Autor Tópico: Teste Suzuki V-Strom 1050 XT  (Lida 4484 vezes)

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Teste Suzuki V-Strom 1050 XT
« em: 16 de Julho de 2020, 13:10 »
A Suzuki é a marca mais discreta dos 4 gigantes japoneses, mas sempre se distinguiu pela fiabilidade e longevidade dos seus modelos.



Por isso a renovada V-Strom 1050, nesta glamorosa versão XT, estéticamente inspirada nas míticas DR-Z e DR-Big, tem basicamente a mesma base ciclística e motriz da sua antecessora, tendo sido refinada com a homologação Euro5 e com aquilo que a Suzuki chama de S.I.R.S. (Suzuki Intelligent Ride System), um pacote electrónico muito completo que contribui para excepcionais níveis de segurança, que favorecem uma condução animada, mas despreocupada.

No motor, a grande e principal diferença é a sua maior elasticidade, que permite rolar a mais baixa rotação, e acelerar sem as habituais batidas típicas de uma configuração V2, de que a sua antecessora padecia. Isso, e a redução do som do escape, uma das consequências da homologação Euro5, algo que não afectou a sonoridade, que se mantém bastante agradável. 

O bicilíndrico em V a 90 ° desenvolve agora uns mais do que confortáveis 107,3 cv (79 kW), com praticamente o mesmo binário de 100Nm. O consumo de combustível foi reduzido e o fabricante anuncia médias de 4,9 litros/100km. Obviamente que no mundo real estas médias sobem, mas, na prática, a autonomia concedida pelos 20 litros de capacidade do depósito, será facilmente superior a 300 quilómetros.

(Continua no site)

https://www.andardemoto.pt/test-drives/49052-teste-suzuki-v-strom1050-xt-aventura-com-todos/
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Offline davidsantos

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Re: Teste Suzuki V-Strom 1050 XT
« Responder #1 em: 16 de Julho de 2020, 13:17 »
Grande montada , mas esse farol da frente não gosto mesmo.
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Re: Teste Suzuki V-Strom 1050 XT
« Responder #2 em: 16 de Julho de 2020, 16:19 »
Este motor já nada tem muito a haver com as DL1000 que originaram as V Strom por 2 gerações!

Este novo modelo apenas herda o nome, mas a filosofia deste projeto foi a DR-BIG, que nos anos 80 ( finais) era a moto com o maior

monocilindro da Suzuki  ( 800cc), arrefecido a ar -  daí as semelhanças estéticas!

- Se a Honda recuperou a AT, e a YAMAHA mantém uma SuperTenere, e a BMW vence nas vendas com as GS e GSA, a Suzuki tinha de invovar.

Esta nova V Strom, é uma refinada e moderna trail... tinha de ser, e pelo que tenho lido, é muito boa! Se a Suzuki não se adaptar e modernizar agora neste patamar, ficaria a perder e muito, no segmento rainha das super trails.

- A subida de cilindrada é expectável para os próximos anos.
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Offline moto2cool

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Re: Teste Suzuki V-Strom 1050 XT
« Responder #3 em: 16 de Julho de 2020, 17:51 »
Grande montada , mas esse farol da frente não gosto mesmo.
É verdade. Quando apareceu esta versão de farol central não gostei muito, e depois adaptei-me e agora até gosto ( prova: tenho uma )
Estes farol retangular é muito deja vu. Veremos se tem aceitação, embora a mota tenha muitos pontos positivos ( falta as suspensão eléctronica)
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Offline davidsantos

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Re: Teste Suzuki V-Strom 1050 XT
« Responder #4 em: 17 de Julho de 2020, 00:48 »
É verdade. Quando apareceu esta versão de farol central não gostei muito, e depois adaptei-me e agora até gosto ( prova: tenho uma )
Estes farol retangular é muito deja vu. Veremos se tem aceitação, embora a mota tenha muitos pontos positivos ( falta as suspensão eléctronica)

Poderá ser daquelas coisas que primeiro se estranha e depois se entrenha , de resto toda a máquina não merece reparos, parece uma excelente opção.
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Re: Teste Suzuki V-Strom 1050 XT
« Responder #5 em: 17 de Julho de 2020, 16:06 »






Em relação a ser a mais discreta dos 4 gigantes não sei se concordo.

Primeiro porque tive de pensar um pouco em quem eram os quatro gigantes, só me ocorriam três. Nem me lembrei da Kawa, sendo que há modelos que são esteticamente os que mais gosto.



Acho que o único patamar onde a Kawasaki poderia ser mais vistosa que a Suziki era nas Desportivas e Naked, mas depois na Suziki aparece as Busa que bate tudo em descrição.

Em termos de fiabilidade, há para todos os gostos. Desde o Honda é Honda, e por aí fora..

Acho a V-Strom um bom sucesso para a Suzuki apesar de quem a ache uma mota pouco ágil e de poucas sensações, os seus donos veneram-nas.

Aqui fica um test drive em português.


« Última modificação: 17 de Julho de 2020, 16:21 por nsaraiva »
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

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Re: Teste Suzuki V-Strom 1050 XT
« Responder #6 em: 13 de Dezembro de 2021, 21:03 »
Hoje fui ao stand e estive sentado numa 1050.
O assento é mesmo alto, só tocava no chão com a ponta dos pés (banco standard) como uma diferença de 2cm se pode notar tanto
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Re: Teste Suzuki V-Strom 1050 XT
« Responder #7 em: 14 de Dezembro de 2021, 10:57 »
Hoje fui ao stand e estive sentado numa 1050.
O assento é mesmo alto, só tocava no chão com a ponta dos pés (banco standard) como uma diferença de 2cm se pode notar tanto

No teu caso é a diferença de chegar ao chão ou não ,na tua chegas à vontade?
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Re: Teste Suzuki V-Strom 1050 XT
« Responder #8 em: 14 de Dezembro de 2021, 12:29 »
Sim, na minha coloco o pé no chão.
Uso a tensão pré carga traseira quase no mínimo na cidade e reforço uns clicks na AE. A 2 tenho a tensão  no máximo e podia ser mais um pouco
Não tive o cuidado de ver na 1050 qual a pré carga, que pode justificar alguma diferença
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Offline SARider

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Re: Teste Suzuki V-Strom 1050 XT
« Responder #9 em: 14 de Dezembro de 2021, 21:23 »
A largura do banco pode igualmente fazer diferença... É identica á 650cc?

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Re: Teste Suzuki V-Strom 1050 XT
« Responder #10 em: 14 de Dezembro de 2021, 23:23 »
A largura do banco pode igualmente fazer diferença... É identica á 650cc?

Verdade ,basta ser mais largo que fará logo diferença.
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Re: Teste Suzuki V-Strom 1050 XT
« Responder #11 em: 15 de Dezembro de 2021, 08:50 »
Não, o banco da 1050 até é mais afunilado na frente, exatamente para facilitar por o pé no chão.
O que não deixa de ser curioso é tendo a 1050 menos vocação offroad que a 650 por causa do peso vem com o assento mais alto, seria de esperar que viesse mais tourer e menos adventure.
Aparentemente a Honda foi mais inteligente na NT, já a Tiger também tem boas opções isto para não falar dos baixos baixos que é opção que não considero porque perdem conforto.
A altura do banco ( e do condutor e pendura) sobe o centro de gravidade
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