O dito rolamento é este ...Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
Bom dia caros companheiros ...Tenho aqui um pequeno dilema... ( nao sei se ja é da idade ou de tanta pancada estou a ficar xoné)Ora bema o que me traz por aqui desta vez é o facto de ter novamente o rolamento da embreagem o de agulhas na sucata, alem de nao ser nada barato è um rolamento exclusivo da honda ( apesar de ser a ina a fazelo ) e ate ver nao encontro substituto em outro lugar .A pcx neste meu caso esta com 72000km . o primeiro rolamento que veio montado de fabrica ( isto se não foi trocado ate aos 13000km / 2016, altura que comprei a pcx) fez 44419km 22/07/2018 altura em que o troquei..Eu a nivel de revisões sou muito rigoroso ,nao falho em nada ( penso eu de que....) lolAcontece que neste momento estou a precisar de trocar novamente o rolamento!!!!Eu sei que a minha pcx está ate as orelhas de cc,s( 164cc) 144kh de gps /quase 160 no conta km...) A minha questao esta que andei a ponderar a troca das massas consistentes e talvez dai tenha tido este mau resultado ..Em geral uso a massa consistente da malossi (ver fotos a bx ) , como é dificil a sua compra , virei.me para a da polini ,voltamos ao mesmo... Como nao tinha mais e precisava e o prazo de entrega neste momento esta dificil, lol usei massa de cobre e foi o fim do mundo, ultimamente estou a usar massa grafitada da wurth mas acho que a asneira ja vai longa.... O que preciso é de uma opniao vosso.. O que usam e onde arranja?Ou esta da wurth serve ? Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
Usa massa de lítio ou cobreada. Uma e outra, são resistentes à temperatura.
acho que a massa de cobre é utilizada para locais sem movimento mas em que se quer evitar que as peças fiquem presas (ex. rosca de parafusos) mas não é a indicada para lubrificar locais em que se pretende um movimento livre (ex. rolamentos, veios etc.). e não utilizar a massa de cobre em contacto com alumínio (corrosão galvânica)
Tenho pena de não te poder ajudar.Tu fazes cada pergunta? Massa? Rolamento? A minha também deve ter isso, digo eu... Tens que esperar pela opinião aqui dos técnicos
Um truque que sempre usei, inclusivé num caso igual ao teu, numa PCX, é aquecer o rolamento juntamente com a massa consistente. Uma espécie de banho Maria.Desta forma, a massa consistente chega a todo lado dentro do rolamento e garante uma longevidade superior.(Quando chegar a casa ponho foto da massa)Outra opção, menos laboriosa, é esta:Uso isto em rolamentos que não desmonto e funciona muito bem.
Já agora, dois "truques"Isto é uma máquina de embalar no vácuo. Custa uns €15 no Lidl e afins. De certeza que há por aqui quem já tenha uma.Pode-se lubrificar rolamentos com isto facilmente, é só por massa consistente com fartura e embalar na máquina.O vácuo encarrega-se de fazer chegar a massa a todos os cantinhos.Outro produto que uso é lubrificante de filme seco de teflon nas tampas dos roletes e deslizadores.Uso o da Würth PTFE cry lube.Hummm... tenho de começar a fazer uns vídeos!
Companheiro Sergio-fininho, se estou a ver bem essa massa da Polini é para lubrificar o plástico dos roletes do variador, não será indicada para fricção entre metais.A massa de cobre é utilizada devido à baixa Resistividade do cobre.O cobre ("Cu" - calma, estou a falar do símbolo na Tabela Periódica) é um bom condutor eléctrico, em consequência também de temperatura.Conforme o companheiro piedade assinalou, é usado para fazer ligação térmica entre placas de metal e ajudar à dissipação de calor. É usado por exemplo na parte de trás das pastilhas dos travões - nunca na parte das pastilhas que ataca os discos! (não, não estou a gozar)sublinho a chamada de atenção sobre a corrosão galvânica.A massa de lítio, há várias para várias utilizações, tem uma particularidade interessante, lubrifica e não cospe, isto é, se colocada numa peça que faz movimento não tem tendência a espalhar-se por todo o lado como a vulgar massa consistente.Abro um parêntesis:Mas, atenção, tal como a vaselina não gosta de borracha, e vice versa, a massa de lítio não é grande coisa para os plásticos, pelo menos para alguns.Falo por experiência própria: tenho-a usado nos roletes do variador, apenas uma lambuzadela, sem problemas (várias marcas como a Polini e a Bando). Até que fiz o mesmo nuns roletes da Malossi... passados poucos milhares de quilómetros, desfizeram-se literalmente. Fui pesquisar e dei com uma indicação no "Burgman USA" de que o plástico dos roletes da Malossi só gosta da massa da marca, e que mesmo assim...Há ainda roletes que exigem que não se use qualquer lubrificante (Dr. Pulley, por exemplo).Fecho o parêntesis.Para Rolamentos, massa de rolamentos.Atenção, a maioria destas massas é de origem petrolífera e não gosta de borrachas.Para lubrificar as borrachas, há massa específicas.
Já agora, dois "truques"Outro produto que uso é lubrificante de filme seco de teflon nas rampas dos roletes e deslizadores.Uso o da Würth PTFE cry lube.Hummm... tenho de começar a fazer uns vídeos!
Tens de fazer uns videos e partilhar para o pessoal começar a fazer as manutenções às maquinas como deve ser, que muitas não têm esses mimos nas oficinas.