Autor Tópico: Moderação dos Diários de Bordo - não esquecer.  (Lida 277 vezes)

Offline nsaraiva

• MaxiScootard Júnior
  • **
  • Localidade: Amadora
  • Amar, viver e ser feliz
  • Marca: Sym
  • Modelo: Jet14
Moderação dos Diários de Bordo - não esquecer.
« em: 28 de Julho de 2020, 16:03 »
Perdoem-me mais uma vez, mas sabem que sou fã das boas regras de moderação e do equilíbrio com a liberdade de expressão e respeito com o esforço de todos os membros.

Este tópico serve para lembrar que enquanto donos de um Diário de Bordo devemos moderar o mesmo com alguma frequência de forma a deixar a informação relevante sobre a nossa scooter ou moto especificamente.

No entanto, dado que as regras responsabilizam o autor para a moderação do mesmo, acho de toda a importância que:

- O autor possa fazer print do conteúdo para seu arquivo e memória pessoal;

- O autor decida se quer avisar os intervinientes que vai apagar ou apagou as mensagens.

- Por vezes, pode ainda aproveitar-se os conteúdos para outros tópicos - como fiz aqui: https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,8884.msg90200993.html#msg90200993

No passado, tive uma grande discussão com o marcio_s onde eu me insurgia contra a obrigatoriedade dos diários de bordo terem apenas informação sobre a mota, mas há que admitir que é um contributo que a longo prazo fica para a comunidade e que páginas de offtopic não tem interesse para quem venha de novo e queira consultar o Diário de Bordo (E acima de tudo: São as regras do fórum).

Quero aproveitar para parabenizar o companheiro Rufido (sem disprimor para os restantes administradores/moderadores) para a forma sensata como atuado no seu mandato.

Isto deve ser merecedor do respeito de todos, pelo menos do meu é sem dúvida:

Viva companheiro Paulo Renato
Neste caso agi um bocado por impulso, coisa que por norma evito.
Esta minha acção deveu-se essencialmente por se estarem a acumular posts em retaliação a um offtopic.
Tens toda a razão. Não voltará a acontecer.
Abraço

_palmas_  _palmas_  _palmas_

Independentemente disso se os comentários forem contra os estatutos o CC deve e bem moderar seja o que for no forum  _pol_

Se forem coisas xenófobas, racistas, spam, ofensivas, comerciais, concordo. O mero offtopic não concordo.

Então mas agora para moderar um tópico tem de se avisar o autor do tópico?  _pensador_
Estavam desgraçados os moderadores.
Não sei o conteúdo que foi moderado, mas se tinha de ser feito foi MUITO bem feito.  _palmas_ _palmas_
Convém ler os estatutos e as regras de cada quadro antes de comentar. O quadro dos DB tem uma regra específica.

Resumindo: No caso dos DB, e quando o motivo seja off-topic, julgo que a medida adequada é uma alerta para o autor do tópico com um prazo para moderação do mesmo.
Nuno Saraiva

Offline omcj

• Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Moderação dos Diários de Bordo - não esquecer.
« Responder #1 em: 28 de Julho de 2020, 18:36 »

Se forem coisas xenófobas, racistas, spam, ofensivas, comerciais, concordo. O mero offtopic não concordo.

Pois, só que tudo o que escreves-te e concordes ou não estão nos estatutos até mesmo o offtopic e primeiro são os estatutos e só depois vem as normas, nada pode sobrepor aos estatutos  _pol_

« Última modificação: 28 de Julho de 2020, 18:38 por omcj »

Offline nsaraiva

• MaxiScootard Júnior
  • **
« Responder #2 em: 28 de Julho de 2020, 19:08 »
Corretíssimo.

Mas é preciso bom senso a considerar as respetivas mensagens censuráveis. O conceito de off-topic nos Estatutos está dentro do capítulo de SPAM.

Tudo está bem quando funciona bem.  _pol_
Nuno Saraiva

Offline Élio

• MaxiScootard Júnior
  • **
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: V-Strom DL 650 XT
« Responder #3 em: 29 de Julho de 2020, 11:35 »
Perdoem-me mais uma vez, mas sabem que sou fã das boas regras de moderação e do equilíbrio com a liberdade de expressão e respeito com o esforço de todos os membros.

Este tópico serve para lembrar que enquanto donos de um Diário de Bordo devemos moderar o mesmo com alguma frequência de forma a deixar a informação relevante sobre a nossa scooter ou moto especificamente.

No entanto, dado que as regras responsabilizam o autor para a moderação do mesmo, acho de toda a importância que:

- O autor possa fazer print do conteúdo para seu arquivo e memória pessoal;

- O autor decida se quer avisar os intervinientes que vai apagar ou apagou as mensagens.

- Por vezes, pode ainda aproveitar-se os conteúdos para outros tópicos - como fiz aqui: https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,8884.msg90200993.html#msg90200993

No passado, tive uma grande discussão com o marcio_s onde eu me insurgia contra a obrigatoriedade dos diários de bordo terem apenas informação sobre a mota, mas há que admitir que é um contributo que a longo prazo fica para a comunidade e que páginas de offtopic não tem interesse para quem venha de novo e queira consultar o Diário de Bordo (E acima de tudo: São as regras do fórum).

Quero aproveitar para parabenizar o companheiro Rufido (sem disprimor para os restantes administradores/moderadores) para a forma sensata como atuado no seu mandato.

Isto deve ser merecedor do respeito de todos, pelo menos do meu é sem dúvida:

_palmas_  _palmas_  _palmas_

Convém ler os estatutos e as regras de cada quadro antes de comentar. O quadro dos DB tem uma regra específica.

Resumindo: No caso dos DB, e quando o motivo seja off-topic, julgo que a medida adequada é uma alerta para o autor do tópico com um prazo para moderação do mesmo.

Viva:
Gostei bastante do tema, já que até ao momento, o que li, comenta de forma correta a maneira como as coisas se devem ou deveriam processar.
E digo isto porque já lá vai o tempo em que também eu tive alguns comentários, aqui e ali que foram considerados menos adequados e de imediato os moderadores tinham o cuidado de através de mensagens, PM's ou até telefonemas, moderar e com bons modos fazer com que as coisas fossem corrigidas e às vezes apagadas.
Recordo por exemplo um episódio em que o luispdl, o Saboga e o NB me ligaram quase em simultâneo por causa de um comentário bastante polémico e que apesar de ter razão, era forte demais para estar ali. E foi apagado. E a vida continuou.
Quer isto dizer que tem de existir flexibilidade para certas coisas e para se manter um fórum saudável e bastante ativo, ter de existir essa mesma flexibilidade.
O lápis azul, a arrogância e a soberba não conduzem a nada e apenas geram o afastamento dos grupos.
Estatutos e leis nunca são para sempre e ainda bem. Por vezes verifica-se que é necessário e até os DL são revistos e alterados.
Posto isto, devo dizer que um DB é da responsabilidade do seu autor e por isso a admin. dá o privilégio ao autor de o moderar, mantendo desta forma a criatividade do mesmo e do autor.
Contudo, tem sempre a soberania de moderação, já que o DB está no fórum e não num qualquer blog.
Concordo que excesso de Off- Topic geram lixo e podem até reduzir o interesse por determinado assunto. Eu próprio já fiz essa limpeza e reduzi o espaço ocupado. É que esse espaço também tem de ser gerido pala administração e no fim de cada ano são sempre os mesmos a fazer donativos para a manutenção do fórum, que sobrevive de forma totalmente gratuita.
Concordo que um off-topic tenha a sua graça se for em comentário a alguma situação caricata que seja relatada. Não concordo que os off topic sirvam para se descarregar em cima dos moderadores, que sirvam para discutir assuntos fora do contexto do Fórum, etc.
Por isso concordo que o trabalho do Rufido e dos restantes moderadores está a ser exemplar e daí deixar aqui a minha homenagem pelo trabalho que estão a realizar.
O limite é apenas uma fronteira criada pela sua própria mente.

Offline NSilva

• MaxiScootard
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 300i EVO
« Responder #4 em: 29 de Julho de 2020, 12:17 »
Boas,

De facto este assunto é um pouco sensível.
Existem os estatutos (aplicados ao fórum no seu todo) e de seguida as normas do quadro que, hierarquicamente estão abaixo dos estatutos.

Aproveito ainda para informar o nsaraiva que sempre que algum post ou tópico é apagado, o mesmo é apagado do fórum, mas não na sua totalidade.
Fica guardado num quadro específico cujo CC em funções tem acesso, caso seja necessário algum tipo de ação nesse sentido.
Pessoalmente, não me importo de tirar um printscreen antes de apagar algo, e enviar para o membro detentor do diário de bordo, aquando de um pedido do mesmo visto nem sempre haver esse interesse.

Outra questão que é mesmo necessário sublinhar é o que o Élio disse e, na minha opinião, com toda a razão:

[...]Quer isto dizer que tem de existir flexibilidade para certas coisas e para se manter um fórum saudável e bastante ativo, ter de existir essa mesma flexibilidade.

O lápis azul, a arrogância e a soberba não conduzem a nada e apenas geram o afastamento dos grupos.

Estatutos e leis nunca são para sempre e ainda bem. Por vezes verifica-se que é necessário e até os DL são revistos e alterados.

[...]Concordo que um off-topic tenha a sua graça se for em comentário a alguma situação caricata que seja relatada.

Uma visão muito positiva, na minha opinião, em relação aos estatutos / regras.

Considero que, antes de moderar algo com base num estatuto, deveria ser dada uma oportunidade ao membro em questão, de normalizar o comentário / tópico para ficar de acordo com os estatutos, tomando este conhecimento de como funciona e diminuindo a probabilidade de errar na próxima vez que executar determinada ação.

Contudo, essa liberdade, deverá ser dada de acordo com a gravidade de "infração" dos estatutos.
Não me digam que é um problema, um membro não ter colocado a zona onde vive na sua apresentação, para que o tópico seja excluído de imediato.

Se primeiro informar-mos o membro e lhe dermos liberdade para corrigir a situação, será que ele se vai sentir mal por isso? Duvido. Muito pelo contrário.
Para a próxima não vai errar e o fórum começa, só por si, a necessitar de menos moderação em casos que acontecem com muita frequência.

São várias formas de ver as situações, esta é a minha, concordem ou não concordem com ela.
Neste sentido, considero que existe muita necessidade de "sangue novo", mas são opiniões.

Offline Élio

• MaxiScootard Júnior
  • **
  • Modelo: V-Strom DL 650 XT
« Responder #5 em: 29 de Julho de 2020, 12:52 »
Faltou dizer que, para além do tal espaço ocupado e que não tem qualquer interesse do ponto de vista técnico, com os custos já referidos, o fórum possui um acervo comunitário como poucos deverão ter, para a quantidade de modelos de duas rodas que existem.
Toda a informação tem um valor gigante para quem precisa de resolver algum problema. E ela está aqui guardada.
E toda esta informação é fruto de quem por aqui passou e de forma desinteressada resolveu partilhar o que se pode fazer numa determinada situação, que experiências teve, etc. Esta informação gera tráfego e mais tráfego gera notoriedade ao fórum. Se essa informação começar a conter "lixo" pelo meio, o interesse na consulta perde-se e todos nós acabamos por perder com isso.
Não é por acaso que este fórum, sendo maioritariamente de scooters, tem a liberdade de ter secções para máquinas que não são scooters e os membros, como eu, que resolveram evoluir para outro tipo de máquinas, se mantêm aqui e vão partilhando as suas experiências e informação para quem pretenda evoluir.
Alguém me disse um dia \... "Élio, não te preocupes, o fórum é mesmo assim. É dinâmico". E nas longas conversas que tenho com esse companheiro, fala-se imenso no gosto que as pessoas criam por este canto
O limite é apenas uma fronteira criada pela sua própria mente.

Offline moto2cool

• Super MaxiScootard
  • Localidade: Porto
  • Modelo: VStrom 650
« Responder #6 em: 30 de Julho de 2020, 17:45 »
É sempre bom trocar ideias sobre todos os assuntos, não há vacas sagradas

Pelo que li parece que todos concordamos com a intervenção da moderação, o que está em causa é a informação e a autonomia.

Acho que sem prejuízo de se atribuir essa responsabilidade ao autor do diário de bordo, a moderação não pode abdicar de intervir.
A forma como pode ser feito é mais complicada e depende dos meios técnicos, de modo a satisfazer a autonomia pode a moderação ocultar os post até que o autor do tópico os apague?
E isso serve para alguma coisa? Se a moderação entender que não devem ser públicos os post não devem ser públicos, é uma prerrogativa da moderação. Logo a autonomia é teoria.

De outro modo, acho que deve ser dada  informação, e sempre foi. Como escrevo muito já tive vários post moderados ao longo do ano e sempre recebo informação a participar nesse sentido.
Nestes caso pode ter faltado a informação ( caso anómalo) o que pode e deve ser corrigido.
De resto sempre elogei a moderação deste fórum, com os vários intervenientes que se têm sucedido.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline nsaraiva

• MaxiScootard Júnior
  • **
« Responder #7 em: 04 de Agosto de 2020, 16:58 »
Aproveito ainda para informar o nsaraiva que sempre que algum post ou tópico é apagado, o mesmo é apagado do fórum, mas não na sua totalidade.
Fica guardado num quadro específico cujo CC em funções tem acesso, caso seja necessário algum tipo de ação nesse sentido.
Pessoalmente, não me importo de tirar um printscreen antes de apagar algo, e enviar para o membro detentor do diário de bordo, aquando de um pedido do mesmo visto nem sempre haver esse interesse.

Voltando a esta questão, acho útil que isso seja guardado mas deve ser utilizados para situações graves.

Acho que os moderadores não devem ter esse fardo extra de estar a tirar prints e enviar.

Eu sou um acumulador de memórias positivas e gosto de guardar o que escrevo e o que me escrevem (tenho backups de sms desde 2006 e só perdi dois anos de e-mail desde 2001).

Mas lá está isso é a pancada de cada um. Resumindo, gosto se ser eu a moderar o fórum, gosto de poder avisar as pessoas que o vou fazer e estou grato pelo facto de o CPM me dar o privilégio de o moderar o meu DB.
Nuno Saraiva

Offline moto2cool

• Super MaxiScootard
  • Localidade: Porto
  • Modelo: VStrom 650
« Responder #8 em: 04 de Agosto de 2020, 17:35 »
Voltando a esta questão, acho útil que isso seja guardado mas deve ser utilizados para situações graves.

Acho que os moderadores não devem ter esse fardo extra de estar a tirar prints e enviar.

Eu sou um acumulador de memórias positivas e gosto de guardar o que escrevo e o que me escrevem (tenho backups de sms desde 2006 e só perdi dois anos de e-mail desde 2001).

Mas lá está isso é a pancada de cada um. Resumindo, gosto se ser eu a moderar o fórum, gosto de poder avisar as pessoas que o vou fazer e estou grato pelo facto de o CPM me dar o privilégio de o moderar o meu DB.
E uma boa ideia
Agora vais ter que arranjar uma garagem muito grande para guardares todas as motas que vais ter isso seria muito fixe
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"