O grande destaque nesta nova geração da CB125F é o seu motor. O monocilíndrico eSP – enhanced Smart Performance está de regresso e melhor do que nunca. A equipa de desenvolvimento do projeto, liderada por Ken Tomiyasu, preocupou-se em redesenhar por completo o motor.
Para além de estar agora compatível com as normas Euro5, o monocilíndrico arrefecido a ar desenvolve agora praticamente 11 cv às 7.500 rpm, enquanto o binário máximo de 10,9 Nm chega às 6.000 rpm. Tanto a potência como o binário aumentam ligeiramente, e em simultâneo ficam disponíveis mais cedo.
Com isso a Honda garante que a nova CB125F oferece melhores acelerações. De parada até aos 200 metros esta 125 cc demora apenas 12,4 segundos. Mas o melhor é que para além de ver a performance melhorada, é também bastante mais económico!
Esta nova geração do monocilíndrico eSP conta com componentes e tecnologias de baixo atrito. O cilindro é descentrado, o que reduz o atrito entre a saia do pistão e o próprio cilindro, o pistão é arrefecido por um injetor de óleo colocado por baixo, o que, novamente contribui para a diminuição do atrito. As válvulas são acionadas por balanceiros montados em rolamentos de agulhas.
Com isso a Honda afirma que o consumo baixa para os 1,54 litros aos 100 km! Tendo em conta que o depósito de combustível tem capacidade para 11 litros, isso significa que a CB125F de 2021 terá o potencial para percorrer até 800 km com um único depósito de combustível.
O peso do motor reduziu bastante. A grande alteração é a unificação do motor de arranque e alternador numa única peça. Isto ajudou a Honda a baixar o peso do motor em nada menos do que 7 kg em comparação com a unidade motriz montada na CB125F da anterior geração. Este foi o fator mais importante na redução de um total de 11 kg no conjunto, com a Honda a revelar que esta moto tem um peso a seco de 117 kg.
E para isso também contribui o novo quadro em tubos de aço. Esta estrutura é 1,7 kg mais leve do que a anterior, com uma geometria pensada para maximizar a estabilidade em linha reta e o conforto, sem perder o “feeling” desportivo em inclinação. O ângulo da coluna da direção é de 26° e o eixo de arraste (trail) tem 92,4 mm, para uma distância entre eixos de 1.280 mm.
A ciclística fica completa com a utilização de uma forquilha com bainhas de 31 mm de diâmetro e dois amortecedores traseiros, que passam a oferecer ajuste da précarga em 5 posições prédefinidas, enquanto a travagem fica a cargo de um disco dianteiro de 240 mm mordido por pinça de dois pistões e na traseira um tambor. De realçar que a nova Honda CB125F utiliza sistema de travagem combinada, ou seja, ao acionar o travão traseiro o sistema vai sempre ativar ligeiramente o travão dianteiro.
A CB125F de 2021 exibe em todo o seu chassis renovado um estilo agressivo que reflete os modelos da família CB de maior cilindrada.
O depósito de combustível é largo e, em particular, os resguardos de acabamento prateado foram beber inspiração à família CB-R Neo Sports Café. A carenagem frontal é angular e foi influenciada pelo design da CB500F e o para-brisas escurecido fornece proteção contra o vento e uma atitude mais afilada.
As novidades incluem ainda um novo farol de LEDs e um painel de instrumentos digital com as informações mais importantes, incluindo um indicador de mudança engrenada, indicadores de consumos instantâneo e médio, indicador de autonomia para a reserva e um indicador ECO para que se possa conduzir a CB125F da forma mais eficiente possível.
O motor, o coletor de escape, as bainhas e as jantes estão pintados de preto, destacando as linhas fortes e arrojadas da pintura. A ponteira também é preta, mas com uma proteção térmica cromada. O vermelho brilhante das molas dos amortecedores, do cachimbo da vela e do logótipo Honda refletem a cor na tampa esquerda do motor. Outros toques de qualidade nos acabamentos incluem logótipos Honda Wings 3D nas tampas e espelhos/piscas com formato que emulam a linguagem de design de toda a moto
https://www.andardemoto.pt/moto-news/51173-nova-honda-cb125f-para-2021-uma-revolucao-silenciosa/