Autor Tópico: As fábricas "chinesas" da Honda  (Lida 1824 vezes)

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
As fábricas "chinesas" da Honda
« em: 12 de Outubro de 2020, 11:13 »
"A 'Sundiro Honda Motorcycle Co' é uma joint venture entre a 'Sundiro Investment Ltd', uma empresa de capital privado da China, e a Honda. Ela monta e vende motociclos Honda. A empresa começou a sua actividade em 2001, e a produção de modelos 'Super Cub' em 2002. A 'Sundiro Honda' tem a sua sede em Xangai e as suas instalações em Taicang (Jiangsu) e Tianjin. Situada a aproximadamente 50km a noroeste de Xangai, a fábrica de Taicang tem cerca de dois mil empregados e a sua capacidade anual de produção é de aproximadamente 500 mil unidades. A fábrica é nova tendo sido concluída em 2018."
Mais informações e fotos aqui: https://global.honda/products/motorcycles/supercub-anniv/factories/china.html (página em Inglês)

A "SuperCub" é o modelo de mais sucesso na Ásia, sendo que no Vietname constitui cerca de 90 da motorização em duas rodas, uma relação de amor que vem desde 1967.
O que justifica que também pelas terras de Ho Chi Minh exista uma unidade fabril da Honda: https://global.honda/products/motorcycles/supercub-anniv/factories/vietnam.html (página em Inglês).
A Honda tem 33 fábricas em 22 países.

Sobre a "SuperCub", o modelo "forte feio" da Honda e "pau para toda a obra na Ásia",  nascido o em 1958 (comemorou há pouco os 100 milhões de unidades produzidas), apesar de constar no "Catálogo Global" da Honda não faz parte do catálogo nacional.


« Última modificação: 12 de Outubro de 2020, 11:55 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5306
  • Localidade: sintra
Re: As fábricas "chinesas" da Honda
« Responder #1 em: 12 de Outubro de 2020, 23:36 »
São imbatíveis em mão de obra barata.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: As fábricas "chinesas" da Honda
« Responder #2 em: 13 de Outubro de 2020, 10:55 »
São imbatíveis em mão de obra barata.

É óbvio que o preço da mão-de-obra importa, mas não só, também são imbatíveis em número de consumidores. E disso tiraram partido os respectivos governos, que criaram regras que obrigam as marcas a montarem os seus produtos localmente - e fizeram-no bem.

Por curiosidade, quem há umas dezenas de anos reparasse no parque automóvel da administração e empresas públicas portuguesas veria uma grande quantidade de Renaults, e não só, também nos particulares a marca francesa era dominante. Uma febre francófona em Portugal? Não, uma grande fábrica em Setúbal e acordos fiscais e outros com a Renault.
Só que, como o nosso mercado era/é pequeno, grande parte das viaturas era para exportação, não estávamos dependentes apenas de nós mas da marca.
Entretanto, as alterações políticas abriram mercados bem maiores no leste da Europa, e foi para lá que as fábricas foram. Além de termos deixado de ter independência para determinados tipos de acordos discriminativos que possam beneficiar o país...

O que é facto é que um país que não pode absorver parte da produção local de marcas estrangeiras tem sempre uma capacidade negocial comparativa fraca.
Ninguém quer encarar a coisa assim, mas o que resta de linhas de montagem em Portugal, mormente automóveis, são autênticas bombas-relógio sociais. Competir com os outros na base do preço da mão-de-obra baixa e não de uma aposta em inovação e em produtos tecnológicos de primeira linha é um passo para o descalabro. Haverá sempre quem produza mais barato. Hoje é a Ásia, amanhã a África ou o médio-oriente.
Os chineses já perceberam isso e esforçam-se para aplicar o "aprendido" com diversos graus de sucesso. Ninguém diria há trinta anos que os norte-americanos teriam medo deles em... tecnologia de informação.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2020, 12:28 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: As fábricas "chinesas" da Honda
« Responder #3 em: 13 de Outubro de 2020, 15:51 »
Isto tende a alargar-se, qualquer dia a África Twin é feita na China e todos os que desdenham as chinesas e elogiam as japonesas vão engolir uns sapinhos
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1221
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: As fábricas "chinesas" da Honda
« Responder #4 em: 13 de Outubro de 2020, 16:18 »
Isto tende a alargar-se, qualquer dia a África Twin é feita na China e todos os que desdenham as chinesas e elogiam as japonesas vão engolir uns sapinhos

Alguns vão engolir sapos, mas há por aí outros que vão engolir elefantes...  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Já não chega fazerem motas na Índia, agora até na China.
Estão sempre a falar mal das marcas chinesas e da Taiwan e agora até os japoneses e europeus lá fazem motos. Ah, já sei! O que interessa é o caderno de encargos...  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: As fábricas "chinesas" da Honda
« Responder #5 em: 13 de Outubro de 2020, 16:40 »
Ah, já sei! O que interessa é o caderno de encargos...  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Errado Carlujo. Não é esse o argumento.

É feito na China, mas o controlo de qualidade é Europeu. Assim é que é.  _convivio_
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1221
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: As fábricas "chinesas" da Honda
« Responder #6 em: 13 de Outubro de 2020, 16:52 »
Errado Carlujo. Não é esse o argumento.

É feito na China, mas o controlo de qualidade é Europeu. Assim é que é.  _convivio_

Isso era antes de haver japoneses na berlinda.
Depende da marca...  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Abraço  _convivio_
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...