Autor Tópico: Primeira maxi scooter: SYM GTS 125i usada ─ vale a pena?  (Lida 6279 vezes)

Offline mpaiva

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2020
  • Mensagens: 23
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Primeira maxi scooter: SYM GTS 125i usada ─ vale a pena?
« em: 28 de Setembro de 2020, 22:19 »
Olá, malta, como estão?

Primeiramente quero já pedir desculpas caso poste algo que não faça sentido, mas ainda não conheço ninguém que tenha uma maxi scooter e ando um tanto perdido.

Estou a comprar a minha primeira mota. Tenho apenas carta B, o que me limita às 125, porém mais do que enfrentar trânsito, minha intenção é fazer algumas pequenas viagens. Vivo em Lisboa e penso em ir a Caldas da Rainha ou Setúbal, cenas próximas mas que exigem pegar estrada. Isso me levou ao nicho das maxi, ao qual me identifiquei de primeira.  _lool_

Hoje fui ao estande de uma loja que vende Sym, porque estava a pensar em comprar uma nova. Interessei-me na Cruisym. Porém, o vendedor me apresentou uma usada e que me pareceu uma ótima ideia para começar e ver se gosto, antes de investir um dinheiro maior em uma zero km: a Sym GTS i125.

O que me interessou é que, caso eu venda, consigo recuperar boa parte do dinheiro, por já ser um produto usado e não desvalorizar tanto em pouco tempo. Ou seja, diminui o risco do investimento. E a loja dá garantia de um ano, portanto me pareceu um bom negócio. E gostava de contar com vossa ajuda para saber se é mesmo um bom negócio, porque eu infelizmente não entendo nada disso.

A scooter é de 2015, custa 1900€ e já tem 58 mil km. Sei que é bastante, mas por ser a primeira, para experimentar, pensei que não será um grande problema. Também não pretendo rodar tanto assim, no dia-a-dia.

Gostava de saber se acham que é uma boa oportunidade. Meu medo é não agir e perdê-la.

Obrigado a todos pela paciência, desde já. :)
« Última modificação: 28 de Setembro de 2020, 22:32 por mpaiva »

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5304
  • Localidade: sintra
Re: Primeira maxi scooter: SYM GTS 125i usada ─ vale a pena?
« Responder #1 em: 28 de Setembro de 2020, 23:53 »
Boas companheiro, antes de mais bem vindo e terás de fazer a tua apresentação no local apropriado, em relação à mota eu tenho uma cruisym quase á dois anos, e antes também eu tive uma gts mas tinha 21000km quando a comprei, a gts que te foi apresentada tem bastantes kms, eu pessoalmente na tua posição preferia avançar para a cruisym nova, não obstante de a gts ter garantia, também já tem muitos kms, a cruisym já tem Abs e é um produto mais recente, bem sei que custa o dobro neste caso, mas é um melhor investimento, se a gts tivesse na casa dos 20000km seria uma boa opção, mas essa não tem.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline mpaiva

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2020
  • Mensagens: 23
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Primeira maxi scooter: SYM GTS 125i usada ─ vale a pena?
« Responder #2 em: 29 de Setembro de 2020, 00:03 »
Obrigado pela resposta, david. Eu infelizmente não posso comprar a cruisym, pois não teria a possibilidade de parcelar, pelo que me informou o vendedor, uma vez que meu título de residência ainda é o temporário. E sendo à vista eu não teria os 5k para dar de uma vez, portanto a usada é uma possibilidade.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5304
  • Localidade: sintra
Re: Primeira maxi scooter: SYM GTS 125i usada ─ vale a pena?
« Responder #3 em: 29 de Setembro de 2020, 09:20 »
Obrigado pela resposta, david. Eu infelizmente não posso comprar a cruisym, pois não teria a possibilidade de parcelar, pelo que me informou o vendedor, uma vez que meu título de residência ainda é o temporário. E sendo à vista eu não teria os 5k para dar de uma vez, portanto a usada é uma possibilidade.


Então ,è uma questão de veres outra gts com menos kms , para teres uma ideia a minha gts foi 1800€ com 21000 kms e tambem foi em stand.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Primeira maxi scooter: SYM GTS 125i usada ─ vale a pena?
« Responder #4 em: 29 de Setembro de 2020, 11:56 »
Merece a pena acompanhar o mercado, por vezes aparecem nos negócios. Essa quilometragem não é dramática mas provavelmente apanha-se metade disso por um preço não muito superior
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline bombeirito1

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2014
  • Mensagens: 216
  • Localidade: Guarda
  • Boas curvas, sempre a trinta e a travar!!!!!!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Rebel SE 500
Re: Primeira maxi scooter: SYM GTS 125i usada ─ vale a pena?
« Responder #5 em: 29 de Setembro de 2020, 12:12 »
Boas companheiro.
A mota em si é uma excelente escolha, pois é muito confortavel e económica, mas com 58000kms eu não comprava.
Se puderes vê uma com menos kms.
Abraço
Pedro

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Primeira maxi scooter: SYM GTS 125i usada ─ vale a pena?
« Responder #6 em: 29 de Setembro de 2020, 12:14 »
Companheiro

Para te podermos ajudar, teremos que saber qual o plafond que podes gastar com a aquisição da scooter.
Não esquecer o equipamento fundamental (capacete, blusão, luvas, pelo menos).
Se vires na Caismotor têm lá uma GTS com esses kms, por esse preço mas de 2013. Também lá têm uma GTS 125i Sport, por €2.990 com 7.139 kms.
O meu conselho, em função daquilo que eu faria, seria adquirir num stand, por causa da garantia, coisa que os particulares não podem dar.

Offline mpaiva

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2020
  • Mensagens: 23
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Primeira maxi scooter: SYM GTS 125i usada ─ vale a pena?
« Responder #7 em: 29 de Setembro de 2020, 12:21 »
Primeiro, muito obrigado pelos valiosos conselhos! Vamos lá:

1. Sim, sempre vou adquirir em estande, dada a minha inexperiência de analisar, assim podendo contar sempre com a garantia.
2. Gostava de gastar menos de €2000, para ter margem para investir também no equipamento. Sei que é pouco, mas é a vida, por ora.
3. Pelo que percebi, prefiro uma GTS 125i a uma GTS 125, porque a com injeção tem mais potência. Mas me corrijam se eu estiver errado, por favor.
4. Pergunto: surgem sempre oportunidades semelhantes a essa que vi? Porque gostava de começar logo na minha  _lool_  scooter_

Muito obrigado novamente!

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Primeira maxi scooter: SYM GTS 125i usada ─ vale a pena?
« Responder #8 em: 29 de Setembro de 2020, 12:50 »
O mercado está cheio de oportunidades, todos os modelos, uso e preço, basta veres os anúncios de venda nos locais habituais ou nos stands.

A escolha duma usada para começar é uma boa opção e quanto for melhor o negócio de compra menos poderás perder em futura venda.

Atenção ao estado, manutenção que tenha feito e numero de kms já que a partir de 50000kms será mais difícil de encontrar comprador por preço justo.

Comprar em stand pode dar mais conforto pela questão da garantia, mas convém saber que "garantia" se trata .
Alguns casos são garantia do stand, 6 ou 12 meses, e pagas um extra para esse benefício. Se o stand fechar deixas de beneficiar de garantia.
Outros stands dão garantia de motor durante um determinado periodo. A menos que o motor parta não beneficias em mais nada.
Tem atenção a estes detalhes.

Outra opção será de comprar no stand da marca, por vezes tem veículos semi-novos e ainda com garantia do fabricante embora o preço pode não ser o mais interessante.

Como já referido pelos companheiros, toma atenção às despesas extras do equipamento de proteção, seguro e corrente/cadeado para a scooter.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline mpaiva

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2020
  • Mensagens: 23
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Primeira maxi scooter: SYM GTS 125i usada ─ vale a pena?
« Responder #9 em: 29 de Setembro de 2020, 13:04 »
Atenção ao estado, manutenção que tenha feito e numero de kms já que a partir de 50000kms será mais difícil de encontrar comprador por preço justo.

Pelo que vejo, o preço cobrado de €1900 por esta gts 125i de 2015 com 59000km é um preço bastante justo, concorda? Já houve a desvalorização, portanto quando vendesse não perderia tanto também.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2599
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Primeira maxi scooter: SYM GTS 125i usada ─ vale a pena?
« Responder #10 em: 29 de Setembro de 2020, 13:17 »
Pelo que vejo, o preço cobrado de €1900 por esta gts 125i de 2015 com 59000km é um preço bastante justo, concorda? Já houve a desvalorização, portanto quando vendesse não perderia tanto também.

Concordo com a opinião e o valor pedido não parece mal para um modelo desse ano e com a tal garantia.
A questão é que se fizeres 20000kms nela vai ser díficil de vender.
Por outro lado se a ideia não é vender e ficar até morrer é menos mau.
Tb é verdade que as novas desvalorizam mais e geralmente perde-se bastante dinheiro.

Continua a busca, 15-25K é um intervalo mais interessante de uso para quem pensa em vender e trocar.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Primeira maxi scooter: SYM GTS 125i usada ─ vale a pena?
« Responder #11 em: 29 de Setembro de 2020, 14:11 »
Como disse o fastnet a garantia é muito importante e pode justificar pagar um pouco mais.
Como o companheiro não é português e pode não saber, em Portugal a garantia é obrigatoriamente de 2 anos podendo, nos usados, ser reduzida a um desde que haja acordo das duas partes.
Não se paga mais para ter garantia e se pedirem é denunciar à ASAE.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline mpaiva

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2020
  • Mensagens: 23
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Primeira maxi scooter: SYM GTS 125i usada ─ vale a pena?
« Responder #12 em: 29 de Setembro de 2020, 15:25 »
Muito obrigado pela informação, não sabia. De todo modo, o vendedor não cobrou a mais, e inclusive informou que por lei eles são obrigados a dar garantia, mas falou que era de um ano.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Primeira maxi scooter: SYM GTS 125i usada ─ vale a pena?
« Responder #13 em: 29 de Setembro de 2020, 15:29 »
Um ano é inegociavel. Entre um e dois podem acordar. Normalmente colocam logo um ano e quem quiser comprar tem que aceitar.
Mais, a garantia não é limitada ao motor, ou radiador, etc, é sobre o produto vendido.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline mpaiva

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2020
  • Mensagens: 23
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Primeira maxi scooter: SYM GTS 125i usada ─ vale a pena?
« Responder #14 em: 29 de Setembro de 2020, 15:50 »
Um ano é inegociavel. Entre um e dois podem acordar. Normalmente colocam logo um ano e quem quiser comprar tem que aceitar.
Mais, a garantia não é limitada ao motor, ou radiador, etc, é sobre o produto vendido.

Bom saber. Confesso que ainda estou tentado com a proposta, por ser um bom preço, mesmo com altas quilometragens, porque acredito que não vou rodar tanto assim nos próximos 12 meses, já que vivo em uma região central de Lisboa.

sergio1975

  • Visitante
Re: Primeira maxi scooter: SYM GTS 125i usada ─ vale a pena?
« Responder #15 em: 29 de Setembro de 2020, 18:28 »
Boas companheiro,

Em primeiro lugar deverás reservar uns 300,00 media para Capacete, casaco e luvas, no minimo... ,mais ainda se é para algumas viagens.
Pela minha experiencia, eu faço algumas viagens de 50kms e comprei uma Honda Forza 125 em 2ª mão a particular.
As forza e as X-max são as motos que perdem menos na revenda mais tarde.
Uma mota até aos 30 000 kms com revisões todas em dia e na marca, penso que não terás grandes problemas... mais de 30000km e ainda com os mesmos que irás fazer, vai-se tornar dificil vender mais tarde ou perdes muito dinheiro.
Antes de comprar a mota, podes sempre dirigir-te à marca e pedires uma opinião, ou mesmo à oficina onde o proprietário tem realizado as manutenções.
Também se estás a pensar vender mais tarde, mais vale guardar o dinheiro e comprar realmente o que queres no tempo certo... comprar algo para ver, será sempre perda de tempo e dinheiro...
Digo-te que não te vais arrepender de andar de mota, seja ela qual for ;-)) mas tenta comprar o mais definitivo possivel.

Algumas opções que para mim são importantes na compra de qualquer moto:
- ABS ( meia vida de segurança) obrigatório
- Bons pneus ou semi novos
- Bom espaço debaixo do banco ( preferência para  2 capacetes )
- ter top case é opcional, mas excelente
- descanso central (penso que têm todas)
- Luzes led ( é bom ser visto pelos outros)

Um abraço...  todos nós passámos por isso, irás escolher uma excelente  mota ;-))

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1791
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Primeira maxi scooter: SYM GTS 125i usada ─ vale a pena?
« Responder #16 em: 29 de Setembro de 2020, 18:37 »
... porque acredito que não vou rodar tanto assim nos próximos 12 meses, já que vivo em uma região central de Lisboa.

Erro puro, esse é o comentário próprio de quem nunca teve moto.
Todas elas deveriam ter uma etiqueta do género:
"Causa dependência"
Rui

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5304
  • Localidade: sintra
Re: Primeira maxi scooter: SYM GTS 125i usada ─ vale a pena?
« Responder #17 em: 29 de Setembro de 2020, 19:33 »
Acho que queres mesmo avançar para essa opção, a pressa é inimiga de quem quer comprar, penso que arranjas menos carregada de kms, de qualquer forma espero que tudo corra bem.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline mpaiva

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2020
  • Mensagens: 23
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Primeira maxi scooter: SYM GTS 125i usada ─ vale a pena?
« Responder #18 em: 29 de Setembro de 2020, 21:09 »
Acho que queres mesmo avançar para essa opção, a pressa é inimiga de quem quer comprar, penso que arranjas menos carregada de kms, de qualquer forma espero que tudo corra bem.

Querer quero, a ansiedade de ter logo a minha é grande e assim que vi a gts me apaixonei... mas vou ouvir a voz da experiência. Estão todos aqui dizendo que consigo coisa melhor, então vou esperar por uma melhor oportunidade.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2020, 22:02 por mpaiva »

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5304
  • Localidade: sintra
Re: Primeira maxi scooter: SYM GTS 125i usada ─ vale a pena?
« Responder #19 em: 29 de Setembro de 2020, 22:25 »
Querer quero, a ansiedade de ter logo a minha é grande e assim que vi a gts me apaixonei... mas vou ouvir a voz da experiência. Estão todos aqui dizendo que consigo coisa melhor, então vou esperar por uma melhor oportunidade.

Acho que fazes bem, o único risco que corres é de arranjar uma com menos quilómetros.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline mpaiva

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2020
  • Mensagens: 23
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Primeira maxi scooter: SYM GTS 125i usada ─ vale a pena?
« Responder #20 em: 29 de Setembro de 2020, 22:31 »
já agora, pesquisando na olx encontrei outras com menos km, mas com maior idade (2013, 2012). Devo levar isso em conta também?

Ou, perguntando de outra forma: entre uma 2015 com 59 mil km e uma 2013 com 17 mil km, qual vocês veem mais vantagem?

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5304
  • Localidade: sintra
Re: Primeira maxi scooter: SYM GTS 125i usada ─ vale a pena?
« Responder #21 em: 29 de Setembro de 2020, 22:34 »
Eu daria prioridade á baixa quilometragem, de 2013 também não é antiga, o que interessa é que teve pouca utilização.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline mpaiva

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2020
  • Mensagens: 23
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Primeira maxi scooter: SYM GTS 125i usada ─ vale a pena?
« Responder #22 em: 30 de Setembro de 2020, 00:58 »
Obrigado, vou me atentar a isso.

Outra questão, vejo muitas GTS Evo e GTS I, e sei que a primeira tem carburador enquanto a segunda é com injeção eletrónica. Sei que a injeção eletrónica é mais moderna, portanto devo dar prioridade a ela, correto? Se o preço for equivalente...

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5304
  • Localidade: sintra
Re: Primeira maxi scooter: SYM GTS 125i usada ─ vale a pena?
« Responder #23 em: 30 de Setembro de 2020, 03:34 »
Sim se poderes optar pela injeção melhor, gastará um pouco menos, apesar de eu ter tido uma gts e o de carburador e foi fantástica sem nenhum problema também.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Primeira maxi scooter: SYM GTS 125i usada ─ vale a pena?
« Responder #24 em: 30 de Setembro de 2020, 09:06 »
Acima de tudo escolhe uma que tenha plano de manutenções cumprido, não só dá mais garantias como indica que o dono anterior tinha cuidado com ela
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"