Autor Tópico: Está de ananases  (Lida 4357 vezes)

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Está de ananases
« em: 16 de Julho de 2020, 18:02 »
Claro que um título destes num fórum de motas/scooters e num sector de equipamento coloca dúvidas da sanidade mental do autor
Hoje á tarde no regresso a casa lembrei-me de um prato que se dava dantes às crianças para serem mais fortes, que era a mioleira frita com ovos. Hoje dentro do meu capacete só faltaram os ovos
No essencial temos periodos em que sofremos muito calor principalmente na cidade onde a velocidade de deslocação não renova o ar suficientemente.
Há quem ande de Tshirt, de calções, de chinelos. Há quem ande com as proteções todas que se deve usar.

Qual é o desafio?
Que descrevam o que usam quando "está de ananases", incluindo marca, modelo, etc. Porque o usam e opinião sobre esse equipamento ( e falo da cabeça aos pés)
Vamos nessa?
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: Está de ananases
« Responder #1 em: 16 de Julho de 2020, 20:16 »
Eu uso sempre tudo (capacete, luvas, casaco próprios e calças normais e tenis ou sapatos normais)

Hoje vim de polo porque estava mesmo muito calor, de qualquer forma vim a 50 a fazer a marginal Cascais/Algés
« Última modificação: 16 de Julho de 2020, 20:17 por nsaraiva »
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Está de ananases
« Responder #2 em: 16 de Julho de 2020, 21:03 »
Nestes dias bastante quentes, não descuro o  usual blusão AlpineStar ANdes com todas as aberturas de refrigeração abertas e as luvas Dainese de verão.

Capacete sempre aberto, e mesmo assim é por vezes sauna.

Calço é uns veleiros ou umas sapatilhas mais arejadas estilo all star, se bem que a sensibilidade no travão de pé é diferente!

No entanto, evito este dias quentes a motorizada... quando a ventoinha do radiador dispara o calor é sentido com alguma pujança... _lol_

Hoje o AC do carro foi importante... para que sofrer?? 
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Está de ananases
« Responder #3 em: 16 de Julho de 2020, 22:41 »
Ao sol pelas 19h de saída de Sevilha 40º, velocidade 120/130 com medo que tudo vá derreter blusão incluído, da Revit, Calças ganga normais mas a ferverem e capacete AGV modelar que me estou sempre a questionar porque não trouxe o aberto.
Por vezes na cidade facilito e vou de polo sem blusão na estrada deveria ter vindo com ar condicionado.
Se nada disto fizer sentido, já só falta juntar os ovos.
Ágora de seguida continuar até Loures penso que mais fresco
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Online HJRD

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2019
  • Mensagens: 163
  • Localidade: Évora
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Está de ananases
« Responder #4 em: 16 de Julho de 2020, 23:50 »
Aqui na cidade, em trajetos de 6 ou 7kms, sou o pior exemplo possível... Calção curto, t-shirt, chinelos, e um capacete que mais parece uma chávena de chá.
Quando é uma saída para estrada aberta, a caro custo, lá vai o casaco Sidi, as luvas de verão (cuja marca não me lembro agora), o capacete jet LS2, as calças de ganga, e os All Star. E uns Hawkers...
"No fear, no pain, nobody left to blame
I'll try alone make destiny my own..."

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Está de ananases
« Responder #5 em: 17 de Julho de 2020, 00:50 »
Esteja o tempo que estiver uso sempre o equipamento, não facilito que o azar pode estar ao virar da esquina.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1996
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Está de ananases
« Responder #6 em: 17 de Julho de 2020, 08:13 »
Companheiros

Como sabemos, lemos/ouvimos relatos, às vezes nem é preciso sair da garagem para se ter um azar; sendo assim e como mais vale prevenir que remediar e independentemente da distância ou do tipo de percurso, uso SEMPRE, capacete (modular), blusão (de Verão ou de Inverno), luvas (de Verão ou de Inverno), mas SEMPRE.

No Verão calças normalíssimas sem protecções e sapatos tipo vela ou ténis com reforço nos calcanhares, e isto já é facilitar.

No Inverno ou no Verão em percursos maiores, calças com protecções, cinta ortopédica e botas tipo militares (operações especiais). 

Se o tempo estiver de extremos, quer no Verão quer no Inverno, a minha opção é o latinhas. A mota e o carro, para mim, não são incompatíveis, antes pelo contrário, complementam-se, para me proporcionar, prazer e conforto.


« Última modificação: 17 de Julho de 2020, 08:17 por Paulo Renato Ferreira »

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Está de ananases
« Responder #7 em: 17 de Julho de 2020, 09:05 »
Comigo o lema é mesmo, não facilitar.
Isto de ter ficado 5 meses parado por um acidente a 10km/h, não me deixa esquecer o material de protecção.
Portanto, capacete (para já só modular, estou a pensar comprar um integral para o inverno), luvas, calças de ganga (com protecções, mais frequentemente no inverno) e no que ao calçado diz respeito, tenho ponderado comprar algum exemplar para o verão.
Rui

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: Está de ananases
« Responder #8 em: 17 de Julho de 2020, 09:25 »
É bom ouvir os vossos relatos, porque às vezes no trânsito sentimo-nos uns bicho estranhos, tão pouca gente se vê sem equipamento básico nesta altura (casaco e luvas).

Inclusive malta que anda a trabalhar na mota.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Está de ananases
« Responder #9 em: 17 de Julho de 2020, 09:34 »
Sempre de blusão, capacete e luvas.
De verão facilito bem mais ao usar um capacete jet e sem proteção especial nas pernas/pés.
Equipamento claro, blusão e capacete, ajuda um pouco.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Está de ananases
« Responder #10 em: 17 de Julho de 2020, 10:01 »
Nestes dias bastante quentes, não descuro o  usual blusão AlpineStar ANdes com todas as aberturas de refrigeração abertas e as luvas Dainese de verão.

Capacete sempre aberto, e mesmo assim é por vezes sauna.

Calço é uns veleiros ou umas sapatilhas mais arejadas estilo all star, se bem que a sensibilidade no travão de pé é diferente!

No entanto, evito este dias quentes a motorizada... quando a ventoinha do radiador dispara o calor é sentido com alguma pujança... _lol_

Hoje o AC do carro foi importante... para que sofrer??
Caro companheiro tenho andado a namorar o Andes, original e versão 2 e só não me decidi porque me parece quente para o verão ( o 2 será mais fresco) qual é opinião sobre esse casaco nas várias estações do ano?
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Está de ananases
« Responder #11 em: 17 de Julho de 2020, 10:26 »
No tempo dos "ananases" também não dispenso proteção. Nem sequer acho que seja sacrifício face a T-shirt porque um blusão de verão ventilado tem sobre a T-shirt a vantagem de impedir o efeito do sol directamente na pele que para mim é bem pior que o efeito estufa dentro do casaco. Prefiro ter calor a queimar-me.

O blusão é um Rainers, quem veio de Espanha e foi baratinho para os 5 anos de uso que tem. 

https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=35611.msg90174108.msg#90174108


Calças de mota da Caparica Peles, tem proteções e Kevlar e são de ganga grossa. Como são largas protegem do sol e não transmitem o calor diretamente à perna, uso-as todo o ano. Tinha umas de mota que deixei de usar porque estas servem para tudo


https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=32128.msg90142106.msg#90142106


Botas TCX Air Street, não são só de verão e por isso menos frescas, mas servem para todo o ano menos dias chuvosos porque a sola não tem o grip que quero em piso molhado ( prefiro umas dainese alpha que parece que tenho os pés encaixotados )


Capacete Tourmax. É um Duke com pala, sempre fui fã dos Duke: baratos e seguros. Sendo modular adapta-se a tudo, é ruidoso como muitos modulares mas nada que não se resolva com tampões. 
É branco por questões de visibilidade e não conservação do calor (a minha pendura tem um Duke branco )


Luvas de verão Dainese MIG 2, são frescas embora pudessem ser um pouco mais, muito agradáveis ao toque, resistentes, escolho estás em vez das SMX porque estas são mais resistentes e equipamento para mim tem que durar 5 anos


https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=35167.msg90171008.msg#90171008


Para quem quiser informações sobre a experiência com este equipamento estou ao dispor mas vou atualizar os vários tópicos são referidos e abrir outros (não encontrei os Air Street nem o Tourmax)



"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Está de ananases
« Responder #12 em: 17 de Julho de 2020, 14:19 »
Um excelente truque para fintar o calor é molhar a t-shirt com água.
Mesmo circulando devagar e com o blusão  meio aberto o efeito é espetacularmente eficaz.
Por incrivel que pareça, chega-se a ficar com frio!
Quanto mais calor, mais depressa seca a camisola e mais frequentemente se tem que repetir o processo.
Ei, melhor que ser assado vivo!

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: Está de ananases
« Responder #13 em: 17 de Julho de 2020, 15:47 »
Um excelente truque para fintar o calor é molhar a t-shirt com água.
Mesmo circulando devagar e com o blusão  meio aberto o efeito é espetacularmente eficaz.
Por incrivel que pareça, chega-se a ficar com frio!
Quanto mais calor, mais depressa seca a camisola e mais frequentemente se tem que repetir o processo.
Ei, melhor que ser assado vivo!

Não morria assado era capaz de morrer de pneumonia. Por mim passo esse truque. Fiquei de molho uma semana por correr 10 km a molhar a t-shirt (numa manhã muito quente).
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Está de ananases
« Responder #14 em: 17 de Julho de 2020, 17:59 »
Blusão Revit Eclipse
Luvas Dainese Desert poon
Botas Triumph (nao sei o modelo, parecem All Stars)
Capacete Yamaha Momo design
Jeans Spidi Summer
« Última modificação: 17 de Julho de 2020, 19:08 por Mercurio »

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Está de ananases
« Responder #15 em: 17 de Julho de 2020, 18:20 »
Um pedido,  quem já respondeu se puder editar a resposta por colocar outra seria importante saber que equipamento usam no verão e como se sentem com ele.
Pode ser?
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Está de ananases
« Responder #16 em: 17 de Julho de 2020, 18:22 »
Um excelente truque para fintar o calor é molhar a t-shirt com água.
Mesmo circulando devagar e com o blusão  meio aberto o efeito é espetacularmente eficaz.
Por incrivel que pareça, chega-se a ficar com frio!
Quanto mais calor, mais depressa seca a camisola e mais frequentemente se tem que repetir o processo.
Ei, melhor que ser assado vivo!
Molhar a t-shirt seguramente entusiasma o pessoal aqui do fórum
Todos temos uma ideia de quem gostaríamos de ver com uma t-shirt molhada  mas isso será noutro tópico. Alguém o inicie
« Última modificação: 17 de Julho de 2020, 18:22 por moto2cool »
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline diogor

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2018
  • Mensagens: 196
  • Localidade: Porto
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750x
Re: Está de ananases
« Responder #17 em: 26 de Julho de 2020, 16:48 »
Durante o ano todo não arrisco andar sem protecção.

Capacete nexx sx100
Calças ( sem protecção)
Blusão revit eclipse
Botas TCX Street

BlueCat

  • Visitante
Re: Está de ananases
« Responder #18 em: 27 de Julho de 2020, 11:41 »
Eu ando sempre com capacete modular, blusão com os respiradores abertos e luvas de verão.

Não descuro a proteção, até porque a minha Xmax tinha 230km e eu ia a menos de 20km/h e fui abalroado por um carro que saía de um estacionamento e não tive mazelas, mas o blusão notou-se bem as marcas na cotoveleira e as luvas nos nós dos dedos.

Ia de jeans e sapatilhas e mesmo ter ido ao chão e a Xmax ter ido alguns metros de rojo, não toquei com as pernas no chão.

Sem blusão, o cotovelo ia ficar bonito.


Verão:

Capacete Bogotto V280
Blusão GearX BourneAir (com Power Vent abertos)
Luvas Knuoyo (respiráveis)

Inverno:

Capacete Bogotto V280
Blusão GearX BourneAir (com Power Vent fechados e interior térmico)
Luvas Kemi Moto (impermeáveis)

Para chuva intensa tenho um casaco impermeável de montanhismo que coloco por cima do Blusão e sobre-calças impermeáveis com peseiras.








Pensem que mesmo devagar as coisas acontecem.
« Última modificação: 27 de Julho de 2020, 15:10 por BlueCat »

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Está de ananases
« Responder #19 em: 27 de Julho de 2020, 12:12 »
Capacete.
Nexx sx60 jet
Nexx sx 100 fechado.
Blusão trymoto.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Está de ananases
« Responder #20 em: 27 de Julho de 2020, 19:30 »
Caro companheiro tenho andado a namorar o Andes, original e versão 2 e só não me decidi porque me parece quente para o verão ( o 2 será mais fresco) qual é opinião sobre esse casaco nas várias estações do ano?

O Andes é um blusão técnico 4 estações de membrana, com protecções amovíveis e com a possibilidade de colocar a "armadura" nas costas.

Para o inverno existe um forro interno completo super confortável em termos térmicos.

Já estive com temperaturas próximas do zero, e estava muito bem isolado sobretudo nos braços e ombros.

De Verão com as aberturas abertas a refrigeração só se nota bem é em estrada, pois em cidade não há milagres.

Mas o bom é mesmo a qualidade global do material AlpineStar. O Drystar  funciona mesmo.

Se comprares não te vais arrepender de certeza. Estou fiel à marca AlpineStars.  _pol_
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM