Autor Tópico: Sensores de superfície da BMW  (Lida 2158 vezes)

Offline moto2cool

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Sensores de superfície da BMW
« em: 30 de Setembro de 2020, 20:57 »
O novo sistema usa uma série de câmeras montadas na carenagem dianteira, guarda-lamas, garfos dianteiros.  O sistema também utiliza sensores acústicos na carenagem inferior dianteira e traseira da máquina da moto.  Conforme a mota se move ao longo da estrada, ela verifica constantemente a estrada à frente.  A câmera alimenta as informações de volta para um módulo de controle que usa programas de computador para construir uma imagem 3D da estrada à frente.

 O sistema pode então comparar as imagens obtidas com uma biblioteca de imagens armazenadas na máquina, ajustando o controle de tração e as configurações de ABS de acordo.  Os sensores acústicos são uma adição inteligente ao sistema.  Como qualquer pessoa que já dirigiu uma mota silenciosa sabe, mover-se do asfalto novo para uma superfície de concreto mais áspera cria uma grande diferença no ruído que os pneus emitem.  Se o sistema BMW puder perceber isso e reconhecer o que é o material da superfície, pode ser uma dádiva de Deus, especialmente em tempo húmido.

 Com o controle de tração e o ABS se tornando cada vez mais avançados, especialmente nos últimos anos com o advento dos sistemas de segurança do piloto IMU sensíveis à inclinação, pode parecer que uma tecnologia como esta será redundante.  Embora em algumas circunstâncias isso possa ser verdade, os olhos e ouvidos extras na estrada, especialmente em condições climáticas instáveis, podem ajudar a acelerar o nível de suporte oferecido pela mota.

https://www.visordown.com/news/general/bmw-working-road-surface-sensing-traction-control-motorcycles
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Offline JPA

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Re: Sensores de superfície da BMW
« Responder #1 em: 01 de Outubro de 2020, 11:32 »
A ideia parece-me bem mais complexa, pois trata-se de um sistema que "lê" e "ouve" as rodas no asfalto distinguindo em tempo real por meio de sensores acústicos qual a granulometria do pavimento.

Criando uma imagem acústica em 3D e em tempo real, promove ajustes no comportamento da moto.


Nas nossas estradas havia de ser engraçado, a quantidade de buracos, ressaltos, pavimentos degradados, remendos em cima de remendos... demasiadas assinaturas acústicas!
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