Autor Tópico: Moderação dos Diários de Bordo - não esquecer.  (Lida 4909 vezes)

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Moderação dos Diários de Bordo - não esquecer.
« em: 28 de Julho de 2020, 16:03 »
Perdoem-me mais uma vez, mas sabem que sou fã das boas regras de moderação e do equilíbrio com a liberdade de expressão e respeito com o esforço de todos os membros.

Este tópico serve para lembrar que enquanto donos de um Diário de Bordo devemos moderar o mesmo com alguma frequência de forma a deixar a informação relevante sobre a nossa scooter ou moto especificamente.

No entanto, dado que as regras responsabilizam o autor para a moderação do mesmo, acho de toda a importância que:

- O autor possa fazer print do conteúdo para seu arquivo e memória pessoal;

- O autor decida se quer avisar os intervinientes que vai apagar ou apagou as mensagens.

- Por vezes, pode ainda aproveitar-se os conteúdos para outros tópicos - como fiz aqui: https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,8884.msg90200993.html#msg90200993

No passado, tive uma grande discussão com o marcio_s onde eu me insurgia contra a obrigatoriedade dos diários de bordo terem apenas informação sobre a mota, mas há que admitir que é um contributo que a longo prazo fica para a comunidade e que páginas de offtopic não tem interesse para quem venha de novo e queira consultar o Diário de Bordo (E acima de tudo: São as regras do fórum).

Quero aproveitar para parabenizar o companheiro Rufido (sem disprimor para os restantes administradores/moderadores) para a forma sensata como atuado no seu mandato.

Isto deve ser merecedor do respeito de todos, pelo menos do meu é sem dúvida:

Viva companheiro Paulo Renato
Neste caso agi um bocado por impulso, coisa que por norma evito.
Esta minha acção deveu-se essencialmente por se estarem a acumular posts em retaliação a um offtopic.
Tens toda a razão. Não voltará a acontecer.
Abraço

 _palmas_  _palmas_  _palmas_

Independentemente disso se os comentários forem contra os estatutos o CC deve e bem moderar seja o que for no forum  _pol_

Se forem coisas xenófobas, racistas, spam, ofensivas, comerciais, concordo. O mero offtopic não concordo.

Então mas agora para moderar um tópico tem de se avisar o autor do tópico?  _pensador_
Estavam desgraçados os moderadores.
Não sei o conteúdo que foi moderado, mas se tinha de ser feito foi MUITO bem feito.  _palmas_ _palmas_
Convém ler os estatutos e as regras de cada quadro antes de comentar. O quadro dos DB tem uma regra específica.

Resumindo: No caso dos DB, e quando o motivo seja off-topic, julgo que a medida adequada é uma alerta para o autor do tópico com um prazo para moderação do mesmo.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Moderação dos Diários de Bordo - não esquecer.
« Responder #1 em: 28 de Julho de 2020, 18:36 »


Se forem coisas xenófobas, racistas, spam, ofensivas, comerciais, concordo. O mero offtopic não concordo.


Pois, só que tudo o que escreves-te e concordes ou não estão nos estatutos até mesmo o offtopic e primeiro são os estatutos e só depois vem as normas, nada pode sobrepor aos estatutos  _pol_

« Última modificação: 28 de Julho de 2020, 18:38 por omcj »

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: Moderação dos Diários de Bordo - não esquecer.
« Responder #2 em: 28 de Julho de 2020, 19:08 »
Corretíssimo.

Mas é preciso bom senso a considerar as respetivas mensagens censuráveis. O conceito de off-topic nos Estatutos está dentro do capítulo de SPAM.

Tudo está bem quando funciona bem.  _pol_
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline Élio

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2019
  • Mensagens: 783
  • Localidade: Chamusca
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: V-Strom DL 650 XT
Re: Moderação dos Diários de Bordo - não esquecer.
« Responder #3 em: 29 de Julho de 2020, 11:35 »
Perdoem-me mais uma vez, mas sabem que sou fã das boas regras de moderação e do equilíbrio com a liberdade de expressão e respeito com o esforço de todos os membros.

Este tópico serve para lembrar que enquanto donos de um Diário de Bordo devemos moderar o mesmo com alguma frequência de forma a deixar a informação relevante sobre a nossa scooter ou moto especificamente.

No entanto, dado que as regras responsabilizam o autor para a moderação do mesmo, acho de toda a importância que:

- O autor possa fazer print do conteúdo para seu arquivo e memória pessoal;

- O autor decida se quer avisar os intervinientes que vai apagar ou apagou as mensagens.

- Por vezes, pode ainda aproveitar-se os conteúdos para outros tópicos - como fiz aqui: https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,8884.msg90200993.html#msg90200993

No passado, tive uma grande discussão com o marcio_s onde eu me insurgia contra a obrigatoriedade dos diários de bordo terem apenas informação sobre a mota, mas há que admitir que é um contributo que a longo prazo fica para a comunidade e que páginas de offtopic não tem interesse para quem venha de novo e queira consultar o Diário de Bordo (E acima de tudo: São as regras do fórum).

Quero aproveitar para parabenizar o companheiro Rufido (sem disprimor para os restantes administradores/moderadores) para a forma sensata como atuado no seu mandato.

Isto deve ser merecedor do respeito de todos, pelo menos do meu é sem dúvida:

 _palmas_  _palmas_  _palmas_

Se forem coisas xenófobas, racistas, spam, ofensivas, comerciais, concordo. O mero offtopic não concordo.
Convém ler os estatutos e as regras de cada quadro antes de comentar. O quadro dos DB tem uma regra específica.

Resumindo: No caso dos DB, e quando o motivo seja off-topic, julgo que a medida adequada é uma alerta para o autor do tópico com um prazo para moderação do mesmo.

Viva:
Gostei bastante do tema, já que até ao momento, o que li, comenta de forma correta a maneira como as coisas se devem ou deveriam processar.
E digo isto porque já lá vai o tempo em que também eu tive alguns comentários, aqui e ali que foram considerados menos adequados e de imediato os moderadores tinham o cuidado de através de mensagens, PM's ou até telefonemas, moderar e com bons modos fazer com que as coisas fossem corrigidas e às vezes apagadas.
Recordo por exemplo um episódio em que o luispdl, o Saboga e o NB me ligaram quase em simultâneo por causa de um comentário bastante polémico e que apesar de ter razão, era forte demais para estar ali. E foi apagado. E a vida continuou.
Quer isto dizer que tem de existir flexibilidade para certas coisas e para se manter um fórum saudável e bastante ativo, ter de existir essa mesma flexibilidade.
O lápis azul, a arrogância e a soberba não conduzem a nada e apenas geram o afastamento dos grupos.
Estatutos e leis nunca são para sempre e ainda bem. Por vezes verifica-se que é necessário e até os DL são revistos e alterados.
Posto isto, devo dizer que um DB é da responsabilidade do seu autor e por isso a admin. dá o privilégio ao autor de o moderar, mantendo desta forma a criatividade do mesmo e do autor.
Contudo, tem sempre a soberania de moderação, já que o DB está no fórum e não num qualquer blog.
Concordo que excesso de Off- Topic geram lixo e podem até reduzir o interesse por determinado assunto. Eu próprio já fiz essa limpeza e reduzi o espaço ocupado. É que esse espaço também tem de ser gerido pala administração e no fim de cada ano são sempre os mesmos a fazer donativos para a manutenção do fórum, que sobrevive de forma totalmente gratuita.
Concordo que um off-topic tenha a sua graça se for em comentário a alguma situação caricata que seja relatada. Não concordo que os off topic sirvam para se descarregar em cima dos moderadores, que sirvam para discutir assuntos fora do contexto do Fórum, etc.
Por isso concordo que o trabalho do Rufido e dos restantes moderadores está a ser exemplar e daí deixar aqui a minha homenagem pelo trabalho que estão a realizar.


O limite é apenas uma fronteira criada pela sua própria mente.

NSilva

  • Visitante
Re: Moderação dos Diários de Bordo - não esquecer.
« Responder #4 em: 29 de Julho de 2020, 12:17 »
Boas,

De facto este assunto é um pouco sensível.
Existem os estatutos (aplicados ao fórum no seu todo) e de seguida as normas do quadro que, hierarquicamente estão abaixo dos estatutos.

Aproveito ainda para informar o nsaraiva que sempre que algum post ou tópico é apagado, o mesmo é apagado do fórum, mas não na sua totalidade.
Fica guardado num quadro específico cujo CC em funções tem acesso, caso seja necessário algum tipo de ação nesse sentido.
Pessoalmente, não me importo de tirar um printscreen antes de apagar algo, e enviar para o membro detentor do diário de bordo, aquando de um pedido do mesmo visto nem sempre haver esse interesse.

Outra questão que é mesmo necessário sublinhar é o que o Élio disse e, na minha opinião, com toda a razão:

[...]Quer isto dizer que tem de existir flexibilidade para certas coisas e para se manter um fórum saudável e bastante ativo, ter de existir essa mesma flexibilidade.

O lápis azul, a arrogância e a soberba não conduzem a nada e apenas geram o afastamento dos grupos.

Estatutos e leis nunca são para sempre e ainda bem. Por vezes verifica-se que é necessário e até os DL são revistos e alterados.

[...]Concordo que um off-topic tenha a sua graça se for em comentário a alguma situação caricata que seja relatada.

Uma visão muito positiva, na minha opinião, em relação aos estatutos / regras.

Considero que, antes de moderar algo com base num estatuto, deveria ser dada uma oportunidade ao membro em questão, de normalizar o comentário / tópico para ficar de acordo com os estatutos, tomando este conhecimento de como funciona e diminuindo a probabilidade de errar na próxima vez que executar determinada ação.

Contudo, essa liberdade, deverá ser dada de acordo com a gravidade de "infração" dos estatutos.
Não me digam que é um problema, um membro não ter colocado a zona onde vive na sua apresentação, para que o tópico seja excluído de imediato.

Se primeiro informar-mos o membro e lhe dermos liberdade para corrigir a situação, será que ele se vai sentir mal por isso? Duvido. Muito pelo contrário.
Para a próxima não vai errar e o fórum começa, só por si, a necessitar de menos moderação em casos que acontecem com muita frequência.

São várias formas de ver as situações, esta é a minha, concordem ou não concordem com ela.
Neste sentido, considero que existe muita necessidade de "sangue novo", mas são opiniões.


Offline Élio

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2019
  • Mensagens: 783
  • Localidade: Chamusca
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: V-Strom DL 650 XT
Re: Moderação dos Diários de Bordo - não esquecer.
« Responder #5 em: 29 de Julho de 2020, 12:52 »
Faltou dizer que, para além do tal espaço ocupado e que não tem qualquer interesse do ponto de vista técnico, com os custos já referidos, o fórum possui um acervo comunitário como poucos deverão ter, para a quantidade de modelos de duas rodas que existem.
Toda a informação tem um valor gigante para quem precisa de resolver algum problema. E ela está aqui guardada.
E toda esta informação é fruto de quem por aqui passou e de forma desinteressada resolveu partilhar o que se pode fazer numa determinada situação, que experiências teve, etc. Esta informação gera tráfego e mais tráfego gera notoriedade ao fórum. Se essa informação começar a conter "lixo" pelo meio, o interesse na consulta perde-se e todos nós acabamos por perder com isso.
Não é por acaso que este fórum, sendo maioritariamente de scooters, tem a liberdade de ter secções para máquinas que não são scooters e os membros, como eu, que resolveram evoluir para outro tipo de máquinas, se mantêm aqui e vão partilhando as suas experiências e informação para quem pretenda evoluir.
Alguém me disse um dia \... "Élio, não te preocupes, o fórum é mesmo assim. É dinâmico". E nas longas conversas que tenho com esse companheiro, fala-se imenso no gosto que as pessoas criam por este canto


O limite é apenas uma fronteira criada pela sua própria mente.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Moderação dos Diários de Bordo - não esquecer.
« Responder #6 em: 30 de Julho de 2020, 17:45 »
É sempre bom trocar ideias sobre todos os assuntos, não há vacas sagradas

Pelo que li parece que todos concordamos com a intervenção da moderação, o que está em causa é a informação e a autonomia.

Acho que sem prejuízo de se atribuir essa responsabilidade ao autor do diário de bordo, a moderação não pode abdicar de intervir.
A forma como pode ser feito é mais complicada e depende dos meios técnicos, de modo a satisfazer a autonomia pode a moderação ocultar os post até que o autor do tópico os apague?
E isso serve para alguma coisa? Se a moderação entender que não devem ser públicos os post não devem ser públicos, é uma prerrogativa da moderação. Logo a autonomia é teoria.

De outro modo, acho que deve ser dada  informação, e sempre foi. Como escrevo muito já tive vários post moderados ao longo do ano e sempre recebo informação a participar nesse sentido.
Nestes caso pode ter faltado a informação ( caso anómalo) o que pode e deve ser corrigido.
De resto sempre elogei a moderação deste fórum, com os vários intervenientes que se têm sucedido.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: Moderação dos Diários de Bordo - não esquecer.
« Responder #7 em: 04 de Agosto de 2020, 16:58 »
Aproveito ainda para informar o nsaraiva que sempre que algum post ou tópico é apagado, o mesmo é apagado do fórum, mas não na sua totalidade.
Fica guardado num quadro específico cujo CC em funções tem acesso, caso seja necessário algum tipo de ação nesse sentido.
Pessoalmente, não me importo de tirar um printscreen antes de apagar algo, e enviar para o membro detentor do diário de bordo, aquando de um pedido do mesmo visto nem sempre haver esse interesse.

Voltando a esta questão, acho útil que isso seja guardado mas deve ser utilizados para situações graves.

Acho que os moderadores não devem ter esse fardo extra de estar a tirar prints e enviar.

Eu sou um acumulador de memórias positivas e gosto de guardar o que escrevo e o que me escrevem (tenho backups de sms desde 2006 e só perdi dois anos de e-mail desde 2001).

Mas lá está isso é a pancada de cada um. Resumindo, gosto se ser eu a moderar o fórum, gosto de poder avisar as pessoas que o vou fazer e estou grato pelo facto de o CPM me dar o privilégio de o moderar o meu DB.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Moderação dos Diários de Bordo - não esquecer.
« Responder #8 em: 04 de Agosto de 2020, 17:35 »
Voltando a esta questão, acho útil que isso seja guardado mas deve ser utilizados para situações graves.

Acho que os moderadores não devem ter esse fardo extra de estar a tirar prints e enviar.

Eu sou um acumulador de memórias positivas e gosto de guardar o que escrevo e o que me escrevem (tenho backups de sms desde 2006 e só perdi dois anos de e-mail desde 2001).

Mas lá está isso é a pancada de cada um. Resumindo, gosto se ser eu a moderar o fórum, gosto de poder avisar as pessoas que o vou fazer e estou grato pelo facto de o CPM me dar o privilégio de o moderar o meu DB.
E uma boa ideia
Agora vais ter que arranjar uma garagem muito grande para guardares todas as motas que vais ter isso seria muito fixe
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Moderação dos Diários de Bordo - não esquecer.
« Responder #9 em: 11 de Março de 2021, 21:43 »
Venho perguntar aos moderadores se têm apagado posts.
É que ultimamente cada vez se vêem menos posts publicados e ou são apagados ou o pessoal está a confundir o confinamento na vida real com o confinamento no fórum.
Não é proibida aglomeração de posts num tópico, nem a circulação entre tópicos.
E não é preciso vacina para escrever no diário de bordo, nem zaragatoa para publicar fotos.
Então? Como é?
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Moderação dos Diários de Bordo - não esquecer.
« Responder #10 em: 11 de Março de 2021, 22:45 »
Venho perguntar aos moderadores se têm apagado posts.
É que ultimamente cada vez se vêem menos posts publicados e ou são apagados ou o pessoal está a confundir o confinamento na vida real com o confinamento no fórum.
Não é proibida aglomeração de posts num tópico, nem a circulação entre tópicos.
E não é preciso vacina para escrever no diário de bordo, nem zaragatoa para publicar fotos.
Então? Como é?

Até era capaz de te responder a essa tua pergunta, mas nem me vou chatear e dizer-te o porqué  de isto estar a ficar cada vez mais morto se calhar é do covid  _pensador_

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1217
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Moderação dos Diários de Bordo - não esquecer.
« Responder #11 em: 12 de Março de 2021, 09:02 »
Até era capaz de te responder a essa tua pergunta, mas nem me vou chatear e dizer-te o porqué  de isto estar a ficar cada vez mais morto se calhar é do covid  _pensador_

Até parece que é só de agora... Isto já tem alguns anos, tem alturas em que há mais participação, outras menos.
Como não apareci aqui agora, até posso dizer que isto começou na altura em que começou a haver "censura" aos eventos e passeios, em que até com uma vírgula embirravam no tópico de lançamento do evento.
Tanto embirraram, que durante algum tempo até o Americano deixou de fazer o "Cafezinho Matinal Domingueiro". E ele até é bastante calmo e paciente, mas conseguiram retirar a vontade ao homem de fazer o que quer que fosse.
A tertúlia de Sintra também deixou de ser lançada no fórum, o Jorge e o Miguel deixaram de fazer eventos de fim de semana e por aí fora...
Foi nessa altura em que havia, no máximo, 3 ou 4 mensagens novas por dia e 2 delas eram apresentações.
Se calhar, o Covid original apareceu no CPM...
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Moderação dos Diários de Bordo - não esquecer.
« Responder #12 em: 12 de Março de 2021, 10:38 »
Até parece que é só de agora... Isto já tem alguns anos, tem alturas em que há mais participação, outras menos.
Como não apareci aqui agora, até posso dizer que isto começou na altura em que começou a haver "censura" aos eventos e passeios, em que até com uma vírgula embirravam no tópico de lançamento do evento.
Tanto embirraram, que durante algum tempo até o Americano deixou de fazer o "Cafezinho Matinal Domingueiro". E ele até é bastante calmo e paciente, mas conseguiram retirar a vontade ao homem de fazer o que quer que fosse.
A tertúlia de Sintra também deixou de ser lançada no fórum, o Jorge e o Miguel deixaram de fazer eventos de fim de semana e por aí fora...
Foi nessa altura em que havia, no máximo, 3 ou 4 mensagens novas por dia e 2 delas eram apresentações.
Se calhar, o Covid original apareceu no CPM...

 Estás acutilante .... deixa lá a poeira passar e pagas uma ali algures em Sintra .... se te deixarem
« Última modificação: 12 de Março de 2021, 10:47 por sepossivel »
vou ali ja volto

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1217
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Moderação dos Diários de Bordo - não esquecer.
« Responder #13 em: 12 de Março de 2021, 10:47 »

 Estás acutilante .... deixa lá a porta passar e pagas uma ali algures em Sintra .... se te deixarem

A mim deixam de certeza. Tu é que não apareces, também com toda a certeza...  _lol_ _convivio_
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Moderação dos Diários de Bordo - não esquecer.
« Responder #14 em: 12 de Março de 2021, 14:16 »
Sem prejuízo do humor do meu post, na verdade sem viagens e outros acontecimentos há menos para contar, logo o covid tem a ver com isto.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Admin28

  • Visitante
Re: Moderação dos Diários de Bordo - não esquecer.
« Responder #15 em: 12 de Março de 2021, 14:44 »
Venho perguntar aos moderadores se têm apagado posts.
É que ultimamente cada vez se vêem menos posts publicados e ou são apagados ou o pessoal está a confundir o confinamento na vida real com o confinamento no fórum.
Não é proibida aglomeração de posts num tópico, nem a circulação entre tópicos.
E não é preciso vacina para escrever no diário de bordo, nem zaragatoa para publicar fotos.
Então? Como é?


Boa tarde companheiro:
A tua pergunta é quase de retórica. Mas ainda assim poderei responder-te categoricamente que nada é apagado, a menos que não se enquadre no espirito deste fórum.
De qualquer modo compreendo o teu desalento, pois também eu já vi este fórum bem mais ativo e cheio de movimento, há uns anos atrás.
Tenhamos esperança pois conheço por aí alguns quantos que estão ansiosos para que isto passe.

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: Moderação dos Diários de Bordo - não esquecer.
« Responder #16 em: 12 de Março de 2021, 15:46 »
Entendo que a participação do moto2cool era humorística, ou retórica, mas foi uma boa maneira de chamar a atenção. Ter sido neste tópico em concreto deixou dúvidas.

Acaba por ser contraditório, agora que estamos em casa, o fórum ter menos participação. No meu caso concreto, a pandemia duplicou-me o trabalho (com o mesmo rendimento, por isso foi mau, mas melhor que ficar sem ele).

Eu tenho notado esta baixa de atividade em todos os sítios onde participo (Foruns e Grupos do Facebook), quer sobre temas relacionados com motociclismo, quer outros onde também tenho interesse (golfe, bandas filarmónicas, etc).

No entanto, se virmos as estatísticas, vemos que em 2020 houve mais mensagens que em 2019. Vemos também que a quantidade de mensagens de 2018 para trás era mais do dobro. Isto é, há que dar razão ao Carlujo no que respeita à pré-pandemia no CPM.



Entrando um bocadinho no topico. Acho que esta parte tem corrido bem. A participação é outro tema. Os eventos é outro tema ainda.

Para ser mais do que um fórum, ser um clube, tem de haver eventos.

Por mim, continuo à espera que alguém crie o evento da Ida à Benção dos Capacetes para me inscrever.



Tendo em conta que 2019 foi o ano em que entrei, parece que estraguei isto.  _lol_   (Perdoai-me tanto pendatismo).
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: Moderação dos Diários de Bordo - não esquecer.
« Responder #17 em: 12 de Março de 2021, 16:26 »
muitos deixaram simplesmente de ter scooter :D
vou ali ja volto

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1217
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Moderação dos Diários de Bordo - não esquecer.
« Responder #18 em: 12 de Março de 2021, 17:07 »
muitos deixaram simplesmente de ter scooter :D

Sim, mas isso nunca foi impedimento para participar no fórum ou nos eventos. Desde que entrei no CPM, sempre houve pessoal com motas "não scooter".
Aliás, grande parte dos que deixaram as scooters ficaram por cá e continuam a participar.
Pode haver desinteresse pelo formato do fórum, pela informação disponível, tantas possibilidades...
Os vários atritos que foram existindo, as chamadas "silly season", também ajudaram a que muita gente abandonasse o clube, que limitasse a sua participação ou que ande por cá apenas para ver como andam as coisas.
Também há muita gente que se regista, pede uma informação sobre como resolver algum problema ou ajuda na escolha da maxi/moto e depois desaparece. A maior parte nem se digna em partilhar como conseguiu resolver os problemas, o que poderia ajudar alguém que viesse depois com a mesma questão.
Agora, o facto de não haver tertúlias, as pessoas estarem confinadas e não poderem fazer os seus passeios de fim de semana, tudo isso ajuda e muito.


P.S. Tu deixaste as scooters há que tempos e ainda andas por cá...   _careta_  _lol_ _lol_ _lol_

Sem prejuízo do humor do meu post, na verdade sem viagens e outros acontecimentos há menos para contar, logo o covid tem a ver com isto.

Eu percebi, mas até foi bom. Pelo menos há atividade num tópico...  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
« Última modificação: 12 de Março de 2021, 17:15 por Carlujo »
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: Moderação dos Diários de Bordo - não esquecer.
« Responder #19 em: 12 de Março de 2021, 17:10 »

P.S. Tu deixaste as scooters há que tempos e ainda andas por cá...   _careta__lol_ _lol_ _lol_ _lol_




Tenho uma TMAX 500 .. :D :D
vou ali ja volto

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1217
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Moderação dos Diários de Bordo - não esquecer.
« Responder #20 em: 12 de Março de 2021, 17:14 »

Tenho uma TMAX 500 .. :D :D

Pois é, nem me lembrava dessa...   _Rolley_
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Moderação dos Diários de Bordo - não esquecer.
« Responder #21 em: 14 de Março de 2021, 10:06 »

Também há muita gente que se regista, pede uma informação sobre como resolver algum problema ou ajuda na escolha da maxi/moto e depois desaparece. A maior parte nem se digna em partilhar como conseguiu resolver os problemas, o que poderia ajudar alguém que viesse depois com a mesma questão.

Carlujo isso também tenho reparado e em parte até me revolta as vezes um pouco quando ajudo e nem um feedback dão, para mim são os chamados chicos espertos que só pensam no umbigo deles esses de camaradagem que não têm nada  só mesmo interesses...

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Moderação dos Diários de Bordo - não esquecer.
« Responder #22 em: 14 de Março de 2021, 18:05 »
Confesso que não tenho sido muito assíduo nestas últimas semanas, mas igualmente não há muito para escrever.

Vivemos tempos ainda complicados sobretudo em "quase" tudo, quando a incerteza de um "acabar isto tudo" e voltarmos ao normal parece que vai levar mais tempo.

- Carlujo e PSH72, corroboro de igual forma os vosso comentários.

Mete nojo ajudar a quem pede ajuda e depois nuca sabemos o final da história... não é isto que se trata este fórum!


É verdade que estamos desde há um ano para cá mais em modo "fórum" e não em modo "clube".... mas que o colectivo/eventos faz muita força e mexe com tudo e todos não há dúvida! 

 - Aproveito para deixar uma mensagem mais para os companheiros das V Strom's e não só....

Sabiam que há um componente que requer algum cuidado quando as "matulonas" ficam tempos em pousio?

Chama-se "relé de arranque"... o meu ganhou corrosão e ficou com a estranha mania de uma negação quase absoluta! Já resolvi com um relé novo...e já tenho motor de arranque outra vez!

( Trocadilhos com o Futre, são dispensáveis... LOOOL )

Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Moderação dos Diários de Bordo - não esquecer.
« Responder #23 em: 14 de Março de 2021, 18:38 »
Vou ficar com essa na ideia, por enquanto a minha matulona anda os dias todos menos no fim de semana, por isso não deve padecer de males de estar parada .
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Moderação dos Diários de Bordo - não esquecer.
« Responder #24 em: 24 de Abril de 2021, 16:33 »
De facto a moderação nem sequer tem trabalho, poucos escrevem aqui
Caso se verifique o desemprego coletivo da moderação ao menos que seja por bom motivo: andam todos na estrada a recordar o que é
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"