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Será a Burgman abandonada em Portugal?

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nsaraiva:
No tópico sobre a Sym MaxSym 400i de 2020 o companheiro karloxilva escreveu o seguinte:


--- Citação de: karloxilva em 23 de Junho de 2020, 17:54 ---
Quanto ao resto, coitada da Maxsym 400, já antes era "uma cópia da Burgman 400" - nunca a vi assim, as pessoas confundiram conceito igual com similitude de desenho.

Agora, vamos ver se o importador Moteo a lança, já que a Moteo também representa a Suzuki...
A Moteo fez desaparecer a Burgman 600 do catálogo nacional da Suzuki, mas há a 600 da Sym;  A Moteo tem ainda em catálogo o último modelo designado Burgman 400 (esta sim, é que fugiu completamente do cânone da anterior)... falta saber se colocarão nos "stands" esta nova 400 da Sym, bem mais barata que a Burgman 400. O fim da Suzuki em matéria de scooters.

--- Fim de Citação ---

Isto levanta-me duas questões:
Qual o empenho da Suzuki nas Scooters. Todos sabem que desde as R, as Buza, até à VStrom a Suzuki tem casos de extremo sucesso e fama de qualidade. A Burgman tem fama de qualidade também, a questão será o mercado de compradores disponíveis para pagar tanto dinheiro por Scooters.

Por outro lado, terá um importador tanto a dizer em relação à disponibilidade de uma mota num país?

De facto, actualmente em Portugal as únicas scooters em catálogo são a Adress110 e a Burgman 400A.

Esta situação é muito diferente em Espanha



Em França:


Itália:


Inglaterra:


Polónia:


Japão, apenas as 125CC No Japão, há uma 200 e uma 400, fica aqui a imagem apenas das 125CC:


Esta amostra demonstra primeiro que a Suzuki não está a menosprezar o mercado das Scooters. Se está bem posicionada no mercado é outro assunto, mas faz muita coisa em Scooters e Scooters muito boas.

Mostra por outro lado que o karloxilva poderá ter razão. O importador é o mesmo da Sym e é mais fácil vender 4 maxsyms que 1 burgman ou 5 jet14 que uma adress.

Por outro lado, o que é que o importador perde em ter mais oferta? Qual é o problema de ter Syms e Suzukis para as mesma gama para os diversos tipos de clientes, os que podem ou não se importam de pagar mais por uma marca reputadamente mais fiável e os que confiam que é possível ter idêntico a preço mais acessível?

Estou mais inclinado que seja opção da Suzuki do que consequências da decisão do importador. Achará que não há mercado para que se pague 4.500/5000 euros por uma 125?

Se há mercado para a Forza 125 não haverá mercado para a Burgman 125?

Que se passará com a Suzuki em Portugal, nas scooters?

davidsantos:
Sinceramente também já me tinha questionado o porquê da Suzuki no segmento das 125 scooters não ter oferta kgnenhuma, talvez os números de vendas não tenham correspondido ás expectativas...

JPA:
Caro nsaraiva

Desculpa a correcção, mas essa afirmação de que no Japão é só 125cc, está errada!

Se reparares melhor, existe em catálogo o modelo Burgman 400cc, e como "novidade" a Burgman 200.




https://www1.suzuki.co.jp/motor/lineup/


- Curioso é que a Burgman 650 está omissa, ou seja "descontinuada". A questão é determinar a razão de tal opção pela Suzuki JAPAN.

A posição do importador nacional é evidentemente demonstrada para qual a tendência e preferência de vendas / marca, mas é um facto de que a Suzuki tem outros planos, e não passa pelo mercado de scooters.

fastnet:
A Burgman teve por cá os modelos 125 e 200 de baixa cilindrada. Face às marcas mais populares em Portugal o número que vi em circulação é pouco numeroso.
Em Espanha e França teve uma boa carreira e o último facelift rejuvenesceu bastante o modelo.
O último modelo da 125 era vendido a um preço interessante, embora não sendo tão evoluída como os modelos de +5K.
Findou a sua comercialização, presumivelmente pela introdução dum novo modelo, que afinal ainda não chegou.
Caso esse modelo fosse vendido por cá teria um valor próximo a uma Sym GTSi.
 

Paulo Silveiro:
A Buga 650 foi descontinuada porque a marca não quis investir da atualização do motor para cumprir com o Euro5. Um erro, a Buga, é uma estradista nata, com um bom motor, conforto, capacidade de carga e, acima de tudo, aquela caixa de velocidades que a distingue das outras scooters.
Na minha opinião, uma scooter como a Buga, a Tmax ou a XADV, são superiores a muitas motas de preços semelhantes.

Claro que as motas têm motores mais potentes mas, qual é a mota na faixa dos 10.000/13.000 euros que têm, de série,  cruise control, punhos e bancos aquecidos,  écran elétrico, etc.?

O mercado, hoje em dia, está repleto de  trails mas, felizmente, ainda existem "cotas" como eu que gostam de vadiar em grupo de scooter... _pol_

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