Autor Tópico: MACBOR MONTANA XR5  (Lida 4663 vezes)

Offline diogor

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2018
  • Mensagens: 189
  • Localidade: Porto
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750x
Re: MACBOR MONTANA XR5
« Responder #25 em: 03 de Janeiro de 2021, 18:05 »
É um pouco de off topic, mas, a NC custava 7000 dolares em 2012 e em 2015 custava 7400€, a atual CB500X custa 6900.

A concorrencia neste segmento é forte, há a KTM 390 Adventure, esta XR5, a CB500X, Versys 300, TRK502, Voge 500DS e Zontes 310.

A ultima bem mais barata que as restantes, a minha questão é será que se esqueceram das scooters? E scooters novas assim porreiras onde estão?  _martelada_ _martelada_

Acabou de sair a nova FOrza 700 que está qualquer coisa mas o preço....

Offline stones

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2017
  • Mensagens: 225
  • Localidade: matosinhos
  • A alegria evita mil males e prolonga a vida.
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750
Re: MACBOR MONTANA XR5
« Responder #26 em: 03 de Janeiro de 2021, 19:30 »
Boas também já testei  esta bem equipada falta saber se tudo trabalha bem como se sabe isto e basicamente comprado por catalogo e montasse uma mota e como fazia com as minhas bicicletas comprava o quadro e depois ia pondo dentro do meu orçamento os periféricos.

No meu caso vou ser um pouco do contra ou ter outra opinião mas para o meu caso como não faço todo o terreno só estrada  prefiro a Voge 500DS  e mais estradista e para viagens e tenho a sensação que a mota foi estudada não simplesmente montada como a rx5 e gosto mais do acabamento outra também do meu interesse e a TKK 502 mas a normal tenho estado a pesquisar com muita calma devo mudar de montada em breve embora esta só tenha 2500 km e estou satisfeito quero fazer outras coisas .........ou não  _Rolley_ _Rolley_ _pensador_ no meu caso ando sempre com a esposa temos de ficar satisfeitos os 2 scooter_

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 3888
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: MACBOR MONTANA XR5
« Responder #27 em: 03 de Janeiro de 2021, 19:51 »
A diferença entre as trial e as estadistas é mais no look do que nas verdadeiras capacidades de off road. Entre estas por exemplo, a VStrom ainda faz algum offroad a Versys nem pensar nisso
É como as carrinhas e os SUV, existe alguma diferença, mínima, mas em 95% dos casos ambos fazem o mesmo terreno e também ninguém os quer para outro fim
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Lone Wolf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 844
  • Localidade: Amadora City
  • Com civismo cabemos lá todos...
  • Marca: Honda
  • Modelo: SD04
Re: MACBOR MONTANA XR5
« Responder #28 em: 03 de Janeiro de 2021, 22:47 »
A diferença entre as trial e as estadistas é mais no look do que nas verdadeiras capacidades de off road. Entre estas por exemplo, a VStrom ainda faz algum offroad a Versys nem pensar nisso
É como as carrinhas e os SUV, existe alguma diferença, mínima, mas em 95% dos casos ambos fazem o mesmo terreno e também ninguém os quer para outro fim

Companheiro, presumo que te queiras referir às adventure, porque trial é outro campeonato.
E sim a grande maioria das adventure faz mais estrada e algum, pouco ou mesmo nenhum, fora de estrada  _pol_

Esta motorizada está engraçada no meu ponto de vista, com algumas "peças" de vários modelos do mercado... vale pelo preço e se comprovar fiabilidade  _pol_

Entre as várias dúvidas que surgem neste modelo pela sua juventude, fiquei com a ideia que apenas cumpre Euro 4.

o tempo ditará o seu caminho
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 4537
  • Localidade: sintra
Re: MACBOR MONTANA XR5
« Responder #29 em: 03 de Janeiro de 2021, 23:01 »
Mas marcas mais desconhecida quando não têm preço baixo não vai ser fácil a afirmação..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 3888
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: MACBOR MONTANA XR5
« Responder #30 em: 04 de Janeiro de 2021, 08:39 »


Companheiro, presumo que te queiras referir às adventure, porque trial é outro campeonato.
E sim a grande maioria das adventure faz mais estrada e algum, pouco ou mesmo nenhum, fora de estrada  _pol_

o tempo ditará o seu caminho

Queria dizer trail, troquei o i e o a

O conceito trail e adventure surgem muitas vezes misturados. Como aqui:
https://www.sapo.pt/noticias/motores/as-motos-maxitrail-de-estrada-viajar-com-todo_5950fe805aa81b3635c53f7c
Ou aqui
https://www.andardemoto.pt/test-drives/43616-comparativo-trail-de-media-cilindrada

"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1183
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: DL 1000 V-STROM
Re: MACBOR MONTANA XR5
« Responder #31 em: 04 de Janeiro de 2021, 12:55 »
Já vi o teste do Mpaneves, espero que ele partilhe por aqui.

Existem neste mundo à escala global mais representações deste modelo, e aposto que até deve haver mais...

 - Tibet Everest ColoveMotorcycleCo.,Ltd,  modelo:  Colove 500 X, e o pdf da apresentação do modelo: http://www.colovemoto.com/public/uploads/ueditor/file/20181224/1545620046868467.pdf,

e fazendo boa fé num Inglês que por vezes está disfarçado, surge a referência à Loncin  como fabricante do motor, e ao assemblador a Jianling.

Este motor da Loncin, é Euro IV e a norma europeia em vigor é Euro VI, será lógico assumir a ideia que a Montana XR5 tem de cumprir outros requisitos para ser por cá comercializada.

 - Na Argentina, existe  RVM Tekken 500...


A questão da motorização deste modelo (s) , ser ou não de origem japonesa ( Honda CB500) poderá ser compreendida como uma "aproximação", ou "imitação" !

Recuemos para 2017 e aquando do lançamento do twin paralelo pela Loncin:

https://www.visordown.com/news/new-bikes/loncin%E2%80%99s-500-twin

As conclusões são óbvias, mas em nada descredibiliza a Loncin ou mesmo a Montana XR5

Nada mal...
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 3981
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: MACBOR MONTANA XR5
« Responder #32 em: 04 de Janeiro de 2021, 14:12 »
Até porque se for intenção, uma cópia pode ser igual ou melhor qua o original,mas temos de ter em conta ,orçamento e preço final,o mais importante, a malta continua a querer Bom a preço de saldo,isso nao existe.
Custa quase o valor da cb500x,tem mais equipamento, mas como é marca "recente" que nao é, é antes desconhecida,ja nao pode custar o mesmo.
Por incrível que pareça, está melhor que a trk, resta saber o que vai valer a copia geral,pois a trk é o que é sem motores de ninguém e ja se sabe o que vale .tem também uma representação bem mais forte que  a macbor.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1183
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: DL 1000 V-STROM
Re: MACBOR MONTANA XR5
« Responder #33 em: 04 de Janeiro de 2021, 14:44 »
Até porque se for intenção, uma cópia pode ser igual ou melhor qua o original,mas temos de ter em conta ,orçamento e preço final,o mais importante, a malta continua a querer Bom a preço de saldo,isso nao existe.
Custa quase o valor da cb500x,tem mais equipamento, mas como é marca "recente" que nao é, é antes desconhecida,ja nao pode custar o mesmo.
Por incrível que pareça, está melhor que a trk, resta saber o que vai valer a copia geral,pois a trk é o que é sem motores de ninguém e ja se sabe o que vale .tem também uma representação bem mais forte que  a macbor.

Mesmo com todos os defeitos e qualidades da TRK, o certo é que é este o  modelo que impulsionou as vendas de uma marca que italiana só o é de nome e em abstracto é um  caso de sucesso que outras marcas chinesas tanto procuram. É uma "democratização" do conceito "trail"... isto é o mais puro capitalismo chinês, com os seus méritos e desméritos.

Só é pena neste últimos anos não ter havido uma maior divulgação de maxis scooters, mas é um facto que não é a moda do momento,  e tudo indica que haverá mais novidades neste sector no espaço de menos de meia dúzia de anos com a crescente "electrificação", ou pelo menos em termos deste "conceito".

Ainda hoje li a respeito da nova norma Euro VII, que vai ainda ser mais restritiva... dá que pensar como o mundo das 2 rodas com motores de combustão se irá se "safar" !
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1092
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Xciting 400i
Re: MACBOR MONTANA XR5
« Responder #34 em: 04 de Janeiro de 2021, 19:02 »
Penso que a unica solução para as motos vai ser o aclamado downsizing e turbo, em vez de 1000cc termos 600cc turbo, ou uma Tmax 250TL (turbolento) _lol_

Em relação ao motor ser cópia da Honda ou ser mesmo Honda, não percebo o problema, na Europa por enquanto a justiça funciona. Acham mesmo que a Honda ia permitir outras marcas vender um modelo em que o motor era copiado sem pagar as devidas patentes?

O que parece é que esta XR5 está bem melhor que a maioria das concorrentes, neste segmento estou a gostar da KTM 390 Adventure que só peca por ter jante de liga e frente de caixão de resto a mota está bem porreira.

Cumps
Ex Piaggio X7 125 21k km 04-14 a 08-16 39k km
Ex Gilera Nexus 500 31K km de 02-17 a 5-18 46k km
Ex Honda Integra 700 56k 10-18 a 02-19 60k
Ex Honda FJS600 SilverWing

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 3888
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: MACBOR MONTANA XR5
« Responder #35 em: 04 de Janeiro de 2021, 19:35 »
Provavelmente no curto prazo a solução estará nas mid size, eventualmente sem turbo.
Li algures por aí num teste com vários motociclistas e em várias motas, nunca foi usado mais que 70 cv ( acho que houve uma única excepção).
Argumentava-se que a compra de máquinas mais potentes é apenas uma questão de vaidade.
Se forem para uma pista ou uma AE e esticarem bem as motas acredito que se note, mas quem faz isso constantemente a não ser para medir a pilinha?
O motociclista mais racional escolherá uma mota cujo custo de aquisição e manutenção esteja dentro das suas necessidades logo até a gama de +/- 70 cv. Provavelmente precisa de ser convencido por medidas fiscais e ambientais.


"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 3981
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: MACBOR MONTANA XR5
« Responder #36 em: 04 de Janeiro de 2021, 23:24 »
Vai acontecer o mesmo que aos pesados,tem mais cv mas é so electrónica, nao dão a pica de outrora e uma 400 brinca com uma 480 moderna
Nas duas rodas ,se uma 1000 pode ter 160cv é só quererem ajustar tudo ,a electrónica manda.
Será interessante ver os mais pequenos com os baixos custos a fazer motas baratas euro vii,la vêm os clones...
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 963
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: MACBOR MONTANA XR5
« Responder #37 em: 05 de Janeiro de 2021, 10:26 »
Sim, nas AE sem limitação nota-se.

Com pendura, bagagem, a subir uma montanha, etc... o ideal diria que será 90-110 kW e mais de 110 Nm de binário.

Outra situação em que me parece vantajoso ter mais potência e binário é nas ultrapassagens.

Agora, cidade, AE abaixo dos 120, etc.... sim, 70 "cavalos" serão mais do que suficientes.

Na subida de Loures da A8 já senti falta de potência na gelatinosa.

As BMW "R" 1250 com 100 kW estão na região ideal para uma utilização versátil.

Provavelmente no curto prazo a solução estará nas mid size, eventualmente sem turbo.
Li algures por aí num teste com vários motociclistas e em várias motas, nunca foi usado mais que 70 cv ( acho que houve uma única excepção).
Argumentava-se que a compra de máquinas mais potentes é apenas uma questão de vaidade.
Se forem para uma pista ou uma AE e esticarem bem as motas acredito que se note, mas quem faz isso constantemente a não ser para medir a pilinha?
O motociclista mais racional escolherá uma mota cujo custo de aquisição e manutenção esteja dentro das suas necessidades logo até a gama de +/- 70 cv. Provavelmente precisa de ser convencido por medidas fiscais e ambientais.

Offline diogor

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2018
  • Mensagens: 189
  • Localidade: Porto
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750x
Re: MACBOR MONTANA XR5
« Responder #38 em: 05 de Janeiro de 2021, 12:10 »
Caso tenham interesse fica aqui um vídeo com pendura.


Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 963
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: MACBOR MONTANA XR5
« Responder #39 em: 05 de Janeiro de 2021, 17:22 »
Enfim, é o que é. Quanto tempo estará disponível, com peças, etc??

Cada um sabe o que compra.

Offline diogor

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2018
  • Mensagens: 189
  • Localidade: Porto
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750x
Re: MACBOR MONTANA XR5
« Responder #40 em: 05 de Janeiro de 2021, 20:57 »
Enfim, é o que é. Quanto tempo estará disponível, com peças, etc??

Cada um sabe o que compra.

A nível de fiabilidade só o tem dirá, mas o stand informou que existe armazéns em Barcelona onde tem stock de enumeras peças.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 3888
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: MACBOR MONTANA XR5
« Responder #41 em: 05 de Janeiro de 2021, 21:03 »
Existem sempre dores de crescimento. Lembro da novela da TRK que foi massacrada por causa de problemas de serviço e agora está cada vez mais integrada mercado
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"