Autor Tópico: Escape de rendimento aumenta consumo?  (Lida 5525 vezes)

Offline aduarte66

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jul 2020
  • Mensagens: 20
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 400
Escape de rendimento aumenta consumo?
« em: 16 de Setembro de 2020, 16:43 »
Boa tarde,

Tenho me deparado com esta questão em forma de afirmação por parte de alguns colegas e confesso que estou na dúvida.

Adquiri um Akrapovic para a minha Xmax 400 quando a comprei, contudo quando a mesma me foi entregue, o escape ainda não estava disponível.

 Entretanto estou bastante satisfeito com o consumo apresentado e tenho ouvido rumores que o mesmo vai aumentar com a instalação do referido escape. Alguém teve essa experiência? Tive alguns escapes em motos anteriores e há muitos anos, contudo os consumos não me preocupavam minimamente e não recordo esse facto.

Cumprimentos,

A. Duarte
« Última modificação: 16 de Setembro de 2020, 16:52 por aduarte66 »
Velosolex - XF17 - Vespa 50 (k90) - VF400F - GPX600 - TDM850 - FZR600 - XMAX 400

Offline Élio

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2019
  • Mensagens: 783
  • Localidade: Chamusca
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: V-Strom DL 650 XT
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #1 em: 16 de Setembro de 2020, 17:25 »
Companheiro:
verifica aqui a informação que vários companheiros deixaram.

https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,35316.0.html

Não sei se te poderá ajudar.


O limite é apenas uma fronteira criada pela sua própria mente.

Offline HJRD

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2019
  • Mensagens: 163
  • Localidade: Évora
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #2 em: 16 de Setembro de 2020, 18:44 »
A haver aumento de consumos, deverá ser pouco notório, julgo eu. E, sobretudo na XMax 400, o investimento é bem justificado pelo ganho estético...
"No fear, no pain, nobody left to blame
I'll try alone make destiny my own..."

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #3 em: 16 de Setembro de 2020, 20:02 »
A variação no consumo não deve ser relevante, mais provavel é uma variação de distribuição de potência.
Mas no essencial é só mais ruído para as pessoas olharem
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline aduarte66

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jul 2020
  • Mensagens: 20
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 400
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #4 em: 16 de Setembro de 2020, 20:43 »
Companheiro:
verifica aqui a informação que vários companheiros deixaram.

https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,35316.0.html

Não sei se te poderá ajudar.

Obrigado pelo link, tinha procurado, mas não encontrei. Fiquei a saber que era bem mais leve, talvez um par de cavalos a mais de potência, contudo a minha questão do aumento do consumo não é abordada.

A minha mudança é puramente estética, pois não gosto nada do escape de origem, é enorme e desproporcional. Não tenho qualquer intenção de fazer poluição sonora e ficará de origem não acrescentando mais decibéis ao de origem pelo o que já constatei, apenas não pretendo aumentar o consumo.

A haver aumento de consumos, deverá ser pouco notório, julgo eu. E, sobretudo na XMax 400, o investimento é bem justificado pelo ganho estético...

Veremos o que vai dar. Obrigado.

A variação no consumo não deve ser relevante, mais provavel é uma variação de distribuição de potência.
Mas no essencial é só mais ruído para as pessoas olharem


Só me interessa mesmo a questão estética. O ruído para olharem não me diz nada, nem quero, por isso o vou manter sem retirar nada.

Obrigado.
Velosolex - XF17 - Vespa 50 (k90) - VF400F - GPX600 - TDM850 - FZR600 - XMAX 400

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5306
  • Localidade: sintra
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #5 em: 16 de Setembro de 2020, 21:44 »
Penso que possa existir aumento de consumo, mas residual, nem sei se notará diferença.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline aduarte66

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jul 2020
  • Mensagens: 20
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 400
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #6 em: 18 de Setembro de 2020, 09:28 »
Boas,

De qualquer forma o escape vai ser instalado na próxima quarta-feira e logo verei se existe aumento de consumo significativo ou não. Obrigado a todos os que participaram.

Cumprimentos,

A. Duarte
Velosolex - XF17 - Vespa 50 (k90) - VF400F - GPX600 - TDM850 - FZR600 - XMAX 400

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #7 em: 18 de Setembro de 2020, 22:01 »
Boa tarde,

Tenho me deparado com esta questão em forma de afirmação por parte de alguns colegas e confesso que estou na dúvida.

Adquiri um Akrapovic para a minha Xmax 400 quando a comprei, contudo quando a mesma me foi entregue, o escape ainda não estava disponível.

 Entretanto estou bastante satisfeito com o consumo apresentado e tenho ouvido rumores que o mesmo vai aumentar com a instalação do referido escape. Alguém teve essa experiência? Tive alguns escapes em motos anteriores e há muitos anos, contudo os consumos não me preocupavam minimamente e não recordo esse facto.

Cumprimentos,

A. Duarte


Companheiro Aduarte66

Tudo o que envolva qualquer tipo de alteração à própria origem de qualquer "motor", seja escapes, filtros de ar, no caso de scooters também em mudança de roletes, molas, etc. Tudo faz aumentar o consumo!!!
Pensa comigo, tudo o que faz andar mais e melhor tem algum contra...

Claro que há excepções em relação ás rotações perante a velocidade, vou tentar explicar...

Vamos imaginar que no arranque "normal diário" tens sempre o punho na mesma posição e isso faz arrancar às 3000 RPM. Se ao alterares o escape, mas arrancando com o punho na posição (antes de meter o escape) as mesmas RPM aumentarem para 3.500 RPM, irá ser óbvio que vai existir aumento de consumo...
Mas... e não falando de arranque, mas sim de velocidade constante (vamos supor) de 120kmh, se antes de por o escape o motor ia (sempre a supor este tipo de Velocidade e RPM como exemplo) portanto o motor ia às 6000rpm, mas com o escape vai somente às 5800rpm , aí será benefico e irás gastar menos do que "originalmente gastava...
O que é normal é alterando algo no motor, as rotações aumentarem mais e haver sempre aumento (pouco ou muito significativo, mediante o punho de cada um) automaticamente irás gastar mais gasolina... o que pode não ser significativo, ou pouco se notar...

Espero ter ajudado em algo...

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline aduarte66

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jul 2020
  • Mensagens: 20
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 400
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #8 em: 19 de Setembro de 2020, 16:12 »

Companheiro Aduarte66

Tudo o que envolva qualquer tipo de alteração à própria origem de qualquer "motor", seja escapes, filtros de ar, no caso de scooters também em mudança de roletes, molas, etc. Tudo faz aumentar o consumo!!!
Pensa comigo, tudo o que faz andar mais e melhor tem algum contra...

Claro que há excepções em relação ás rotações perante a velocidade, vou tentar explicar...

Vamos imaginar que no arranque "normal diário" tens sempre o punho na mesma posição e isso faz arrancar às 3000 RPM. Se ao alterares o escape, mas arrancando com o punho na posição (antes de meter o escape) as mesmas RPM aumentarem para 3.500 RPM, irá ser óbvio que vai existir aumento de consumo... isso não é uma verdade absoluta, pois existem filtros e velas que a mesma rotação consomem menos que os originais, mas acredito que possa ser o caso com outros acessórios
Mas... e não falando de arranque, mas sim de velocidade constante (vamos supor) de 120kmh, se antes de por o escape o motor ia (sempre a supor este tipo de Velocidade e RPM como exemplo) portanto o motor ia às 6000rpm, mas com o escape vai somente às 5800rpm , aí será benefico e irás gastar menos do que "originalmente gastava... Entendo isso perfeitamente e é precisamente a minha questão, se alguém tem a experiência ou evidência se existe aumento de consumo com o escape de rendimento em condições idênticas ao escape de origem
O que é normal é alterando algo no motor, as rotações aumentarem mais e haver sempre aumento (pouco ou muito significativo, mediante o punho de cada um) automaticamente irás gastar mais gasolina... o que pode não ser significativo, ou pouco se notar...Como bem dizes, isso depende de cada um

Espero ter ajudado em algo...

Boas curvas

Obrigado pelo comentário,

Cumprimentos,

A. Duarte

« Última modificação: 19 de Setembro de 2020, 16:14 por aduarte66 »
Velosolex - XF17 - Vespa 50 (k90) - VF400F - GPX600 - TDM850 - FZR600 - XMAX 400

Offline aduarte66

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jul 2020
  • Mensagens: 20
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 400
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #9 em: 24 de Setembro de 2020, 12:02 »
Bom dia,

O escape foi montado ontem e fiz alguns quilómetros esta manhã. Ainda não me posso pronunciar muito, pois a distância que fiz, foi efectuada a uma velocidade superior a média anterior a montagem do escape. A média passou de 3,2 para 3,8, mas agora já posso passar das 4000 até às 6000 rpm, logo não tenho referência para comparar, terei que dar umas voltas sem passar das 4000.

Esteticamente é mais agradável e retirei cinco quilos de peso a scooter.

Cumprimentos,

A. Duarte
Velosolex - XF17 - Vespa 50 (k90) - VF400F - GPX600 - TDM850 - FZR600 - XMAX 400

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5306
  • Localidade: sintra
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #10 em: 24 de Setembro de 2020, 12:33 »
Pois para a comparação ser vbem feita , tem de ser na mesma faixa de rotação .
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #11 em: 25 de Setembro de 2020, 19:47 »
Companheiro só aumenta o consumo porque vais puxar mais pela scooter, para a ouvir a cantar. Já agora no stand efetuaram algum ajuste na eletronica da moto por terem alterado o escape?

Cumps
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #12 em: 29 de Setembro de 2020, 00:16 »


E pá, afinal vem de encontro ao que eu tentei explicar  _pensador_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline aduarte66

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jul 2020
  • Mensagens: 20
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 400
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #13 em: 29 de Setembro de 2020, 07:07 »
Companheiro só aumenta o consumo porque vais puxar mais pela scooter, para a ouvir a cantar. Já agora no stand efetuaram algum ajuste na eletronica da moto por terem alterado o escape?

Cumps

Boas,

Até agora o consumo tem se mantido nos 3.8, ligeiramente acima do anterior (3.4), não porque esteja a querer ouvir "cantar" _lol_, mas porque agora já posso passar das 4000 rpm. Desconheço se fizeram algum ajuste na electrónica no stand, mas é uma boa questão para perguntar, sei que o escape é específico para aquele modelo. Obrigado.

Cumprimentos,

A. Duarte
Velosolex - XF17 - Vespa 50 (k90) - VF400F - GPX600 - TDM850 - FZR600 - XMAX 400

Offline aduarte66

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jul 2020
  • Mensagens: 20
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 400
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #14 em: 29 de Setembro de 2020, 07:12 »

E pá, afinal vem de encontro ao que eu tentei explicar  _pensador_

Boas curvas

E explicaste muito bem. Obrigado.

Cumprimentos,

A. Duarte
Velosolex - XF17 - Vespa 50 (k90) - VF400F - GPX600 - TDM850 - FZR600 - XMAX 400

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #15 em: 29 de Setembro de 2020, 12:20 »
Viva.
Se por "escape" te referes à ponteira Akrapovic (ou silenciador, depende como lhe chamas) então a resposta é não, o consumo não aumenta na Xmax 400.
O pequeno aumento que algumas pessoas relatam é apenas a manifestação da alteração do estilo de condução, o típico acelerar mais para ouvir o escape "cantar".
O mapa de injecção contínua a ser o mesmo com os parâmetros que o condicionam a continuarem iguais: temperatura do ar, do motor, pressão atmosférica, sonda lambda, posição do punho.
Creio que o mito vem do tempo dos carburadores em que processos puramente físicos governavam a relação ar/combustível e dinâmica  de fluidos era ainda um arte do oculto.

Offline aduarte66

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jul 2020
  • Mensagens: 20
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 400
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #16 em: 29 de Setembro de 2020, 13:14 »
Boas,

Agora sim, fiquei completamente esclarecido. Muito obrigado pela explicação. Peço desculpa pela nomenclatura, eu até gosto de chamar as coisas pelo seu nome mas esta "escapou-me" :)).
De facto é uma ponteira "akrapovic" com os "silenciadores" de origem, logo o som nem é muito diferente do original no que diz respeito ao nível sonoro, mas também não era a intenção.

Cumprimentos,

A. Duarte
Velosolex - XF17 - Vespa 50 (k90) - VF400F - GPX600 - TDM850 - FZR600 - XMAX 400

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #17 em: 01 de Outubro de 2020, 16:41 »
E explicaste muito bem. Obrigado.

Cumprimentos,

A. Duarte

Pelos vistos não companheiro A. Duarte

Deixa cá então pensar um pouco... _pensador_


Ahhh, percebi... basta o Mapa não mudar, nem os parâmetros, o consumo é igual.

Se nada muda, então gasta exactamente igual quando anda com uma ou duas pessoas.... certo? percebi !!! _pol_

Basta apenas manter o punho igual em todas as situações que nada muda... fiquei totalmente esclarecido do mito das motas com carburador também, a essas muda o consumo  _pol_  _palmas_

Então pergunto... se mudarem o peso dos roletes, para mais peso ou menos peso, se o Mapa não muda, nem qualquer dos parâmetros também consome o mesmo? Ou não?
E se mudarem molas também nada muda por causa do mapa ser igual? Não é? Basta não mudar o Mapa, nem os parâmetros, nem o punho... não há qualquer diferença no consumo, estou a perceber... _pol_

Bem, o Mapa é igual, as alterações que se fazem são iguais (só muda mesmo é o barulho , não fica sequer com  "uma boca mais aberta" para mandar o ar/barulho fora, nem se tirarem o tal DB Killer (mata decibéis)... se manterem o punho igual não gasta mais... sim, porque o akrapovic não é sequer um "escape de rendimento" (porque será que lhe chama escape de rendimento? Será que é igual ao de origem, não muda nada?  _pensador_ )

Bem, fiquei mesmo esclarecido e não se fala mais nisso...!  _convivio_

Inté ...

Boas curvas...
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #18 em: 01 de Outubro de 2020, 23:49 »
Ok...

"Ahhh, percebi... basta o Mapa não mudar, nem os parâmetros, o consumo é igual.

Se nada muda, então gasta exactamente igual quando anda com uma ou duas pessoas.... certo? percebi !!!"


Neste caso, mudas um parâmetro, a carga. Se aceleras exactamente  o mesmo a mota anda menos (mais massa para deslocar) ou para andar o mesmo, tens de acelerar mais para vencer a maior inercia. Mudaste um parâmetro.

"fiquei totalmente esclarecido do mito das motas com carburador também, a essas muda o consumo "

Ah, sarcasmo...
A alimentação por carburador não compensa  certas variações de parâmetros de admissão, como a pressão atmosférica e/ou temperatura o que pode levar a uma mistura longe da ideal mistura estequiométrica.

Lembro que um escape é um sistema composto pelo colector, tubo de ligação e silenciador.
Pode ainda existir em sistemas mais evoluídos câmaras de  ressonância, sondas, pré catalizadores ou válvulas de escape, como a famosa EXUP da yamaha.
tudo isto faz parte do "escape".
Por estranho que pareça, a parte do escape que tem de longe mais influencia no comportamento do motor é o colector e o tubo de escape, não o silenciador.
São estes que determinam a velocidade a que os gases de escape circulam no seu interior e como as sucessivas ondas de pressão positivas e negativas se sincronizam com o ciclo de escape do motor.
Sei que é contra intuitivo mas a tal válvula EXUP faz exactamente isso, bloqueia parcialmente o percurso dos gases variando desta forma o diâmetro interno do escape.
Tudo isto acontece ANTES do silenciador.

Em sistemas mais antigos de carburadores, algumas ponteiras tinham (também) a função de criarem alguma retenção para melhorar o binário a baixas rotações.
Ao mudar para uma mais  menos restritiva havia ganhos, poucos, a alta rotação à custa de uma pior performance a baixas rotações, daí o aumento de consumo.
Tudo isto já lá vai.


"Então pergunto... se mudarem o peso dos roletes, para mais peso ou menos peso, se o Mapa não muda, nem qualquer dos parâmetros também consome o mesmo? Ou não?
E se mudarem molas também nada muda por causa do mapa ser igual? Não é? Basta não mudar o Mapa, nem os parâmetros, nem o punho... não há qualquer diferença no consumo, estou a perceber"


Se mudas os roletes ou mola estás a mudar um parâmetro muito importante, a relação final.
Nesse caso, sendo o consumo litros por kilómetro, muda, claro. É como ir de carro na auto estrada em 3a ou 5a, alteras a rotação do motor num determinado percurso.
No motor em si (e no escape) nada muda.

Ah! E antes que perguntes, se fores a acelerar e a travar ao mesmo tempo também aumentas o consumo...


"sim, porque o akrapovic não é sequer um "escape de rendimento" (porque será que lhe chama escape de rendimento? Será que é igual ao de origem, não muda nada?"

Neste caso, chamam-lhe escape de rendimento por ignorância. Não é um escape nem é de rendimento. No próprio site da Yamaha chamam-lhe "ponteira preta" e em nenhum lado promete aumento de performance, apenas um visual moderno.

https://www.yamaha-motor.eu/pt/pt/products/scooters/sport/xmax-400-2020/accessories/slip-on-muffler-black/90798-33846-00/

O claro analfabetismo técnico de uns e o marketing da esperteza saloia de outros encarrega-se do resto e criam, como se vê, mitos e adjectivos que não existem.












Offline aduarte66

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jul 2020
  • Mensagens: 20
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 400
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #19 em: 02 de Outubro de 2020, 09:54 »
Pelos vistos não companheiro A. Duarte


Sim, entendi.

Referiste possíveis variantes que podem ou não fazer aumentar o consumo que eu entendo perfeitamente, até porque também já fiz algumas alterações noutras máquinas.

Contudo a minha pergunta foi muito simples, há ou não aumento de consumo com a instalação da ponteira de escape Akrapovic? Não introduzi mais nenhuma variante. Posso até reformular a questão:
Terei um aumento de consumo ao trocar a ponteira de escape de origem por uma da Akrapovic, efectuando o mesmo trajecto do ponto A ou ao ponto B, gastando exactamente o mesmo tempo, com as mesmas condições atmosféricas, com o mesmo combustível, com o mesmo peso, com a mesma pressão nos pneus ou seja não alterando absolutamente nenhuma variável que não seja a ponteira de escape.

A esta questão alguns companheiros, aos quais volto a agradecer e nos quais te incluo, responderam com probabilidades. O companheiro @Mercurio apresentou uma explicação clara e curta que me elucidou. Simples e sem sarcasmo, que por sinal todos teríamos dispensado.






Neste caso, chamam-lhe escape de rendimento por ignorância. Não é um escape nem é de rendimento. No próprio site da Yamaha chamam-lhe "ponteira preta" e em nenhum lado promete aumento de performance, apenas um visual moderno.

https://www.yamaha-motor.eu/pt/pt/products/scooters/sport/xmax-400-2020/accessories/slip-on-muffler-black/90798-33846-00/


A informação supramencionada é omissa. O site da Akrapovic  promete um aumento de potência, de binário e uma redução de peso e apesar da minha ignorância técnica (manifestamente sem sarcasmo) que reconheço, não devo estar enganado se afirmar que é um aumento de performance, logo poderá ser classificada como ponteira de escape de rendimento. Corrijam-me se estiver equivocado.
https://www.akrapovic.com/en/moto/product/20727/Yamaha/X-MAX-400/2020/Slip-On-Line-SS?brandId=41&modelId=316&yearId=5872


Cumprimentos a todos,

A. Duarte

« Última modificação: 02 de Outubro de 2020, 10:00 por aduarte66 »
Velosolex - XF17 - Vespa 50 (k90) - VF400F - GPX600 - TDM850 - FZR600 - XMAX 400

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #20 em: 02 de Outubro de 2020, 10:13 »
Eu é que não percebi a conclusão.

Não mexo no escape e está feito.

No Ride4 já troquei e só aumenta os HorsePower.   8) 8)

Desculpem a brincadeira mas este tópico estava assim para o azedo..

Por exemplo a Aprilia está a oferecer um na compra de alguns modelos:



Reparem que apesar de ser oferta tem um asterisco que só será utilizavel em pista (talvez por lhe faltar o catalizador Euro4 ?? ).

Ora isto não é uma alteração meramente estética, é considerado uma mod,  para performance e provavelmente difícil de averbar.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5306
  • Localidade: sintra
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #21 em: 02 de Outubro de 2020, 11:19 »
Eu é que não percebi a conclusão.

Não mexo no escape e está feito.

No Ride4 já troquei e só aumenta os HorsePower.   8) 8)

Desculpem a brincadeira mas este tópico estava assim para o azedo..

Por exemplo a Aprilia está a oferecer um na compra de alguns modelos:



Reparem que apesar de ser oferta tem um asterisco que só será utilizavel em pista (talvez por lhe faltar o catalizador Euro4 ?? ).

Ora isto não é uma alteração meramente estética, é considerado uma mod,  para performance e provavelmente difícil de averbar.


Bom bom ,é não mexer em nada ...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline aduarte66

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jul 2020
  • Mensagens: 20
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 400
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #22 em: 02 de Outubro de 2020, 11:39 »
Companheiros nsaraiva e davidsantos,

Agradeço a vossa participação no tópico e respeito as vossas opiniões, mas o assunto é se há aumento de consumo ou não, no caso concreto. A questão se deve ou não instalar, aumentos de potência, se é legal ou não, não é aqui abordada.

Cumprimentos,

A. Duarte
Velosolex - XF17 - Vespa 50 (k90) - VF400F - GPX600 - TDM850 - FZR600 - XMAX 400

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5306
  • Localidade: sintra
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #23 em: 02 de Outubro de 2020, 11:47 »
Companheiros nsaraiva e davidsantos,

Agradeço a vossa participação no tópico e respeito as vossas opiniões, mas o assunto é se há aumento de consumo ou não, no caso concreto. A questão se deve ou não instalar, aumentos de potência, se é legal ou não, não é aqui abordada.

Cumprimentos,

A. Duarte


Não é abordada por si ,mas é abordada por nòs ,que tal como todos os membros temos direito a opinião ,para moderar estão cá os moderadores.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: Escape de rendimento aumenta consumo?
« Responder #24 em: 02 de Outubro de 2020, 11:50 »
Companheiros nsaraiva e davidsantos,

Agradeço a vossa participação no tópico e respeito as vossas opiniões, mas o assunto é se há aumento de consumo ou não, no caso concreto. A questão se deve ou não instalar, aumentos de potência, se é legal ou não, não é aqui abordada.

Cumprimentos,

A. Duarte

Ok, está tudo dito no tópico então. Melhor, só pedindo um parecer a um engenheiro mecânico.

Peço desculpa pelo offtopic de escapes na dúvida de consumo quando se muda os escapes.

O que quis dizer com o exemplo da Aprilia é que se o escape tem homologação em relação ao catalisador, ao Euro4 não é dissociável da performance e consequentemente do consumo.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2020, 11:54 por nsaraiva »
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.