Autor Tópico: Protectores de coluna  (Lida 2665 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Protectores de coluna
« em: 19 de Setembro de 2020, 19:43 »
( extrato do artigo, recomendo vivamente leitura completa
https://www.andardemoto.pt/moto-dica-longas/49443-como-escolher-o-melhor-protetor-de-coluna-para-si/ )

Foi em 1979 que a Dainese, a pedido de Barry Sheene, decidiu criar o primeiro protetor de coluna chamado “Lobster” (lagosta), devido à forma das suas placas interligadas.


É um elemento de proteção vital para qualquer motociclista. Não apenas para os que andam em pista.

A evolução tecnológica ao nível da produção (materiais e métodos de fabrico), mas também a evolução no estudo dos impactos sofridos pelos motociclistas no caso de uma queda, levaram a que os protetores de coluna se adaptassem a uma série de situações.

E por isso a Dainese decidiu ajudar e explicar como escolher o melhor protetor de coluna para si.

A certificação

As certificações são entregues a determinado modelo de protetor de coluna por entidades independentes dos fabricantes. Há protetores que têm nível 1 de proteção, e outros que cumprem com a norma EN1621.2 de nível 2.

Estes são os protetores de coluna mais eficazes, e o segundo número 2 não se refere ao nível. Este número indica ao motociclista que está a usar uma proteção específica para a coluna. Outros números são usados para identificar proteções para diferentes partes do corpo.

Para obter a certificação de nível 2, um protetor de coluna terá de ser submetido e passar rigorosos testes de impacto. A força aplicada em diferentes pontos do protetor de coluna é de 50 Kn. No entanto, a força média que pode ser transmitida ao corpo do motociclista não pode exceder os 9 Kn.


Depois existe uma diferenciação entre protetores de coluna Central e Total. O primeiro tipo de protetores apenas protege a zona da espinha dorsal. O segundo tipo de protetor, para além de cobrir a mesma área, adiciona ainda uma proteção alargada na zona superior, conseguindo por isso proteger mais as costas do motociclista.

É também conveniente saber que existem protetores de coluna “soft” e outros rígidos. Desde que certificados com o mesmo nível de proteção (1 ou 2), partilham entre si a mesma capacidade de absorção de impactos.

Não é correto dizer que um protetor de coluna rígido é melhor na absorção de impactos do que um “soft”. No entanto, temos de ter em conta que a utilização de diferentes materiais na construção do protetor de coluna foi estudada para criar protetores para usos diferentes e motociclistas com necessidades específicas.

O que deve procurar num protetor de coluna?


Dispersão de carga – A capacidade de dispersar energia do impacto é a principal característica do protetor de coluna. Quanto maior a capacidade para absorver e dissipar as forças de impacto, menos será a força transmitida à coluna do motociclista. O nível de segurança de um protetor de coluna aumenta de acordo com a capacidade de dispersão de carga.

Respirabilidade – O nível de ventilação de um protetor de coluna determina o conforto e aumenta a confiança enquanto conduzimos a moto. Especialmente nos dias mais quentes. Conforto é também um fator muito relevante para a segurança: sem preocupações, aumenta a concentração na condução, melhorando a deteção de obstáculos.

Leveza – Um protetor de coluna leve pode ser usado durante mais tempo e é mais confortável, pois não causa tensão muscular. Neste caso isto também se revela extremamente importante para a segurança: um motociclista menos cansado, com maior liberdade de movimentos, vai estar mais apto a reagir a diferentes situações.

Adaptação e integração – A forma como o protetor de coluna se adapta e encaixa num blusão ou fato é uma característica muito importante, pois permite maior liberdade de movimentos, melhora o conforto, e evita que o blusão ou fato fique demasiado justo. Escolher um protetor de coluna que se adapta melhor ao seu blusão ou fato é crucial para garantir uma condução sem problemas.

Área de proteção – Existem diferentes protetores de coluna, de diferentes formatos e tamanhos, que protegem menos ou mais área das costas do motociclista. Deverá encontrar o equilíbrio entre área protegida e liberdade de movimentos, para usufruir de máxima segurança.

"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5305
  • Localidade: sintra
Re: Protectores de coluna
« Responder #1 em: 19 de Setembro de 2020, 21:31 »
É um dos itens de protecção mais importantes sem dúvida.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018