Autor Tópico: O que é a alteração da ECU  (Lida 2192 vezes)

Offline moto2cool

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O que é a alteração da ECU
« em: 02 de Agosto de 2020, 11:15 »
Esta notícia é extensa por isso não está toda aqui. A tradução é automática por isso aviso já que alguns termos poderão ficar mal traduzidos
Para ler em inglês é ir ao site original ( eu coloco sempre os links no fim)


Como funciona o ajuste de moto?

A ECU - Unidade de Controle Eletrônico - é o 'cérebro' eletrônico de uma mota. Assim como o cérebro humano faz por nós, a ECU da mota usa uma série de sensores para monitorar constantemente o status de três coisas:

O motor: Coisas como temperatura da água, velocidade da came, velocidade da manivela, pressão do coletor, níveis de O2 no escapamento, etc.

O mundo exterior: como temperatura ambiente e informações inerciais dos sistemas de controle de tração da mota

The rider’s input: Throttle, brake and gear position

Ele faz isso para garantir que a moto funcione da maneira que o motociclista deseja - dentro de seus parâmetros de design - emitindo instruções para o hardware relevante, como sistemas de injeção de combustível e tempo de ignição. Basicamente, a ECU controla o mecanismo - é por isso que é chamado de 'gerenciamento de mecanismo'.

A ECU decide quais instruções fornecer ao mecanismo, comparando os vários dados de entrada com um conjunto de tabelas pré-programadas, ou 'mapas', repletos de números - como uma planilha - e escolhendo os valores desses mapas para obter o resultado desejado. . Esses números, ou mapas, são pré-instalados na fábrica e são o que o fabricante da mota decidiu ser o melhor (ou mais barato, ou mais fácil, ou uma combinação dos três) para você, seu passeio, sua bicicleta e sua parte inferior. linha e passando por vários testes ambientais.

Tudo isso parece bastante direto - a ECU mede o que está acontecendo e o que o motociclista deseja, procura e aciona os comandos para que isso aconteça. Claramente, tudo isso acontece centenas de vezes por segundo.

Mas as instruções da ECU são tão boas quanto as informações obtidas de seus sensores e também possuem os números corretos nas tabelas. E é aí que começam os problemas com mapas e sensores padrão ... porque o que queremos como pilotos nem sempre é o que o fabricante realmente nos fornece.



O que é um remapeamento e o que é um módulo?

São dois métodos diferentes, tentando alcançar a mesma coisa - ou seja, adaptando o comportamento da ECU para nos adequar.

O re-mapeamento está desbloqueando o software pré-programado dentro da ECU, acessando os vários mapas e alterando os valores numéricos para alterar as instruções que a ECU envia (também pode desligar vários limitadores e alterar outros parâmetros e informar à ECU que não entre em pânico e mostre um código de falha se detectar algo fora da especificação).

Um módulo adota uma abordagem diferente - ele fica ao lado da ECU e seqüestra os sinais das entradas do sensor na ECU, os sinais de saída da ECU para o motor ou ambos, e os modifica para fornecer as instruções que queremos dar. Ele também deve "informar" a ECU que não há nada errado para impedir que ele mostre um código de falha.

Uma maneira fácil de pensar é: remapear é como ter um idioma estrangeiro baixado para o seu cérebro, para que você possa falar fluentemente, enquanto um módulo é como passear com um tradutor.

Como sei que preciso de um remapeamento ou de um módulo?

Duas razões principais: primeiro, você recebe críticas de sua bicicleta; a maneira como o mecanismo se sente ou como responde às suas entradas. Geralmente é uma crítica à resposta do acelerador; Uma queixa comum é: "Meu acelerador é rouco e / ou irregular, e me faz sentir que não consigo andar direito".

Esse problema é comum a muitas motos novas e geralmente é mais perceptível quando você realmente deseja um controle fino do acelerador; em baixas rotações, baixa velocidade e pequenas aberturas do acelerador, como usar mini-rotatórias ou andar na cidade no molhado. Pode ser um sentimento sutil, mas geralmente parece que pode ser quebrado assim: você quer um pouco de acelerador, abra-o levemente, nada acontece, então você o abre um pouco mais e o motor responde de repente com um aumento. Ou, às vezes, pode parecer que o motor está com uma capacidade de resposta excessiva e é difícil "suavizar" o acelerador sem um arranque repentino.

Todas essas são boas razões para um remapeamento ou módulo.

A segunda razão pela qual você deseja obter um remapeamento ou ajuste de um módulo é porque você modificou o sistema de admissão e escape da bicicleta com um escape de pós-venda e um filtro ou mod de caixa de ar. Normalmente, isso busca ganhos de desempenho, embora atualmente se trate de melhorar os cosméticos e reduzir o peso.

De qualquer forma, como você alterou a exaustão e / ou a entrada de ar em sua bicicleta, o combustível pode precisar ser otimizado para corresponder às novas condições de fluxo de gás que não são de fábrica - isso otimizará o desempenho e a forma da potência e curvas de torque e evite qualquer risco de danos ao motor.

A última razão pela qual as motos modernas têm aceleradores exigentes é a mais louca. Difícil de acreditar em uma mota nova, mas algumas delas simplesmente não são muito boas; o fabricante não gastou tempo suficiente (ou dinheiro, ou ambos) desenvolvendo o mapeamento e / ou fornecendo fidelidade ou sofisticação suficiente para rastrear as demandas minúsculas da posição do acelerador de um piloto. Ou os engenheiros simplesmente colocam números nos mapas que fazem a mota passar por um teste de emissões, mas, francamente, deixam bastante desagradável de pilotar.

É por isso que algumas motas podem ter um controle de aceleração exigente em sua primeira iteração e, quando a segunda geração sai, o controle de aceleração é muito melhor - o fabricante literalmente tinha mais tempo e recursos para melhorá-la.

O arranque do acelerador varia de fabricante para fabricante. Por exemplo, o mapeamento do acelerador da KTM e da Yamaha tende a ser bruto, enquanto o mapeamento do acelerador da BMW e da Ducati é mais detalhado e, consequentemente, muito melhor.
 
Qual é o melhor, um remapeamento ou um módulo?

Depende de quem você pergunta; remapeamentos - geralmente sintonizadores de motores com seu próprio dinamômetro e que se educaram nos meandros da programação moderna da ECU - dirão que o remapeamento é a única maneira de obter totalmente o controle de uma ECU e dobrá-la à sua vontade. Eles também dizem que podem alterar partes da ECU que os módulos não podem - por exemplo, nenhum módulo pode acessar o mapa de aceleração da ECU, o que, segundo os remapistas, é vital para o controle suave da aceleração em algumas motos (por exemplo, o MT-10 da Yamaha e vários KTMs). )

Enquanto isso, os varejistas de módulos dirão que visitar uma loja de tuning a centenas de quilômetros de distância e pedir a alguém para fazer uma cirurgia no cérebro em sua mota é desnecessário e também está se tornando cada vez mais difícil à medida que os fabricantes reforçam a segurança das ECUs padrão. Em vez disso, tudo o que você precisa fazer é instalar uma de suas caixas plug-and-play no conforto da sua casa para obter o mesmo resultado.

Ambas as abordagens têm clientes satisfeitos, embora mesmo os fabricantes de módulos digam que, para obter os melhores resultados, seu kit deve ser configurado por um engenheiro de dinamismo profissional e respeitável.

Quais são os prós e os contras de um remapeamento?

Os prós e contras de cada abordagem são diretos; o que importa é:

Quanto custa?

Quão conveniente é isso?

Quão reversível é?

Quão eficaz é?

O custo de um remapeamento varia com a complexidade da mota. As motas européias têm uma porta de diagnóstico que pode ser acessada e os mapas da ECU extraídos e carregados. É como uma porta da frente. As ECUs japonesas são fechadas - há uma porta de diagnóstico, mas você não pode usá-la para obter mapas dentro ou fora da ECU. Em vez disso, a ECU precisa ser removida fisicamente (o que não é difícil; geralmente é acessível) e os pinos sobressalentes na ECU acessados ​​para entrar.

Mas, em geral, o remapeamento do acesso está ficando cada vez mais difícil. Há dez anos, as ECUs eram muito mais básicas, o código era mais simples e o remapeamento era direto. Muitos sintonizadores e remapers poderiam entrar e mudar eles mesmos com um pouco de experiência, sem a necessidade de quebra de código.

Hoje, as ECUs são tão complexas que os remapeadores precisam usar software de terceiros para obter acesso - e mesmo assim isso não é suficiente. O V4 Panigale da Ducati demorou muito tempo para ter seu ECU criptografado quebrado - ele não será aberto sem um código de chave. Um desenvolvedor de software contornou o assunto e estava prestes a lançar o software quando a Ducati descobriu e mudou o código da chave. Assim, qualquer pessoa que leve seu Pangiale remapeado (caro) para um serviço encontrará, quando sair, a ECU foi atualizada, limpa, redefinida para a fábrica e um novo código-chave instalado. No momento, nenhum outro fabricante faz isso. Mas eles certamente poderiam se quisessem.

Um remapeamento básico e comum de uma mota notoriamente atrevida - como, por exemplo, o MT-10 da Yamaha - é um trabalho de entrada e saída que leva de três a quatro horas (por um remador experiente) e custa cerca de £ 420. Algumas motos, como os grandes gêmeos modernos da Ducati V, são mais complexas e demoradas (possuem mapas individuais para cada cilindro) e o trabalho estará mais próximo de seis horas e custará mais de 500 libras. Um bom remapeador também incluirá um teste no trabalho, para verificar seu trabalho.

Um remapeamento é reversível, mas lembre-se de que você precisará voltar ao local em que o trabalho foi feito - além de precisar viajar até lá e esperar em primeiro lugar. Bons remapeadores não estão em todas as cidades; portanto, você pode andar centenas de quilômetros.

O senso comum diria que, se sua mota estiver na lista de máquinas populares com problemas óbvios de aceleração e controle, um remapeamento oferece uma solução mais abrangente e fundamental que um módulo, mas pode ser menos conveniente.

Quais as vantagens e desvantagens dos módulos?

Um módulo como uma Rapid Bike ou Power Commander pode ser encomendado na Internet e entregue pré-programado à sua porta. A maioria dos módulos é plug-and-play - eles se encaixam no chicote existente da mota e não é necessário cortar ou unir fios -, mas a simplicidade da instalação varia dependendo da complexidade do módulo.

Os módulos básicos de nível básico são simples de conectar à mota e se conectam apenas a alguns sensores, mas os módulos mais potentes do estilo de corrida exigem conexão com mais sensores e conexões e podem levar um bom desmantelamento da carroceria. Mas, em teoria, você pode fazer tudo em casa com ferramentas e conhecimentos técnicos limitados.

Mas esteja avisado - você precisará ler e seguir um manual de instruções que, como quem já esteve na Ikea sabe, é mais difícil do que parece. Todos os módulos são completamente reversíveis e vêm pré-programados com os mapas recomendados. No entanto, é possível fazer o download do software que permite a programação do módulo em casa; isso nem sempre é recomendado, pois abre o potencial de não apenas tornar a mota desagradável de andar, mas também de danificá-la.

Os módulos plug-in começam em torno de £ 150 para uma unidade básica projetada para bicicletas de menor capacidade, entre £ 375 a £ 440 para um módulo com uma lista mais abrangente de controles, até mais de £ 500 para um módulo no estilo de corrida, permitindo o controle sobre mapeamento de ignição, bem como mapas de abastecimento.

As empresas que vendem módulos muitas vezes também vendem muitos outros itens elétricos integrados: mudanças rápidas, traços de corrida, aplicativos móveis Bluetooth e muito mais.

 

Um remapeamento ou módulo gera mais potência e / ou torque?

A maioria dos remapeamentos - pelo menos os honestos - admitirá que, por si só, não produzirá ganhos significativos de potência ou torque, porque esse não é o ponto; trata-se de otimizar o abastecimento para corresponder a uma mudança na exaustão e na admissão e / ou tornar o acelerador mais agradável de usar. Assim, a capacidade de condução da moto é melhorada mais do que sua potência e torque. No entanto, a maioria das motas mostra uma ligeira melhora; alguns mais que outros, mas nem sempre.

Os varejistas de módulos, por outro lado, às vezes desejam sugerir que suas soluções geram ganhos significativos de potência e torque. Cada mota é diferente e diz-se que algumas respondem melhor que outras. Em nossa experiência com motos modernas, apenas o ajuste mecânico gera melhorias 'significativas' de potência e torque; o ajuste de combustível e escape tende a ser mais sutil.

Um remapeamento da ECU ou um módulo de combustível proporcionam uma economia de combustível melhor / pior?

Isso varia de mota para mota, mas nunca é uma diferença enorme. A realidade é que a maioria dos pilotos não se incomoda e as mudanças são tão pequenas que seria difícil perceber de um tanque para outro. Alguns motociclistas dizem que estão usando mais combustível, mas na maioria das vezes é porque eles fizeram um remapeamento ou montaram um módulo e tendem a usar o motor um pouco mais difícil do que o normal para se divertir.

Como será minha mota modificada?

Varia. Algumas motos são tão exigentes ou grosseiras de pilotar, a diferença será imediata e em alguns segundos você dirá que é melhor - mais suave e mais vivo. Em algumas motas, a melhoria será mais sutil, e pode levar uma mini rotatória ou tempo chuvoso para apreciar a melhoria na resposta do acelerador.


 
Eu ouvi histórias de remaps falsos. Como posso saber se minha mota foi realmente remapeada?

Isso é um pouco complicado, porque a maioria de nós tem tendência a querer acreditar que algo é autêntico, especialmente se alguém em uma loja de tuning com vários fios e uma tela diz isso. E ainda mais se apenas gastássemos algumas centenas de libras. Mas o fato é que os efeitos da mudança de um mapa de aceleração ou de ignição são difíceis de medir.

Mas, para comprovar que realmente fez algo, um sintonizador deve poder mostrar o número de alterações nos mapas. Um bom remapeamento deve ser um trabalho bastante complexo e um bom remapeador deve ter muito o que explicar para você. Se você não entender, continue perguntando até entender.

Algo que vale a pena lembrar é suspeitar de grandes reivindicações de ganho de potência de módulos ou remaps sem mais trabalho do motor; a maioria dos remaps de motores modernos não oferece grandes ganhos de potência; portanto, qualquer pessoa que afirme fazer isso deve ser tratada com cautela. Embora alguns fornecedores de módulos reivindiquem com satisfação ganhos, você paga seu dinheiro ...

Também vale a pena notar que alguém que afirma ser secreto ou não quer dar uma técnica única pode muito bem estar escondendo um trabalho ruim (ou nenhum trabalho) - remapear não é mágico e as chances de você decifrar um "segredo" são remoto de qualquer maneira. Alguém que tenta esconder algo geralmente tem algo a esconder, então desconfie.

Na análise final, você poderá distinguir uma diferença óbvia após um remapeamento ou montagem de um módulo, mesmo que não possa medi-lo facilmente em um dinamômetro - se você começou com uma bicicleta com um problema, deve estar 100% satisfeito, é melhor quando você monta depois. Se as diferenças são tão sutis, você fica imaginando se é melhor ou não, os alarmes devem começar a tocar.

 https://www.bennetts.co.uk/bikesocial/news-and-views/advice/bike-maintenance/ecu-reflash-remap-power-commander-rapid-bike-tuning-explained


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Re: O que é a alteração da ECU
« Responder #1 em: 02 de Agosto de 2020, 21:01 »
rais parta isto... quem serao estes tipos que usam este tipo de coisas !!???   :-X :-X :-X _lool_ _lool_ _lool_ _lol_ _lol_ _lol_



« Última modificação: 02 de Agosto de 2020, 21:30 por Sergio-fininho »

Offline davidsantos

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Re: O que é a alteração da ECU
« Responder #2 em: 02 de Agosto de 2020, 23:52 »
rais parta isto... quem serao estes tipos que usam este tipo de coisas !!???   :-X :-X :-X _lool_ _lool_ _lool_ _lol_ _lol_ _lol_






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Re: O que é a alteração da ECU
« Responder #3 em: 03 de Agosto de 2020, 07:12 »
rais parta isto... quem serao estes tipos que usam este tipo de coisas !!???   :-X :-X :-X _lool_ _lool_ _lool_ _lol_ _lol_ _lol_




Acho que tenho una coisa destas algures na pcx ..lol

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Offline davidsantos

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Re: O que é a alteração da ECU
« Responder #4 em: 03 de Agosto de 2020, 10:15 »
Acho que tenho una coisa destas algures na pcx ..lol

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Tu Sérgio?  Não acredito nem és nada de alterações  _lol_
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