Autor Tópico: Mudança de correia e roletes de variador KYMCO Grand Dink 125  (Lida 3335 vezes)

matrenophoto

  • Visitante
Boas pessoal!

Espero que se encontrem todos bem, dada a fase que passamos.

Tenho umas dúvidas que talvez me consigam ajudar.

A minha Grand Dink passou os 2 anos de vida, e como tal e uma vez que não é problema para mim, comecei a fazer eu algumas das manutenções periodicas.

Tem neste momento 15.500 kms e creio que está na altura de mudar a correia.

Uma vez que vou proceder a mudança, gostaria de recolher opiniões sobre os roletes do variador que creio que também devem ser trocados. Vejo que há quem troque pelos Dr. Pulleys  ou Malossi e dizem que dá uma pequena melhoria à mota, embora pequena eu sei.

Qual é a vossa experiência com este tipo de modificações, o que recomendam?

Toda a ajuda será bem vinda.

Obrigado e mantenham-se seguros!

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Mudança de correia e roletes de variador KYMCO Grand Dink 125
« Responder #1 em: 27 de Agosto de 2020, 19:31 »
Desconheço o plano para troca de correia do Kymco.

A Sym troca a cada 12K, Honda aos 24K e Yamaha aos 18K (creio).
Se não dispões dessa informação, um dos indicios que está na altura da troca é verificar se a velocidade máxima é mais baixa que anteriormente, o que revela desgaste da mesma.

A troca de roletes e variador pode dar algum ganho no arranque, velocidade máxima ou em ambos mas, geralmente, pouco significativo.
Uma boa alteração para ganhar em ambos os vetores pode ser obra para quem está muito à vontade com esses conjuntos ou muita paciência para testares diferentes alternativas.

Material barato costuma ter duração inferior ao de origem, pelo que deves ponderar a questão.

Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Mudança de correia e roletes de variador KYMCO Grand Dink 125
« Responder #2 em: 27 de Agosto de 2020, 19:44 »
Boas pessoal!

Espero que se encontrem todos bem, dada a fase que passamos.

Tenho umas dúvidas que talvez me consigam ajudar.

A minha Grand Dink passou os 2 anos de vida, e como tal e uma vez que não é problema para mim, comecei a fazer eu algumas das manutenções periodicas.

Tem neste momento 15.500 kms e creio que está na altura de mudar a correia.

Uma vez que vou proceder a mudança, gostaria de recolher opiniões sobre os roletes do variador que creio que também devem ser trocados. Vejo que há quem troque pelos Dr. Pulleys  ou Malossi e dizem que dá uma pequena melhoria à mota, embora pequena eu sei.

Qual é a vossa experiência com este tipo de modificações, o que recomendam?

Toda a ajuda será bem vinda.

Obrigado e mantenham-se seguros!

Olá companheiro, em relação aos roletes e à alteração dos mesmos há opiniões muito díspares, na minha opinião a melhor forma de uma scooter manter o bom funcionamento e fiabilidade e trocando o material de desgaste por material de origem.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Mudança de correia e roletes de variador KYMCO Grand Dink 125
« Responder #3 em: 27 de Agosto de 2020, 20:48 »
Boas
A mudança da correia é ais 20000km se nao me engano se nao é aos 18000.
Roletes podes usar os dr pulley com menos 1gr e vais ver a diferença.
As da yamaha sao aos 20000km
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

matrenophoto

  • Visitante
Re: Mudança de correia e roletes de variador KYMCO Grand Dink 125
« Responder #4 em: 29 de Setembro de 2020, 21:22 »
Boas
A mudança da correia é ais 20000km se nao me engano se nao é aos 18000.
Roletes podes usar os dr pulley com menos 1gr e vais ver a diferença.
As da yamaha sao aos 20000km

Obrigado pelas informações! E já agora foi muito útil o teu vídeo sobre a manutenção da kymco, que sem dúvida foi do mais útil que encontrei online e reúne todas as partes importantes da manutenção, desde a muda de óleos, filtros etc etc.

Depois de consultar uma série de informação sobre os roletes, e depois de a Dr. Pulleys aconselhar para esta moto 4 pesagens diferentes desde 11g a 13g. decidi montar uns de 12,5 que me foram aconselhados pela oficina da Kymco onde costumo comprar as peças. Decidi também colocar uma correia da malossi em vez da de origem que era a única que havia em stock é suposto esta ser mais reforçada. A montagem graças ao vídeo foi super simples!

Na estrada as minhas impressões depois da toca de correia e roletes, sinto que com estes roletes no arranque está muito semelhante embora me parece q sai um nadinha mais lenta, mas quase nada, sinto que é mais linear e progressiva na velocidade e mais estável entre as 8 e as 9 mil rpm onde dantes sentia muita vibração na transmissão da moto. 

Onde noto uma diferença substancial é na velocidade máxima onde faz menos rotações, é mais estável e agora mais rápida, dantes "borrava-se" toda para chegar aos 120/(de ponteiro e que só acontecia raramente a descer em retas longas) e agora chega lá facilmente. Outra coisa que sentia, era que para não sentir o moto a puxar demasiado quase ao limite,  a velociade ideal era não passar muito acima dos 90, agora creio que posso rodar um pouco mais o punho que as rotações não sobem como antigamente e e se mantém muito estável.


Obrigado por toda ajuda prestada, e parabéns pelo canal de youtube, já vou na segunda kymco e os teus vídeos foram uma boa ajuda na escolha.

« Última modificação: 29 de Setembro de 2020, 23:00 por matrenophoto »

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Mudança de correia e roletes de variador KYMCO Grand Dink 125
« Responder #5 em: 30 de Setembro de 2020, 19:38 »
Obrigado eu companheiro
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Mudança de correia e roletes de variador KYMCO Grand Dink 125
« Responder #6 em: 27 de Novembro de 2020, 10:01 »
Qual é o peso de origem dos roletes?
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018