Autor Tópico: Escape de rendimento aumenta consumo?  (Lida 5519 vezes)

Offline aduarte66

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jul 2020
  • Mensagens: 20
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 400
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #25 em: 02 de Outubro de 2020, 12:01 »
Ok, está tudo dito no tópico então. Melhor, só pedindo um parecer a um engenheiro mecânico.

Peço desculpa pelo offtopic de escapes na dúvida de consumo quando se muda os escapes.

Claro que o parecer do engenheiro seria bom, já houve aqui respostas a esse nível. Mas também serve a informação de experiências na primeira pessoa. Deverá haver companheiros aqui no fórum que tem essa experiência, talvez com outros modelos. De qualquer forma, dentro de uns dias, eu próprio já estarei em condições de saber isso.

não tens porque pedir desculpas.

Cumprimentos,

A. Duarte
Velosolex - XF17 - Vespa 50 (k90) - VF400F - GPX600 - TDM850 - FZR600 - XMAX 400

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #26 em: 02 de Outubro de 2020, 12:04 »
O site da Akrapovic é omisso em relação a qualquer modificação de mapas de motor na Xmax 400.
Apenas diz que a colocação da ponteira é o "primeiro passo"  para tunning do escape.
Não diz que é necessário nem que não é necessário. Talvez vendo com mais atenção e tempo esteja por lá a informação.
Em contrapartida, no exemplo acima, a Aprilia específica que com a ponteira vem um novo mapa para tirar maior proveito desta.

No caso da Xmax 400, na minha opinião pessoal que vale o que vale, acho um excelente upgrade.
Independentemente de consumos, ganhos em performance ou som, esteticamente não há comparação possível com o silenciador original.  Para o meu gosto, prefiro com o db killer metido e o catalizador . Fica com um tom mais grave sem ser "anti social" e, já agora, ajuda-me o ambiente.

Deixo  uma ideia ao A Duarte.
Compra uma chave para roquete para porcas/parafusos arredondados.
Estás chaves existem para, como o nome indica, remover parafusos ou porcas estragados.



A seguir lima in situ as arestas de um (ou mais) dos parafusos que seguram o escape e, para um bom acabamento, pinta de preto mate.
Desta forma ficas praticamente  imune ao roubo da  ponteira.
Isso acontece bastante. Lembro-me do caso do twin pt, por exemplo.

Quanto ao debate, vejo-o como velhos amigos a trocarem histórias, não como algo "azedo".
Temos todos algo a ensinar e aprender.

Com ou sem Akrapovic, andem com cuidado e... divirtam-se.

« Última modificação: 02 de Outubro de 2020, 12:07 por Mercurio »

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #27 em: 02 de Outubro de 2020, 12:25 »
Caro companheiro, o eventual aumento de consumo, que não está estabelecido irrefutavelmente, provavelmente será inferior a outros decorrentes do tipo de viagens, do peso do conjunto, da maneira como se acelera e trava, dos outros acessórios, logo o viés será maior que a variação portanto indetectável.
A comparação será mais fielmente feita com a média de outras scooters iguais do que o consumo na fase de rodagem.
Por exemplo: https://www.spritmonitor.de/en/overview/53-Yamaha/1342-X-MAX_400.html?powerunit=2
Mais importante é que o aspecto é o que queres e nada como termos a mota como queremos, ainda que se possa pagar um pouco mais ( o que não foi demonstrado)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline aduarte66

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jul 2020
  • Mensagens: 20
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 400
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #28 em: 02 de Outubro de 2020, 12:29 »
Boas,

Obrigado pelo site. Excelente informação.

Cumprimentos,

A. Duarte
Velosolex - XF17 - Vespa 50 (k90) - VF400F - GPX600 - TDM850 - FZR600 - XMAX 400

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #29 em: 02 de Outubro de 2020, 14:00 »


Pois, há sempre quem concorde e quem discorde.

Como foi dito o marketing tem muito que se diga.

Qual é a marca que diz especificamente que comprando um escape (seja completo com coletor/es, ou apenas ponteiras) irá fazer gastar mais gasolina que um escape de origem??
Qual é a marca que faz isso?

Se o fizerem, não vendem daí nos próprios sites de marcas, fica sempre aquela questão (omissão de informação) se aumenta ou não o consumo, isso eles nao dizem, nao podem dizer...
Mas dizem (todas as marcas dizem) que aumenta a potência, blá blá blá, melhor performam-se, etc.
Meus amigos, se aumenta potência, como já afirmaram que o faz, aumenta consumo...ponto!
Pergunto (sem qualquer sarcásmo), então se a potência aumenta, não é um aumento "dos tais parâmetros"?
Além de que só o preço por si só, é para mim exorbitante! 600€ por um escape?
Bem, mas isso dos €uros, pouco interessa...

Eu talvez até tenha sido um pouco "sarcástico", na minha resposta anterior, mas mais uma vez não ofendi ninguém...!
O meu "sarcástico", foi apenas para perceberem (quem quer perceber) que não é só pelos factores, peso/massa/velocidade/componente extra, faz alterar sempre e especificamente o consumo, seja ele qual for.

Eu fiz a intervenção que fiz para se perceber que qualquer modificação, seja escape, filtro de ar, mais subidas que descidas, mais ultrapassagens, até um vidro mais alto ou mesmo falta de pressão nos pneus, faz sempre, mas sempre alterar consumos....ponto!
Pode até nem se notar pois pode ser um consumo mínimo, mas altera sempre, sempre...


Vou tentar dar exemplos simples, e talvez bizarros mesmo, mas para quem não percebe mesmo nada de mecânica, talvez fique mais elucidado, quem sabe até, se percebe um pouco da lógica a que me refiro.

Vamos imaginar que (apenas com estes 3 exemplos)
1- O motor é o nosso coração.
2- Um filtro de ar é exactamente os nossos pulmões.
3- O escape é a nossa boca.

Imaginem que são atletas, não de competição mas atletas.
O vosso corpo está equlibrado (tal como as motos de origem).

Neste caso que estamos a debater, mais ou menos consumo, e não estética, barulho, etc... Se correrem com a boca totalmente aberta o que vão acontecer?
- Vão se cansar mais, ou seja aumento de algo (talvez consumo) ficam mais cansados de correr sempre com a boca aberta.

O que acontece ao motor (coração)? Vai acelerar mais para compensar o cansaço (consumo) diferente do "de origem"
Mas se aumentarem a caixa de ar (filtro de ar/ pulmões ) talvez compense o ar que entra e sai a mais da boca aberta. Mas sempre com "aumento de consumo normal", diferente do que se tinha de origem...

Podia dar mais exemplos, mas acho que, e isto são os meus 50cent's do que percebo (pouco) do assunto.


Claro que concordo que o escape da Xmax400 é feio como tudo, nem se enquadra bem na moto.
Claro que concordo que um akrapovic fica mais bonito, um som diferente parecendo até que é outro motor e com outras prestações.
Que com esse barulho fixe (sem afectar os outros), que nos passam a ouvir melhor quando fazemos ultrapassagens.

Fica muito mais fixe, isso fica!

O texto já vai extenso, mas eu ainda vou referir que, na minha primeira intervenção disse que (tem a ver com as RPM's) caso aumentassem no arranque iria o consumo aumentar, nas que em velocidades maiores (há muitos casos assim, muitas motos e scooters), nas tais velocidades maiores, as RPM's diminuam, pois com o ("aumento de potência" que o escape possa dar), e consigam com que o motor não vá tão "em esforço" e aí compensar no consumo do arranque.

Espero mesmo que tenham percebido o que quero dizer, sem qualquer esperteza saloia, nem de engenharia de trazer por casa, as coisas são como são e ainda há muito para aprender!!!

Até esses engenheiros e programadores das grandes e pequenas marcas aprendem, há sempre alterações nos próprios motores para melhorar performances e consumos.
Todos os dias estudam cada vez mais pequenas alterações para transformarem algo para melhor, nem que seja a nível ambiental.

Mas lá está a velha questão, se todos tivéssemos a mesma opinião não havia sequer tanta marca de moto/scooter.

Mais uma coisa...
Há comparações que fazem entre motores, escapes e não só, entre carros motos e scooters que também não se podem comparar...

Espero que seja com akrop, ou de origem, que o companheiro faça muitas é boas curvas, sempre sem problemas.
Isso é que é importante... o resto, não passam de opiniões, umas certas, outras meio certas outras até dizem o mesmo por outras palavras, mas não passam de opiniões...

Cumprimentos a todos.

Inté...

As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline aduarte66

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jul 2020
  • Mensagens: 20
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 400
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #30 em: 02 de Outubro de 2020, 18:23 »

Qual é a marca que diz especificamente que comprando um escape (seja completo com coletor/es, ou apenas ponteiras) irá fazer gastar mais gasolina que um escape de origem?? Com certeza que nenhuma, a menos que se queiram suicidar :))


Meus amigos, se aumenta potência, como já afirmaram que o faz, aumenta consumo...ponto!Aqui é onde discordámos um pouco, se for a andar a fundo uma vez que produz mais potência acredito que consuma mais, se for a mesma velocidade e para uma aceleração igual pode eventualmente consumir menos, é o que acontece com alguns filtros de ar, alterações nos parâmetros das centralinas e também nalguns escapes, mas claro que nem sempre é o caso, não estou a generalizar. E aqui é precisamente a minha questão, será que no meu caso concreto aumenta?
 
« Última modificação: 02 de Outubro de 2020, 18:25 por aduarte66 »
Velosolex - XF17 - Vespa 50 (k90) - VF400F - GPX600 - TDM850 - FZR600 - XMAX 400

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #31 em: 02 de Outubro de 2020, 20:08 »


Exacto, podemos discordar sem qualquer problema  _palmas_ _pol_

Pelo que li (na diagonal) parece que já aumentou consumo.

Mas digo, basta mudar de marca ou tipo de gasolina (aditivada ou não), até mesmo de posto de abastecimento que já há diferenças nos consumos.

Só o aumentar as prestações, não quer dizer que aumenta só de velocidade máxima, para mim quer dizer que, seja a baixa velocidade, seja a alta têm mais potência, logo é é inevitável, principrincipalmente se faz a baixa velocidade... é aí que usamos mais para fazer uma ultrapassagem ou outra.

Mas claro que, e concordo, que a diferença pode ser tão mínima que pouco importa.
Muito mais concordo, na estética e barulho específico.

Inté...

As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #32 em: 03 de Outubro de 2020, 07:08 »
Pela minha experiencia e é apenas a minha opniao o consumo só aumenta por 2 coisas :
1 porque querem andar a houvir o barulho do novo escape   logo andam maia tempo com a mao no acelarador.. Lol
2 vao andar mais tempo de punho trancado , uma vez mais para ouvir o barulho .lol dai o consumo hahahah

Enviado do meu 6055K através do Tapatalk


Offline Élio

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2019
  • Mensagens: 783
  • Localidade: Chamusca
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: V-Strom DL 650 XT
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #33 em: 03 de Outubro de 2020, 14:02 »
Bem... agora vou eu dar a minha opinião.
Apesar de não ter conhecimentos técnicos, porque não quero e não é bem a minha onda, sei apenas pela experiência que tenho (reduzida, claro) que as máquinas só gastam mais por 2 motivos:
- Alteração de qualquer tipo à máquina, onde claro se inclui o escape ou ponteiras. A máquina foi concebida de uma forma e foi testada daquela maneira. O consumo foi anunciado. Tudo o que se fizer para andar mais... gasta mais.
- Força na mão direita. Não podemos querer consumos reduzidos a 140 Km/h (ou aqueles depois do 2 _Rolley_)

Em relação às alterações, quando tive uma XCiting 500 R, fiz um monte de alterações, até achar que deixou de valer a pena e troquei para as Burgman 650.
Nessa ocasião troquei os roletes de origem por outros mais leves Dr. Pulley, mudei os slide roller da mesma marca, mudei a correia por uma de Kevlar Malossi, troquei a mola da embraiagem por uma branca, salvo erro, da Malossi e troquei também as molas de dentro da embraiagem pelas amarelas da Malossi.
E aquilo andava mesmo.
Só que os consumos... subiiiiam  _Rolley_
Mas dava gozo ver aquilo a andar. >:D
Ainda pensei em trocar o escape de origem por um Akrapovic, mas começaram a falar nas multas por alterações nas máquinas e resolvi ganhar um pouco mais de juízo (que não tenho muito) e troquei pela Burgman 650.
Acabaram os problemas de roletes, correias, variadores, etc.


Boas curvas.
« Última modificação: 03 de Outubro de 2020, 14:03 por Élio »


O limite é apenas uma fronteira criada pela sua própria mente.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #34 em: 03 de Outubro de 2020, 19:12 »



Em relação às alterações, quando tive uma XCiting 500 R, fiz um monte de alterações, até achar que deixou de valer a pena e troquei para as Burgman 650.

Boas curvas.

Citei apenas uma frase que para mim faz muita importância. Por vezes altera-se tanto a mota que nem se percebe que se comprava uma melhor com esse dinheiro
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"