Autor Tópico: SYM – Novas Symphony, Jet 4 RX e Maxsym TL 2021  (Lida 4416 vezes)

Offline EML

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SYM – Novas Symphony, Jet 4 RX e Maxsym TL 2021
« em: 20 de Janeiro de 2021, 22:20 »
A Sym tem novidades!


SYM Symphony ST: a scooter da moda e elegância

Esta nova versão já é Euro 5 e tem mais espaço de arrumação. O depósito de combustível permite melhor distribuição do peso e já tem faróis led. Melhora o comportamento em estrada com o sistema de suspensão e elevação do motor Lift Engine Hanger System (A.L.E.H), uma tecnologia exclusiva da SYM. A distribuição do peso do motor, da estrutura e dos pneus fica toda no mesmo plano horizontal, um desenho especial melhora muito o conforto de condução.


SYM Jet 4: jovem e desportiva


SYM Maxsym TL 508: moto e scooter num só corpo

Apresenta o motor em linha de dois cilindros, montagem do motor como numa moto, grande desempenho dinâmico e aparência desportiva futurista.

Mais informação em: https://motomais.motosport.com.pt/noticias/sym-novas-symphony-jet-4-rx-e-maxsym-tl-2021/




Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,67 l/100 km (15140 Km - 09/2022)

Offline davidsantos

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Re: SYM – Novas Symphony, Jet 4 RX e Maxsym TL 2021
« Responder #1 em: 21 de Janeiro de 2021, 03:00 »
Parecem propostas interessantes..
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Re: SYM – Novas Symphony, Jet 4 RX e Maxsym TL 2021
« Responder #2 em: 15 de Junho de 2021, 21:42 »
Venha essa TL508, que a CruiSym 300 esta a fazer 4 anos e 40.000kms...  scooter_

Offline davidsantos

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Re: SYM – Novas Symphony, Jet 4 RX e Maxsym TL 2021
« Responder #3 em: 15 de Junho de 2021, 22:08 »
Venha essa TL508, que a CruiSym 300 esta a fazer 4 anos e 40.000kms...  scooter_

Ainda está a acabar a rodagem...  _lol_
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Offline Ildebrando

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Re: SYM – Novas Symphony, Jet 4 RX e Maxsym TL 2021
« Responder #4 em: 16 de Agosto de 2021, 12:32 »


Está como se estivesse ainda em rodagem David, impecável aos 40.000... Mas se a MigTec mandar vir uma TL508 Branca...vou ter que trocar...  :))

Offline moto2cool

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Re: SYM – Novas Symphony, Jet 4 RX e Maxsym TL 2021
« Responder #5 em: 16 de Agosto de 2021, 13:30 »
Hoje em dia as motas duram muito mais que a nossa vontade da as manter
Dantes tudo durava e nós escolhiamos pela durabilidade.
Depois as marcas começaram a lançar modelos para renovar o interesse e deixamos de nos preocupar com a fiabilidade só interessa o desempenho.
Não sou suzuki-man mas aprecio o facto de não mudar de modelo como quem muda de camisa.
Ao menos que a SYM 300 seja bem valorizada na retoma
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Offline Vteec

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Re: SYM – Novas Symphony, Jet 4 RX e Maxsym TL 2021
« Responder #6 em: 16 de Agosto de 2021, 16:08 »
Boas a todos

A SYM Maxsym TL só tem mesmo um pequeno problemas  :)) :))
Tem um deposito muito grande €€€€ e não é de combustível  _anjo_ _anjo_ _anjo_

mas se queremos bom temos que investir  loll

realmente acho que me apaixonei.. ups que a patroa não leia isto  _martelada_
« Última modificação: 16 de Agosto de 2021, 16:11 por Vteec »

Offline Rogerio Pereira

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Re: SYM – Novas Symphony, Jet 4 RX e Maxsym TL 2021
« Responder #7 em: 16 de Agosto de 2021, 21:22 »
Boas a todos,
Ja tinha visto as fotos da nova Maxsym 508, ganhamos mais um pouco nos CV com o aumento da cilindrada, uma ignicao com a chave escondida no compartimento do lado esquerdo e o comutador ao centro (no lugar da chave na TL 500), nao sei se funciona como Keyless, esteticamente mantem-se igual a TL 500, o preco ainda nao vi mas nao ficava nada surpreso se subir um bom bocado em relacao a TL 500, no meu caso, se no futuro tiver problemas graves de motor, ja sei qual o motor que coloco na minha.
Acho que se deram a bastante trabalho e investimento para ganhar so 43cc e um ou dois cavalos, mas veremos as prestacoes dela quando comecar a rolar por ai.

Boas curvas.
Sachs 50, Casal 125 (1992), Vespa 150 (92-96), Cruisym 300 E4 (5/2021-7/2021), Maxsym TL 500 E4(7/2021) Honda NT 1100 MT (3/22)

Offline moto2cool

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Re: SYM – Novas Symphony, Jet 4 RX e Maxsym TL 2021
« Responder #8 em: 17 de Agosto de 2021, 08:45 »
As normas anti poluição têm estado por detrás destas mudanças com mais cilindrada e manutenção de potência
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Offline Paulo Silveiro

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Re: SYM – Novas Symphony, Jet 4 RX e Maxsym TL 2021
« Responder #9 em: 17 de Agosto de 2021, 09:49 »
A referência Tmax continua a perder terreno, no que diz respeito aos CV.  Atualmente é a mais cara e, apesar de ter muito equipamento e uma ciclística exemplar, o fato da Yamaha a querer manter  na carta A2, está a tirar-lhe protagonismo. Este modelo da Sym tem evoluído, resta saber se tem a fiabilidade de, por exemplo, as anteriores Maxym 400.

Na minha opinião, atualmente a melhor proposta é a da Honda Forza 750, mesmo que tenha corrente.
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
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Offline Rogerio Pereira

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Re: SYM – Novas Symphony, Jet 4 RX e Maxsym TL 2021
« Responder #10 em: 17 de Agosto de 2021, 11:08 »
Boas,
Paulo, concordo plenamente, mas sao maquinas de segmentos distintos, eu teria ido para a 750 tambem se fosse mais acessivel.
Penso que a fiablidade se vai manter, como diz o amigo moto2cool, as mudancas impostas pelo euro 5 obrigaram a estas alteracoes, provavelmente nem se vai notar nehum aumento de prestacoes a nivel mecanico, pois o aumento de cilindrada e CV perde-se no controlo de emissoes de escape, teremos provavelmente uma scooter homologada com a diretiva euro 5 mas com as mesmas prestacoes da anterior. So espero que os precos nao subam muito senao perdem essa vantagem em relacao a 550, ou a 650.
No final acho que os fatores determinantes vao ser o preco, fiablidade e estetica, se em termos de potencia estas 3 scooters estiverem muito perto umas das outras, nao vao ser 4 ou 5 cavalos que vao fazer a diferenca, quem as tem vai provavelmente manter-se na mesma marca quando chegar a altura de comprar outra.
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João Canelas

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Re: SYM – Novas Symphony, Jet 4 RX e Maxsym TL 2021
« Responder #11 em: 17 de Agosto de 2021, 12:48 »
 Boas

 Tenho acompanhado este tópico pois gosto de assistir às últimas evoluções no segmento das grandes Maxiscooters. Esta TL é mesmo muito gira e deve ser muito interessante. Peca a meu ver por ter corpo de 600 e prestações de 400. Para mim a falta de potência e de prestações invalida-a como opção. No entanto, para quem não valoriza tanto a potência, é quiçá a mais gira do segmento!

 Boas curvas!✌️
JC

Offline karloxilva

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Re: SYM – Novas Symphony, Jet 4 RX e Maxsym TL 2021
« Responder #12 em: 17 de Agosto de 2021, 15:12 »
Boas

 Tenho acompanhado este tópico pois gosto de assistir às últimas evoluções no segmento das grandes Maxiscooters. Esta TL é mesmo muito gira e deve ser muito interessante. Peca a meu ver por ter corpo de 600 e prestações de 400. Para mim a falta de potência e de prestações invalida-a como opção. No entanto, para quem não valoriza tanto a potência, é quiçá a mais gira do segmento!

 Boas curvas!✌️
JC

Companheiro, "Prestações de 400" não menosprezemos tanto. Será mais algo assim:

[...] Por eso considero que si se pone frente a los bicilíndricos  [TMax e Kymco AK50], pierde por acabados y por equipamiento. Por el contrario, frente a los 400 monocilíndricos les gana por goleada en prestaciones y comportamiento dinámico. Es un scooter mucho más tecnológico que el Xciting o el X-Max, pero también será más caro.
La cuestión para el usuario será: ¿qué prefiero, un scooter tecnológicamente más avanzado que los monocilíndricos de 400 o un scooter con un equipamiento de alta gama pero con menos prestaciones que el bicilíndrico de SYM? Eso en el caso de estar dudando entre el Maxsym TL 500 y los monocilíndricos sport de 400 c.c. [...]
(os negritos são da minha autoria).

Artigo completo aqui: https://solomoto.es/prueba-sym-maxsym-tl-500/

Acho que a Maxsym TL é a scooter indicada para quem quer mais potência que aquela disponível nas 400 e não quer ou não pode dar mais dinheiro pelas opções topo de gama do mercado.
Mantenho a opinião de que as opções TMax e Kymco AK50 não servem de comparação realista com o produto da Sym. A substituta da Integra, da Honda, ainda menos.
« Última modificação: 17 de Agosto de 2021, 15:15 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline SARider

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Re: SYM – Novas Symphony, Jet 4 RX e Maxsym TL 2021
« Responder #13 em: 17 de Agosto de 2021, 21:11 »
A colocação do motor no quadro, mono amortecedor traseiro,  motor 2 cill, a embraiagem banhada a oleo...
 Mesmo que a sua potencia / binário fosse o mesmo das 400cc,  na minha opinião, seria sempre uma moto superior.

 A diferença de preço para as Tmax e AK é substancial, e no final de contas isso também é argumento.

 scooter_
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Re: SYM – Novas Symphony, Jet 4 RX e Maxsym TL 2021
« Responder #14 em: 17 de Agosto de 2021, 21:40 »
Companheiro, "Prestações de 400" não menosprezemos tanto. Será mais algo assim:

[...] Por eso considero que si se pone frente a los bicilíndricos  [TMax e Kymco AK50], pierde por acabados y por equipamiento. Por el contrario, frente a los 400 monocilíndricos les gana por goleada en prestaciones y comportamiento dinámico. Es un scooter mucho más tecnológico que el Xciting o el X-Max, pero también será más caro.
La cuestión para el usuario será: ¿qué prefiero, un scooter tecnológicamente más avanzado que los monocilíndricos de 400 o un scooter con un equipamiento de alta gama pero con menos prestaciones que el bicilíndrico de SYM? Eso en el caso de estar dudando entre el Maxsym TL 500 y los monocilíndricos sport de 400 c.c. [...]
(os negritos são da minha autoria).

Artigo completo aqui: https://solomoto.es/prueba-sym-maxsym-tl-500/

Acho que a Maxsym TL é a scooter indicada para quem quer mais potência que aquela disponível nas 400 e não quer ou não pode dar mais dinheiro pelas opções topo de gama do mercado.
Mantenho a opinião de que as opções TMax e Kymco AK50 não servem de comparação realista com o produto da Sym. A substituta da Integra, da Honda, ainda menos.

Viva companheiro,

Longe de mim qualquer menosprezo até porque é de todas, para mim, talvez até a mais gira! A Sym é uma marca de provas dadas e portanto não tenho dívidas que o que ali está é bom e bem feito. Peca apenas nas performances e quando falei nas 400 foi mais no sentido figurado…porventura as prestações até estarão mais próximas das 400 do que das 600/750 do mercado.

Li que tem 45,5 cvs e apenas 139km/h de velocidade máxima declarada - fonte: https://www.dueruote.it/moto-scooter/sym/sym-maxsym-tl-508-abs/

Para mim é pouco. Muito pouco. Deviam lançar uma versão com mais potência a meu ver.

 Apenas isso✌️

Cumprimentos
JC
« Última modificação: 17 de Agosto de 2021, 21:44 por João Canelas »

Offline JPA

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Re: SYM – Novas Symphony, Jet 4 RX e Maxsym TL 2021
« Responder #15 em: 17 de Agosto de 2021, 22:38 »
Uma leitura nas especificações do modelo, constata-se que este novo modelo apenas atinge uns 139 Km/h ( valor assumido pelo fabricante)... para uns será suficiente para outros razoáveis, para mim é pouco, não obstante todo o design a evocar um aprumo mais desportivo e as soluções técnicas assumidas que seguem do anterior modelo a TL500

fonte: https://www.sym-global.com/maxsymtl508

Tratando-se de um bi cilindrico com 508 cc e 45 CV, seria esperado um pouco mais ânimo nas prestações...

Na faixa de recuperação dos 80 aos 120 Km/h, talvez escape, mas a falta de "ponta" acima dos 130 deverá ser algo em tido como "esforço"... num cru adjectivo, diria que "grande chasso"  :'(

- Uma TMAX 560 com 47 CV atinge 180 km/h...

NB: Por vezes os fabricantes não são muito coerentes ou precisos em detalhes e prestações, pelo que até prova em contrário os 139KM/h valem o que valem... venham dai os "test-drives" deste novo modelo.
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Offline Lourenço

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Re: SYM – Novas Symphony, Jet 4 RX e Maxsym TL 2021
« Responder #16 em: 17 de Agosto de 2021, 23:49 »
A anterior TL 500:
A 4.000 rpm circulamos a 120 km/h y a 5.000 rpm esa cifra aumenta hasta los 140 km/h. Llaneando podemos llegar a ver los 160 km/h de manera continuada, con el tacómetro señalando ya las 6.000 rpm, que no está nada mal para los 41 CV de potencia que esgrime su mecánica.

En un momento en el que la autopista hacía bajada, me resguardé tras la pantalla, que por cierto ofrece muy buena cobertura, y traté de llevar al límite este bicilíndrico. El resultado fue que el marcador señalaba los 172 km/h y el tacómetro llegó hasta las 6.875 rpm.

https://solomoto.es/prueba-sym-maxsym-tl-500/

Uma leitura nas especificações do modelo, constata-se que este novo modelo apenas atinge uns 139 Km/h ( valor assumido pelo fabricante)... para uns será suficiente para outros razoáveis, para mim é pouco, não obstante todo o design a evocar um aprumo mais desportivo e as soluções técnicas assumidas que seguem do anterior modelo a TL500

fonte: https://www.sym-global.com/maxsymtl508

Tratando-se de um bi cilindrico com 508 cc e 45 CV, seria esperado um pouco mais ânimo nas prestações...

Na faixa de recuperação dos 80 aos 120 Km/h, talvez escape, mas a falta de "ponta" acima dos 130 deverá ser algo em tido como "esforço"... num cru adjectivo, diria que "grande chasso"  :'(

- Uma TMAX 560 com 47 CV atinge 180 km/h...

NB: Por vezes os fabricantes não são muito coerentes ou precisos em detalhes e prestações, pelo que até prova em contrário os 139KM/h valem o que valem... venham dai os "test-drives" deste novo modelo.


Na mesma página oficial, antes, a velocidade máxima ( vale o que vale para cada qual) para a TL 500 era citada igualmente com o valor de 139 km/h, posteriormente ou seja atualmente menciona >139 Km/h e sabemos pelo citado acima e pelos inúmeros testes e vídeos que é superior a 160 km/h.
Assim tivessem incorporado TCS nesta nova versão mas parece que a keyless e outros adornos estão mais na moda.
https://www.sym-global.com/maxsym-tl01


Offline moto2cool

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Re: SYM – Novas Symphony, Jet 4 RX e Maxsym TL 2021
« Responder #17 em: 18 de Agosto de 2021, 08:44 »
Seguramente na net aparecerão testes de top speed para tirar teimas.
Também me parece que essa potência pode ir  mais longe que os 140km/h
Mas tecer constatações sobre a velocidade máxima não faz justiça á scooter. Ninguém (quase) está interessado em atingir a velocidade máxima de uma mota e raramente se atinge o seu limite de potência.
Claro que interessa sempre dizer a minha mota anda mais que a tua , mas a durabilidade, fiabilidade, conforto, economia,    apoios a condução, aparência, são factores mais procurados na maioria dos casos.

Ah, já agora não esqueçamos que se fala cada vez mais na obrigatoriedade das motas virem com limitadores de velocidade que não deverão ser alheios aos limites legais.
Veremos depois quem compra Ducatis, Ninjas, hypernakeds e todos os outros segmentos que assentam na velocidade
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Offline karloxilva

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Re: SYM – Novas Symphony, Jet 4 RX e Maxsym TL 2021
« Responder #18 em: 18 de Agosto de 2021, 10:21 »
Saúde!

Sobre a velocidade máxima da "TL", também não acredito nos valores anunciados. É gralha.
E quando vemos o erro repetido por aí afora em "sites" e revistas da especialidade... convenhamos, diz muito da origem do que lemos aí: "copy-paste" à fartazana e pouco jornalismo especializado.
Imagino que quem construa os "sites" não seja especialista em motas, é normal, mas os dados têm origem apesar de poder haver enganos.
Agora, o que não imagino é que não haja ninguém que reveja os dados publicados. Aqui como noutros sítios, é a imagem de uma marca que está em questão.

Lembram-se de há tempos falar-se aqui da altura do assento da nova "Sym 400" - 800 ou 820 milímetros?
Nessa altura,deu-me para mandar um e-mail à Sym para esclarecer o assunto. "800 e não 820" responderam, e que iriam corrigir.
Foram rápidos a responder, gostei e publicitei-o. Mas os "820" continuam lá...
« Última modificação: 18 de Agosto de 2021, 10:42 por karloxilva »
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Re: SYM – Novas Symphony, Jet 4 RX e Maxsym TL 2021
« Responder #19 em: 18 de Agosto de 2021, 10:51 »
Sim essa velocidade de ponta será erro com certeza..
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Sym Cruisym 125 11/2018

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Re: SYM – Novas Symphony, Jet 4 RX e Maxsym TL 2021
« Responder #20 em: 18 de Agosto de 2021, 12:28 »
Boas companheiros,
Tenho vindo a acompanhar e a comentar este assunto recentemente, posso dizer sem margem de erro que a velocidade maxima da TL 500 nao e o que o fabricante colocou nas especificacoes apresentadas, a minha ainda nao chegou ao fim da rodagem, esta com 800km, ainda nao puxei por ela acima de 140, e garanto que os atingiu com pendura e sem qualquer esforco (quando reparei ja la estava) ja li algums test drives com a mesma scooter, nova, e as velocidades atingidas nesses testes foram acima de 160 km/h.
O que o fabricante e obrigado a fazer para a homologacao de um veiculo e apresentar na documentacao a velocidade maxima de acordo com os limites aprovados para esse segmento na UE, dai os 139km/h, a cruisym 300 tambem e apresentada com 129km/h, e todos sabem que esse nao e o maximo que ela da.
Na TL 508, os 45cv provavelmente nao se vao notar porque o motor vem "estrangulado" pelas restricoes impostas pelas especificacoes Euro5, mas a potencia esta disponivel e sera usada nos regimes mais baixos quando for necessario, a velocidade maxima apresentada tera que ser a mesma que a TL500 (basicamente a mesma moto).
Boas curvas scooter_
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João Canelas

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Re: SYM – Novas Symphony, Jet 4 RX e Maxsym TL 2021
« Responder #21 em: 18 de Agosto de 2021, 12:37 »
Lamento meus caros mas a própria Sym, no seu site global, dá essa informação:

https://www.sym-global.com/maxsymtl508

Mas como dizem e aplica-se a algumas pessoas, a velocidade máxima não é o único critério a ter em conta agora que é muito pouca, a meu ver sim. Já agora procurem vídeos no YouTube acerca da velocidade máxima desta mota onde podem ver o grande erro de velocímetro que a mesma tem.

A meu ver, e volto a dizer, a mota é top. Peca e muito é na velocidade máxima é isso nota se no esforço que se ouve nos vídeos a velocidades mais elevadas.

Boas curvas✌️
JC

Offline davidsantos

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Re: SYM – Novas Symphony, Jet 4 RX e Maxsym TL 2021
« Responder #22 em: 18 de Agosto de 2021, 15:55 »
Declarado pela sym também a sym cruisym 125 teria uma velocidade máxima de 99kmh e não tem... Dá mais obviamente..
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Re: SYM – Novas Symphony, Jet 4 RX e Maxsym TL 2021
« Responder #23 em: 19 de Agosto de 2021, 10:54 »
Não gosto muito deste tipo de vídeos onde se espremem motas que muitas vezes nem têm a rodagem feita... mas a pressão para "aparecer" é muita.
Ao que interessa, é mesmo, neste vídeo o velocímetro da sccoter mostra 166 km/h e o GPS só 152 km/h:
https://www.youtube.com/watch?v=bH72n5irS-A

Durante a pesquisa li malta que escreveu que com a sua 300 fazia não sei quantos. Tudo potenciais clientes insatisfeitos da TMax e da Kymco K50.
Velocidade máxima... depois de algum tempo em AE, distraí-me, baixei os olhos e a minha 400 marcava "150" e pouco... "Tás parvo ou quê?!". Preocupação desnecessária, a Suzuki fala em 140 e poucos para a minha scooter. Devia ter-me lembrado disso quando lhe pus uns roletes 2 gramas mais leves que me terão comprometido os "150".
Falamos em desvios de valores nos velocímetros. Coloquem um GPS nos vossos carros e comparem com aquilo que mostra o velocímetro, principalmente naquelas velocidades que dão direito a uma carta no correio por parte das autoridades. Isso mesmo, são todos uns mentirosos.

Regressando à " TL", comprova-se neste e noutros vídeos e a marca reclama-o na publicidade, também já o confirmei ao vivo: a "presença" demasiado óbvia do ruído do escape. Não gosto muito deste pormenor - a maioria pensará o contrário, concedo.
Uma coisa que não vejo muito referida é o consumo - a marca devia dar informações sobre isso, mesmo daquelas obtidas em "laboratório" como as outras marcas, mas não dá.
A introdução do sistema antiderrapagem seria bem mais interessante de reclamar do que o "sem-chave" - são gostos, outra vez.
Quanto ao resto, a TL é uma scooter bonita com um "binário" grande que leva duas pessoas por quilómetros sem deitar a língua de fora e recuperações nas faixas de velocidade que interessam - e até bem acima destas para as veleidades.
Não chega? Metam-lhe mais uns milhares de euros em cima e resolvem o problema. Não procurem na scooter aquilo que ela não é.
Para acabar, segundo o que percebi ela é mais barata em Espanha - uma atenção da SYM (da Moteo, para ser mais rigoroso) já que por lá os salários são mais "baixos" do que os nossos...

Editado: Uma curiosidade. Num dos vídeos, li uma chamada de atenção de um companheiro de Taiwan segundo o qual "SYM" (de "Sanyang Motor") não se pronuncia tudo junto, tipo "sime", mas pelas iniciais S.Y.M (em Inglês, não sei se é esse o objectivo, resulta foneticamente algo como "ɛs-waɪ-ɛm", leia-se "és-uai-em").

« Última modificação: 19 de Agosto de 2021, 16:29 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes