciência das características do veículo que estamos a conduzir e os seus limites. Só assim conseguimos ter a máxima segurança numa eventualidade que nos obrigue a parar ou contornar qualquer dificuldade que possamos nos deparar.
Esta é a diferença entre uma viagem com regresso ou uma viagem só de ida…
Podem continuar a dar grandes velocidades com as TRK ou outra qualquer, mas por Amor à vossa vida, façam nos sítios apropriados, que mesmo assim também constitui um risco, mas, bem menos, não queiram fazer noticia nos Jornais ou deixar a vossa família (e filhos) desolados e tristes.
Nós precisamos de vocês e, o que mais me custa é ver jovens partir deste mundo ainda com muito para dar ao nosso País.
Quando forem para dar grandes velocidades numa qualquer estrada ou AE, pensem nos outros e especialmente nos vossos filhos ou família…
Grande abraço e continuação de boas curvas com segurança.”
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline Élio

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2019
  • Mensagens: 783
  • Localidade: Chamusca
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: V-Strom DL 650 XT
Re: Uma opinião que partilho
« Responder #1 em: 27 de Janeiro de 2021, 09:47 »
Apenas me ocorre um agradecimento pela tua partilha.

Stay Safe & Ride Safe

 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_


O limite é apenas uma fronteira criada pela sua própria mente.

Online mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Uma opinião que partilho
« Responder #2 em: 27 de Janeiro de 2021, 09:48 »
Sim,concordo,
Eu sempre fui ensinado que temos de conhecer bem a maquina e os nossos limites,sei que muitos não sabem o que têm na mao por isso passam mal na estrada.
Na trk a minha era das que andava menos pois não tinha o motor no ponto, mas era a mais suave em tudo,os 176 deu mas era demais para tudo, ja a xmax ja a levei aos limites dos ponteiros e é demais também, numa scooter de 180 kg dar mais de 160kmh é demais, aliás acima dos 150 já  mete impressão.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Uma opinião que partilho
« Responder #3 em: 27 de Janeiro de 2021, 12:53 »
Um testemunho muito racional e que transcende em muito o modelo em questão, o que está em causa é o comportamento dos motociclistas.
Felizmente cada vez mais encontramos na estrada motocicilistas conscientes e aqueles que continuam a usar a velocidade como forma de afirmação (compensação?)  estão mais isolados ( também nos fóruns)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline las125

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2015
  • Mensagens: 288
  • Localidade: Corroios
  • Devagar, devagarinho...
  • Marca: BMW
  • Modelo: F700GS
Re: Uma opinião que partilho
« Responder #4 em: 27 de Janeiro de 2021, 13:56 »
Boa partilha, obrigado!

Concordo a 100% como o que foi dito.
Também já tive muitas motos, algumas potentes, mas, na realidade nunca quis saber qual a velocidade máxima de nenhuma delas porque nunca encontrei as condições ideais de segurança para o fazer.
Hoje em dia eu diria-me 'curado' disso. Apenas quero desfrutar de um bom e ameno passeiro e acima de tudo chegar a casa inteiro. _pol_

Justamente o meu avatar brinca em oposição ao que eu sou.
O meu lema então...

Boas voltas, em segurança.  scooter_ scooter_
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2021, 14:01 por las125 »
BMW F700GS
Yamaha yp250
Piaggio Ciao x2 - infinitas!

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Uma opinião que partilho
« Responder #5 em: 27 de Janeiro de 2021, 15:49 »

Concordo com a análise, aliás é raro ultrapassar os 130km/h no velocímetro por uma questão de economia de combustível e de material.

Quanto aos aceleras estarem isolados nos 'fóruns', penso que dependerá dos 'fóruns'.

Um testemunho muito racional e que transcende em muito o modelo em questão, o que está em causa é o comportamento dos motociclistas.
Felizmente cada vez mais encontramos na estrada motocicilistas conscientes e aqueles que continuam a usar a velocidade como forma de afirmação (compensação?)  estão mais isolados ( também nos fóruns)

Offline jfreitas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 500
  • Localidade: sintra
  • Marca: SYM
  • Modelo: Tl 508
Re: Uma opinião que partilho
« Responder #6 em: 27 de Janeiro de 2021, 15:53 »
obrigado.
boa informação. scooter_

Offline rui.manticora

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jul 2020
  • Mensagens: 35
  • Localidade: vila nova da telha
  • Marca: piaggio
  • Modelo: mp3 300 hpe
Re: Uma opinião que partilho
« Responder #7 em: 27 de Janeiro de 2021, 16:33 »
"Acabei de ler uma publicação num fórum que frequento. Um fórum de scooters. A publicação era sobre a velocidade que muitos motociclistas sentem necessidade de viver."

Excerto de:
https://vaiemepetresvem.blogspot.com/2021/01/para-refletir.html
Casal 2Vel.; MZ 250; Vespa 50; XMax 250; Scarabeo 500 GT; MP3 300 HPE Sport.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Uma opinião que partilho
« Responder #8 em: 27 de Janeiro de 2021, 19:31 »
Boa partilha..  _palmas_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Uma opinião que partilho
« Responder #9 em: 28 de Janeiro de 2021, 11:39 »
Uma excelente partilha. Seria bom termos mais condutores, não só de motos, com a mesma consciência.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk


Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: Uma opinião que partilho
« Responder #10 em: 28 de Janeiro de 2021, 16:57 »
nunca andei acima da velocidade legal     _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_
vou ali ja volto

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Uma opinião que partilho
« Responder #11 em: 29 de Janeiro de 2021, 22:44 »
"Acabei de ler uma publicação num fórum que frequento. Um fórum de scooters. A publicação era sobre a velocidade que muitos motociclistas sentem necessidade de viver."

Excerto de:
https://vaiemepetresvem.blogspot.com/2021/01/para-refletir.html

Uma analise diferente talvez sobre o mesmo texto.
Na publicação do texto do José Alexandre sobre a Benelli TRK, achei que a abrangência era enorme pois apesar de se focar num modelo as suas palavras eram mais sobre saber o que se conduz.
Revi-me nele pois a Vespa poderá vir a dar os 130km/h, mas para gozar alguma coisa (pois a mais de 120 só penso em segurá-la) e andar seguro os 90/100 é o aconselhado. Também curiosamente apesar de na Mana850, 130 nem se sentir estou a aceitar e a retirar o mesmo prazer nesta a andar a 90. Desta maneira temos que apreciar o que temos para nao pretendermos o andamento e segurança de uma BMW 1600gt tendo uma simpática 400 ou 500cc.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Uma opinião que partilho
« Responder #12 em: 30 de Janeiro de 2021, 10:03 »
nunca andei acima da velocidade legal     _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_
Será que existe aqui um erro?

O texto será?:

"Selegal:
nunca andei acima da velocidade possível"


"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Psiboy

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2020
  • Mensagens: 60
  • Localidade: Cascais
Re: Uma opinião que partilho
« Responder #13 em: 31 de Janeiro de 2021, 05:55 »
Será que existe aqui um erro?

O texto será?:

"Selegal:
nunca andei acima da velocidade possível"




Enviado do meu SM-N960F através do Tapatalk