Autor Tópico: Operação Moto da GNR  (Lida 4063 vezes)

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Operação Moto da GNR
« em: 07 de Julho de 2020, 17:47 »
A Guarda Nacional Republicana, no período de 7 a 13 de Julho, vai realizar acções de sensibilização e de fiscalização rodoviária na sua área de responsabilidade, no sentido de prevenir comportamentos de risco durante a condução de motociclos e ciclomotores nas vias com maior intensidade de tráfego.

O objectivo da operação é inverter a tendência de aumento de sinistralidade e de contribuir para um ambiente rodoviário mais seguro. Da análise da sinistralidade envolvendo veículos de duas rodas a motor, nos anos 2018 e 2019 resulta que 1.123 pessoas ficaram gravemente afectadas ou perderam a vida.

Durante a operação serão empenhados militares dos Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito (UNT), que estarão especialmente atentos aos seguintes aspectos:
     - Uso de capacete;
     - Manobras perigosas;
     - Excesso de velocidade;
     - Não utilização de equipamentos de protecção;
     - Estado dos pneus, sistemas de iluminação e matrícula;
     - Condução sem habilitação legal;
     - Condução sob o efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas;

Os militares da GNR irão ainda efectuar acções de sensibilização dirigidas aos condutores de motociclos e ciclomotores, aconselhando o seguinte:
     - Uso de capacete, vestuário de protecção resistente e material reflector;
     - Obrigação de circular sempre com os médios acesos,
     - Não circular entre filas de veículos;
     - Adequar a velocidade ao estado do piso e garantir as distâncias de segurança.



O comunicado não se refere a isso mas penso que também podiam aproveitar para verificar o seguro obrigatório
« Última modificação: 07 de Julho de 2020, 17:56 por Paulo Renato Ferreira »

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Operação Moto da GNR
« Responder #1 em: 07 de Julho de 2020, 18:57 »
 _reg_ _reg_ _policia_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Operação Moto da GNR
« Responder #2 em: 07 de Julho de 2020, 20:06 »



Os militares da GNR irão ainda efectuar acções de sensibilização dirigidas aos condutores de motociclos e ciclomotores, aconselhando o seguinte:
     - Uso de capacete, vestuário de protecção resistente e material reflector;
     - Obrigação de circular sempre com os médios acesos,

     - Não circular entre filas de veículos;

     - Adequar a velocidade ao estado do piso e garantir as distâncias de segurança.[/font][/size]


O comunicado não se refere a isso mas penso que também podiam aproveitar para verificar o seguro obrigatório

"Não circular entre filas de veículos" ... Querem que os veículos de duas rodas esperem respeitosamente que os de quatro rodas comecem a andar.....
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Operação Moto da GNR
« Responder #3 em: 08 de Julho de 2020, 14:43 »

"Não circular entre filas de veículos" ... Querem que os veículos de duas rodas esperem respeitosamente que os de quatro rodas comecem a andar.....


Tenho a certeza que toda gente vai esperar pacientemente atrás dos carros . _Rolley_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline hoxton

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2019
  • Mensagens: 148
  • Localidade: Aveiro
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Operação Moto da GNR
« Responder #4 em: 08 de Julho de 2020, 14:50 »
Que venham cá em Aveiro...

Só na última semana testemunhei três casos interessantes:

- Um senhor em uma scooter 125 com um miúdo atrás, devia ter uns 8 a 10 anos. O miúdo sem capacete.

- Frente ao Mercadona, um homem em uma 50 ficou com preguiça de ir na rotunda para poder retornar e entrar no estacionamento - preferiu parar na berma, voltou na contra-mão e olhou para os dois lados, acelerou e atravessou as duas vias, linha contínua   e entrou no mercadona por uma entrada pedonal, que dá acesso ao estacionamento.

- Estava eu a fazer minha caminhada diária no Cais de São Roque e ao meu lado passa um senhor em uma scooter 125, sem capacete, ao telemóvel, a conduzir com apenas uma das mãos, e para finalizar estava mesmo a conduzir na calçada, por metros e metros, com algumas pessoas tendo que sair da calçada para deixarem o homem passar.

Estes três casos, eu vi, nos últimos 7 dias. E isso é o que eu vejo.

Falta mesmo fiscalização.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Operação Moto da GNR
« Responder #5 em: 08 de Julho de 2020, 15:06 »
Que venham cá em Aveiro...

Só na última semana testemunhei três casos interessantes:

- Um senhor em uma scooter 125 com um miúdo atrás, devia ter uns 8 a 10 anos. O miúdo sem capacete.

- Frente ao Mercadona, um homem em uma 50 ficou com preguiça de ir na rotunda para poder retornar e entrar no estacionamento - preferiu parar na berma, voltou na contra-mão e olhou para os dois lados, acelerou e atravessou as duas vias, linha contínua   e entrou no mercadona por uma entrada pedonal, que dá acesso ao estacionamento.

- Estava eu a fazer minha caminhada diária no Cais de São Roque e ao meu lado passa um senhor em uma scooter 125, sem capacete, ao telemóvel, a conduzir com apenas uma das mãos, e para finalizar estava mesmo a conduzir na calçada, por metros e metros, com algumas pessoas tendo que sair da calçada para deixarem o homem passar.

Estes três casos, eu vi, nos últimos 7 dias. E isso é o que eu vejo.

Falta mesmo fiscalização.

Esses casos teem de ser mesmo martelado, há sempre pessoal que abusa e não é pouco, também sou a favor da fiscalização.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: Operação Moto da GNR
« Responder #6 em: 08 de Julho de 2020, 16:12 »
Eu sou a favor da fiscalização desde que não impliquem com a flecha vermelha a filtrar em Lisboa.  :)
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Operação Moto da GNR
« Responder #7 em: 08 de Julho de 2020, 19:28 »
Eu sou a favor da fiscalização desde que não impliquem com a flecha vermelha a filtrar em Lisboa.  :)
O problema é que implicar, ou não, depende de cada agente e nos estamos expostos ao humor de cada um, se a mulher teve dor de cabeça na noite anterior, estamos lixados
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Operação Moto da GNR
« Responder #8 em: 08 de Julho de 2020, 21:05 »
Hoje em Loures pelas 17,30h estavam a mandar parar todos os veículos, por sinal acharam por bem não me inspecionar. Também vinha devagar..
Tenho visto é muitos condutores da huber e glovo a serem completamente revistados. Assim como uns motões também na distribuição?!?!

Que saudades que tenho de poder andar sem capacete.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Operação Moto da GNR
« Responder #9 em: 10 de Julho de 2020, 07:19 »
Eu acho é que deviam fazer mais vezes operações stops mas sem avisos, e nas operações stops fiscalizarem os números de quadros e seguros, que dessa forma talvez reduzi se o número de furtos de motas que tem sido uma coisa doida.

NSilva

  • Visitante
Re: Operação Moto da GNR
« Responder #10 em: 10 de Julho de 2020, 11:47 »
Eu acho é que deviam fazer mais vezes operações stops mas sem avisos, e nas operações stops fiscalizarem os números de quadros e seguros, que dessa forma talvez reduzi se o número de furtos de motas que tem sido uma coisa doida.

Algo que seria importante PSH72, concordo plenamente.
Seria benéfico até, arranjar uma forma mais eficiente para desenvolver este tipo de fiscalização!

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Operação Moto da GNR
« Responder #11 em: 10 de Julho de 2020, 13:53 »
Aqui em Oeiras numa operação stop  _policia_ perto do Oeiras Parque (Shopping) foram apreendidas 7 motas por serem roubadas, sem seguro ou sem documentos.

Muito bom da parte da policia.  _pol_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Operação Moto da GNR
« Responder #12 em: 10 de Julho de 2020, 13:58 »
Aqui em Oeiras numa operação stop  _policia_ perto do Oeiras Parque (Shopping) foram apreendidas 7 motas por serem roubadas, sem seguro ou sem documentos.

Muito bom da parte da policia.  _pol_



Isso é que é um bom trabalho  _pol_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline jfreitas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 500
  • Localidade: sintra
  • Marca: SYM
  • Modelo: Tl 508
Re: Operação Moto da GNR
« Responder #13 em: 11 de Julho de 2020, 09:08 »
Ic19.
2 motos da polícia paradas no meio das faixas a verificar as motos que passavam.




Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Operação Moto da GNR
« Responder #14 em: 11 de Julho de 2020, 12:24 »
Aqui em Oeiras numa operação stop  _policia_ perto do Oeiras Parque (Shopping) foram apreendidas 7 motas por serem roubadas, sem seguro ou sem documentos.

Muito bom da parte da policia.  _pol_

E isso foi só nesse dia e muitos sabiam que ia haver a operação stop, imagina se fossem operações stops de supresa sem darem conhecimento.

Dai ter dito que devia ser uma coisa regular inspecionar as motas, nada de mais, apenas numeros de quadros e seguros, reduzia mais de 50% dos roubos.