Autor Tópico: "Engatar" a velocidade elevada?  (Lida 12214 vezes)

dcaldinhas

  • Visitante
"Engatar" a velocidade elevada?
« em: 12 de Outubro de 2010, 17:27 »
Visto ser a minha primeira mota com transmissão por variação contínua, gostava que me explicassem uma coisa:

- Visto que as scooters só "engatam" quando se atinge uma certa rotação, imaginem que vamos numa descida e por algum motivo a sccoter abranda de tal modo que desengata. Depois deixamos ir ao ralenti até atingir uma velocidade considerável. Entretanto ela vai em "ponto morto" e queremos engatar. Aceleramos. O que acontce?

Tito77

  • Visitante
Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #1 em: 12 de Outubro de 2010, 17:34 »
Na minha, nota-se perfeitamente a engatar, dá um pequeno solvanco, mas nada que prejudique a condução.

Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #2 em: 12 de Outubro de 2010, 17:34 »
 _pensador_ _pensador_ _pensador_   Estranho algum  dos companheiros conseguiu colocar a moto em ponto morto? lol
 


A minha se eu deixar de desacelerar ela simplesmente vai reduzindo de velocidade até parar.. nada de pontos mortos .....


Serei só eu ?
vou ali ja volto

dcaldinhas

  • Visitante
Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #3 em: 12 de Outubro de 2010, 17:38 »
_pensador_ _pensador_ _pensador_   Estranho algum  dos companheiros conseguiu colocar a moto em ponto morto? lol
 


A minha se eu deixar de desacelerar ela simplesmente vai reduzindo de velocidade até parar.. nada de pontos mortos .....


Serei só eu ?

Ponto morto / desengatada / sem transmissão do motor para a roda traseira... como lhe queiram chamar  _careta_ _careta_

ZEV

  • Visitante
Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #4 em: 12 de Outubro de 2010, 18:50 »
A minha desengata (e depois embala) com relativa assiduidade (eu já conheço os semáforos do meu trajecto diário, e vou poupando os travões).

Mesmo a velocidades mais altas (a descer o túnel do marquês), nunca tive sensação de que ela fizesse "travão-motor" ao re-engatar, apenas um ligeiro solavanco.


No entanto, se com a tua sentires isso, a melhor forma será rodar logo bastante o punho, para que a transmissão «saiba» que queres acelerar e já esteja pronta para rodar depressa...

TOG

  • Visitante
Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #5 em: 12 de Outubro de 2010, 20:11 »
A minha também só desengata abaixo dos 20 kms/hora, até aí o motor vai reduzindo mas sempre engatada e é só acelerar.

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #6 em: 12 de Outubro de 2010, 22:18 »
A minha dá um bom solavanco, e evito sempre deixar que ela desengate  _polb_  não gosto nada  :(




Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #7 em: 12 de Outubro de 2010, 22:29 »
Eu penso que a minha desengata às 2000 rpm... não posso precisar...
Mas evito. Não gosto pois parece que estou a dar um safanão à correia.
Por sorte a Majesty trava muito bem com o motor. E consigo controlar as travagens antes dela desengatar...
« Última modificação: 12 de Outubro de 2010, 22:49 por Paulo Varela »
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


dcaldinhas

  • Visitante
Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #8 em: 12 de Outubro de 2010, 22:47 »
A minha dá um bom solavanco, e evito sempre deixar que ela desengate  _polb_  não gosto nada  :(

Ora aí está, ainda não fiz com a minha, mas foi o que pensei... _pol_
Provavelmente se o piso estiver molhado ou escorregadio a roada traseira até deve patinar.


...Não gosto pois parece que estou a dar um safanão à correia.

E deve ser isso mesmo que acontece.

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1218
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #9 em: 12 de Outubro de 2010, 22:55 »
A minha dá o mesmo safanão, nunca reparei a que velocidade ou rotação. Mas tento evitar que aconteça, quando abrando por existir uma lomba, por exemplo, nunca deixo baixar muito a rotação. Quando isso acontece transmite uma sensação de falta de aderência e insegurança, tal como nos enlatados.
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #10 em: 13 de Outubro de 2010, 00:02 »
Companheiros lamento.. :( .. informar que quem tem scooters com variador tem de se habituar a conduzir com esse "defeito", também conhecido por travão motor. A excepção é a famosa Suzuki Burgman 650 onde o condutor pode escolher o modo de transmissão.
 Não há maneira de evitar o desengatar muitas vezes quando precisamos, e somos obrigados a travar em piso onde seria aconselhável nem tocar nos travões. Já apanhei alguns sustos nos empedrados das colinas de Lisboa, o ABS tem me ajudado nesses apertos.
A velocidade/rotação a que se dá o desengate varia de scooter para scooter, com a experiência tentamos manter o engate dando aceleradelas.. _pensador_ ..mas é um sufoco se a calçada está molhada... :P ...recomendo velocidades baixas e travar com suavidade e moderação... _pensador_ ...também podem comprar uma scooter com ABS.... _rir_
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

paufer

  • Visitante
Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #11 em: 13 de Outubro de 2010, 12:56 »
Viva companheiros

Subscrevo a maioria do que foi já foi dito...acrescento que no meu caso entra em "roda livre" às 2000 RPM. Com tempo seco já experimentei (em descida ecentuada) rolar sem transmissão engrenada até aos 60 km/h. A Burgman dá sempre um "saltinho" quando engrena, mas nada exagerado.

Abraço

neves

  • Visitante
Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #12 em: 13 de Outubro de 2010, 13:20 »
Hoje também tomei atenção para ver a partir de que velocidade é que ela "engata"... 20 km/h, com o tal solavanco. Como isso não deve ser nada bom para o material, vou evitando deixá-la desengatar quando não é mesmo para parar (ex: semáforos).

Cumps e boas curvas  _convivio_

nunoc

  • Visitante
Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #13 em: 13 de Outubro de 2010, 13:47 »
Hoje estive a reparar e a minha "engata" às 2000.
Mas eu sem me dar conta disso, já me habituei a manter sempre um bocado de acelerador e a travar ao mesmo tempo, principalmente nas descidas lentas.

eucurto

  • Visitante
Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #14 em: 14 de Outubro de 2010, 09:26 »
Eu se pudesse até preferia escolher qd queria desengatar e até desligar o motor...
Não vejo qualquer problema eu andar com a mota desengatada a descer. Basta ter o cuidado de acelerar progressivamente para que o "solavanco" nem se note...
Não dispensa cuidados especiais em piso perigoso ao travar.

Joaocruz

  • Visitante
Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #15 em: 14 de Outubro de 2010, 09:56 »
Para não deixar que a moto desengate (na minha Sym GTS 125 é por volta das 3000/4000 rpm), ás vezes o que faço é manter o acelerador na mesma posição (por exemplo, para ela se manter pelas 4500/5000 rpm), mas vou travando. Assim ela vai sempre "engatada" ou não faz o "on-off" que realmente ás vezes chateia.
Não sei é se com isso estrago alguma coisa. Claro que não o faço com o motor a fundo.

Um abraço,

JPC

miguel de obidos

  • Visitante
Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #16 em: 14 de Outubro de 2010, 15:49 »
Nunca dei pela minha a fazer nada disso.... se o faz não se nota nada.  _Rolley_

nunoc

  • Visitante
Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #17 em: 14 de Outubro de 2010, 15:50 »
Desculpem lá… a correia engata ou agarra?
 _Rolley_ _Rolley_

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #18 em: 09 de Dezembro de 2017, 13:43 »
Pode acontecer,dá um esticão daqueles e pouca saúde a embraiagem,mas as vezes acontece... _Rolley_
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline blen

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Ago 2022
  • Mensagens: 6
  • Localidade: setubal
  • Marca: sym
  • Modelo: gts 125 evo se
Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #19 em: 27 de Agosto de 2022, 11:05 »
Bom dia companheiros.

 Em 2018, quando comprei a piaggio fly, a minha primeira mota, comecei logo a pensar em maneiras de poupar gasolina e realmente verifiquei  dá para andar em descidas com a mota desengatada.

Assim que contei ao meu mecânico que tinha descoberto a pólvora,  ele foi junto a um molho de peças velhas e mostrou-me uma peça toda torcida proveniente da scooter de um outro descobridor, que descobriu à força que não se faz isso nas automáticas _lol_ _lol_ _lol_

Se a engatarmos ainda com ela a andar a 10 ou 20 km/h, só sentimos um esticão na mota, mas se ela for a deslizar mais soltinha, sentimos dois: um na mota e outro no bolso _reg_ _lol_ _lol_ _lol_

Abraço a tod@s!!

Offline Elizeu

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2021
  • Mensagens: 52
  • Localidade: Jundiaí - São Paulo - Brasil
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XMAX 250
Re: "Engatar" a velocidade elevada?
« Responder #20 em: 30 de Agosto de 2022, 23:17 »
Na minha XMAX 250 só percebo o desligamento do cvt quase na imobilidade, quando estou  parando. Fora esse caso, jamais notei o desligamento. Como os scooters usam uma embreagem centrífuga, entendo que o ideal é a expansão progressiva com o aumento das rotações, evitando trancos.