Autor Tópico: Desassossego de duas rodas  (Lida 6539 vezes)

Caspius

  • Visitante
Desassossego de duas rodas
« em: 20 de Agosto de 2020, 17:57 »
Viva pessoal,

Ando aqui com um certo desassossego. Ao invés de procurar um psicólogo, achei mais eficaz tratar o assunto aqui no fórum.

Então é assim: Tenho 39 anos, junto com a minha Maria, fomos pais no inicio do ano passado, e fomos pais novamente há um mês (calma pessoal foi pré-covid, não resulta do confinamento  ;D ). Felizmente não me posso queixar da vida no geral, pelo contrário. Tenho saúde (tirando os kg a mais, acho que anda tudo fino), estabilidade e proporcional recompensa profissional, felicidade familiar, amigos de jeito, e tudo o resto. Tirando a falta de tempo livre e o estado actual do  _scp_ tudo impec.

Sempre trabalhei muito e a doer, mas sempre tive os meus hobbies e sempre investi na minha felicidade e individualidade para poder enfrentar este mundo sem virar psicopata (sim, as namoradas foram devidamente treinadas para entender isto!). Sempre fiz muito e variado desporto, viagens das boas, felizmente consegui ir tendo os meus brinquedos à homem para passar bons momentos e descarregar o stress, boas tertúlias com os amigos e as amigas, etc.

Até recentemente tudo ia bem....até que apareceu o Corona (o horrível, não a loira) e trancou-nos em casa e pouco depois nasceu o 2º herdeiro para me ajudar a afastar os galifões da minha princesa!

Resultado: da mesma forma que não há tempo para dormir, também não há tempo para grandes hobbies fora de casa (Quem já teve dois bebés com idades próximas vai entender, quem não teve não faz ideia eheheh). O trabalho e a família são realmente prioridades muito exigentes de momento.
Resumidamente, a bicicleta está parada na arrecadação porque não tenho pachorra para dar voltinhas de meia hora, o barquito está fora de água porque não há tempo para ir e voltar num par de horas, as futeboladas e o kickboxing estão canceladas pelo distanciamento social, a empresa de certeza que não me deixa trocar o carro por um desportivo e os bons jogos nas bancadas de Alvalade parecem uma realidade de outra vida qualquer.

soluções: Ou trabalho mais para ser rico para ter uma babá para os putos a tempo inteiro (que muito provavelmente obrigava a tantas horas mais de trabalho que não ficaria com horas livres e mesmo assim a bábá teria de ser seleccionada pela minha mulher - com os resultados óbvios) ou........

compro um motociclo!! scooter_ _lool_

Algo que mude um pouco a rotina de alguns dias com uma voltinha rápida para ir ao pão ou à farmácia para comprar bebegel para por no rabinho do bébé, ou simplesmente para pegar na motinha e montar rapidamente sem preliminares 8)

experiência em duas rodas (para além de muitos kms feitos de bicla) é rigorosamente zero!!! (não existe emoticon a autoflagelar).  Imagino que com uns treinos aprenda como qualquer ser humano funcional, mas a verdade é que a experiência é mesmo zero!


Requisitos e utilização prevista:
Apenas para voltinhas de catarse (no dia a dia tenho carro de serviço), sem grandes necessidades de AE
claro que precisa de poder guardar o capacete e luvas
segurança acima de tudo (lá está, dois bebés para criar e ainda quero voltar a ver o Sporting campeão)
consumos não são factor
facilidade de utilização
gozo de utilização

Ou seja, um divertimento mais que efectivamente uma necessidade.



Tenho a possibilidade de fazer um negócio para uma Yamaha Tricity de 2019 com poucos km. Acham que é uma boa opção?

Acham que é uma boa ideia ou estarei a entrar numa crise de pré-meia idade??? ;D


« Última modificação: 21 de Agosto de 2020, 10:49 por Rufido »

Offline emanuelp

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 490
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Desassossego de duas rodas
« Responder #1 em: 20 de Agosto de 2020, 21:45 »
Antes de mais parabéns pela elaborada introdução ao desafio que representa esse teu "problema".
Podias ter em 2 linhas resumido a coisa, mas decidiste expor o problema ao detalhe, o que eu agradeço pois é algo raro hoje em dia.
Agora passemos á minha opinião, que assume que apenas tens carta de carro, e estás portanto limitado às 125

Estou dividido, apenas e só, por algo que escreveste. Nomeadamente: "claro que precisa de poder guardar o capacete e luvas".
Não fosse este o caso diria para ires já a correr comprar uma Keeway RKF. Esta é uma mota bonita, popular, que anda bem, divertida de se conduzir, e a bom preço. Foco este factor do preço porque depreendo que apesar de estares "bem" na vida tens outra responsabilidades com prioridade, e a mota será apenas um escape e não um veiculo utilitário para o dia-a-dia.

Agora, se queres guardar capacete e luvas, então vamos para o mercado das scooters.
Neste campo a Tricity 125 é de facto uma escolha que se foca na segurança. A 3ª roda e o ABS de série vão praticamente ao limite do que a industria tem para oferecer no que diz respeito a segurança activa.
Não é, no entanto, a mota mais entusiasmante de conduzir. Não falo do conforto nem do espaço, pois isso é relativo às tuas necessidades, e não me parece que no teu caso seja critico.
Eu vejo a Tricity mais como uma utilitária do que como uma mota para se conduzir quando se quer escapar à realidade.
Dito isto, tens algumas outras opções, que como escape julgo que funcionam melhor, tal como o Yamaha Xmax 125, Honda Forza 125, Sym Cruisym 125 ou a Kymco Super Dink 125.
Todas elas robustas, seguras (se bem que com 1 roda a menos que a Tricity), e mais entusiasmantes de se conduzir.

Por fim, e visto que eu também sou de Oeiras, disponibilizo-me para um cafézinho e trocarmos algumas ideias, ou até mesmo ver algumas opções.

Um abraço.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2020, 21:47 por emanuelp »
Honda Forza 300: Nas estradas desde 06-09-2018...

Offline toffy

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2014
  • Mensagens: 758
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: BMW
  • Modelo: F650 gs
Re: Desassossego de duas rodas
« Responder #2 em: 20 de Agosto de 2020, 23:30 »
... e para além do jeito para saberes viver....para seres feliz e para fazeres bebes.... ainda tens um jeitão para a escrita..,.,,
Avança com a mota.... diverte-te... e se fosse a ti, escrevia um livro..... só para ver o que dá.....  ;-)

Enviado do meu P022 através do Tapatalk

Sym GTS 125 evo (2015 - 2017, 0 - 25.000 km)

BMW F625 gs (2017 - ..., 20.750 km - ...)

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Desassossego de duas rodas
« Responder #3 em: 21 de Agosto de 2020, 08:24 »
Companheiro

Foi com enorme prazer que li esta sua narrativa, parabéns pela forma escrita como expõe as situações.
Permita-me concluir que, a situação de "apeado" no seu perfil, não vai durar muito tempo, o bichinho já roí.
Seja qual for aquela sobre que recair a sua atenção e escolha, que ela lhe venha a proporcionar muitos e bons kms.
Um abraço

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Desassossego de duas rodas
« Responder #4 em: 21 de Agosto de 2020, 09:00 »
Olá, bem vindo ao fórum.
Recomendo o psicólogo, fica mais barato e os efeitos podem ser mais duradouros, sem risco de operações stop
Continuando a fazer de advogado do diabo, com crianças (muito) pequenas é difícil dar grandes passeios sem consciência culpada além que mais tarde ou mais cedo isso paga-se caro (ela não perdoa o "abandono"e nesta fase são particularmente sensíveis) e o efeito psicológico de andar de mota não produz efeitos por "ir a farmácia"
Para pequenas  viagens substituir a bicicleta por mota não é boa ideia, perde-se a contribuição para a saúde e aumenta-se o risco. Crianças dessa idade não podem ter o pai acidentado .
Concluindo, é mesmo crise de meia idade por ver a liberdade fugir com a responsabilidade nas próximas décadas, tipo "ou agora ou nunca"
Agora a ideia pode não ser má com outras razões, tomar contacto com uma mota para quando as criação puderem ficar com a ama (avó?) darem passeios recompensadores. Aí precisa de negociação com a cara metade e talvez seja cedo.
Bom, já fiz o meu papel de estragar tudo, se quiseres começar mesmo então tens aqui muito para te entreter

"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1791
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Desassossego de duas rodas
« Responder #5 em: 21 de Agosto de 2020, 09:01 »
Viva companheiro, bem vindo
Como também me deu um gozo danado ler este teu relato, venho juntar às opções que o companheiro emanuelp aqui te deixou, uma outra que na "edição especial" tem uma cor que não te irá passar despercebida, a Kawasaki J125.
Boa sorte na escolha.
 _convivio_
Rui

Offline bombeirito1

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2014
  • Mensagens: 216
  • Localidade: Guarda
  • Boas curvas, sempre a trinta e a travar!!!!!!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Rebel SE 500
Re: Desassossego de duas rodas
« Responder #6 em: 21 de Agosto de 2020, 10:02 »
Bom dia companheiro.
Dá gosto ler este teu texto. Tens imenso jeito para a escrita, para além de teres um excelente gosto para o clube!!!!!!!!!!!!
Já deram aí sugestões bem interessantes. Eu tive uma PCX e se algum dia voltasse a comprar uma scooter é a escolhida novamente. Faz um test drive e a que te divertir mais a conduzir compra.
Boas curvas!!!!!! _scp_ _scp_ _scp_ _scp_ _scp_ _scp_ _scp_
Pedro

Caspius

  • Visitante
Re: Desassossego de duas rodas
« Responder #7 em: 21 de Agosto de 2020, 10:31 »
Antes de mais parabéns pela elaborada introdução ao desafio que representa esse teu "problema".
Podias ter em 2 linhas resumido a coisa, mas decidiste expor o problema ao detalhe, o que eu agradeço pois é algo raro hoje em dia.
Agora passemos á minha opinião, que assume que apenas tens carta de carro, e estás portanto limitado às 125

Estou dividido, apenas e só, por algo que escreveste. Nomeadamente: "claro que precisa de poder guardar o capacete e luvas".
Não fosse este o caso diria para ires já a correr comprar uma Keeway RKF. Esta é uma mota bonita, popular, que anda bem, divertida de se conduzir, e a bom preço. Foco este factor do preço porque depreendo que apesar de estares "bem" na vida tens outra responsabilidades com prioridade, e a mota será apenas um escape e não um veiculo utilitário para o dia-a-dia.

Agora, se queres guardar capacete e luvas, então vamos para o mercado das scooters.
Neste campo a Tricity 125 é de facto uma escolha que se foca na segurança. A 3ª roda e o ABS de série vão praticamente ao limite do que a industria tem para oferecer no que diz respeito a segurança activa.
Não é, no entanto, a mota mais entusiasmante de conduzir. Não falo do conforto nem do espaço, pois isso é relativo às tuas necessidades, e não me parece que no teu caso seja critico.
Eu vejo a Tricity mais como uma utilitária do que como uma mota para se conduzir quando se quer escapar à realidade.
Dito isto, tens algumas outras opções, que como escape julgo que funcionam melhor, tal como o Yamaha Xmax 125, Honda Forza 125, Sym Cruisym 125 ou a Kymco Super Dink 125.
Todas elas robustas, seguras (se bem que com 1 roda a menos que a Tricity), e mais entusiasmantes de se conduzir.

Por fim, e visto que eu também sou de Oeiras, disponibilizo-me para um cafézinho e trocarmos algumas ideias, ou até mesmo ver algumas opções.

Um abraço.

Muito obrigado emanuelp. Considero que se temos realmente uma dúvida ou problema e pedimos uma ajuda ou uma opinião, convém mesmo explicar porquê. Senão a probabilidade de os outros nos conseguirem ajudar, diminui drasticamente  ;)

Acertaste, só tenho carta de carro (parvoíce pura não ter tratado disso quando era puto!), daí o meu interesse por 125.

Voltaste a acertar na questão de provavelmente uma "não-scooter" até se encaixar melhor no meu ideal de preferências (uma perna para cada lado, maior multiplicidade de estéticas por onde escolher, possibilidade de caixa manual, porventura mais facilmente adaptável ao espaço que tenho possível para a guardar, etc). O problema é que tenho de começar esta aventura num patamar de razoabilidade face às minhas limitações, ou seja, se avançar para a compra quero mesmo usar. E usar de uma maneira fácil, prática e acima de tudo segura. Não tenho muita possibilidade fazer uma escolha que depois obrigue a muitas adaptações ou me complique logísticas (a tal cena da sensação esperada de usar um brinquedo para ir ao pão ou à farmácia ao invés do habitual uso do carro)

A hipótese que até agora tenho pensado mais da Tricity nem sequer é pela estética ou por pensar ser mais divertida. É mesmo porque do que li por aqui e do que vi em alguns vídeos de test ride, a malta gaba muito a segurança da roda extra e do ABS. E como realmente não tenho experiência nenhuma de motas, parece-me que possa realmente ajudar a perdoar alguns erros de inexperiência. Mas vou realmente investigar as tuas sugestões!

Quanto ao cafézinho, vamos a isso! O melhor destes fóruns é mesmo a troca de ideias e conhecer malta com gostos em comum.

Obrigado e abraço

Caspius

  • Visitante
Re: Desassossego de duas rodas
« Responder #8 em: 21 de Agosto de 2020, 10:37 »
... e para além do jeito para saberes viver....para seres feliz e para fazeres bebes.... ainda tens um jeitão para a escrita..,.,,
Avança com a mota.... diverte-te... e se fosse a ti, escrevia um livro..... só para ver o que dá.....  ;-)

Enviado do meu P022 através do Tapatalk

Ahahahah

Obrigado pelo elogio e pelo encorajamento! Confesso que uma das minhas viagens fantasia é mesmo fazer uma travessia qualquer de mota. O que não é fácil se nem sequer sabes andar de mota  _lol_ De carro e de barco já fiz uns passeios (com algumas histórias que até valiam umas páginas entre amigos) mas realmente as motas têm uma aura especial. Quem sabe se um dia  _pensador_

Caspius

  • Visitante
Re: Desassossego de duas rodas
« Responder #9 em: 21 de Agosto de 2020, 10:41 »
Companheiro

Foi com enorme prazer que li esta sua narrativa, parabéns pela forma escrita como expõe as situações.
Permita-me concluir que, a situação de "apeado" no seu perfil, não vai durar muito tempo, o bichinho já roí.
Seja qual for aquela sobre que recair a sua atenção e escolha, que ela lhe venha a proporcionar muitos e bons kms.
Um abraço


Muito obrigado Paulo, é verdade que o bichinho já rói :))

É daquelas coisas em que nos perguntamos "porque raio não tentaste já isto antes?" "Agora com bebés e falta de tempo e espaço é que te queres meter nisto??"

Acho que me vou arrepender se desta vez não avançar mesmo...


Caspius

  • Visitante
Re: Desassossego de duas rodas
« Responder #10 em: 21 de Agosto de 2020, 10:55 »
Olá, bem vindo ao fórum.
Recomendo o psicólogo, fica mais barato e os efeitos podem ser mais duradouros, sem risco de operações stop
Continuando a fazer de advogado do diabo, com crianças (muito) pequenas é difícil dar grandes passeios sem consciência culpada além que mais tarde ou mais cedo isso paga-se caro (ela não perdoa o "abandono"e nesta fase são particularmente sensíveis) e o efeito psicológico de andar de mota não produz efeitos por "ir a farmácia"
Para pequenas  viagens substituir a bicicleta por mota não é boa ideia, perde-se a contribuição para a saúde e aumenta-se o risco. Crianças dessa idade não podem ter o pai acidentado .
Concluindo, é mesmo crise de meia idade por ver a liberdade fugir com a responsabilidade nas próximas décadas, tipo "ou agora ou nunca"
Agora a ideia pode não ser má com outras razões, tomar contacto com uma mota para quando as criação puderem ficar com a ama (avó?) darem passeios recompensadores. Aí precisa de negociação com a cara metade e talvez seja cedo.
Bom, já fiz o meu papel de estragar tudo, se quiseres começar mesmo então tens aqui muito para te entreter

eheheheh um realista  ;D

Muito obrigado Moto2cool, é sempre preciso um advogado do diabo para manter todos os outros honestos!

O mais estranho é que quando falei com a Maria, ela até encorajou, que também gostava de experimentar. Sinceramente pensei logo que era demasiado bom para ser verdade  _lol_

A única questão que levantou foi: "Vê lá se depois ainda consigo carregar os carrinhos dos miúdos no meu carro". O que é realmente um probleminha, pois só temos um lugar de garagem que fica para ela, pela logística dos miúdos. Neste caso a mota teria de ficar guardada por trás do carro dela, o que tem de ser bem medido para garantir que ela pode fazer a vida dela sem problemas.



Caspius

  • Visitante
Re: Desassossego de duas rodas
« Responder #11 em: 21 de Agosto de 2020, 10:58 »
Viva companheiro, bem vindo
Como também me deu um gozo danado ler este teu relato, venho juntar às opções que o companheiro emanuelp aqui te deixou, uma outra que na "edição especial" tem uma cor que não te irá passar despercebida, a Kawasaki J125.
Boa sorte na escolha.
 _convivio_

Muito obrigado Rufido

Ui, já fui ver e essa edição especial... _pol_

Vou investigar preços e afins!

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5304
  • Localidade: sintra
Re: Desassossego de duas rodas
« Responder #12 em: 21 de Agosto de 2020, 11:06 »
Boas companheiro antes de mais bem vindo a este mundo das duas rodas e ás scooters em particular , engraçada a forma como escreves  _lol_ _lol_ _lol_.
Falando agora da montada , penso que o Emanuel já colocou as principais propostas e o Rufido completou com a Kawasaki que se comprares Kymco é o mesmo motor , eu tenho uma Cruisym e não poderia estar mais satisfeito , o meu conselho é de que testes todos os modelos e isso por si sò quase que te vai fazer decidir  automaticamente .
Alguma coisa que precises estamos aqui... _convivio_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Caspius

  • Visitante
Re: Desassossego de duas rodas
« Responder #13 em: 21 de Agosto de 2020, 11:08 »
Bom dia companheiro.
Dá gosto ler este teu texto. Tens imenso jeito para a escrita, para além de teres um excelente gosto para o clube!!!!!!!!!!!!
Já deram aí sugestões bem interessantes. Eu tive uma PCX e se algum dia voltasse a comprar uma scooter é a escolhida novamente. Faz um test drive e a que te divertir mais a conduzir compra.
Boas curvas!!!!!! _scp_ _scp_ _scp_ _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

Muito obrigado companheiro!

A PCX realmente será sempre uma opção (pelo que li das vossas opiniões pelo fórum), pelo preço, pela economia, performance, fiabilidade mas também porque é bem compacta para a poder guardar dentro das limitações.

Acho que este fim de semana vou agarrar uma e-cooltra ou tentar alugar uma scooter um dia para ver se me amanho o suficiente para pensar em testar algumas dos stands  ;)

quanto ao nosso  _scp_, é amor incondicional para todo o sempre!! _scp_ _scp_

Caspius

  • Visitante
Re: Desassossego de duas rodas
« Responder #14 em: 21 de Agosto de 2020, 11:15 »
Boas companheiro antes de mais bem vindo a este mundo das duas rodas e ás scooters em particular , engraçada a forma como escreves  _lol_ _lol_ _lol_.
Falando agora da montada , penso que o Emanuel já colocou as principais propostas e o Rufido completou com a Kawasaki que se comprares Kymco é o mesmo motor , eu tenho uma Cruisym e não poderia estar mais satisfeito , o meu conselho é de que testes todos os modelos e isso por si sò quase que te vai fazer decidir  automaticamente .
Alguma coisa que precises estamos aqui... _convivio_

Muito obrigado davidsantos!

Vou tentar testar o meu equilíbrio este fim de semana e se vir que não há razões para alarme vou atacar uns stands a seguir! scooter_

Offline HJRD

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2019
  • Mensagens: 163
  • Localidade: Évora
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Desassossego de duas rodas
« Responder #15 em: 21 de Agosto de 2020, 11:42 »
Viva, companheiro! Tal como tu, a proximidade aos 40 anos, e o nascimento do segundo rebento, despertaram em mim, a necessidade de aquisição de um meio de locomoção, de duas rodas, que me permitisse manter a sanidade mental, e ao mesmo tempo, deslocar-me por todo o lado, sem me preocupar com a dificuldade em estacionar, na cidade.
A diferença entre nós, é que eu já tinha alguma experiência com este tipo de veículos, tendo já sido proprietário de coisas tão díspares, como uma Ducati Monster, ou uma Honda Today (que era o que tinha atualmente)...
A minha escolha recaiu sobre a NMax 125. Bonita, ligeira, e suficiente para as minhas pretensões. Um ano depois, não podia estar mais satisfeito. É leve e ágil qb, consome em linha com o que faço com o punho direito, e o ABS dão aquela segurança adicional, e confiança que preciso, quando o S. Pedro nos surpreende. Para além disso, tem espaço suficiente para guardar capacete e luvas debaixo do banco! Não podia querer mais.
E porque não passas aí num ou dois stands locais, para ver os modelos ao vivo, e talvez até mesmo fazer um test ride? É que podemos teorizar eternamente sobre isto, mas não há nada que se compare às sensações que teremos, quando experimentamos a coisa ao vivo...
Abraço, e boa escolha!
"No fear, no pain, nobody left to blame
I'll try alone make destiny my own..."

Caspius

  • Visitante
Re: Desassossego de duas rodas
« Responder #16 em: 21 de Agosto de 2020, 12:30 »
Viva, companheiro! Tal como tu, a proximidade aos 40 anos, e o nascimento do segundo rebento, despertaram em mim, a necessidade de aquisição de um meio de locomoção, de duas rodas, que me permitisse manter a sanidade mental, e ao mesmo tempo, deslocar-me por todo o lado, sem me preocupar com a dificuldade em estacionar, na cidade.
A diferença entre nós, é que eu já tinha alguma experiência com este tipo de veículos, tendo já sido proprietário de coisas tão díspares, como uma Ducati Monster, ou uma Honda Today (que era o que tinha atualmente)...
A minha escolha recaiu sobre a NMax 125. Bonita, ligeira, e suficiente para as minhas pretensões. Um ano depois, não podia estar mais satisfeito. É leve e ágil qb, consome em linha com o que faço com o punho direito, e o ABS dão aquela segurança adicional, e confiança que preciso, quando o S. Pedro nos surpreende. Para além disso, tem espaço suficiente para guardar capacete e luvas debaixo do banco! Não podia querer mais.
E porque não passas aí num ou dois stands locais, para ver os modelos ao vivo, e talvez até mesmo fazer um test ride? É que podemos teorizar eternamente sobre isto, mas não há nada que se compare às sensações que teremos, quando experimentamos a coisa ao vivo...
Abraço, e boa escolha!

Viva!

Liberdade deve ser o factor chave...Um gajo realmente nunca está bem eheheh

vou fazer isso mesmo, primeiro alugar algo para ver se consigo a seguir fazer um test ride.

Obrigado e abraço


Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Desassossego de duas rodas
« Responder #17 em: 21 de Agosto de 2020, 13:06 »
Boas!
Caspius, sê bem-vindo. Começo por saudar a forma como colocaste a tua questão.
Depois, saudar as palavras avisadas do companheiro moto2cool - sublinho o "avisadas" porque a tentação normal é ser-se afectado pelo entusiasmo (todos já provámos disso) e esquecer-se tudo o resto, e começar logo a propor coisas para conduzir.
"Tenho de começar esta aventura num patamar de razoabilidade face às minhas limitações", disseste. Bem pensado.
Estás com a ideia numa de três rodas, esse tipo de scooters é popular entre muita gente como primeira, e única, opção fora dos carros, até há quem tenha deixado as duas e se decidisse pelas três rodas. Há companheiros que enaltecem a sensação de mais segurança no encarar das travagens e a vantagem da roda-extra - nas vias com carris dos eléctricos, por exemplo. Tem "senãos", para te desviares dos buracos é coisa mais complexa ("pões" o buraco entre as rodas da frente, passas, e acertas-lhe com a detrás...), safar-se disso é algo que se aprende com prática, dizem. Poderás encontrar aqui no fórum as impressões de outros companheiros sobre as características e tipo de condução.
Só se experiencia experimentado.

Antes, não te esqueças: precisas de escolher um capacete e luvas (acredita, são sempre as mãos que vão primeiro ao chão) e um blusão que te dê uma protecção nos cotovelos, ombros  e zona lombar - não precisas de  marcas do "Moto GP", há casas que vendem estes itens por preços comedidos.
Nunca te sentes sobre uma mota/scooter a pensar andar nela sem estares devidamente vestido para a ocasião. Isto é válido para qualquer quantidade de rodas.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2020, 14:44 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline bombeirito1

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2014
  • Mensagens: 216
  • Localidade: Guarda
  • Boas curvas, sempre a trinta e a travar!!!!!!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Rebel SE 500
Re: Desassossego de duas rodas
« Responder #18 em: 21 de Agosto de 2020, 14:34 »
É sem duvida uma excelente scooter.
Fiz vários passeios com o grupo motard a que pertenço e nunca me deixou ficar mal, além do uso diário na Primavera/Verão e um pouco de Outono que aqui na Guarda o Inverno não é fácil.
Espaço para guardar o capacete e mais umas coisas, económica e fácil de conduzir.
Nada como dares uma volta!!!!
Quanto ao nosso clube espero que possamos festejar um campeonato num futuro próximo.
Abraço


Muito obrigado companheiro!

A PCX realmente será sempre uma opção (pelo que li das vossas opiniões pelo fórum), pelo preço, pela economia, performance, fiabilidade mas também porque é bem compacta para a poder guardar dentro das limitações.

Acho que este fim de semana vou agarrar uma e-cooltra ou tentar alugar uma scooter um dia para ver se me amanho o suficiente para pensar em testar algumas dos stands  ;)

quanto ao nosso  _scp_, é amor incondicional para todo o sempre!! _scp_ _scp_
Pedro

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Desassossego de duas rodas
« Responder #19 em: 22 de Agosto de 2020, 08:01 »
E continua a luta entre o "coração" e a "razão", quem ganhará desta vez?
No meu caso, o coração acaba sempre por ganhar ainda que, por vezes, com alguma razoabilidade ou com algum distanciamento temporal, veremos no seu caso  _Rolley_

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5304
  • Localidade: sintra
Re: Desassossego de duas rodas
« Responder #20 em: 22 de Agosto de 2020, 12:03 »
Uma ecoltra para umas primeiras voltas é boa ideia.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Caspius

  • Visitante
Re: Desassossego de duas rodas
« Responder #21 em: 24 de Agosto de 2020, 14:43 »
Boas!
Caspius, sê bem-vindo. Começo por saudar a forma como colocaste a tua questão.
Depois, saudar as palavras avisadas do companheiro moto2cool - sublinho o "avisadas" porque a tentação normal é ser-se afectado pelo entusiasmo (todos já provámos disso) e esquecer-se tudo o resto, e começar logo a propor coisas para conduzir.
"Tenho de começar esta aventura num patamar de razoabilidade face às minhas limitações", disseste. Bem pensado.
Estás com a ideia numa de três rodas, esse tipo de scooters é popular entre muita gente como primeira, e única, opção fora dos carros, até há quem tenha deixado as duas e se decidisse pelas três rodas. Há companheiros que enaltecem a sensação de mais segurança no encarar das travagens e a vantagem da roda-extra - nas vias com carris dos eléctricos, por exemplo. Tem "senãos", para te desviares dos buracos é coisa mais complexa ("pões" o buraco entre as rodas da frente, passas, e acertas-lhe com a detrás...), safar-se disso é algo que se aprende com prática, dizem. Poderás encontrar aqui no fórum as impressões de outros companheiros sobre as características e tipo de condução.
Só se experiencia experimentado.

Antes, não te esqueças: precisas de escolher um capacete e luvas (acredita, são sempre as mãos que vão primeiro ao chão) e um blusão que te dê uma protecção nos cotovelos, ombros  e zona lombar - não precisas de  marcas do "Moto GP", há casas que vendem estes itens por preços comedidos.
Nunca te sentes sobre uma mota/scooter a pensar andar nela sem estares devidamente vestido para a ocasião. Isto é válido para qualquer quantidade de rodas.

Pois é, está a ser uma luta entre a razão e a emoção.

A emoção puxa imenso por "bora lá mazé escolher uma que queres é ir arejar! Para quê complicar? Não estás propriamente a comprar casa!", já a razão é mais do tipo "tens certeza que passa por onde a queres guardar? É que se não couber lá, vai ser um problema!" ou "olha que o melhor é esperares uns meses que os miúdos estejam mais autónomos e já consigas desfrutar como deve ser..."

Já ando à procura de bons sítios para comprar o material de segurança, de preferência com lojas físicas.

Citar
Se fores alugar uma eCooltra diz-me alguma coisa primeiro.


Abraço.

Lá tive um "reality check" dado pelos miúdos...rigorosamente zero tempo livre no fim de semana durante o dia. Quando pensamos que temos um plano e vai dar para fazer... _policia_

Mas obrigado pela sugestão emanuelp, era uma óptima ideia, a ver se consigo nos próximos dias! Abraço

Citar
E continua a luta entre o "coração" e a "razão", quem ganhará desta vez?
No meu caso, o coração acaba sempre por ganhar ainda que, por vezes, com alguma razoabilidade ou com algum distanciamento temporal, veremos no seu caso  _Rolley_

Nem mais, a luta está bem forte neste momento!  :-?
[/quote]

« Última modificação: 28 de Agosto de 2020, 14:04 por Caspius »

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1791
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Desassossego de duas rodas
« Responder #22 em: 27 de Agosto de 2020, 12:40 »
Este tópico foi objecto de intervenção por parte da moderação. Nesse âmbito e como resultado, foram apagadas algumas mensagens que não se continham dentro do espírito ou matéria debatida no tópico e/ou consubstanciavam violação de vários pontos do termo de aceitação de registo.

Agradeço aos membros que participam neste e noutros tópicos que se mantenham concentrados no objecto (finalidade) do mesmo e cuidem de cumprir as regras do CPM, no sentido de não desvirtuar o tópico e o objecto deste “nosso” grande fórum.

Muito obrigado.
Rui

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Desassossego de duas rodas
« Responder #23 em: 27 de Agosto de 2020, 15:51 »
Companheiro, penso que a maioria dos membros do CPM passou por esse ciclo. Talvez possas rever-te, um pouco na minha experiência. Também tinha(e tenho dois rebentos) e, quando elas cresceram mais um bocadinho, fui desafiado pela cara metade a experimentar uma scooter. Como no ano de 2013 ( e parece que veio para ficar) a scooter na moda era a PCX, fui fazer o curso da Honda ao Kartódromo  de Palmela…. _lool_

Foi o início de uma grande aventura….. scooter_

Comecei pela PCX, que tinha experimentado em Palmela. Depois com alguns passeios com o pessoal do CPM achei que começava a ficar pequena para tantos Kms. E assim veio uma Xmax 125....

Bela máquina…. vieram mais passeios com mais kms com pendura e alforges….claro que começou a ficar curto….

O meu espírito vagueava pelo vídeos dos youtube sobre lugares mágicos para os amantes de duas rodas…. Picos da Europa, Ronda, Cabo Finisterra, N2, Pirinéus, Passo de Stelvio, Cabo Norte, etc.…

Como os rebentos já estavam crescidos, e a pendura teimava em acompanhar-me, tirei a carta  e comprei uma scooter pelo preço de um carro….

A partir daí  tentei fazer alguns daqueles lugares mágicos que referi….. _lool_

Uns fiz, outros estão na agenda e alguns (poucos) nunca vou conseguir fazer….

O tempo passou, hoje tenho duas scooters, a minha filha mais velha já me acompanha numa 125 (brevemente vai tirar a carta A2) e à beira dos 60 anos, continuo a sonhar com passeios por lugares mágicos….

O meu conselho, compara uma barata e prática e, daqui a uns anos, logo vês se gostas do espirito de andar de moto….cuidado isso é viciante e nunca queres parar….. o céu é o limite….. _pol_
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline Élio

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2019
  • Mensagens: 783
  • Localidade: Chamusca
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: V-Strom DL 650 XT
Re: Desassossego de duas rodas
« Responder #24 em: 27 de Agosto de 2020, 15:54 »
Companheiro, penso que a maioria dos membros do CPM passou por esse ciclo. Talvez possas rever-te, um pouco na minha experiência. Também tinha(e tenho dois rebentos) e, quando elas cresceram mais um bocadinho, fui desafiado pela cara metade a experimentar uma scooter. Como no ano de 2013 ( e parece que veio para ficar) a scooter na moda era a PCX, fui fazer o curso da Honda ao Kartódromo  de Palmela…. _lool_

Foi o início de uma grande aventura….. scooter_

Comecei pela PCX, que tinha experimentado em Palmela. Depois com alguns passeios com o pessoal do CPM achei que começava a ficar pequena para tantos Kms. E assim veio uma Xmax 125....

Bela máquina…. vieram mais passeios com mais kms com pendura e alforges….claro que começou a ficar curto….

O meu espírito vagueava pelo vídeos dos youtube sobre lugares mágicos para os amantes de duas rodas…. Picos da Europa, Ronda, Cabo Finisterra, N2, Pirinéus, Passo de Stelvio, Cabo Norte, etc.…

Como os rebentos já estavam crescidos, e a pendura teimava em acompanhar-me, tirei a carta  e comprei uma scooter pelo preço de um carro….

A partir daí  tentei fazer alguns daqueles lugares mágicos que referi….. _lool_

Uns fiz, outros estão na agenda e alguns (poucos) nunca vou conseguir fazer….

O tempo passou, hoje tenho duas scooters, a minha filha mais velha já me acompanha numa 125 (brevemente vai tirar a carta A2) e à beira dos 60 anos, continuo a sonhar com passeios por lugares mágicos….

O meu conselho, compara uma barata e prática e, daqui a uns anos, logo vês se gostas do espirito de andar de moto….cuidado isso é viciante e nunca queres parar….. o céu é o limite….. _pol_

E eu tive o prazer de te acompanhar nalguns desses teus sonhos. Nunca imaginei que ia fazer estas curvas. e tal como tu fui trocando. Sempre a evoluir.
Ahhh e velhos são os trapos.


O limite é apenas uma fronteira criada pela sua própria mente.