Autor Tópico: Desassossego de duas rodas  (Lida 6491 vezes)

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Desassossego de duas rodas
« Responder #25 em: 27 de Agosto de 2020, 19:11 »
Companheiro Caspius,
depois de tantas e boas sugestões já anteriormente dadas já tens o guião feito.

No entanto alinhando as tuas respostas não me parece que uma scooter 125cc  seja o teu destino final em termos de diversão ou emoção esperada.As As 125cc modernas têm inúmeras vantagens de fiabilidade, baixo consumo, segurança  e praticabilidade, mas pouco mais.
Uma scooter citadina pode ser uma alternativa de um segundo veiculo familiar a usar por qualquer dos elementos do casal, uma maxiscooter pode proporcionar uns bons passeios a 2 pelas nossas paisagens, mas pouco mais deves esperar.

Creio que terás de subir de categoria, mesmo que só o faças no futuro, para teres algum agrado viciante num veículo de 2 rodas em particular se optares por uma mota de média cilindrada ou uma scooter de topo.

A opção da Tricity 125 é compreensível, a questão de segurança é fundamentada, mas pessoalmente descartava por ser um modelo com pouca difusão e menos fácil de venderes futuramente e o sistema de 3 rodas é básico e não é possivel bloquear como acontece em algumas MP3 e na nova Tricity 300.

Posso dizer que nas dúvidas razão vs coração, ao vencer o último quem perde é a carteira.
Desde que se tenha consciência desse passo tudo bem.

Votos de boas escolhas
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Caspius

  • Visitante
Re: Desassossego de duas rodas
« Responder #26 em: 28 de Agosto de 2020, 14:20 »
Citar
Companheiro, penso que a maioria dos membros do CPM passou por esse ciclo. Talvez possas rever-te, um pouco na minha experiência. Também tinha(e tenho dois rebentos) e, quando elas cresceram mais um bocadinho, fui desafiado pela cara metade a experimentar uma scooter. Como no ano de 2013 ( e parece que veio para ficar) a scooter na moda era a PCX, fui fazer o curso da Honda ao Kartódromo  de Palmela…. _lool_

Foi o início de uma grande aventura….. scooter_

Comecei pela PCX, que tinha experimentado em Palmela. Depois com alguns passeios com o pessoal do CPM achei que começava a ficar pequena para tantos Kms. E assim veio uma Xmax 125....

Bela máquina…. vieram mais passeios com mais kms com pendura e alforges….claro que começou a ficar curto….

O meu espírito vagueava pelo vídeos dos youtube sobre lugares mágicos para os amantes de duas rodas…. Picos da Europa, Ronda, Cabo Finisterra, N2, Pirinéus, Passo de Stelvio, Cabo Norte, etc.…

Como os rebentos já estavam crescidos, e a pendura teimava em acompanhar-me, tirei a carta  e comprei uma scooter pelo preço de um carro….

A partir daí  tentei fazer alguns daqueles lugares mágicos que referi….. _lool_

Uns fiz, outros estão na agenda e alguns (poucos) nunca vou conseguir fazer….

O tempo passou, hoje tenho duas scooters, a minha filha mais velha já me acompanha numa 125 (brevemente vai tirar a carta A2) e à beira dos 60 anos, continuo a sonhar com passeios por lugares mágicos….

O meu conselho, compara uma barata e prática e, daqui a uns anos, logo vês se gostas do espirito de andar de moto….cuidado isso é viciante e nunca queres parar….. o céu é o limite….. _pol_

Bela descrição companheiro Élio,

Realmente o bichinho está cá e tem o sonho desses passeios que mencionaste, é um pouco esse percurso que idealizo, sempre com a prioridade em desfrutar  :)

Citar
Companheiro Caspius,
depois de tantas e boas sugestões já anteriormente dadas já tens o guião feito.

No entanto alinhando as tuas respostas não me parece que uma scooter 125cc  seja o teu destino final em termos de diversão ou emoção esperada.As As 125cc modernas têm inúmeras vantagens de fiabilidade, baixo consumo, segurança  e praticabilidade, mas pouco mais.
Uma scooter citadina pode ser uma alternativa de um segundo veiculo familiar a usar por qualquer dos elementos do casal, uma maxiscooter pode proporcionar uns bons passeios a 2 pelas nossas paisagens, mas pouco mais deves esperar.

Creio que terás de subir de categoria, mesmo que só o faças no futuro, para teres algum agrado viciante num veículo de 2 rodas em particular se optares por uma mota de média cilindrada ou uma scooter de topo.

A opção da Tricity 125 é compreensível, a questão de segurança é fundamentada, mas pessoalmente descartava por ser um modelo com pouca difusão e menos fácil de venderes futuramente e o sistema de 3 rodas é básico e não é possivel bloquear como acontece em algumas MP3 e na nova Tricity 300.

Posso dizer que nas dúvidas razão vs coração, ao vencer o último quem perde é a carteira.
Desde que se tenha consciência desse passo tudo bem.

Votos de boas escolhas

Muito obrigado companheiro fastnet.

É precisamente destes inputs que preciso muito. Só não avancei ainda porque ao mergulhar neste bom fórum, todos os dias descubro mais uns pormenores que tenho de ponderar na escolha para não danificar demasiado a carteira (infelizmente os tempos que se aproximam trazem muitas incertezas para todos, portanto mesmo comprar um "brinquedo" tem de ser um acto de alguma razoabilidade, há responsabilidades maiores que têm de ser asseguradas).

Deixo uma pequena lista de pormenores que não me tinham passado pela cabeça há uma semana atrás e que na verdade são importantes nesta primeira aquisição:

- perfil de desvalorização da mota face à sua (baixa) procura. para o pior cenário de em qualquer altura ter de vender.
- melhor forma de trancar a mota nas saídas
- local para guardar a mota sem estar acessível aos miúdos. A brincar, são 150kg aos quais eles se podem agarrar/pendurar e causar um acidente muito sério
- como criar um sistema de ancoragem para ficar mais segura na garagem nas ausências prolongadas

isto só para dar alguns exemplos de pormenores que têm ocupado uma mente sem experiência, mas suficientemente analítica para ponderar bem antes de decidir  ::)

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Desassossego de duas rodas
« Responder #27 em: 29 de Agosto de 2020, 00:39 »
Sim, inicialmente para se ter todas as condições o investimento ainda é grande, e á medida que vás utilizando vais te apercebendo melhor do que necessitas..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Desassossego de duas rodas
« Responder #28 em: 29 de Agosto de 2020, 08:27 »
Na minha opinião começar na vida das duas rodas deve ser feito.... Com duas rodas
Se queres mudar muda, mas sem fases intermediárias, depois ficas habilitado para conduzir tudo.
A segurança da mota deve ser assegurada por um sistema duplo, cadeado de roda com alarme  e ancoragem a um ponto fixo (parede, chão, candeeiro) se saíres de férias e deixares a mota na garagem pede a um vizinho para acudir se o alarme disparar.
Uma scooter em cima do suporte central não vira facilmente, crianças pequenas dificilmente a viram, mas se a ancoragem for na parede, no problema!
Se tens problemas de espaço escolhe uma scooter mas estreita (vê largura nas specs dos modelos escolhidos) um triciclo não deve cumprir esse requisito.
Conduzir por impulso para ir fazer uma compra pode comprometer a segurança, as viagens de mota preparam-se porque a chapa não está lá. Capacete, luvas e blusão são imprescindíveis mesmo para ir á farmácia. Calças e botas desejáveis. Sempre preparado para cair.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"