Autor Tópico: Gilera Runner 50 - problemas para afinação.  (Lida 5040 vezes)

Victor

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Gilera Runner 50 - problemas para afinação.
« em: 21 de Outubro de 2020, 12:35 »
Boa tarde,
Eu não percebo nada de motas e por motivos financeiros não enviei para a oficina.
1- Começou assim. A bomba de água avariou e um rolamento até saiu esferas. Perguntei na oficina por quanto ficava, disseram-me 100€ de mão de obra mais o custo das peças, que iria para 150/160€.
2- Um amigo do meu amigo, disse para eu eliminar o radiador e fazer a resfriação do motor a ar com ventoinha. Ele fez isso, eliminou todas as mangueiras de água, adaptou uma ventoinha, colocou novo pistão e cabeça do mesmo.
3- Montou o motor no sítio e agora precisa de afinação. Nunca mais estive com esse dito amigo.

Os meus problemas neste momento:
1- Estou sem bateria.
2- Tenho de ligar com o kicks e nem sempre pega.
3- Quando pega, acelero e a roda de trás não anda. A correia não é porque a mota estava impecável.

Pergunto:
Porque é que a roda não anda conforme acelero?

Eu preciso mesmo da vossa ajuda.
Agora que a scooter está sem a resfriação de água, posso tirar o radiador e todas as mangueiras, uma vez que já não são precisas?
« Última modificação: 21 de Outubro de 2020, 13:27 por Élio »

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Re: Gilera Runner 50 - problemas para afinação.
« Responder #1 em: 23 de Outubro de 2020, 14:58 »
Boa tarde,
Assim por alto n consigo perceber a relação entre rolamentos e a refrigeração a água.
A scooter n é só andar.. a primeira coisa que tem de fazer é desmontar a tampa do variador e perceber se ainda tem correia. (imagina uma bicicleta. A correia é a corrente da bicicleta).
Em relação ao trabalhar só com o kiko.. repare. tens uma bateria.. que é avaliada para consumos de projeção da mota.. Alteraram a  refrigeração para ventoinha.. algo que tem de ser alimentado pela bateria ao contrario do sistema a água em que a envolvência mecânica protegia a bateria.. Logo. ao gastar bateria para arrefecer a mota. claro que a bateria vai à vida.. A minha questão é. neste momento o que arrefece a moto. visto que a bateria deve estar nas couves.. 






« Última modificação: 23 de Outubro de 2020, 16:08 por Rufido »

Offline davidsantos

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Re: Gilera Runner 50 - problemas para afinação.
« Responder #2 em: 23 de Outubro de 2020, 16:40 »
Boas companheiro, só te deram maus conselhos, tiraste uma das vantagens da tua scooter que ter um motor arrefecido a líquido, quando se começa a axanatar isso fica sem ponta por onde se lhe pegue..
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Victor

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Re: Gilera Runner 50 - problemas para afinação.
« Responder #3 em: 24 de Outubro de 2020, 00:14 »
O que arrefece o motor é a ventoinha que foi adaptada na bobine que alimenta toda a corrente eléctrica da mota. Conforme acelero, a ventoinha gira para arrefecer porque está adaptada na bobina.
O meu problema está na roda traseira, eu acelero e a roda não anda.
Eu desmontei o variador e tem a correia. É uma correia pequena que está adaptada para girar na bomba do óleo.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2020, 14:41 por Rufido »

Offline davidsantos

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Re: Gilera Runner 50 - problemas para afinação.
« Responder #4 em: 24 de Outubro de 2020, 21:34 »
Entendo, no entanto não seria mais fácil arranjar o sistema original?
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Victor

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Re: Gilera Runner 50 - problemas para afinação.
« Responder #5 em: 25 de Outubro de 2020, 03:17 »
Penso que sim. Acho que vou por como estava.

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Re: Gilera Runner 50 - problemas para afinação.
« Responder #6 em: 25 de Outubro de 2020, 08:27 »
A questão a não perder é até que ponto os custos crescentes na adaptação e readaptação podem-se justificar numa scooter cujo preço não é muito alto.
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Re: Gilera Runner 50 - problemas para afinação.
« Responder #7 em: 25 de Outubro de 2020, 09:51 »
A questão a não perder é até que ponto os custos crescentes na adaptação e readaptação podem-se justificar numa scooter cujo preço não é muito alto.

Exato..
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Re: Gilera Runner 50 - problemas para afinação.
« Responder #8 em: 26 de Outubro de 2020, 11:30 »
Já agora a titulo de curiosidade, quando tem a tampa fora, e acelera, a polia a frente gira?

Victor

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Re: Gilera Runner 50 - problemas para afinação.
« Responder #9 em: 26 de Outubro de 2020, 12:20 »
Sim gira.

Victor

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Re: Gilera Runner 50 - problemas para afinação.
« Responder #10 em: 26 de Outubro de 2020, 12:33 »
O meu amigo tirou o resfriamento a líquido e pôs a ar (ventoinha)... Penso que o problema não é bem esse.

Neste momento custa a pegar de kicks, porque a bateria está em baixo, vou ter de mandar carregar.

Quando dou ao kicks não pega, parece estar abafada e encharca muito a vela.

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Re: Gilera Runner 50 - problemas para afinação.
« Responder #11 em: 26 de Outubro de 2020, 17:34 »
Se a da frente roda e a de trás não.. e tem correia.. é desmanchar a embraiagem. facilmente se vê o que é.
Sim nada tem a ver com o sistema de refrigeração.. mas a bateria estar KO isso já tem quase de certeza :D

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Re: Gilera Runner 50 - problemas para afinação.
« Responder #12 em: 26 de Outubro de 2020, 17:42 »
a ventoinha dispara quando se passa acima de certa temperatura, neste caso está sempre a funcionar. RIP bateria  _careta_ ?
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Re: Gilera Runner 50 - problemas para afinação.
« Responder #13 em: 26 de Outubro de 2020, 18:37 »
Pois poderá ter um consumo residual de energia que vai acabando com a bateria.
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Re: Gilera Runner 50 - problemas para afinação.
« Responder #14 em: 24 de Dezembro de 2020, 10:57 »
boas pessoal vou tentar ajudar aqui alguns membros..  primeiro esta mota nao tem ventoinha de radiador...
2º o que o rapaz quer dizer é que neste motor do grupo piaggio existe este motor  (a.c) de arrefecimento forcado e motores (LC) arrefecimento liquido.
3ºo que o rapaz quer fazer para poupar 100/150€ é retirar o cilindro lc,passar a a.c, montar uma turbina no volante do motor ,alterae o kit dfe plasticos do motor para que esse ar chegue ao cilindro para arrefecer!!!
meu caro mesmo em material usado 200€ nao te chegam!!!!

o grande problema de trocar da bomba de agua destes motores é que a bomba de agua fica no meio do motor. por assim dizer por baixo da cambota ou seja tem de se abrir o motor ao meio para alterar /mudar a bomba de agua...posso ajudar com umas fotos se assim o entender ..

ora valos la entao com fotos....7

 o motor da runner é assim motor lc (liquid coolant)



a parte do volante magnético  nao usa a turbina de arrefecimento ,porque a mota usa uma bomba de agua ..



a bomba de agua é o kit 6-4- e 5 encontrando-se a turbina da bomba de agua no meio do motor



o que o jovem predente fazer (ou fala em fazer é :

colocar a turbina do volante magnético/ turbina essa que vai gerar ar que vai passar pelo cilindro ( em vez de motor l.c passa a ser a.c ;

peça n~6



tem de colocar os resguardos em volta do cilindro para canalizar o ar peça nº 14 e peça nº 1:



peça de arrefecimento do cilindro , comprar kit cilindro psiton e juntas, como podem ver o cilindro ja é diferente



isto tudo se conseguires por menos de 200€ (é porque tem 2 donos o material)


a solucao mais pratica seria colocares uma bomba de agua electrica mas nova custa 80/100€...

O meu amigo tirou o resfriamento a líquido e pôs a ar (ventoinha)... Penso que o problema não é bem esse.

Neste momento custa a pegar de kicks, porque a bateria está em baixo, vou ter de mandar carregar.

Quando dou ao kicks não pega, parece estar abafada e encharca muito a vela.

Deves ter os seguementos na sucata... Vela se nao partiste foi a correia da bomba de agua  , é que esse correia mexe a bomba do auto lube...

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Evitem por favor double posting

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Re: Gilera Runner 50 - problemas para afinação.
« Responder #15 em: 24 de Dezembro de 2020, 15:43 »
Um tópico digno dum coffee break
Enquanto ainda existe scooter, mesmo sem a roda andar, não seria melhor levar a pequena a alguêm que perceba do assunto?
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Re: Gilera Runner 50 - problemas para afinação.
« Responder #16 em: 24 de Dezembro de 2020, 16:26 »
pois a malta pensa que é so desmontar o que os engenheiros levaram anos a inventar

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Re: Gilera Runner 50 - problemas para afinação.
« Responder #17 em: 03 de Janeiro de 2021, 13:20 »
Cheira.me que fugio com a ideia e nao volta... Para a proxima fico calado

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Re: Gilera Runner 50 - problemas para afinação.
« Responder #18 em: 03 de Janeiro de 2021, 14:47 »
Os problemas eram tão caricatos que acho que já de desfez dela
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Re: Gilera Runner 50 - problemas para afinação.
« Responder #19 em: 03 de Janeiro de 2021, 15:24 »
Os problemas eram tão caricatos que acho que já de desfez dela
Lol...piaggio é bom..mas é preciso saber o que se faz ou se vai fazer. Lol

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Re: Gilera Runner 50 - problemas para afinação.
« Responder #20 em: 03 de Janeiro de 2021, 22:54 »
Provavelmente o companheiro veio expor o problema e desapareceu para sempre... Não é caso único, infelizmente acontece as pessoas vêm em busca de ajuda, mas ajudar está quieto...
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Re: Gilera Runner 50 - problemas para afinação.
« Responder #21 em: 03 de Janeiro de 2021, 23:20 »
Provavelmente o companheiro veio expor o problema e desapareceu para sempre... Não é caso único, infelizmente acontece as pessoas vêm em busca de ajuda, mas ajudar está quieto...
Mais da que dei era impossivel ... Lol

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Re: Gilera Runner 50 - problemas para afinação.
« Responder #22 em: 04 de Janeiro de 2021, 01:19 »
Mais da que dei era impossivel ... Lol

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Não me expressei bem Sergio, tu ajudaste e bem o companheiro é que não, porque veio em busca de ajuda e depois nem um feedback deu..
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Re: Gilera Runner 50 - problemas para afinação.
« Responder #23 em: 04 de Janeiro de 2021, 08:22 »
As vezes não sei se são provocações. Neste caso "a scooter estava impecável, só a roda de trás não andava quando acelerava" parece brincadeira
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Offline davidsantos

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Re: Gilera Runner 50 - problemas para afinação.
« Responder #24 em: 04 de Janeiro de 2021, 09:55 »
São problemas do diabo...
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