Autor Tópico: Orçamento do Estado 2021 prevê cobrar 58 vezes mais em multas de trânsito...  (Lida 2788 vezes)

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
"O Governo tem uma expectativa de que as forças de segurança irão cobrar, ao longo de 2021, um valor na ordem dos 93 milhões de euros em multas de trânsito"

Transcrevendo info do "Observador":

https://observador.pt/2020/10/14/orcamento-do-estado-preve-cobrar-58-vezes-mais-em-multas-de-transito/?fbclid=IwAR2TF0UifV81fmYntZbZxqDgHk8MTIERInh4W6GxtLTzh6YsUnKV-O0xxVI

"
O Governo tem uma expectativa de que as forças de segurança irão cobrar, ao longo de 2021, um valor na ordem dos 93 milhões de euros em multas de trânsito. O jornal Público nota, esta quarta-feira, que o valor corresponde a cerca de 58 vezes mais a receita (de 1,6%) estimada para o orçamento de 2020 – isto é, um aumento de mais de 5.500%.

E não é só nas multas de trânsito que se antecipa uma subida estratosférica dos valores. Também vão disparar, espera o Governo, as taxas a cobrar em registos de notariado (+251,4%), registo predial (+258%), registo civil (+197%) e registo comercial (+215%).

Globalmente, o Orçamento do Estado prevê arrecadar 3.175 milhões de euros em taxas, multas e outras penalidades. O que, segundo as contas do Público, corresponde a um aumento de 826,7 milhões de euros, ou 35,2%, face à receita estimada para o corrente ano (2.348 milhões). Quatro quintos do aumento explica-se pela previsão de subida de receita com taxas e os restantes 20% estão relacionados com as multas.

Outro exemplo é a previsão de que o Estado vai receber mais 646% em juros de mora, subindo de 7,9 milhões para 51,2 milhões em 2021. Por outro lado, prevê-se menos cobrança em matérias como as propinas, as taxas moderadoras, as taxas sobre fiscalização de atividades industriais e comerciais e taxas sobre controlo metrológico e de qualidade.

A partir do próximo ano vai haver radares para medir a velocidade média entre um ponto e outro de um determinado trajeto. Como noticiou o Jornal de Notícias, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária vai avançar, ainda este ano, com a compra de 30 radares, sendo que 10 deles vão ter a particularidade de medir não só a velocidade a que os condutores vão quando passam pelo aparelho mas, também, a velocidade média a que os veículos percorreram um determinado trajeto.

O presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) admite mesmo que os primeiros já estejam a funcionar em 2021, embora o processo de aquisição implique um concurso internacional que ainda não está fechado. Para os peritos em segurança na estrada, este tipo de radares é o instrumento mais eficaz contra o excesso de velocidade. Trata-se de 10 radares deste género, que se irão juntar aos atuais 40 radares de medição instantânea que existem atualmente nas estradas, e que serão colocados em 20 locais diferentes. “Dez estarão permanentemente ativos e outros 10 em stand by”, explica a ANSR.

Ou seja, os condutores serão informados da aproximação de uma zona de velocidade controlada mas não saberão ao certo se nessas zonas o radar está ativo ou não. Se estiver ativo, o que o radar fará é anotar a velocidade a que o veículo entrou no troço e, depois, a velocidade a que ia quando saiu do troço. Se percorreu a distância em menos tempo do que o mínimo necessário para cumprir o limite de velocidade, então considera-se que ultrapassou o limite de velocidade permitido por lei e inicia-se o processo de coima.


 _confuso_ _confuso_
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5290
  • Localidade: sintra
Ui vem aí multa... Se fiscalizassem os gajos que andam ao telefone a conduzir cumpriam a meta com facilidade, se eu os vejo...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Eu acho é que já começaram em 2020, levei com uma multa de 60 euros por ter buzinado  _martelada_ _martelada_

Offline Élio

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2019
  • Mensagens: 783
  • Localidade: Chamusca
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: V-Strom DL 650 XT
Ui vem aí multa... Se fiscalizassem os gajos que andam ao telefone a conduzir cumpriam a meta com facilidade, se eu os vejo...

Podes crer!  _palmas_ _palmas_ _palmas_


O limite é apenas uma fronteira criada pela sua própria mente.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
O orçamento é um exercício de criatividade eles põem lá às coisas mais estupidas para justificar a despesas sem aumentar muito o deficit. Claro que nunca esperam receber o que é previsto, mas isso são contas de outro rosário
Mas pode ter alguma influência na vontade de multar ( embora não naquela percentagem)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5290
  • Localidade: sintra
Eu acho é que já começaram em 2020, levei com uma multa de 60 euros por ter buzinado  _martelada_ _martelada_

Por teres buzinado? Em que circunstâncias?
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5290
  • Localidade: sintra
O orçamento é um exercício de criatividade eles põem lá às coisas mais estupidas para justificar a despesas sem aumentar muito o deficit. Claro que nunca esperam receber o que é previsto, mas isso são contas de outro rosário
Mas pode ter alguma influência na vontade de multar ( embora não naquela percentagem)

Podem até não atingir, mas existe a intenção   _reg_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Por teres buzinado? Em que circunstâncias?

Exatamente por ter buzinado, as circunstancia não faço ideia a infração foi a 30 de Março ás 18,10 horas em Belas e recebia em casa a multa para pagar  _martelada_

Offline hoxton

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2019
  • Mensagens: 148
  • Localidade: Aveiro
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Fiscalização em qualquer rotunda = dinheiro infinito.

Se o estado tem dificuldades no orçamento, é porque ainda não descobriu a riqueza que existe nas rotundas.

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Esse artigo é barraca do Público.

Esses números não são possíveis.

E como já não temos jornalistas, temos repetidores de notícias... Siga.

Por exemplo nas multas de transito o valor do Orçamento já 86 milhões. Não faz sentido as 57 vezes.



Passar de 86 para 93 não é 57 vezes mais..

EDIT: O observador já mudou a notícia.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2020, 17:34 por nsaraiva »
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
artigo 22.º — Sinais sonoros:

1 – Os sinais sonoros devem ser breves.

2 – Só é permitida a utilização de sinais sonoros:

a) Em caso de perigo iminente;

b) Fora das localidades, para prevenir um condutor da intenção de o ultrapassar e, bem assim, nas curvas, cruzamentos, entroncamentos e lombas de visibilidade reduzida.

O uso fora destas condições da contra ordenação

Conforme o que estiver no auto pode-se reclamar, por exemplo invocando que uma viatura estava quase a bater na nossa viatura e buzinámos para avisar.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Esse artigo é barraca do Público.

Esses números não são possíveis.

E como já não temos jornalistas, temos repetidores de notícias... Siga.

Por exemplo nas multas de transito o valor do Orçamento já 86 milhões. Não faz sentido as 57 vezes.



Passar de 86 para 93 não é 57 vezes mais..

EDIT: O observador já mudou a notícia.


Sim, o Observador retificou pois o ministério das Finanças esclareceu...

"O ministério das Finanças esclareceu esta quinta-feira que a previsão de receita com multas de trânsito para 2021 não representa um acréscimo superior a 5.500%, mas sim de 6,7%. O esclarecimento surge na sequência de números noticiados esta quarta-feira pelo jornal Público, e que o Observador citou.

"O Governo tem uma expectativa de que as forças de segurança irão cobrar, ao longo de 2021, um valor na ordem dos 93 milhões de euros em multas de trânsito. O jornal Público adiantou que o valor correspondia a cerca de 58 vezes mais a receita (de 1,6 milhões) estimada para o orçamento de 2020 – isto é, um aumento de mais de 5.500%. Mas a forma de apresentar os mapas de despesa e receita do Estado mudou devido à nova lei de enquadramento orçamental, pelo que não foram somados todos os valores que tornam os valores comparáveis de um ano para o outro."

A rectificação: https://observador.pt/2020/10/14/orcamento-do-estado-preve-cobrar-58-vezes-mais-em-multas-de-transito/

A gaffe do Público alenca uma enorme falta credibilidade informativa... muito mal. _Rolley_

O Observador vai de mal a pior...citar o Público! Ainda há quem pague o Premium... LOOL  _thumbdown_

Obrigado NSaraiva, pela indicação da correção da noticía.  _pol_
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
artigo 22.º — Sinais sonoros:

1 – Os sinais sonoros devem ser breves.

2 – Só é permitida a utilização de sinais sonoros:

a) Em caso de perigo iminente;

b) Fora das localidades, para prevenir um condutor da intenção de o ultrapassar e, bem assim, nas curvas, cruzamentos, entroncamentos e lombas de visibilidade reduzida.

O uso fora destas condições da contra ordenação

Conforme o que estiver no auto pode-se reclamar, por exemplo invocando que uma viatura estava quase a bater na nossa viatura e buzinámos para avisar.

No auto diz que buzinei sem haver necessidade para tal e eu lembro-me lá se foi ou não verdade? só passado 4 meses é que chegou o cheque a casa  _martelada_ onde apanhei a multa é no intenerário que faço todos os dias 4 vezes por dia e achas que me vou lembrar desse dia? _lol_ _lol_

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
No auto diz que buzinei sem haver necessidade para tal e eu lembro-me lá se foi ou não verdade? só passado 4 meses é que chegou o cheque a casa  _martelada_ onde apanhei a multa é no intenerário que faço todos os dias 4 vezes por dia e achas que me vou lembrar desse dia? _lol_ _lol_
Por acaso sou totalmente contra essas multas sem prova passado não sei quanto tempo.

O meu ex-socio pagou uma multa por não parar na passadeira quando estava um peão à espera passado um ano e meio..

Quem é que vai lembrar disso?

Ou era abordado na altura, ou então não é justo.

Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5290
  • Localidade: sintra
Exatamente por ter buzinado, as circunstancia não faço ideia a infração foi a 30 de Março ás 18,10 horas em Belas e recebia em casa a multa para pagar  _martelada_

Pensei que te tinham parado, pois assim não dá para lembrar de nada.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
No auto diz que buzinei sem haver necessidade para tal e eu lembro-me lá se foi ou não verdade? só passado 4 meses é que chegou o cheque a casa  _martelada_ onde apanhei a multa é no intenerário que faço todos os dias 4 vezes por dia e achas que me vou lembrar desse dia? _lol_ _lol_
Acho que ninguém se lembra, nem o atuante nem o autuado. Por isso depende do que estiver no auto, o que não estiver...... Pode ter acontecido
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"