Autor Tópico: Primeira mota para uso 100kms diários  (Lida 3302 vezes)

fgomes

  • Visitante
Primeira mota para uso 100kms diários
« em: 28 de Setembro de 2020, 17:13 »
Olá pessoal,

Sou novo aqui no fórum, bem como no universo das motas :)

Devido ao excesso de trânsito no centro e entrada de Lisboa, decidi tirar a carta de mota e começar a fazer o percurso para o trabalho de mota.

O objectivo é fazer diariamente o percurso entre Carregado e Centro de Lisboa (Marquês de Pombal).

São em média 50kms para cada lado (100kms total). Envolve percurso em Autoestrada, aproximadamente 38kms da A1.

Inicialmente ponderei em comprar uma mota e olhei para a Honda CB500X e para a VStrom 650 mas depois perguntei-me se em termos práticos, de trânsito de passar entre os carros e de aerodinâmica não seria melhor uma Scooter e aí comecei a olhar para uma XMAX 300 ou XMAX 400. E fiquei um bocado preso nesta dúvida.

Poderia eventualmente usar a mota para alguns passeios ao fim de semana com pendura, mas a realidade é que a prioridade é mesmo o caminho diário para o trabalho e a mota vai servir para esse propósito fazendo mensalmente cerca de 2200 Kms.

Sei que não existe uma resposta certa para esta questão, mas se me pudessem ajudar com os vossos conselhos e experiência, ficaria bastante agradecido.

Obrigado desde já a todos.

Offline emanuelp

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 490
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Primeira mota para uso 100kms diários
« Responder #1 em: 28 de Setembro de 2020, 18:19 »
Considera também a Honda Forza 300, que é qualitativamente uma das melhores do segmento.
Tem intervalos de manutenção de 12.000Kms, o que é excelente para quem faz muitos quilómetros não ter de ir à oficina todos os meses.
Poderás encontrar mais informação sobre a Forza 300 na playlist que te indico em baixo.
https://www.youtube.com/playlist?list=PLGUhZVwcaqWzEZ_bar8Hyw6ZYGJbY_gS0
« Última modificação: 01 de Outubro de 2020, 13:05 por emanuelp »
Honda Forza 300: Nas estradas desde 06-09-2018...

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Primeira mota para uso 100kms diários
« Responder #2 em: 28 de Setembro de 2020, 18:30 »
Essa viagem tem dois percursos diferentes, chegar a Lisboa e dentro de Lisboa.
Para o primeiro caso acho que a VStrom dava cartas, para o segundo eu preferia uma scooter e qualquer das duas é uma boa opção.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5306
  • Localidade: sintra
Re: Primeira mota para uso 100kms diários
« Responder #3 em: 28 de Setembro de 2020, 18:35 »
Penso que para o percurso que descreves iria para a xmax 300 é potente, economia, e provavelmente a melhor 300do segmento, eu iria para o formato scooter porque o espaço é proteção aerodinâmica e á intempérie são imbatíveis e ainda vais fazer uns kms de autoestrada onde a protecção é bastante importante.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline aduarte66

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jul 2020
  • Mensagens: 20
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 400
Re: Primeira mota para uso 100kms diários
« Responder #4 em: 28 de Setembro de 2020, 21:21 »
Boas,

Eu faço um trajecto um pouco diferente mas nem tanto, cerca de 75km por dia, passando pela Marginal, A5, IC17 e um pouco de urbano. Optei inicialmente pela Xmax 300, depois dos drive testes com a Forza 300, Kymco AK 550 e Tmax 560 (a que gostei mais). Depois de perceber que iria ficar a espera até Outubro pela 300 (porque queria a techmax), acabei por optar pela xmax 400, e olha gostei francamente, não é uma Tmax, mas despacha-se bem, tem mais capacidade de carga debaixo do banco que a Tmax, trava melhor que a 300, mas também gasta um pouco mais que a 300 e isso pode fazer pender a escolha em 2000km por mês.

Pondera bem.

Cumprimentos,

A. Duarte
Velosolex - XF17 - Vespa 50 (k90) - VF400F - GPX600 - TDM850 - FZR600 - XMAX 400

fgomes

  • Visitante
Re: Primeira mota para uso 100kms diários
« Responder #5 em: 30 de Setembro de 2020, 10:53 »
Considera também a Honda Forza 300, que é qualitativamente uma das melhores do segmento.
Tem intervalos de manutenção de 12.000Kms, o que é excelente para quem faz muitos quilómetros não ter de ir à oficina todos os meses.

É uma das hipóteses também. Já andei a analisar e gostei do que vi!

Essa viagem tem dois percursos diferentes, chegar a Lisboa e dentro de Lisboa.
Para o primeiro caso acho que a VStrom dava cartas, para o segundo eu preferia uma scooter e qualquer das duas é uma boa opção.

Quem me dera poder usar as 2 opções :) Poderia escolher facilmente a VStrom como mota do dia a dia :)
« Última modificação: 30 de Setembro de 2020, 18:16 por Rufido »

fgomes

  • Visitante
Re: Primeira mota para uso 100kms diários
« Responder #6 em: 30 de Setembro de 2020, 10:55 »
Penso que para o percurso que descreves iria para a xmax 300 é potente, economia, e provavelmente a melhor 300do segmento, eu iria para o formato scooter porque o espaço é proteção aerodinâmica e á intempérie são imbatíveis e ainda vais fazer uns kms de autoestrada onde a protecção é bastante importante.

Tenho feito o percurso diariamente de carro e vou atento às motas. E realmente a scooter em dias de inverno é capaz de proporcionar mais aerodinamica e protecção do corpo. Tenho apenas um pouco de receio por causa das rodas comparado com uma mota mas de resto penso que seja uma melhor solução.
Obrigado desde já

fgomes

  • Visitante
Re: Primeira mota para uso 100kms diários
« Responder #7 em: 30 de Setembro de 2020, 10:58 »
Boas,

Eu faço um trajecto um pouco diferente mas nem tanto, cerca de 75km por dia, passando pela Marginal, A5, IC17 e um pouco de urbano. Optei inicialmente pela Xmax 300, depois dos drive testes com a Forza 300, Kymco AK 550 e Tmax 560 (a que gostei mais). Depois de perceber que iria ficar a espera até Outubro pela 300 (porque queria a techmax), acabei por optar pela xmax 400, e olha gostei francamente, não é uma Tmax, mas despacha-se bem, tem mais capacidade de carga debaixo do banco que a Tmax, trava melhor que a 300, mas também gasta um pouco mais que a 300 e isso pode fazer pender a escolha em 2000km por mês.

Pondera bem.

Cumprimentos,

A. Duarte

Se o orçamento não fosse limitado, ia para a TMAX 560 facilmente, mas o preço dispara consideravelmente. Dentro deste segmento iria escolher sempre entre a XMAX 300 e 400. São ambos modelos que gostei bastante dos reviews que li. Depois nada como experimentar e testar. Quanto à parte do combustível acredito que sim, ao final do ano ainda seria uma diferença. Como são as revisões na XMAX 300?

Obrigado,
Cumprimentos,
FGomes

Offline procoelho

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2016
  • Mensagens: 56
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW400
Re: Primeira mota para uso 100kms diários
« Responder #8 em: 30 de Setembro de 2020, 11:56 »
Uma vez que ainda fazes uns km em AE podes ponderar a Integra 750 ou NC 750x (Manual ou Automática) cruzam bem o transito e com baixos consumos.

fgomes

  • Visitante
Re: Primeira mota para uso 100kms diários
« Responder #9 em: 30 de Setembro de 2020, 12:18 »
Uma vez que ainda fazes uns km em AE podes ponderar a Integra 750 ou NC 750x (Manual ou Automática) cruzam bem o transito e com baixos consumos.

A Integra tem o problema do orçamento, fica um bocadinho acima do expectavel. Sobre a NC 750X é 1 boa opção sim, só tenho receio que em termos de aerodinamica e protecção não proteja tanto como uma scooter, mas nada como testar.

Obrigado desde já pela partilha

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Primeira mota para uso 100kms diários
« Responder #10 em: 30 de Setembro de 2020, 13:12 »
A Integra tem o problema do orçamento, fica um bocadinho acima do expectavel. Sobre a NC 750X é 1 boa opção sim, só tenho receio que em termos de aerodinamica e protecção não proteja tanto como uma scooter, mas nada como testar.

Obrigado desde já pela partilha
Garantidamente não protege. Ficas com os pés e até às pernas bem mais molhados quando chove...
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

fgomes

  • Visitante
Re: Primeira mota para uso 100kms diários
« Responder #11 em: 30 de Setembro de 2020, 14:16 »
Garantidamente não protege. Ficas com os pés e até às pernas bem mais molhados quando chove...

Pois foi o que calculei. Mesmo sem experimentar e por muitas reviews que li, fiquei com noção do mesmo. Mas nada como ouvir uma opinião vinda de um detentor :)

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1791
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Primeira mota para uso 100kms diários
« Responder #12 em: 30 de Setembro de 2020, 18:39 »
Este tópico foi objecto de intervenção por parte da moderação. Nesse âmbito e como resultado, foram apagadas algumas mensagens que não se continham dentro do espírito ou matéria debatida no tópico e/ou consubstanciavam violação de vários pontos do termo de aceitação de registo.

Agradeço aos membros que participam neste e noutros tópicos que se mantenham concentrados no objecto (finalidade) do mesmo e cuidem de cumprir as regras do CPM, no sentido de não desvirtuar o tópico e o objecto deste “nosso” grande fórum.

Muito obrigado.
Rui

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Primeira mota para uso 100kms diários
« Responder #13 em: 30 de Setembro de 2020, 19:38 »
Garantidamente não protege. Ficas com os pés e até às pernas bem mais molhados quando chove...
Pernas e pés molhados se não levar roupa e calçado impermeável
Mas claro que o Pianoman tem razão, uma scooter normalmente tem mais proteção que uma mota.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: Primeira mota para uso 100kms diários
« Responder #14 em: 01 de Outubro de 2020, 08:57 »
Bom dia companheiro,
Eu tenho atualmente a NC750X para fazer os trajetos Vila Franca/Lisboa e estou bastante satisfeito, como já foi aqui dito, pés e pernas apanham mais água, mas nada que não se resolva com o equipamento adequado, saliento que já tive durante 10 anos scooter embora 125, e é claro que em termos de proteção de vento e chuva estás mais protegido.
Nada como fazeres um teste aos dois conceitos e veres aquele que melhor te serve.
A NC em cidade é muito fácil de guiar, bastante manobrável, agora tu é que tens que ver o que achares melhor para ti, pois o que pode ser bom para mim não quer dizer que o seja para ti.
Boa escolha e boas curvas com a máquina que escolheres.
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

Offline rikardovalente

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jan 2020
  • Mensagens: 23
  • Localidade: São Domingos de Rana
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Primeira mota para uso 100kms diários
« Responder #15 em: 01 de Outubro de 2020, 10:03 »
Olá a todos.

Na minha opinião:
Para o que fazes as 300 chegam, agora depende da pressa como queiras fazer.


Escolhe Scooter, já tive N motas e acredita quando digo que é a melhor opção dentro da cidade, auto-estrada é bom (as vezes gostaria de ter mais motor).
Scooter ganhas em tudo em relação as "motas" e perdes em acelerações e velocidade de ponta. Uma das grandes vantagens para mim é o espaço debaixo do banco, pois nas motas "normais" tens de ter uma topcase.


Eu escolheria entre a xmax 300 e a forza 300, qualquer uma delas ficarias bem servido, a forza ganha vantagem no vidro eléctrico (dá jeito) e nas revisões (12000 em 12000), a xmax nos consumos (pelo que tenho lido aqui), no máximo pensava na xmax 400 (mas são outros consumos, outras revisões, etc) no fim é mais cara, mas tem mais motor para mim a única vantagem em relação as 300.
Caso o dinheiro não seja problema Tmax 560 tech max.



Espera para ver a honda forza 350, poderá ser uma excelente opção.


Minha opinião Vantagens/Desvantagens

Scooter:
Conforto
Consumos
Prático
Melhor protecção aerodinâmica
Despesas anuais
Durabilidade pneus e preços do mesmo

Mota:
Acelerações
Velocidade ponta
Mais caro manter anualmente
Gasta mais
Mais exposto ao clima (vento, chuva).







Com os melhores cumprimentos

Ricardo Valente

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5306
  • Localidade: sintra
Re: Primeira mota para uso 100kms diários
« Responder #16 em: 01 de Outubro de 2020, 11:29 »
Como o companheiro acima refere pode valer a pena esperar pela Forza 350 parece uma excelente opção.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Primeira mota para uso 100kms diários
« Responder #17 em: 01 de Outubro de 2020, 11:41 »
Como o companheiro acima refere pode valer a pena esperar pela Forza 350 parece uma excelente opção.
Ou aproveitar promoções para escoar as 300 em stock
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline emanuelp

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 490
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Primeira mota para uso 100kms diários
« Responder #18 em: 01 de Outubro de 2020, 13:07 »
Como o companheiro acima refere pode valer a pena esperar pela Forza 350 parece uma excelente opção.
Dependendo da poupança que a mota represente no dia-a-dia do companheiro, poderá ou não fazer sentido esperar.
A Forza 350 não sairá certamente ainda este ano.
A optar pela 300 agora, o mercado de 2ª mão é uma forte aposta para obter uma boa mota, por um bom valor.
Honda Forza 300: Nas estradas desde 06-09-2018...

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: Primeira mota para uso 100kms diários
« Responder #19 em: 01 de Outubro de 2020, 13:20 »
Como o companheiro acima refere pode valer a pena esperar pela Forza 350 parece uma excelente opção.
Eu não concordo com esta opção..

Esperar por uma mota que ainda nem de sabe quando virá e porque preço virá, só para pessoal com sangue frio.

A não ser que o plano inicial fosse a muito longo prazo.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Primeira mota para uso 100kms diários
« Responder #20 em: 01 de Outubro de 2020, 14:54 »
Não conduzo motas "encartadas", não possuo carta para tal, apenas tenho uma GTS 125 e circulei muitas vezes entre o Carregado e Lisboa de carro, mas ainda assim deixo a minha experiência na esperança de ajudar.

Das voltas que já dei com pessoal possuidor de scooters 300cc ou mais, vendo a forma como circulam e aceleram, para a maior parte das ocasiões os 300cc chegam e sobram.Com a vantagem de que uma 300 gasta muito pouco e - corrijam-me se estiver enganado - chega aos 120 sem qualquer problema, mesmo as mais antigas.
No percurso de A1 entre Carregado e Lisboa, por certo uma mota com maior cilindrada e rodas maiores sabe bem, mas eu faria esse percurso a uma velocidade que qualquer 300, incluindo maxiscooters, dará sem problemas.

Recordo-me acima de tudo da entrada de Vila Franca, o troço junto a Alhandra, a passagem pelas portagens, a zona de Via Longa e a zona do acesso junto a São João da Talha.

Adicionalmente, devemos considerar ainda a segunda de manhã, com muito pessoal a voltar do norte e centro do país, a sexta ao fim do dia e o sábado de manhã, com o pessoal a seguir para centro e norte.
Trata-se de um percurso com os seus perigos, com muitos acidentes, com muitos carros e camiões a saltar entre faixas de forma completamente imprevista e com filas dadas a travagens bruscas.
Não é um troço que eu fizesse a grande velocidade, logo não tirando muito proveito de maior cilindrada.


Na questão da proteção.

Mota ou scooter, com umas boas manápulas, dão-lhe uma proteção às mãos, contra a chuva e o vento, superior a muitas luvas bem caras.A título de exemplo, há uns anos voltei a estudar, à noite. Eu circulava no inverno com luvas de inverno (custaram-me 95€) e nos dias em que tinha aulas, fazia 6 viagens por dia de mota, 4 para o trabalho e 2 para o curso, sendo a última entre as 23:00 e as 24:00.Nas viagens a partir das 19:00H chegava sempre ao destino com as mãos frias ou muito frias.Desde que comprei as manápulas passei a viajar, mesmo de inverno, com luvas de verão. Não entra água nem frio.

No resto do corpo, se optar por uma scooter, pode adquirir um cobre-pernas que lhe tapa quase toda a zona das pernas, até à cintura.Se for um cobre-pernas minimamente bom, tem um forro por dentro. Fica com as pernas absolutamente secas, quase não sente frio nas mesmas - a diferença é mesmo muita - e regra geral nem precisa de calças próprias para inverno, circula com as calças que levaria se fosse de carro.

Nos dias mais frios, tendo este cobre-pernas, pode circular com umas calças normais e na pior das hipóteses vestir por cima das mesmas umas calças impermeáveis da Decathlon, das de 20€ e vai confortável.
Alguns cobre-pernas têm ainda a vantagem de ter uma capa que fica enrolada junto à cintura e que após desmontarmos da mota, desenrolamos e tapa todo banco da mota, mantendo-o seco.

Junte o enorme baú que muitas maxiscooters têm por baixo do banco, onde pode transportar por exemplo um casaco mais confortável para usar no trabalho ou um saco com as compras do fim do dia.
Este mesmo baú também lhe poderá servir para transportar um portátil nas viagens casa-trabalho-casa, dependendo da scooter, do tamanho do portátil e da mochila. Na minha GTS 125 cabe um portátil de 15 polegadas, sem forçar nada.

Por tudo isto, para os tipos de percurso que irá fazer, eu escolheria sempre uma maxiscooter. De preferência 300, que regra geral são mais baratas do que as 400 - libertando dinheiro para o equipamento - e porque regra geral têm um consumo muito aceitável.

Se o incomoda as rodas pequenas, também a mim me incomoda, tente ver se alguma maxiscooter que caiba no seu orçamento tem rodas um pouco maiores .

Desculpem o testamento.

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Primeira mota para uso 100kms diários
« Responder #21 em: 01 de Outubro de 2020, 18:42 »
Olá a todos.

Na minha opinião:
Para o que fazes as 300 chegam, agora depende da pressa como queiras fazer.


Escolhe Scooter, já tive N motas e acredita quando digo que é a melhor opção dentro da cidade, auto-estrada é bom (as vezes gostaria de ter mais motor).
Scooter ganhas em tudo em relação as "motas" e perdes em acelerações e velocidade de ponta. Uma das grandes vantagens para mim é o espaço debaixo do banco, pois nas motas "normais" tens de ter uma topcase.


Eu escolheria entre a xmax 300 e a forza 300, qualquer uma delas ficarias bem servido, a forza ganha vantagem no vidro eléctrico (dá jeito) e nas revisões (12000 em 12000), a xmax nos consumos (pelo que tenho lido aqui), no máximo pensava na xmax 400 (mas são outros consumos, outras revisões, etc) no fim é mais cara, mas tem mais motor para mim a única vantagem em relação as 300.
Caso o dinheiro não seja problema Tmax 560 tech max.



Espera para ver a honda forza 350, poderá ser uma excelente opção.


Minha opinião Vantagens/Desvantagens

Scooter:
Conforto
Consumos
Prático
Melhor protecção aerodinâmica
Despesas anuais
Durabilidade pneus e preços do mesmo

Mota:
Acelerações
Velocidade ponta
Mais caro manter anualmente
Gasta mais
Mais exposto ao clima (vento, chuva).


Concordo.
A escolha racional seria a Forza 300, na minha opinião.
Tendo em conta que ainda é um percurso diário generoso, não esquecer mesmo reservar dinheiro para um bom capacete e equipamento de proteção.


Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5306
  • Localidade: sintra
Re: Primeira mota para uso 100kms diários
« Responder #22 em: 02 de Outubro de 2020, 00:22 »
Sim para escoar em a 300 poderão aparecer campanhas.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018