Autor Tópico: Conselho  (Lida 3843 vezes)

Pedro95

  • Visitante
Conselho
« em: 21 de Junho de 2020, 04:38 »
Boas,

Para vos dar algum contexto em relação às minhas duvidas. Tenho 24, estou me a preparar para tirar a carta de mota, entretanto surgem me aquelas duvidas normais e nao tenho nenhum amigo que me esclareça, anda tudo de carro...  ???_
Resumindo, sou uma pessoa alta (pelos menos para a média) e pesada (bem a cima da média). Tenho 1,86 e 135kg. E devido ao meu peso é que me surgem as duvidas. Neste momento tou em dúvida entre 1 mota e 1 scooter.

NC750X vs FORZA 300

Não sei se estou a ser burro a querer fugir às 125 por causa do meu peso, mas acredito que uma Forza 300 aguente muito melhor comigo do que uma PCX. Corrijam me se tiver a ser ignorante.

A minha pergunta é, o que se adaptaria melhor ao meu peso e altura e também à falta de experiência quando for recém encartado. Ja agora, mais tarde quando tiver mais experiência gostava de levar a miúda a passear.
Ela pesa 50kg, ou seja 185kg de peso combinado, daí eu ter descartado as 125.

As deslocações vão ser feitas maioritariamente para passeios, idas ao gym e por ai. (Tenho sorte de trabalhar perto de casa)  :))
Máximo de 35 km diários.
Devo ir pelo que o coração manda? NC
Ou a carteira? Forza  ;D ;D

Atenção, ficaria feliz com qualquer uma com certeza, mas gosto mais do look da NC.

Cumprimentos a todos!

 _fcp_

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Conselho
« Responder #1 em: 21 de Junho de 2020, 08:42 »
Eu ia pela NC, tem mais folga para a tua ambição .
As viagens diárias qualquer uma faz, mas se começares a gostar e alargares o uso a NC continua a responder.
Se comprares a DCT é quase uma scooter
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Conselho
« Responder #2 em: 21 de Junho de 2020, 08:58 »
Digo o mesmo
Nc
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Jtlopes

  • Visitante
Re: Conselho
« Responder #3 em: 21 de Junho de 2020, 09:24 »
Olá bom dia
Eu pesava 102kg quando a pouco mais de um ano tirei a carta categoria A
Tinha 57 anos e pensava comprar uma Forza 300 ou yamaha 300 ou 400
Fui fazer um texte drive a uma bmw650gt e fiquei encantado com a máquina e foi uma que comprei
Existia uma dificuldade entrar para a Mota
Pois a barriguita estorvava
Solução perder algum peso
Todos os dias uma caminhada a noite
Olha e já perdi6kg
Já começa a ser mais simples subir para a montada

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Conselho
« Responder #4 em: 21 de Junho de 2020, 09:54 »
Viva Pedro95

Tenho a mesma altura que tu, mas na casa dos 90 kg, e o dobro da tua idade... o que se não te importares, mas aconselho-te em primeira mão que reduzas o teu peso!

Andar de moto exige que o nosso corpo se adapte às características do veículo e sobretudo garantir uma certa destreza e agilidade nos nossos movimentos, desde pernas, tronco e cabeça. Aliás, quando tirares a carta de condução, vais ter completar os malvados "8" numa 400cc. Não é fácil, mas nada impossivel.

Não recomendo nenhuma 125cc, e muito menos uma PCX  mas sim algo mais potente.

Reforço o comentário do companheiro moto2cool, pois a NC tem curso de suspensão à frente e atrás para aguentar o teu peso e pendura!


NB: Parabéns pela tua frontalidade, em assumires o teu "peso", e sobretudo pela tua humildade nas questões... _pol_ Bem vindo ao mundo das 2 rodas...
« Última modificação: 21 de Junho de 2020, 10:07 por JPA »
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Conselho
« Responder #5 em: 21 de Junho de 2020, 10:31 »
Boas Companheiro,
Quase todos os dias ando pelo país tanto de carro como de mota, o que não me torna mais conhecedor a aconselhar.
Tal como tú tenho a ideia que as 125 não aguentavam o peso e que nas subidas ...... seria um espectáculo para outros verem. Assim como o limite de peso que vem no livrete e que só eu contribuía para uns 70% a 75%.
Contudo tenho visto e tenho acompanhado casais em 125cc e ambos com algum calibre e as 125cc lá vão.
Voltando ao início e sobre a minha ideia só comprei igual ou acima de 250C e não fiquei arrependido.
Quanto há compra aconselho a que compres o que gostas, mesmo que seja asiática, mas é o que gostas de certeza.
Tens tempo para te decidir.
Boas curvas
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline nsaraiva

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 407
  • Localidade: Amadora
  • E a mim que me importa?
  • Marca: UM
  • Modelo: Renegade Sport S
Re: Conselho
« Responder #6 em: 21 de Junho de 2020, 10:31 »
Apesar de não ter experiência para opinar acho que a NC será melhor opção.

Mas de facto demasiado peso não ajuda na questão das motas, não tanto pela questão da força, mas principalmente da agilidade.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.

Pedro95

  • Visitante
Re: Conselho
« Responder #7 em: 21 de Junho de 2020, 10:54 »
Obrigado pelos conselhos, a minha ideia é emagracer, tentar chegar ao 100kg, porque já sei que a mota agradece  ;D
A minha ideia inicial era scooters, mas quando comecei a perceber um pouco mais a ver os vídeos de alguns moto vlogers e fóruns sobre o assunto. Comecei a perceber que isto não é um carro que aguenta qualquer coisa lá dentro. Por isso comecei a olhar para o mundo das motas e aquilo que a carta me trazia a nível de horizontes.
Fico contente por acharem a NC solução mais racional para mim.
Agradeço os conselhos e até lá devo ter tempo para perder mais uns kg.  _anjo_
Contudo, se alguem achar que tem alguma outra mota que se adapta mais a mim, dentro daquilo que é o estilo da NC. Não sou muito fã de potência, não precisa de ser máquina.
Obrigado a todos!  :))

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Conselho
« Responder #8 em: 21 de Junho de 2020, 11:03 »
Apesar de que não ficavas mal com a Forza 300 , eu tambem iria para a Nc .
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Conselho
« Responder #9 em: 21 de Junho de 2020, 11:22 »
Na minha modesta opinião acho que a mais indicada será a NC em todos os sentidos, mais potente que as outras que mencionou que fica com uma mota para todos os tipos de percursos e se andar com pendura não diz que não, e se for a versão DCT muito melhor, como foi mencionado é como uma scooter.

Offline Élio

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2019
  • Mensagens: 783
  • Localidade: Chamusca
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: V-Strom DL 650 XT
Re: Conselho
« Responder #10 em: 22 de Junho de 2020, 12:15 »
Companheiro vou dar-te o meu conselho, apenas com base no "nosso" peso.
Para nos transportarmos com mais comodidade, obviamente que um banco mais confortável para sustentar todo este peso é bem melhor. Acresce o facto de a pendura ir mais confortável na Scooter, já que os bancos de pendura das NC são bastante reduzidos.

Além disto, para trajectos tão curtos e poderes levar o material do GYM, etc. ficas mais bem servido com a Scooter.
Mas lá está... quem sou eu para falar que acabei de vender uma Burgman 650 para trocar por uma VStrom? Aqui, é claro que a minha pendura vai ficar de fora, apesar da tara da V_Strom ser superior à da Burgman.

Venha de lá primeiro a carta e depois logo decides mais facilmente.


O limite é apenas uma fronteira criada pela sua própria mente.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Conselho
« Responder #11 em: 22 de Junho de 2020, 12:44 »
Companheiro vou dar-te o meu conselho, apenas com base no "nosso" peso.
Para nos transportarmos com mais comodidade, obviamente que um banco mais confortável para sustentar todo este peso é bem melhor. Acresce o facto de a pendura ir mais confortável na Scooter, já que os bancos de pendura das NC são bastante reduzidos.

Além disto, para trajectos tão curtos e poderes levar o material do GYM, etc. ficas mais bem servido com a Scooter.
Mas lá está... quem sou eu para falar que acabei de vender uma Burgman 650 para trocar por uma VStrom? Aqui, é claro que a minha pendura vai ficar de fora, apesar da tara da V_Strom ser superior à da Burgman.

Venha de lá primeiro a carta e depois logo decides mais facilmente.
O banco traseiro da VStrom é considerado (pelo menos por mim e a minha pendura) como dos melhores em motas.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline Zeg

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mai 2020
  • Mensagens: 38
  • Localidade: Mem Martins
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW T400 A
Re: Conselho
« Responder #12 em: 22 de Junho de 2020, 14:09 »

Boas... _pol_

Apesar de já terem sido dadas sábias opiniões, vou aqui deixar a minha, que por acaso foi uma das que me deram a mim também quando estava igualmente com dúvidas...

O melhor é experimentar... Experimenta as duas... ou se não quiseres ficar por aí, experimenta mais um par delas... no final decides pela que realmente te sentes melhor e te dá mais gozo de conduzir.

Um abraço e boas curvas!  _convivio_   scooter_
ZEG

Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 903
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: CB 500X
Re: Conselho
« Responder #13 em: 22 de Junho de 2020, 18:07 »
Viva,

Estou de acordo quando dizem para experimentares e logo vez onde te sentes melhor, sendo certo que na NC também podes colocar uma Top Case, no entanto tenho uma FORZA NSS300 peso 70 Kg e ando muitas vezes com um filho que pesa 113 kg e tanto na cidade como em estrada a minha FORZA sempre se portou muito bem e sem problemas, principalmente se como dizes não queres andar a fazer grandes arranques.

Testa e logo vês...

Abraço,
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms 57.350Kms
Honda CB 500X 0Kms

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Conselho
« Responder #14 em: 22 de Junho de 2020, 18:51 »
Não te inibas de testar, só assim consegues formalizar uma opinião acerca dos modelos, antes de comprar a minha testei tudo o que me interessava..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Élio

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2019
  • Mensagens: 783
  • Localidade: Chamusca
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: V-Strom DL 650 XT
Re: Conselho
« Responder #15 em: 22 de Junho de 2020, 21:11 »
O banco traseiro da VStrom é considerado (pelo menos por mim e a minha pendura) como dos melhores em motas.

E foi por esse motivo que a escolhi. Ou antes, uma das razões para eu a ter escolhido.
Assim a minha pendura poderá num futuro próximo sentar-se e ir comigo


O limite é apenas uma fronteira criada pela sua própria mente.

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Conselho
« Responder #16 em: 22 de Junho de 2020, 22:32 »
E foi por esse motivo que a escolhi. Ou antes, uma das razões para eu a ter escolhido.
Assim a minha pendura poderá num futuro próximo sentar-se e ir comigo

Corrobo esta característica das Strom's de tanto agrado do pendura... assento largo e firme.

Ao fim de umas largas horas de "passeio", a minha pendura não se queixa.  _lol_
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Conselho
« Responder #17 em: 23 de Junho de 2020, 15:20 »
Companheiro, já muitos deram a sua opinião mas, não compares a Forza 300 com a NC. Percebo que os preços sejam semelhantes mas para uma pessoa como tu, necessitas de uma scooter mais pujante e com mais espaço. Isto se fores para uma scooter. _pensador_

Vê a Buga 650, mesmo que já não se venda oficialmente, é uma grande scooter e podes encontrar bons negócios nos usados. Existem outras scooters (para mim superiores à NC) mas para o teu perfil penso que a buga se adapta melhor.

Se preferires uma mota, por mais um punhado de euros, podes ver a Vstrom, ou a Versys. A tracer da Yamaha parece-me  um pouco pequena para ti. _pol_

Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Conselho
« Responder #18 em: 24 de Junho de 2020, 11:16 »
Bom dia, a minha opinião vale o que vale, pois não tenho carta e só ando com uma 125 desde 2017.
Mas há um ou dois anos um amigo quis vender-me uma Suzuki Burgman. Não me recordo se era uma 400 ou 650.
Tinha comprado a GTS 125 há pouco tempo, ainda estava amortizar a mesma e ficar com Burgman implicava novo investimento e ainda ir tirar a carta.
Mas o mais importante, tive hipótese de experimentar a dita numa estrada particular, metade alcatrão e metade terra batida.Não fossem os €€€€€€. Fiquei maravilhado. Muito espaço, um banco espectacular, suspensão do outro mundo, condução muito fácil.
Chamem-lhe sofá com rodas, avião de 2 rodas, o que quiserem. No que me toca, merece todos aqueles adjectivos. E tinha muito espaço atrás para pendura.
Resumindo, após ter a carta, se tiver tempo, experimente tudo o que puder e que caiba no seu bolso.
Eu ando sempre sozinho, faço 99% viagens inferiores a 12km e o principal objetivo sempre foi poupar €€€ e o carro.
Quando vou passear com a Maria levo o carro.
Mas se desse outra utilização à mota sem dúvida a Burgman seria a escolhida ou pelo menos a referência.